Novidades

[Report] Carrasqueira, Comporta, Troia, Pego do Altar e Coruche

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No passado dia 23 de Maio, e novamente no âmbito de uma Maratona Fotográfica organizada pelo (activo) Núcleo de Fotografia de Vermoim, foi organizado um passeio ao Alentejo.
O intuito era basicamente aproveitar o nascer do sol na Carrasqueira e fotografar as belas paisagens das zonas de Tróia e Comporta.

Carrasqueira
A Carrasqueira faz parte da reserva natural do estuário do Sado.

O seu porto palafítico, único na europa, foi construído nas décadas de 50 e 60, para solucionar uma necessidade, à data problemática, de acesso aos barcos durante a maré baixa.
As margens baixas e lamacentas impossibilitavam o acesso aos barcos sempre que a água não chegava a terra. Foi assim construído um cais, com estacas em madeira, com multiplos braços, irregulares, que se estendem e ramificam ao longo de centenas de metros.
Permitiu não só que existisse uma vasta área de atracação de barcos, permitindo o acesso dos pescadores aos barcos mesmo em baixa-mar, mas também um passadiço por onde circulam as redes, peixes, pessoas e apetrechos.
É um dos locais mais visitados da zona.
A vista é magnifica ao nascer do sol. O por do sol também é uma altura especial, mas não pudemos comprovar (mais um motivo para lá voltar).
Aqui ficam algumas fotos...
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Aldeia da Comporta

A paragem seguinte foi a aldeia da Comporta, a poucos quilómetros de distancia.

No centro da vila destacam-se os ninhos de cegonhas nos cimos das chaminés.

No perímetro da vila existem os famosos campos de arroz. Destaque para o Museu do Arroz, instalado numa antiga fábrica de descasque de arroz (não visitado por estar fechado).
(Óscar Reis, esta é para ti :D)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Tróia

Depois fomos em direcção à praia de Tróia.

Praia imensa, areia branca, mar azul turquesa, local calmo e tranquilo para uns dias bem passados.
A praia estava quase deserta, proporcionando umas belas imagens.

Pormenores nas dunas
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Barragem do Pego do Altar

Já no caminho de regresso e após Alcácer do Sal, houve tempo para uma breve visita à Barragem do Pego do Altar.

Também localizada na bacia do Sado, na ribeira das Alcáçovas, foi construída tendo em vista o aproveitamento da água para a agricultura do vale do Sado (principalmente os campos de arroz) e a produção eléctrica.

Tem um grande potencial turístico, pois é frequentemente utilizada para actividades de lazer.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Cris!
Obrigada pela partilha e parabéns pelas fotos. :D
Tenho que ir conhecer a Comporta, esteve quase para ser o fim de semana passado mas tivemos que adiar. ;)
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Adorei a foto reportagem, com muitas e boas fotos ;)
O OZ diz que Troia/Comporta"talvez um dia", eu afirmo que regressarei a esses dois locais em "breve" :D,,,saudades e muitas dessas duas localidades.
P.s. retira Cyan as fotos(algumas)que estão a cores(Carrasqueira) :D :p
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris!

Obrigado por mais uma partilha, estás a ficar uma pró nas fotos, ehehe :)
Tróia é simplesmente fantástico e a serra à frente dela ainda mais :D
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Gostei muito, lindas as fotos mesmo espetaculares:)
Espero um dia conheçer a Comporta;)
Parabens continua com bons reportes e lindas fotos.
Ainda me tens que dizer que maquina tens:D mas sei que és uma fotografa profissional:)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada a todos! :)
Para além da Carrasqueira que gostava de conhecer por motivos fotográficos, a surpresa foi mesmo a praia de Tróia. Não esperava aquela areia branca nem aquele mar turquesa. Adorei. :p
#Hugo, vou registar ;)
#CristinaBF, qual profissional qual quê :eek: (tenho uma nikon 5200)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Cris :)
Muito obrigada pela excelente partilha.
As fotografias estão mesmo TOP.
Só ainda conheço Tróia, mas agora fiquei com vontade de conhecer os outros lugares lindos. :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@correia , obrigada. Eu não conhecia a praia de Tróia, confesso, mas ficou-me na retina! Fosse a água mais quente e parecia as caraibas! :p
É um local a regressar com calma ;)
 
Top