Novidades

[Report] -De Menorca… com carinho! Junho 2015

petrus

Membro Ativo
Já há bastante tempo que não faço um report aqui no fórum, mas desta vez prometi que iria fazer e promessa é dívida, como sabem! Será algo resumido e centrado no essencial além de não tão rico em imagens como alguns dos existentes, seja por falta de tempo, seja por falta de capacidade da minha parte… será apresentado por tópicos, com uma ou outra foto::rolleyes:

Ainda duas notas prévias:

Em primeiro lugar um report é sempre feito à imagem das sensações, dos gostos, experiências e interesses de quem o elabora não sendo, de modo algum, uma verdade científica;
Por outro lado, o facto de ser feito tendo por base a época de junho (fora das enchentes de julho e agosto) leva a que algumas das informações/dicas não sejam aplicáveis noutros períodos e o mesmo vale para quem leva crianças ou pessoas com limitações de locomoção, mas vamos ao que interessa.

Viagem:

Fomos dia 18 e regressámos a 25, coincidindo com o primeiro charter da temporada. A ideia de fazer “por sua conta” pode representar alguma poupança, mas implica mais ginástica em termos de voos, paragem em Madrid/Barcelona… correu tudo bem, apesar de na ida ter havido confusão na atribuição de lugares. Viagem rápida e soft. Menos de duas horas para cada lado! O fuso horário difere em uma hora.

Hotel:

Este é sempre uma dúvida quando se vai para algo que não se conhece e não foi exceção. Pela localização e custos optou-se pelo Farragut, mas quando lá chegámos estava cheio (overbooking) e propuseram-nos ir para um próximo e ainda, como forma de compensação, “oferecer” o TI e carro para 2 dias ou passeio de barco. Éramos 3 casais na mesma situação. Um aceitou logo e nós e o outro casal exigimos ir ver o hotel para onde nos queriam levar e era péssimo! Muito mau mesmo! Foi-nos proposta outro hotel, mas com uma localização diferente e mais longe de Ciutadella, mais concretamente em Cala Bosch. Vimos a imagem da net, falamos com “alguém” no Farragut que achou uma boa troca e aí vamos nós para o Grupotel Turquesa! Acho que foi uma excelente troca até porque não estava mais de meio!

as29.postimg.org_udao675s7_hotel_1.jpg


Hotel tipicamente para famílias feito à medida dos ingleses, mas com bom ambiente, comida e bebida idem e uma piscina mais isolada da confusão! Fica mesmo ao lado do Falco, tem uma paragem de autocarro à frente e para as praias (Cala Bosch ou Xoriguer) são 5 minutos a pé, no máximo. De 1 a 10 dou-lhe 8, sendo que a simpatia de todo o pessoal pesa bastante!

Como se deslocar:

Esta é também uma questão muito pessoal e fica muito ao critério de cada um, mas andar a pé é ótimo (sobretudo porque é a única forma de chegar a muitas das pequenas praias, aka calas), mas pode ser complicado e o sol é implacável, sobretudo quando não há sombras e os caminhos são carreiros de cabras, exigindo calçado adequado!
O autocarro é uma alternativa funcional, os veículos são bons e pontuais, sendo os bilhetes a preço razoável (geralmente não excedem os 2 euros). Chegam a grande parte dos locais “habitados”, mas com as normais restrições.
A bicicleta, sobretudo de BTT, é uma boa alternativa para distâncias menores ou para os “caminhos de cavalls” que contornam grande parte da ilha. A ilha é bastante plana o que ajuda e há uma espécie de “carrinhos a pedais” para várias pessoas que são uma alternativa gira para voltas mais familiares, sobretudo com crianças. Também se podem alugar cavalos…

O carro é uma opção racional e há imensos para alugar, sendo a internet um bom ponto de partida, sobretudo para quem vai usar carro a partir do aeroporto. Pelo que pesquisei os preços alugando lá não diferem muito da net, podendo até ser menores, mas creio que o uso da net se justifica, mais ainda nos meses de julho e agosto que a pressão da procura cresce, mas não a oferta! Ver bem a política do combustível e a franquia.

