Novidades

[Report] - Boavista - Riu Karamboa, Abril 2016

tangerina79

Membro Conhecido
Olá mais uma vez :)

Como o mau tempo não se decidia a ir embora, decidimos voltar a fazer as malas e ir à procura do calor! Temos escolhido sempre as Caraíbas para fazer praia nesta altura do ano, mas como não gostamos de repetir destinos este ano optámos por Cabo Verde, que para além de ainda não conhecermos tinha a vantagem acrescida de ser uma viagem mais curta. Como o objectivo principal era mesmo descansar ao máximo, optámos por uma estadia de duas semanas, e fica já aqui dito que não nos arrependemos.

Ainda andámos algo indecisos quanto à ilha/ilhas a visitar, e no final acabámos por escolher ficar só na Boavista, essencialmente porque os hotéis nos agradaram mais e, como as ilhas têm pouco para ver, este era um ponto importante pois foi onde passámos a maior parte do tempo.

Aqui fica, então, mais um report :)


VIAGEM / VOOS

Comprámos tudo, como quase sempre, através da Charming Travel. O operador era a Soltrópico (que trabalha com o operador local Clamtours).

Voámos pela TAP, ida e volta, e correu tudo muito bem. Os voos saíram com alguns minutos de atraso, mas nada por aí além. E como apanhámos ventos favoráveis acabámos por chegar na hora prevista quer à ida, quer na volta (foram só 3h15 minutos no voo Boavista-Lisboa).

Tripulação cordial, espaço entre as pernas o normal para a classe económica, e serviram em ambos os voos uma refeição quente. Nada a apontar.

À saída de Lisboa

Durante o voo


Por curiosidade, e porque pode interessar a quem quiser fazer o mesmo, conseguimos fazer o check-in online em ambas as viagens, através da aplicação da TAP (com 72h de antecedência) o que nos permitiu escolher os lugares no avião. No entanto, como era uma reserva de grupo feita pelo operador, para conseguir fazer o check-in não pudemos usar o número da reserva, mas sim o número do bilhete electrónico (para tal inserimos os 10 dígitos que constavam na documentação da Soltrópico, antecedidos pelo código de 3 dígitos referente à TAP que é o 047 – num total de 13 dígitos, e apareceram logo os nossos dados).

À chegada à Boavista vê-se o hotel enquanto o avião faz a descida, e dá logo para ver que a proximidade ao aeroporto é grande, com a pista logo atrás. A vista aérea é muito bonita, com o contraste entre as dunas e o mar azul, um charme próprio da Boavista.




Depois de aterrar demorámos muito pouco tempo até sair do avião e ter as malas connosco (talvez 20 minutos até estarmos já dentro do autocarro), e do aeroporto até ao hotel são pouco mais de 5 minutos. Uma hora depois de aterrarmos já estávamos no quarto a desfazer as malas :)

De referir ainda que o aeroporto é muito pequeno (estão a decorrer obras para aumentar), e nota-se que têm bastantes limitações a nível de equipamento / informática. No regresso tivemos que ficar na fila do check-in para despachar bagagem e imprimir cartão de embarque, porque não há cá nada disso de leitores de códigos QR lol e é bastante demorado (e ao sol), porque cada pessoa demora imenso a ser “despachada”, apesar da boa vontade dos funcionários.

HOTEL

Chegados ao hotel, o processo de check-in também foi bastante rápido, aliás o representante da Clamtours que nos recebeu no aeroporto deu-nos logo os impressos do hotel para ir preenchendo no autocarro e isso tornou o processo mais célere. Aconselho a preencherem mesmo os papéis no caminho, não é complicado e facilita a que, já no hotel, a fila ande mais rápido. Davam um sumo assim que chegávamos, mas nós fomos tão rápido para a fila do check-in que o senhor nem teve tempo de nos dar o copo ahah As malas eles vão descarregando do autocarro enquanto estamos na fila, e quando já estamos despachados é só ir buscar as nossas e seguir para o quarto.

O hotel é bastante grande, mas está bem desenhado de forma a que não tenhamos que andar demasiado para chegar aos pontos principais, mesmo que estejamos num quarto mais afastado. Nós tínhamos pedido um quarto sossegado, no primeiro andar e não muito longe da piscina, e foi isso que tivemos. Estávamos próximos do spa, e no quarto só se ouviam os passarinhos :) A piscina era perto e só tínhamos que andar um pouco mais para chegar à zona da recepção, mas nada de especial.

