Novidades

[Report] Escapadela pela região da Zona do Pinhal

Maria Pereira

Membro Conhecido
Na região centro do país destaca-se a zona do Pinhal interior, assim conhecida por ser ainda uma enorme mancha verde onde predominam os pinheiros, eucaliptos, acácias, entre outras árvores que caracterizam o pulmão florestal da região, e onde ainda impera a beleza natural, com a pureza das águas e dos ares e paisagens singulares.
Por aqui nos aventurámos explorando alguns dos concelhos que englobam a região: Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Pedrógão Pequeno, Sertã e Castanheira de Pêra, fechando a área com a descoberta da Serra da Lousã.

A viagem com partida do Porto, teve a sua primeira paragem a meio do caminho para conhecer a Vila de Penela.







Praia fluvial das Fragas de S. Simão - concelho de Figueiró dos Vinhos.

Aldeia de xisto - Casal de S. Simão.














 
Última edição por um moderador:

Maria Pereira

Membro Conhecido
Praia Fluvial de Ana de Aviz - Figueiró dos Vinhos.


Avistando o rio Zêzere do Monte de N.ª Sra. dos Milagares - Pedrógão Grande





O rio divide Pedrógão Grande (distrito de Leiria) de Pedrógão Pequeno (Distrito de Castelo Branco)



Passeio pedestre - Pedrógão Pequeno.

Ponte Filipina.
 
Última edição por um moderador:

Maria Pereira

Membro Conhecido
Homenagem aos Bombeiros na Vila de Pedrógão Grande.


Igreja Matriz de Pedrógão Grande de origem românica.

Jardim no Largo da Devesa - Pedrógão Grande.

A "ilha" de Pedrógão Grande... nesta altura, após tanta chuva, tornou-se verdadeiramente numa ilha. :lol:



Piscina Flutuante na Albufeira do Cabril.

Vai uma sopinha de peixe?? ;)

Prato típico da zona :p - bucho e maranhos no restaurante Lago Verde - Pedrógão Grande.
 
Última edição por um moderador:

Maria Pereira

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bem...

Para começar vou dizer que o que vou escrever a seguir é sob protesto pois o combinado era ser a Pilar a escrever... mas como estava com vergonha cá vai...

Em nome da Paula Mag e em meu nome queria agradecer a ti ao V. o excelente fim de semana que passamos :)

Reconheço que para nós era uma zona completamente desconhecida e que vocês fizeram o favor de servir de nossos guias :)...


Em relação ao passeio/fim de semana... recomendo a todos que tenham disponibilidade para visitar estas belas localidades pois garantidamente vão ficar muito satisfeitos..

Paisagem lindas, comida do melhor e não muita cara e o principal o convívio entre amigos :)

um pequeno reparos ao extenso texto escrito pela Pilar...

a 1ª paragem foi em Condeixa para comer os famosos (pelo tamanho xxl) pasteis de nata/pasteis de Belém...

nós fizemos esta volta em 2 dias.. penso que o ideal seria fazer em 3, pois existe muito por onde explorar

espero que sirva para abrir o "apetite" a novos visitantes...

boas viagens a todos

:)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Tirando a Sertã, que lá passei à mais de 20 anos :eek: , portanto já nem reconheço :p​ , o resto do itinerário é completamente desconhecido.
Certamente um passeio a fazer num fim de semana, prolongado de preferência.

Vocês têm fotos fantásticas de locais igualmente fantásticos.


Obrigado pela partilha ;)
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Pilar e Paulo

Enquanto lia e via as fotos do vosso report pensava que seria das poucas pessoas que não conhecia esta zona. Agora de pois de ler alguns comentários chego á conclusão que uma vez mais vocês fizeram um favor á comunidade e acrescentaram mais um itenererário que certamente muitos irão seguir. Eu de certeza que vou.

Paulo , eu gostava de ter o teu acordar pois apesar do nevoeiro a paisagem era lindissima. A vossa sopa de peixe , os buchos e os maranhos fizeram-me ficar de água na boca . O sabor acredito que seria único .. não ?