Alugar uma gaivota, mota de água ou pequeno barco motorizado (para pequenos barcos não pedem carta) é giro e dá uma perspetiva muito diferente. Paga-se o aluguer do barco e gasolina no final, em função do que se gastou. Há vários sítios para alugar…

Optámos pelas duas rodas. Foi uma escolha difícil e só decidida no local, mas não nos arrependemos nada! Apesar de ser apenas uma 125 vai a todo o lado (fizemos cerca de 400 km em 3 ou 4 dias), nunca há problemas para estacionar, seja no centro das cidades, nos parques de estacionamento… os outros veículos são mais respeitadores que cá e até os custos são menores que num carro. Com 6 euros faz-se cerca de 120 km! Como inconvenientes há o risco de queda, o maior desconforto, a maior lentidão. Se for esta a escolha indagar sobre a questão dos capacetes, do “maletero” para colocar um deles (o outro costuma ficar debaixo do banco), da franquia…

as11.postimg.org_65o0xy40j_moto_2.jpg


O que visitar (além das praias):

Os gostos de cada um devem imperar e querer ver tudo em pouco tempo corre o risco de ser algo que nos conduz à exaustão e para alguns isso não são férias. Vale a pena definir o que se quer ver e não ir com demasiada sede ao pote…
Fizemos uma viagem de barco no Menorca Blava, saindo de Ciutadella e adorámos, apesar de não ser barata (foi oferta do hotel, ver início do report) é uma forma diferente de ver um pouco mais de Menorca. Custa 40 euros pessoa reservando antes (basta por telefone, na véspera) e há mais empresas. Também se pode sair de Mahon ou do porto de Cala Bosch e certamente de outros locais. É pesquisar em função dos interesses de cada um.
Ciutadella é agradável e vê-se bem, tendo uma zona antiga muito agradável e um porto pequeno, mas muito bonito. Meio-dia dá e sobra, com uma pomada pelo meio ou gelado.
Mahon, no outro extremo da ilha, é bem maior e tem muito mais que ver, incluindo um porto enorme e uma infinidade de lojas, além de monumentos, jardins… vale bem a pena uma visita até um pouco mais demorada…
Existem outras localidades que podem ter interesse, mas fica ao gosto de cada um e podem não agradar a todos! Por exemplo, para nós, Fornells foi uma desilusão!
Menorca tem um passado de que se pode orgulhar e muito! Seja mais ou menos recente, seja milenar. Nós visitamos apenas a Naveta de Tudons (2€), a fortaleza Mola (8€) e a Cova D’Enxroi (8,5€ com bebida) que não achámos nada de especial, mas vai dos gostos de cada um!

as16.postimg.org_m5l3gfy8l_naveta3.jpg


as4.postimg.org_47evebuil_mola_5.jpg


Realce ainda para as festas da Sant Joan em Ciutadella. Nesses dias o cavalo é rei e senhor e a paixão por estes nobres animais é de tal forma grande que vi pessoas a cometerem atos que considero de verdadeiros suicidas! Seja como for, a tradição diz que dá sorte tocar nos animais e no cortejo que antecede a “parte séria” toquei em vários equinos pelo que prevejo que a vida me possa correr melhor daqui para a frente! Fotos não tirei que a confusão era medonha e a população nestes dias aumenta exponencialmente, incluindo gente de toda a ilha, de outras ilhas e do continente…

Continua...;)
 
Última edição por um moderador:

petrus

Membro Ativo
Compras:

Esta é uma dimensão que pode agradar mais às senhoras, mas não apenas a elas! Claro que existem as avarcas (sandálias genuinamente menorquinas) e o gin (de preferência Xoriguer, que é caro, mas bom) ou os queijos, mas há outras compras que podem valer bem a pena! Para terem ideia, a minha cara-metade acabou por perder a cabeça e comprou 3 perfumes e um creme a preços muito mais baixos do que cá, além de alguns trapos! É questão de procurar os melhores preços e locais. Comprámos quase tudo bem pertinho de nós, mesmo as avarcas que em duas lojas de fábrica ainda eram mais caras!!!