O quarto é simples, mas com uma decoração agradável, com muita arrumação para as nossas roupinhas (é importante para nós mulheres, que levamos sempre muito pouca bagagem :p). Não há divisória para a casa de banho, e as “portas” do roupeiro não são portas mas sim uma “cortina” de bolas de madeira :). O cofre é gratuito.

Aqui ficam algumas fotos do quarto e das "decorações" :p








Sempre impecavelmente limpo, o que aliás foi uma constante ao longo da estadia. Eram extremamente cuidadosos na limpeza das instalações, o que é notório mesmo nas áreas comuns.

A água da torneira, como sabem, não é potável, pelo que lavámos sempre os dentes com água engarrafada “just in case”. À chegada estão duas garrafas grandes no minibar e depois temos que pedir mais na recepção para ir repondo o stock.

(Continua...)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
No que toca ao hotel em si, os espaços comuns são muito bem cuidados e tem uma arquitectura agradável.









A piscina é grande, e mesmo durante as actividades é fácil encontrar uma zona calma para nadar. Tem mesmo muitas espreguiçadeiras à volta pelo que não há qualquer necessidade de reservar as mesmas com objectos pessoais/toalhas. De resto, confirma-se que o procedimento do hotel é cumprido no que toca a reservas antes das 9h, e vimos por uma vez um empregado do hotel a levantar todos os “pertences” de duas espreguiçadeiras que estavam “reservadas”. Mesmo durante o dia era muito comum termos várias vazias à nossa volta, e era fácil trocar de umas para as outras consoante nos apetecesse sol ou sombra.







(Continua...)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
A praia é bonita, e o mar apesar de ter rebentação dava perfeitamente para tomar uns bons banhos mesmo com bandeira amarela. Passa-se com facilidade a rebentação e depois é só ir saltando as ondas, o que até tem piada. Com bandeira vermelha só apanhámos 2 dias, e aí de facto torna-se perigoso entrar no mar. A temperatura é talvez como o Algarve num dia muito bom :)

A areia é realmente mais escura do que noutros locais da ilha, e também não sei identificar a razão, mas não é nada que incomode.

Algumas fotos da praia do hotel:





Todo o hotel, incluindo a zona da piscina e da praia, era muito sossegado, durante todo o dia, pelo que foi mesmo o ideal para descansar.

O wi-fi tem um sinal bom, mas só está disponível na área da recepção (o que inclui também a zona dos espectáculos).


COMIDA

O hotel tem 3 restaurantes temáticos, um Cabo-Verdiano (Barlovento), um Africano (Las Dunas) e um Asiático (Buda) com reserva prévia necessária. Podem reservar-se ao balcão da recepção com 3 dias de antecedência (por exemplo, no sábado em que chegámos podíamos reservar para segunda ou terça-feira seguintes, e assim sucessivamente). Fomos só uma vez a cada um, e embora tenhamos gostado achámos que não havia necessidade de repetir. Dos três o que mais gostámos foi o Barlovento (comida típica de Cabo Verde), que é também o único em que o prato principal é “a la carte” e servido à mesa. Nos outros, (e neste para as entradas e sobremesas) é tudo buffet.

Pratos principais no Barlovento:



No restaurante principal por vezes há noites temáticas ao jantar (noite espanhola, noite portuguesa…). A maior parte dos dias há também uma mesa de entradas que varia de dia para dia e às vezes uma mesa com uma sobremesa diferente servida na hora (crepes com gelado e diversos toppings, brownies com gelado, etc). Há uma mesa permanente em que preparam uma sobremesa composta por uma bola de gelado coberta com uma calda de frutas quente e um “cheirinho” de uma bebida à escolha – brandy, whisky, vodka, licor de banana, etc). Era muito bom :p

Ficam as fotos dos doces (não se nota nada que sou gulosa):




No restaurante ao pé da piscina servem pequeno-almoço tardio (a partir das 10h30), almoço e lanches. À noite funciona como restaurante temático (africano). No buffet do almoço há essencialmente grelhados (uma ou duas variedades de carne, e peixe), pratos de massa, arroz com carne, hamburguers, tostas mistas, pizzas e cachorros quentes, para além das saladas e sobremesas / gelados.

De facto, de todos os hotéis TI onde já estivemos, é aquele onde se vê menos variedade. Ao pequeno-almoço fazem alguma falta os sumos naturais, e a variedade de pastelaria não é tão vasta, mas honestamente, comemos muito bem durante as duas semanas e a comida era, no geral, boa. Não nos incomodou mesmo nada.

