Novidades

[Report] Expo 2015 (Milão)

eagle1998

Membro Novo
Boas, há muito tempo que sou utilizadora do vosso portal que tem sido, ao logo dos anos, muito util nas minhas pesquisar e planeamento de viagens.

Até agora nunca escrevi nenhum report porque muito sinceramente não ia acrescentar grande coisa.

Este ano isso muda porque acabei de visitar a Expo 2015 e reparei que ainda não havia Report nenhum.

Peço desculpas pelo testamento em relação ao hotel de Milão mas aquilo foi um drama...

Assim sendo, cá vai!

Voos :
Para Bergamo pela Ryanair
De volta a Lisboa por Malpensa.

Hotel:
Bergamo - Central Hostel BG - 2 noites - nada de mais a apontar para o preço (36€ /noite para uma pessoa só
Milão - Hotel Aspromonte (3 estrelas teóricas) - 6 Noites - O PIOR hotel em que já fiquei!!! Basicamente passei um inferno por causa do Wifi ( não havia). Queixei-me logo no 1º dia (uma 5ªFeira), a um trabalhador de origem africana que estava na recepção, explicação: " É problema geral, ninguém tem"... 2º dia a mesma coisa dita por um rapaz italiano + novo (vem cá um amigo meu que percebe um bocado disto ver se consegue pôr a funcionar...)... 3º dia a mesma coisa ( o meu amigo não conseguiu nada, esta tarde vem cá o homem que fez a rede...) ... 4º dia a mesma coisa dito pelo Africano... bem começo achar estanho o facto de se passar tanto tempo e depois de perguntar ao africano e receber a resposta do costume vou tomar o pequeno almoço e cruzo-mo com outra empregada (rapariga loira) e pergunto-lhe como quem não quer nada "você tem wifi do hotel ? funciona bem??" Resposta imediata dela : "sim, funciona bem" apercebo-me que ela ir continuar a falar na boa... mas de repente olha na direção do Africano (que estava a atrás de mim) e cala-se de maneira brusca... eu viro a cabeça ainda a tempo de ver o Africano a abanar a dele e as mãos freneticamente e dizer "não não", quando apercebe-se que eu vi-o a mandar calar a ordenar a Loira que me diga que não há wifi, fica muito atrapalhado e diz "esta lenta, muito lenta...".

A loira por acaso foi muito simpática e chegou a sugerir que eu usa-se a net particular dela, o que eu agradeci mas não queria arranjar-lhe despesas e além do mais ela não iria estar lá á noite, nesse momento ela sugeriu que eu fala-se com a gerente.

Foi isso que fiz, disse á gerente que não era normal passar tanto tempo e que eu suspeitava que só eu no hotel não tinha net (visto a loira ter confirmado que havia e outros factos que vou dizer + para frente do relato). Bem ... a mulher passou-se nem me deixou falar mais e começou a gritar comigo e passo a citar o que ela disse " I've been doing this for 30 years, you're just a little girl, i don't care what you think, you didn't bought the wifi, the wifi was given to you, I can can take way from you, how dare coming here at this time and not let other guests sleep and can see you are evil person" Ou seja ela é que grita em altos berros, insulta-me e depois de eu é que sou má, os americanos têm um nome para este comportamento “Victim blaming...”, vira-me as costas continua a gritar em italino... a elogiar a minha mãe segundo o que percebi... Nesse dia tinha Expo não tava para ouvir mais e sai do hotel...