Links:

Faz todo o sentido fazer o trabalho de casa, nomeadamente com a ajuda da net (este fórum é um bom exemplo) e logo no aeroporto existe um serviço de informação que tem folhetos e mapas da ilha, mas deixo alguns links:

http://www.voltaomundo.net/forum/viewtopic.php?f=156&t=2049&start=15

http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/viagens-la-fora-menorca-ferias

http://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=2108114

http://menorcablava.com/excursion/excursion-1/

http://www.aproximaviagem.pt/n10/03_menorca.html

http://menorcadiferente.com/viajar-a-menorca/

Praias:

São o verdadeiro cartão-de-visita desta ilha reserva da UNESCO. Há-as para quase todos os gostos sendo que umas são de acesso muito fácil (como Galdana ou Son Bou) e outras muito complicadas como Macarelleta! A temperatura da água era ainda “apenas” aceitável (22º a 23º), mas vai subir mais certamente. Disseram que no “pino” do verão chega aos 26 e 27 graus!
A norte gostámos particularmente de Cavallería (a tal que tem o dito barro), mas não ficámos fãs de Tirant!
A sul a dificuldade é mesmo escolher entre urbanas como Cala en Brut (a tal que não tem areia), Son Bou ou Bosch e as mais selvagens Turqueta ou Mitjana! Não morremos de amor por Sant Tomás, mas pode ter tido a ver com as algas!
Como “base de operações” sugeria Cala Galdana que é uma praia ótima e tem algo que valorizo muito: duches de água doce! Além disso, para Norte pode ir-se a pé a Macarella, Turqueta… e para a Sul a Mitjana em que a caminhada é muito fácil e simples, até com carrinhos de bebés e pouco depois Trebaluger, já com acesso mais complicado!
Vão com calma, desfrutem do clima, da atmosfera agradável, da simpatia das pessoas da maravilhosa cor das águas (boa para mergulho, apesar da relativa escassez de peixe e inexistência de corais) e vão ver que não regressam defraudados!
Da minha parte só posso recomendar e mesmo este “homem das cavernas” de ar assustador é só para enganar!
Cala Galdana. Imagem “imortal”:


as28.postimg.org_cjj7tzagd_galdana_6.jpg



Turqueta:

as16.postimg.org_ctgo0is5x_turqueta7.jpg


Macarelleta vista do barco:

as8.postimg.org_iiv91woc5_macarelleta_7.jpg


Cala Bosch, pertinho do hotel:

as24.postimg.org_c77j3nkf9_bosch9.jpg


O homo (pouco) sapiens, mas inofensivo:

as17.postimg.org_7cjzrnz5r_bicho_10.jpg
 
Última edição por um moderador:

carla08

Membro Conhecido
Olá Petrus estive também em Menorca praticamente nas mesmas datas e também fiquei nessa zona. curiosamente nunca ouvi falar português em toda a estadia:)
achei a temperatura da água uma maravilha, apenas no primeiro dia achei um pouco "fria"
:)
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! O hotel parece interessante, gostei das estrutura :) Mas o melhor mesmo é aquela água azul, fantástico!

Boas viagens :)
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Também estive em Menorca nessa semana.
E em Ciutadella nas festas de S. João. Realmente a loucura pelos cavalos era mesmo notória. O povo delira com aquilo.
Gostei imenso de Menorca.
Bom report. ;)
 

carla08

Membro Conhecido
Eu não cheguei a ir ao S.João, era o meu último dia e andei a aproveitar a praia, mas pelo que já vi no youtube é mesmo a loucura total!
Eu adorei Ciutadella, Mahon não cheguei a visitar e quanto a Fornells, apenas passei lá para almoçar.. Visita rápida, mas não desgostei, fez-me lembrar a série Verão Azul .. :)
 

tasca

Membro Ativo
Petrus,

Podes me dizer onde alugaste a moto (125?) e o preço? Pois vou para Menorca na última semana de Agosto.....
 