SPA / JACUZZI / SAUNA

Fomos só duas vezes ao jacuzzi, sendo que a partir das 16h tínhamos que reservar e só podíamos estar durante 30 minutos. É uma zona agradável, com 6 espreguiçadeiras viradas ao sol da tarde, e o jacuzzi quente sabe de facto muito bem. A sauna, ainda tentei mas estava tanto calor cá fora que assim que pus o nariz naquele forno desisti logo da ideia lol




entrada para o balneário feminino:

Quem quiser usar o jacuzzi deve levar as toalhas do hotel (da praia), e se quiser pode pedir à entrada do spa uma chave de um cacifo para deixar a roupa e outros pertences. Há um balneário para homens e outro para mulheres, onde se encontram as respectivas saunas (separadas, portanto) e depois cada um dos balneários tem uma entrada para a área do jacuzzi (comum).

O ginásio é só entrar e usar (levar toalhas). Nós não usámos :(

Também marcámos uma massagem para experimentar. Escolhemos a massagem a dois, em cabine dupla, relaxante. Foi de 50 minutos, corpo inteiro, e gostámos bastante apesar de uma das massagistas ter cara de que alguém lhe devia dinheiro e não pagava ahah :mad:. Mas a outra sorria pelas duas :D

(Continua ...)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
ANIMAÇÃO

Não posso deixar de escrever algumas palavras sobre a equipa de animação. Foram, de facto, fantásticos, ao longo de toda a estadia. Sem serem demasiado insistentes, convidam todos a participar nas actividades que vão decorrendo ao longo do dia, e acaba por haver sempre alguma coisa ao nosso gosto. Nós participávamos assiduamente na aula de ginástica na piscina que era sempre bastante divertida, e no Bingo, que era um autêntico fartote de riso!

À noite, antes do espectáculo, entregam os diplomas dos vencedores da Petanca, Dardos, Bingo, etc…e acaba por ser também um momento engraçado. Além do diploma, quem ganha o Bingo ou Linha de Bingo também tem direito a um prémiozinho (ainda trouxemos uma t-shirt, umas canetas e um encosto de cabeça insuflável da cadeia Riu, para além de uma colecção de diplomas que dão para cobrir uma parede ahahah)

Conhecemos um casal de portugueses emigrantes no Luxemburgo, que já era a segunda vez em 6 meses que ficavam no Karamboa. O António (campeão da Petanca) e a Maria, que eram de uma boa disposição inigualável :D O António “limpou” 14 diplomas entre o Bingo e a Petanca, e ainda nos confessou que desta vez a coisa lhe tinha corrido mal, porque na primeira estadia foram 18 ahahah muito bom :D

Os espectáculos são uns melhores que outros, mas no geral os que são feitos pela equipa de animação do hotel são sempre bastante divertidos, e é um gosto vê-los dançar. Dão tudo o que têm e merecem bem a plateia quase sempre cheia e os aplausos que levam no final.

Vamos ver se consigo que este video funcione...

(Continua ...)
 

tangerina79

Membro Conhecido
SAÍDAS DO HOTEL

Fizemos apenas duas saídas do hotel.

Na primeira semana fizemos uma volta de um dia inteiro à ilha, guiados pelo fantástico e sobejamente conhecido por aqui, Sr. Emitério Lima.

Foi um dia extremamente bem passado, onde conhecemos a beleza e charme próprios da ilha da Boavista e a simpatia do povo que lá vive.

Deixo algumas fotos, que falam por si, e aproveito para agradecer ao Sr. José Pinho que foi o nosso intermediário e nos pôs em contacto com o Sr. Emitério. Já levávamos o dia combinado, e uns dias antes foi só ligar e combinar os detalhes (hora de partida do hotel – pontualíssimo!!, e almoço, que foi um maravilhoso peixe e lagosta no restaurante Odjo D’Mar)


O hotel visto ao longe

Deserto de Viana

Praia de Santa Mónica ... um paraíso


Salina natural


Curral Velho

Outra que parece um autêntico postal...


Sim...aquele é o Sr. Emitério a apanhar-nos um fruto desta árvore :D

Ervetão


(Continua ...)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
O almocinho ...



As cantorias ... :p:D

Cabeça dos Tarafes (a aldeia do Sr. Emitério)

Em viagem por entre muuuitos "solavancos", mas sempre com muito cuidado :)

Praia do barco encalhado


Praia ao pé do Marine Clube

E assim acabou um dia maravilhoso ...