No 5º dia de manhã volto a perguntar ao africano se há Net... “Não há”, voltei + cedo da Expo (já tinha visto tudo) e à noite estava lá outro rapaz italiano do 2º Dia.. “Pois eu sei que você não tem LOG IN da NET, é chato hoje em dia é + importante do que a limpeza da casa de banho e blá blá blá...” tivemos a falar uns bons 15 minutos eu a repetir-lhe o que a gerente dele me gritou no dia anterior e listo-lhe todos os factos que me fazem achar que só eu é que não tenho net (explico + á frente)... ele a engolir em seco... de repente desce um hospede Italiano e descaradamente eu pergunto-lhe “ Peço-lhe desculpa mas o senhor tem net do Hotel??? Funciona bem???” reposta do hospede Italiano “sim, claro não é muito rápida mas funciona bem” olho para o empregado e ele parecia que tinha visto um fantasma.... existe depois um awkward silence o hospede italiano lá começa a perguntar a que horas é o check out e eu faço-lhes sinal que vou para o meu quarto... mal tinha aberto a porta do quarto (1º andar) tá o empregado italiano a telefonar da recepção “bem se precisa assim tanto de net temos uma alternativa, o prédio ao lado também é nosso, há net num dos apartamentos que quiser passar esta noite lá e a próxima tudo bem...) lá vou eu arrumar a minha mala passar tudo para o novo prédio à meia noite... e tive net nessas 2 noites.

Agora, o que é que eu acho que aconteceu aqui.... : todos os hotéis têm, de uma forma geral, um quarto que é o ultimo a ser arrendado, ou porque é muito pequeno ou porque os moveis estão estragados ou a casa de banho está em mau estado...

Aquele meu quarto era esse...

1º era o + pequeno que eu já vi na minha vida, garanto-vos que a casa de banho da minha casa deve ter para ai 80% do tamanho do quarto do hotel (era quanto só para uma pessoa)
2º não tinha qualquer plano de evacuação do hotel (julgo que deve ser obrigatório por toda a Europa civilizada)
3º Não tinha qualquer informação acerca da net (login, password...) ou de como contactar a recepção.. NADA
4º o comando da TV não funcionava
5º a box do cabo estava desligada da tomada (nunca me aconteceu, não estou a ver um hospede a fazer isto)

quando eu listei todas estas coisas ao empregado italiano, ele até corou e não foi capaz de desmentir.
Qual é que são as probabilidades de alguém ter lá ficado antes de mim e não se ter queixado ou eles não terem corrigido (o comando da tv, a informação da net …)
O + provável é quando fizeram a rede terem-se esquecido do quarto, mas como havia expo o hotel devia estar cheio e arrendaram a mim.

Poucas são as pessoas que passam muitos dias de hotel em Milão, a cidade não é um centro turismo (o lago di como é, mas Milão não, é cidade que se vê num dia (sei do que falo), a maioria das pessoas não se importam tanto de ficar 1 dia sem net, mas 7 ??? com 7 dias acaba-se as desculpas (1º dia “não há net”, 2º dia “vem cá um amigo”, 3º dia “vem cá o informático que fez a rede, ao 4º dia já não conseguiram arranjar desculpa).

Este problema é agravado pelo facto de ter pagou com 5 meses de avanço o quarto, ou seja eu não tinha capacidade de negociação, não podia chegar ao pé deles e dizer “ ou me põe net ou cancelo as noites restantes...”, eu estava apanhada e depois sou de facto um rapariga baixinha a viajar sozinha que não mete medo ou respeito a ninguém, eles viram que podiam mentir-me... mas foram apanhados 2 vezes (1º a Loira depois com o hospede italiano) isto para além do empregado italiano dizer que eu não tinha “LOGIN da NET”...

Mas esperem... acham que já acabou??? não ainda há mais. Durante a minha elaboração do orçamento deparei-me com um site que dizia que a taxa de turismo era reduzida um Agosto, ainda fui ao posto de turismo indagar acerca disto... disseram que não sabiam de nada... paguei os 24€ que me pediram só depois de chegar a Lisboa e de começar a pagar os ficheiros de planeamento é que me deparo com um link que diz que em Agosto, como é época baixa em Milão (não há feiras) a taxa é reduzida em 50 %, ou seja cobraram-me + 12€, já mandei um mail para site a perguntar se de facto aquilo está em vigor ou se por haver Expo este ano não há desconto, estou à espera da reposta.

A limpeza também era uma vergonha e num dos dias já estava nua e com a água a correr no poliban quando me apercebo que não havia shampoo, os baldes do lixo não eram esvaziados e os restos de sabonete não eram retirados...
 