petrus

Membro Ativo
Em primeiro lugar, obrigado a todos pelos simpáticos comentários. Menorca é um lugar que deixou saudades, independentemente de lá voltar alguma vez ou não que o mundo é tão fantástico e há tantos lugares maravilhosos para visitar, mas tão pouco tempo e dinheiro...:mad:

Especificamente para o tasca, a scooter acabou por ser alugada no hotel! Por incrível que pareça os preços eram equivalentes aos dos rent-a-car por ali existentes! 3 dias ficou por 58 euros já com o depósito cheio (que depois podes entregar vazio), 2 capacetes e o maletero, mas seguro apenas de "terceiros". A empresa é a top1scooters de Ciutadella e vieram buscar/trazer a mota junto ao hotel, mas há n empresas! Atenção que os postos de combustível não existem todo o lado e corre-se o risco de ficar a seco no meio de lugar nenhum! Quase nos aconteceu a nós por a bomba mais perto estar fechada no dia de feriado!!!:oops:
 

tasca

Membro Ativo
Obrigado Petrus,
Por acaso já tinha encontrado esse site na net, e entre os vários que encontrei, vi preços desde os 120 a 205 euros para 4 dias em Agosto.
Agora é só procurar pelo feedback dos sites que encontrei, e ver qual será a melhor opção.

Obg. :cool:
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Mais um bom report de Menorca, no sentido, que basta as fotos certas e a coisa compoe-se! De facto a cor da água é magnifica.. e pensar nos 26 ou 27 graus então!! Obrigado pela partilha!
 

petrus

Membro Ativo
Estive este fim-de-semana à conversa com um casal que veio de Menorca também recentemente e estavam algo desiludidos...

A temperatura da água era boa (ficaram no Sul, perto da Capital), mas disseram que já havia uma certa dificuldade em chegar às praias e em estacionar o carro e que mesmo num vulgar restaurante a confusão para almoçar já era muita! Fizeram o passeio de barco e, segundo ela, "pareciam sardinhas numa lata" Imagino que em agosto ainda pior, mas mantenho a minha máxima:

Férias são sempre férias e mesmo que não correspondam ao desejado... não deixam de ser férias por causa disso!:p
 
Última edição por um moderador:

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá,
obrigada pela excelente partilha.
Menorca faz parte da minha lista a ser visitada num futuro breve.
Pelo que já vi e pelas suas fotos, as praias atraem-me e muito.
Continuação de boas viagens.
 

tasca

Membro Ativo
Boas Petrus,

Eu acho que os teus amigos, não tinham a ideia correcta do destino. Sendo Menorca um destino de praia, é óbvio que o grosso dos turistas vão entre 15/07 e 15/09, logo mais gente em todo o lado, durante esses 2 meses.
Mas vir de férias desiludidos (por esses motivos), é porque não fizeram um minimo de pesquisa sobre o destino.

Eu vou na última semana de Agosto para lá, e já sei que vou encontrar muita gente em quase todo o lado, mas também de outra maneira não poderia ser, ou então era mau sinal.

Venham as férias, com o seu devido calor, águas maravilhosas, filas de tránsito, e de povo............ eu quero é férias, pois gozar-las sei eu bem. :D
 

Solitária

Membro Ativo
Eu estive em Menorca a meio de Julho e adorei, vi pouco da ilha pois levava o meu filho mais novo com 14 meses e que não deu para ir visitar as tão famosas praias, fomos a Fornells, Ciutadela e Mahon onde fizemos um passeio de barco pela costa. Ficamos na zona de Arenal d'en Castel com uma praia magnífica, a água do mar transparente a 27º, temperatura do ar a 33º de dia, 27º de noite. A minha filhota mais velha dizia que a água do mar era parecida com as caraíbas :).
 

jmvda

Membro Ativo
Grandes saudades de Menorca....Galdana,Turqueta,Cavallería,Son Bou

Boas fotos de um destino que penso voltar brevemente
 
Top