(Continua ...)
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
No último dia antes da partida ainda saímos do hotel, mas só para jantar, e fomos ao restaurante Pérola D’Chaves, que fica na praia mais ou menos a meio caminho entre o Riu Karamboa e o Iberostar. Num dos passeios pela praia vimos o menu especial de Lagosta que fazem ao jantar de sábado, terça e quinta, com música ao vivo, e decidimos reservar para a última quinta-feira. Nesse dia, infelizmente tiveram um problema com o gerador e tiveram que cancelar, mas acabaram por conseguir remarcar para o dia seguinte e ainda pudemos ir. É um sítio muito bonito, com um por do sol lindíssimo, e a comida estava uma delícia.

Ficou por 45€ por pessoa + bebidas, e vão buscar-nos e levar-nos ao hotel.

O passeio na praia que nos levou à Pérola:


o restaurante visto da praia, ao pé da chaminé

vista do cimo da duna


E no dia do jantar:





o lindo pôr-do-sol visto do restaurante

a comida...deliciosa

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Em resumo, ficámos duas semanas e mesmo assim soube-nos a pouco. Para quem gosta de muita actividade e muitos passeios, de facto talvez não seja o melhor destino. Mas eu nunca me farto de sol, praia e piscina, e estava a precisar do sossego que este destino tem para oferecer. Por outro lado, as pessoas são maravilhosas, todo o staff do hotel nos recebe como se estivéssemos em casa, sempre com um sorriso, que apetece retribuir. Nota-se que alguns dos colaboradores vivem com dificuldade, por isso sempre que pudemos deixámos algo extra para os que tinham mais contacto connosco. Também levámos tudo o que conseguimos enfiar nas malas em termos de material escolar, pastas de dentes, uns balões como mimos para as crianças, já que os doces apesar de bem vindos não são muito boa ideia dados os problemas de saúde oral, etc Estas coisas entregámos ao Sr. Emitério cuja cunhada tem os contactos para as encaminhar da melhor forma.

Mais algumas notinhas:

1) No primeiro dia tivemos a reunião da praxe com o representante da Clamtours, às 10h. Não foi nada insistente com as excursões, apresentou-as, disse os preços e referiu os dias e horas em que estava no hotel caso quiséssemos reservar. Deu os detalhes do transfer de volta e mais nada. Pacífico.

2) O sol é mesmo muito forte e queima bastante. Nos 15 dias apanhámos alguns em que amanheceu nublado, mas depois acabava por abrir mais tarde ou mais cedo. Nos dias sem nuvens e com vento mais fraco o sol directo é quase insuportável. Eu bronzeio com facilidade e mesmo assim nos primeiros dias tinha que estar constantemente a reforçar o protector. Só apanhei escaldão no couro cabeludo (no risco do cabelo), por isso não façam como eu e usem chapéu lol O vento, como referi, não só não incomoda nada como até é bem vindo. Só houve um dia com vento mais forte em que as pessoas que estavam na praia “fugiram” para a piscina, que é uma zona mais resguardada. Mas nos restantes dias esteve-se muito bem.

3) Relativamente à alimentação tivemos algum cuidado a evitar saladas / vegetais crus, e lavámos sempre os dentes com água engarrafada como já referi. De resto mais nada, e passámos bem. Eu ainda tive uma ameaça, com algumas cólicas e vómitos ligeiros (calha-me sempre a mim :p) mas passou rápido (um dia) e não precisei de medicação, apesar de ir sempre prevenida. Julgo que o culpado foi o sushi que comi no restaurante asiático, já que foi a única coisa que só eu é que comi, e os sintomas começaram na manhã seguinte.

4) No hotel há algumas lojas de souvenirs, e têm coisas bem giras. Os preços são aceitáveis, não sendo nenhuma pechincha. Comprámos as nossas lembranças aqui e nalguns pontos da ilha no dia em que demos o passeio. No hotel também fazem uma “feirinha” às terças-feiras semana-sim, semana-não. Há pipocas, cocktails, e alguns vendedores locais, incluindo instituições de solidariedade. Aí também comprámos algumas coisas.


E acho que já me estendi o suficiente. Foi um destino que nos ficou no coração e que talvez venhamos a repetir com a companhia do nosso filho, pois ficámos verdadeiramente com saudades :):rolleyes:

Qualquer dúvida, disponham!