Última edição por um moderador:

eagle1998

Membro Novo
Uff e agora a expo propriamente dita...

Fui lá durante 3 dias completos + uma noite, e saí com um enorme orgulho em ser Portuguesa, em 98 fizemos muito melhor, com melhor organização e com melhor expectativas de futuro (voltou a ser cometido o erro de Sevilha... “o que é acontece de futuro ao local???? depois pensamos nisso...que BURROS!!!), isto para além do nosso governo ter decidido, e tenho de admitir muito acertadamente, não pôr lá os pés.

Tema da expo : Feeding the Planet, Energy for Life

O Local da expo fica situado bem longe de Milão em RHO ao pé da FieraMilano (não confundir com a fieramilanocity que fica localizada no centro da cidade).

Acesso por transp públicos:

-Comboio (não usei) não tem bilheteiras PRIMEIRO erro de Organização, como é possível ???

-Metro (Linha Vermelha – 40 minutos de Loreto é a solução + rápida) ATENÇÃO a paragem está localizada fora da coroa da cidade, ou seja o bilhete não é o urbano é o extra urbano que é + caro, turistas queixa-se que os fiscais fazem esperas em RHO e conferem bilhetes para passar coimas!!!

-Eléctrico 12 e 19 (usei o 19) bilhete urbano (+ barato) demora +/- 50 minutos de porta genova à ultima paragem (hospital) o acesso à expo é fácil e muito óbvio ( vê-se muita gente a ir para lá).

A expo tem um layout com 2 estradas que se cruzam e que fazem como que um cruz duma catedral.
De cada lado de cada estrada há faixas de terrenos perpendiculares onde são construídos os pavilhões individualizados à moda de Sevilha. Países maiores (Espanha, Alemanha...) tem uma faixa completa + a metade traseira de outra, por outro lado a parte dianteira é ocupada por um pais + pequeno (ex: equador). Países médios tem só uma faixa (ex: Irlanda). Para além destes existem os clusters que mais não são edifícios fabricados pela organização italiana para albergar países pobres (africanos, ilhas Caraíbas, Grécia (triste muito triste)...)

O metro e comboio dão acesso ao lado esquerdo do local o eléctrico dá ao acesso ao lado direito do local.

Ora todos nós que somos veteranos de '98 sabemos +/- o que é uma expo!

Definição de expo : uma coisa que é organizada por um pais que tem a infelicidade de ser governado por políticos que se querem exibir, marcando pontos políticos com a vitoria em conseguir a ser atribuído a organização, apelando ao orgulho nacional de forma a querem ganhar umas eleições vindouras ao mesmo tempo que, eventualmente, quando chegar a altura de pagar já lá não estão no governo e portanto os culpados pelas derrapagens orçamentais (devido ao facto de se ter subestimado os custos e exagerado os proveitos e numero de visitantes) serem outros.
 
Última edição por um moderador:

eagle1998

Membro Novo
Nas expos existem na minha opinião 4 tipos de países participantes:

1º O tipo de pais que não tem dinheiro para estar lá mas vão à mesma porque “os nosso vizinhos vão e se nós não formos é uma vergonha nacional” . Vergonha é ver os Países africanos a gastar 1 milhão de euros a arrendar o espaço, na decoração e manutenção em vez de gastar esse dinheiro a alimentar o povo que morre de fome, mas enfim... Aqueles que foram à expo 98, os pavilhões dos Países pequenos (África e afins) tem exactamente o mesmo aspecto : nada de relevante em relação ao tema...artesanato, exemplares de produtos locais (uma embalagem de farinha, uma de arroz...)

2º Tipo de pais que até têm algum dinheiro para uma pavilhão de tamanho decente mas depois começam a pensar “e agora o é que é pomos lá dentro, bem isto tem de ser rentabilizado... Temos de justificar o $$$ que se gasta disto, epá pomos uns vídeos com imagens do pais para ver se fazermos promoções do turismo.

3º Tipo de pais que tem dinheiro, não fazem promoção de turismo, porque são demasiados finos para isso, mas acabam sempre por fazer pavilhões pseudo artísticos sem grande conteúdo ou interesse.