Pilar , gostei de todas as fotos mas aquela da Ponte Filipina e os Espelhos com as Pontes da Sertã ficaram de mais. PARABÉNS.

Paulo , de facto adorei o " longo " texto da Pilar :)

Acho que fecharam com chave de ouro ao dar-nos a conhecer a ALdeia do Candal. Lindissima. Paulo será qu este é um desafio como o Piodão. ??? Bem lá vou eu para o Candal.

Em resumo, adorei e quero agradecer-vos por uma vez mais partilharem com todos nós um Portugal que eu pensava conhecer e que cada vez mais se está a tornar ... desconhecido .

Parabéns aos dois.

João Paulo
 

Bee

Membro Conhecido
1º ponto - esses pasteis de nata XXL não são degustados num café que serve uma estação de serviço na Nacional?

2º ponto - o report está excelente. Há coisa de 4/5 anos decidimos conhecer essa zona e alguns dos lugares são me familiares. Começamos na Lousã, seguimos para a Serra e aldeias de Xisto, Castanheira de Pera e terminamos no castelo de Penela.
É bom recordar!
Obrigado e parabéns pelo report
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Obrigada a todos pelos comentários.
Deixo a sugestão para uma escapela de fim de semana.. certamente vão apreciar uma zona onde ainda se respira a natureza.

João...
Realmente o meu texto não é longo, mas tinha um propósito... obrigar a que o Paulo Leite e a PaulaMag pudessem partilhar com a comunidade as suas impressões sobre o passeio e as localidades que foram conhecer.
É que eu sou suspeita.. tenho as minhas raízes em Pedrógão Grande, portanto, já conheço aquela zona muito bem.. Por isso, nada melhor do que alguém, com uma opinião imparcial, que visitou os locais pela primeira vez.

De qualquer forma.. aconselho uma visita pela zona e, se possível, com itinerário mais alargado por Miranda do Corvo, Góis, Vila de Rei, Pampilhosa da Serra (Barragem de Santa Luzia), Dornes, várias praias fluviais nas redondezas e visita às aldeias de xisto da Serra da Lousã.
Para além da aldeia do Candal, que é a que fica mesmo junto à estrada na direção da Lousã, podem ainda visitar a "castelo" da Sra. da Piedade e as aldeias de:
- Casal Novo
- Cerdeira
- Chiqueiro
- Talasnal

Bons passeios... desfrutem também de toda a beleza que Portugal também nos proporciona. :)

1º ponto - esses pasteis de nata XXL não são degustados num café que serve uma estação de serviço na Nacional?

Sim... os pasteis de nata são mesmos esses... :p :lol: .. ponto obrigatório de paragem!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

@ Carpe @ Nika @ Oscar @ Mokas @ Tiago @ Bee morango @ Sun @ João Obrigado

João... na minha opinião Candal não é tão "comercial" como Piodão mas garantidamente vais gostar ;)

Como a Pilar escreveu existem também outras aldeias de Xisto que podes visitar (atenção ao carro) ;)

Não gosto de acordar cedo mas durmo pouco :D como tinha deitado muuuuuuuuuito cedo... ainda não eram 07h00 e já estava nos clicks .. e posso dizer te que não era o único..

Da minha parte sempre que possível vou dar a conhecer o nosso Portugal..

boas viagens a Todos

pl
 

Bee

Membro Conhecido
Pilar e eu que pensava ser a única que conhecia os pasteis XXL :lol:

Este report fez com que a espera para o meu passeio pela zona de Pampilhosa da Serra se torne ainda mais difícil.
 

Tomauricio

Membro Novo
Olá Maria Pereira e Paulo Leite,

Parabéns pelo report, se já tinha vontade de conhecer a zona, agora ainda fiquei com mais vontade.

Maria Pereira as fotos estão fantásticas e se calhar em breve ainda lhe vou pedir umas dicas :)

Cumprimentos
Tm
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Estamos por aqui para ajudar . ;)
Fica mais uma sugestão para mais um passeio num cantinho de Portugal.

Bons passeios.
 
Top