Deixo só mais duas fotos, da despedida, já no ar por entre as nuvens :)


Até breve ;)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@tangerina79, lindas fotos!!!!!! :)
Gostei imenso de rever a Boavista! Aquelas praias desertas, aquele verde do mar, as dunas!
O restaurante que fica perto da chaminé deve ser recente, quando lá estive não existia, tenho fotos daquelas palmeiras! Que excelente localização!
Ainda bem que gostou, para quem quer paz e sossego, Cabo Verde é do melhor.
Muoto obrigada pela partilha, é um report encantador. ;)
 

MárciaF

Membro
Óptimo report. É um destino também cobiçado.
Muito obrigada pela partilha.
Continuação de boas viagens.
 

Lipe

Membro Conhecido
Ora cá está um excelente deja vu, pois estive em Junho de 2015 nesse mesmo hotel! Não tive foi a mesma "sorte" de esticar a corda aos 15 dias :(
Revejo a minha estadia no teu report, pois bate quase tudo certinho... apesar de eu ter lavado os dentes com água da torneira. Tenho dúvidas se durante os banhos com água do chuveiro, não "beberemos" +/- a mesma quantidade de água do que a lavar os dentes... por isso não me preocupei.

Uma diferença que noto, é que apanhaste melhor tempo em Abril do que eu em Junho, onde nem sempre tive calor nem sol e quando as nuvens fechavam, chegava a ficar frio! À noite, andava-se de casaco por vezes.

Reparei no restaurante junto às dunas mas nunca pensei em lá jantar... apesar de ter pensado que devia ser excelente a vista para o por do sol!

Obrigado pela nostalgia criada :)
 

tangerina79

Membro Conhecido
Lipe, o teu report foi uma grande ajuda para a escolha deste hotel, li-o várias vezes :) obrigada

Desconfio que tens razão em relação à água do banho vs lavar os dentes, mas eu tenho um azar desgraçado e apanho sempre qualquer coisa (no México desmaiei em Tulum, o guia ainda apanhou um susto ... "ai que já aniquilei uma turista" lol) por isso além de levar a farmácia às costas tento ter o máximo cuidado (o sushi foi uma tentação a que não resisti, pecado da gula ahah).

Relativamente ao tempo, de facto tivemos sorte, nos primeiros dias atingiu os 28/30ºC e só na segunda semana houve alguns dias nublados. Mas mesmo assim, à noite confirmo que fica sempre fresco, e até cheguei a dormir de cobertor (que contraste!).
 

Lipe

Membro Conhecido
É bom saber que os nossos reports também ajudam outras pessoas, porque como eu digo tantas vezes a muita gente, todos nós somos Consumidores na Internet e raramente o inverso! Daí os foruns :)
Eu também tenho sempre cuidado com as águas... mas depois tens sempre a incógnita de como são feitas as bebidas e principalmente o gelo que elas levam! Também será óbvio que os hotéis não têm interesse em ter clientes doentes e a passar má imagem para o exterior!
 

Anabela N

Membro
Adorei ler o report! :)
Estivemos nesse hotel em Outubro de 2014 e ainda hoje o meu filho fala nessa viagem... apesar de no ano passado termos estado na RD.
Há destinos cujas pessoas e circunstâncias nos fazem querer regressar e este é sem dúvida um deles :p. São naturalmente uma simpatia
Mesmo em Outubro o tempo é maravilhoso - chuva nem se viu só umas nuvens de vez em quando
Valeu mesmo a pena relembrar
Obrigada pela partilha
 

JPRibeiro

Membro Ativo
tangerina79 este foi o meu primeiro destino após separação, sozinho conheci tudo isso e foi muito bom poder recordar novamente com o seu report. Tenho pena que não tenham comido a famosa cachupa, ou pelo menos não fizeram menção a isso! a ilha da Boavista irá ficar para sempre marcada na minha vida assim como o Hotel, é exatamente como descreve, aliás tudo é como descreve!
Obrigado pelo report que serve como viagem de recordação.
 

tangerina79

Membro Conhecido
JPRibeiro... mas que falha grave no meu report, obrigada por me ter lembrado!! Se comi cachupa, meu Deus, e que boa que ela era!! :D Aliás só não comi mais com medo de vir de lá a rebolar, e mesmo assim não fiquei muito longe disso!!
 

JPRibeiro

Membro Ativo
JPRibeiro... mas que falha grave no meu report, obrigada por me ter lembrado!! Se comi cachupa, meu Deus, e que boa que ela era!! :D Aliás só não comi mais com medo de vir de lá a rebolar, e mesmo assim não fiquei muito longe disso!!
é melhor não falar disso (peso) caso contrário as transportadoras ainda começam a cobrar ao peso e... digamos que... saímos muito prejudicados! ;)
 
Top