4ºTipo de pais que têm algum dinheiro para investir, e mantêm-se na linha do tema e fazem coisas espectaculares e muito interessantes.

O grande motivo que faz com que a expo 98 seja muitas vezes melhor que a 2015 é precisamente a proporcionalidade entre os 3 últimos tipos de Países (já que como disse os pobre têm pavilhões iguais...).

Em 2015 existem muito poucos pavilhões bons e competentes que não sejam apenas anúncios ao turismo.

Em 2015 existem só para ai uns 10 de pavilhões bons, a referir: Cazaquistão, Japão, Israel, Brasil (pela rede), Alemanha, UE (para crianças é excelente), Pavilhão Zero, Coreia do Sul. O resto é basicamente Turismo, não me lembro de em Lisboa ter havido este tipo de proporcionalidade.

Alias o facto de haver filas de espera à frente do pavilhão não significa que é bom, significa sim que existem vídeos que na sua maioria são promoções turísticas.

Chocante é facto da Itália tem o tipo 2º de pavilhão. O próprio país organizador faz um pavilhão sobre Turismo basicamente.
 
Última edição por um moderador:

eagle1998

Membro Novo
Em relação às descrições de cada pavilhão basicamente refiro os bonzinhos ou razoáveis, os maus, os hilariantes e os tristes.


Bonzinhos ou razoáveis :

  • Cazaquistão, na minha opinião o melhor é + cativante, são 3 partes, na 1ª uma artista utiliza areia para descrever a história do pais até ao presente, na 3ª fazem uma apresentação à expo 2017 (organizada em Astana) o que justifica-se que consiste numa experiência 3D num teatro móvel (como no pav realidade virtual em 98), a 2ª é + sobre o tema e tem um tasting de leite de cavala fermentado (nem era mau).

  • Alemanha, provavelmente o pavilhão mais completo, bom para adultos e para crianças, boa tecnologia nada de vídeos obrigatórios apenas um espectáculo divertido no final com 2 jovens a cantar que não tem muito a ver com o tema mas faz as pessoas sair de lá bem-dispostas.

  • Japão, para além da Itália tem as filas de espera maiores (+/- 2 horas), não as justifica mas mesmo assim é bom o suficiente

  • Israel, indiscutivelmente o melhor pavilhão dos que se focaram efectivamente no tema, tem vídeos mas relevantes para o tema, apontam soluções para fazer mais comida e melhor a agricultura, fiquei a saber que o tomate cherry foi inventado por eles e também um sistema de irrigação. Gostei

  • Brasil, tem 2 partes, uma por baixo que é patética (exemplares de plantas como se a expo fosse um expo de horticultura) e uma rede suspensa (em que se pode andar) que cobre a parte de baixo, é de longe uma experiências mais divertidas da expo.

  • Pavilhão Zero, é um pavilhão que supostamente faz a apresentação do tema da expo, visualmente muito bom mas sem grande conteúdo (um short film projectado em toda a largura do pavilhão sem que hajam cadeiras para as pessoas sentarem-se)

  • Correia do sul- tem aspectos artísticos que resultam ao contrario de outros pavilhões e consequente tem uma boa mensagem

  • EU – Filme de animação que as crianças adoravam visivelmente e mesmo para os adultos era bom, pode-se ver o prémio Nobel atribuído à EU no final.

  • As Torres da Suíça – o pavilhão da Suíça tem 2 partes, uma que é semelhante ás dos outros Países a outra são as torres que são um conceito original. Basicamente eles têm 4 torres, cada uma cheia com alguma coisa (agua, café, sal e maças) e vai-se de elevador para o andar + alto da torre e é dito “como sabem os bens são finitos aqui nestas 4 torres vocês podem retirar o que quiserem mas lembrem-se se retirarem muito, depois já não haverá para quem vem depois pq as torres não vão ser reabastecidas”. O que acontece é que se um dos bens acaba quem vem a seguir já não o apanha e só se baixa de andar (onde volta a haver todas as 4 coisas) quando esgotar todo o andar, garantindo assim que o efeito “já não há mais” acontece várias vezes ao longo da expo e não só final. Deve-se marcar antecipadamente uma subida às torres no site do Pavilhão Suiço.

  • Áustria – só pro andar no meio de uma ambiente que parece mesmo uma foresta

  • Qatar – BRINDE (dão pins, sacolas de compras e bolsas de andar ao ombro)

  • Holanda – o melhor para jovens, parece uma feira popular, à noite parece Ibiza com DJ’s. Achei as panquecas com nutella um bocado enjoativo.
 
Última edição por um moderador:

eagle1998

Membro Novo
Hilariantes:

  • Tailândia – basicamente 3 partes a 1ª era jeitosa a 2ª era triste um gajo a correr para um lado para o outro a fazer poses semelhantes às que as boy bands fazem enquanto algumas fases são projectadas no chão. Mas o melhor estava no fim, um vídeo de para ai 10 minutos que basicamente me ensinou que o REI da Tailândia é uma espécie de Steve Jobs da agricultura...bem tanta coisa que o homem inventou e criou de forma a melhor a agricultura na Tailândia... tantos prémios que ele ganhou. Claramente um vídeo propagandístico para consumo interno que os visitantes são obrigados a gramar...

  • Turquemenistão- idem idem “”, metade do pavilhão são exemplares de biografias do Lider....

  • Colômbia – quando vi a foto da Shakira no início comecei-me a rir... mas o pavilhão acaba com um numero musical bom e tem informação acerca do pais que consegue disfarçar muito bem o aspecto turístico. Acaba por ser positivo.

  • UEA – se bem que o pavilhão é jeitoso (desenhado por Norman Foster) e vale a visita e fica +/- dento do tema, não pude deixar de me rir quando vi o vídeo principal em que aparece uma mulher em plano principal a conduzir um carro, como se isso fosse usual nos Países árabes.. Alias esse era um dos problemas gerais dos pavilhões dos Países árabes, tentam passar a ideia que são Países aberto modernos em que todos são bem tratados....

 
Última edição por um moderador:

eagle1998

Membro Novo
Maus:

- França tal como muito outros países acharam que era uma expo de horticultura, dos Países maiores é de longe o mais despontante (para além da Itália obvio)

- Itália- pavilhão com vários andares, 1º bonecos impressos a 3D e vídeos projectados em manequins em Itália (traduções para não Italianos? Isso não é necessário...), 2º andar TURISMO e muito MAU GOSTO, 1º salas de espelhos ou seja protejam um imagem numa parede as outras paredes são espelhos portanto é gerado um efeito que nos envolve na imagem... o que é que isso tem de relevância para o tema da expo??? NADA. Depois vem o mau gosto um vídeo de +/- 20 segundos que foi filmado aquando do desmoronamento da basílica de são Francisco de Assis, em que morreram 4 pessoas, ou seja eles põem em loop sistemático o momento em que 4 pessoas morreram (e vêm-se mesmo) seguido com imagens da reconstrução do edifício, ou seja usam a morte de 4 pessoas para TURISMO!!!. 3ª andar... tema : o que seria da europa sem a Itália... Reposta um mapa da europa em relevo sem a Itália!!! Patético

-UK, esteticamente muito bom (especialmente de noite) mas de conteúdo quase inexistente, mas tem de facto uma das experiências mais interessante de toda expo. Há um sítio em que nos é dado um pauzinho que pressionamos contra o orifício que existe numa barra de ferro, tapamos os ouvidos e ouvimos toda uma explicação acerca de abelhas no género do national geografic , ou seja o som chega-nos ao cérebro não pelos ouvidos mas pelas vibrações que o pau cria no nosso maxilar, sabia que era possível mas nunca tinhas experienciado, é porreiro.


Triste:

- Grécia – pavilhão com para ia o dobro do espaço da Gâmbia e com menos interesse. Umas armações em metal cheias com pedras e vidros... dei graças a deus o facto de Portugal não estar lá. De facto nestas expo se se quiser fazer algo de jeito tem de se gastar muito dinheiro, para ter um pavilhão walkthrought (só para ir buscar o carimbo) mais vale não ir lá (Canadá e todos os Países da Escandinávia não foram p.e.)
 
Última edição por um moderador:

eagle1998

Membro Novo
Conselhos de vista :


Quando uma pessoa vai a uma expo tem de decidir logo que tipo de visita quer fazer... ver tudo ou só uma amostra.


Amostra:

1 dia

Entrar pelo lado direito da Expo através do eléctrico (- filas..) chegar ás 8:30 de forma a ser dos primeiros da fila do controlo tipo aeroporto.

Visitar os pavilhões seguintes:

-logo o Japão (visita de 40 minutos)

-Casaquistão (60 minutos de espera)

- UEA (60 minutos de espera)

-UK (pela experiência do palito)

- Israel

- Alemanha

-Torres da Suíça (marcar pela net)

-EU (se tiverem crianças)

-Apanhar o people mover na paragem 5 (autocarro interno)

- Chegar antes das 18Horas à paragem 1

-Pavilhão Zero (sem fila a essa hora)

-Rede do Brasil (sem fila a essa hora )

Às 19H abrem as portas para os visitantes da noite e os pavilhões do lado esquerdo ficam com filas enormes.

- apanhar o people mover para o centro da expo e ver outros pavilhões que vós interessem nomeadamente o espectáculo básico TREE of LIFE (4 minutos)

- Cirque de soleir (fui e gostei, mas achei que tinha muito pouco malabarismos e teatro a mais)


Ver tudo:

2 dias + 2/3 noites


1º dia (Japão, Cazaquistão, UAE, Alemanha, Suíça todos os pavilhões do lado direito)

2ºdia (Itália, china, uk e outros pavilhões do lado central) ir ás 18H ver o pav Zero e o Brasil

Noites – ver os restos aos poucos e poucos (atenção que Colômbia e Tailândia tem filas)


Organização

De facto os italianos são maus nisto:

  1. A entrada dos comboios não tem bilheteiras

  2. O Passaporte só é vendido internamente (não na loja localizada em Milão ao pé castelo p.e.)

  3. O mapa em inglês não têm assinalados os bebedoiros de agua, mas o francês de o italiano têm...

  4. Estão assinalados nos mapas lojas de merchandising que não existem

  5. A única loja de merchandising que existe está no lado esquerdo da expo, queres comprar passaporte logo quando se entra??? Ou tem-se a sorte de encontrar um voluntários que os vende (de manha até que é fácil, á noite impossível) ou tem de se andar a perguntar por todo o lado aonde é que se vende, no 1º dia foi à noite tive 45 minutos até conseguir encontrar um restaurante!!! que os vendia, podiam vendê-los nos pontos de informação mas isso era muito complicado para a a cabeça dos Italianos.

  6. Os voluntários e outros trabalhadores da expo passam á frente nas filas, no 1ª dia completo, fiquei no 4º grupo a ver o pavilhão do Japão precisamente por causa disto (apesar de ter sido umas das 1ªs pessoas a entrar na expo e ter feito digamos “speedwalking”, não me lembro de isto ter acontecido em 98.

  7. Muitas outras coisa que nem fale a pena falar

Resumindo, 98 foi melhor, mais bem organizada. Os espectáculos que houve em 98 (pav atlântico, o que havia em frente ao pav Portugal os desfiles que havia foram bem melhores que em 2015 ( o desfile que existe em 2015 é basicamente a mascote e é tão básico...)

Devo-me ter esquecido de muita coisa. É só perguntarem se tiverem dúvidas.
 
Última edição por um moderador:

isa rodrigues

Membro Ativo
Ola eagle1998, adorei o teu report, é bastante elucidativo! Explicas tudo ao pormenor ....Eu adorei a nossa Expo :D Foi pena o que aconteceu no Hotel, isso pode estragar umas ferias:mad:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, e por ter enriquecido o Portal com um report da expo 2015.
Realmente a experiência no hotel não foi das melhores.
Boas viagens ;)
 
Top