Novidades

[Report] BERLIM

Raquel Campos

Membro Ativo
Olá pessoal,

Vou partilhar com todos vocês a minha ida a Berlim, no dia 16 de Novembro. Uma viagem de 3 dias que soube a muito pouco.
A minha viagem tinha um propósito muito forte do que propriamente conhecer a cidade em si. Neste caso, senão tivesse visto nada da cidade ficava feliz na mesma, foi tão bom ter proporcionado o encontro de três pessoas que já não se viam há mais de 20 anos.
O meu namorado não via o pai e o irmão desde criança (8 anos), os trambolhões da vida tem destas coisas. Através das redes sociais o meu sogro conseguiu encontrar o meu namorado e prometemos um dia ir a Berlim para um reencontro.
Esta era a forte razão que me levava a Berlim e consegui pelo menos que conversassem em 3 dias o que tinha ficado por dizer em mais de 20 anos.

No dia 16 de Novembro
Partimos de Lisboa às 7h05 pela TAP, 3h30 de voo até ao Aeroporto de Schonefeld. Correu tudo bem.
Ao chegarmos ao Aeroporto, sem problemas, mas a segurança é notória. O frio nem vos falo, já nem sabia se era frio ou nervos.
O momento do encontro estava quase, quase a acontecer e eu em pulgas.
O meu sogro e a sua companheira já estavam à nossa espera...aquele abraço de “meia hora”...sem palavras... os olhares diziam tudo. Mas não era o local certo para se conversar. Eu ganhei a medalha da chorona do ano. :D
  • O Aeroporto de Berlim-Schönefeld até ao centro da cidade são uns 35/40 minutos de carro, enquanto Aeroporto de Berlim-Tegel fica a 20 minutos.
Uma cidade tão escura, ruas cheias de folhas e um frio tremendo.

Como podem imaginar foi uma tarde de muita conversa, o reencontro dos irmãos... e mais uma choradeira. :p
Para o Jantar fomos às compras ao Shooping Scholss – Strassen- Center, perto de casa. Às 16h00 já estava de noite.

  • Os alemães não têm os nossos hábitos alimentares, dão valor a um grande pequeno-almoço, com queijos, com patés, fruta, sumo, vinhos, ovos mexidos e cozidos, pão quentinho, bolo, e muito mais...dedicam-se mais ao fim-de-semana. Durante a semana saiem de casa apenas com uma peça de fruta ou um leite quente, por volta das 6h, têm uma pausa de almoço de 30m, e no fim de trabalho 17h/18h jantam algo leve para irem dormir antes das 20h/21h. Que vidinha!
Dia 17 de Novembro
Acordar em Berlim... Que maravilha! Frio, muito frio.
Durante a tarde fomos até à Praça Alexander platz no centro da cidade, Avenida Unter Den Linden, imensos turistas, animação, lojas, e em preparativos para o Natal.
Nesta praça podem encontrar:
  • Torre de TV ou Berliner Fernsehturm, com uma fila enorme, parece que é costume. Há quem diga que podem comprar pela internet o passe vip evitando filas, mas é muito mais caro;
  • Metro Alexander que vos dá acesso a vários pontos de Berlim;
  • O Weltzeituhr, relogio Mundial, representa os diferentes fusos horários do mundo. Gigantesco!
  • Berliner Rathaus ou Câmara Municipal de Berlim;
  • Igreja Marienkirche ou Igreja de Santa Maria, igreja católica e a mais antiga;

  • Lojas e mais lojas de Souvenir. Pela praça estava alguns marroquinos a vender gorros peludos, típico gorros militares soviéticos, pediu-me 25 euros, a minha “sogra” lá regateou em alemão e consegui trazer por 10 euros. Neste caso, não se deixem enganar.

Seguimos de carro para o Shopping Potsdamer Platz Arkaden, enorme, elegante, com imensos restaurantes com comida alemã e internacional, até tem casino.
Na cave tem um túnel que nos dá acesso para a Praça Potsdamer Platz. Esta praça foi atravessada pelo muro de Berlim e deixada ao abandono durante décadas, nos dias de hoje é uma zona bastante movimentada, moderna e com animação.
- A escadaria que dá acesso do Shopping até à Praça Potsdamer Platz.
Em destaque:
  • Pedaços do muro em exposição pela rua;
  • Torre de vidro da DB Bahn, Empresa gestora dos caminhos de ferro;
  • Sede da Daimlerchrysler o edifício que domina a praça;
  • Sony Center um complexo que agrega Lojas, Restaurantes, Hotéis, Museus e o famoso cinema “CineStar IMAX” , que recebe todos os anos os maiores actores de cinema. Já era de noite... a praça em si é mágica...as luzes, a decoração das ruas, as pessoas...inesquecível mesmo.
Na praça Praça Potsdamer Platz encontra-se o Shopping mais recente da cidade o Mall Of Berlin e jantámos por lá.
Está dividido por uma rua e através de uma das entradas do Shopping podemos observar o Bundesrat - A Câmara do Parlamento Alemão - onde o presidente é eleito. Que enorme!!

Em Berlim há imensos Shoppings e repletos de gente. Encontram mais fácil um Shopping do que um Restaurante, e é mais barato também.

Deixámos o resto para o ultimo dia mas fomos tramados pelo mau tempo. :(

(...)
 

Raquel Campos

Membro Ativo
(...)
Dia 15 de Novembro

Mesmo com chuva e vento fomos até ao Portão de Brandemburgo.
Junto ao Portão um enchente de policias :( a população em Berlim começava a caminhada pela cidade em Homenagem às vitimas em França pelos atentados no Bataclan.
  • Junto ao Portão têm o Posto de Turismo;
  • Mesmo em frente ao Portão, ao fundo de uma longa Avenida e no meio de um rotunda, têm a Coluna da Vitoria;
- Não se vê bem já tirei de noite. Mas tive possibilidade de a ver várias vezes de dia e é linda.
  • Existe muitos Tuk-tuk para os turistas, não só junto ao Portão mas em toda a cidade. Nem a chuva os pára.
A poucos passos do Portão encontra-se o Memorial do Holocausto, consiste numa área com blocos de cimento, uns maiores que outros em memoria aos Judeus. Um lugar para se admirar mesmo sendo um símbolo de muito sofrimento. :( Não se pode subir os blocos para tirar fotos e há um Museu subterrâneo, gratuito, que relata algumas Histórias da Guerra. A não perder!

Como chovia muito, não queríamos “obrigar” a família a caminhar de um lado para o outro connosco e decidimos ir dar uns passeios mas de carro.

Podemos ver,
  • O muro de Berlim. Destaca-se nas margens do rio Spree com pinturas e retratos coloridos. Está protegido por grades para que as pessoas não estraguem.
  • Homem Molécula – Molecule Man é uma escultura do Americano Jonathan Borofsky situado no rio Spree, entre Berlin Ocidental e Oriental. Os três homens simbolizam a estrutura molecular da humanidade, uma combinação entre a água e o ar.
  • Checkpoint Charlie foi o nome dado pelos Aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Por norma, tem 2 militares vestidos como na época e prontos para tirar umas fotos com os turistas, a pagar,claro.
  • Palácio do Reichstag, Parlamento Federal da Alemanha, para visitar tem que se reservar com antecedência pela Internet. Na visita à cúpula recebem um audioguide grátis, com um Tour de alguns minutos na língua que escolherem e ouvem acerca da Cidade e do Parlamento.
  • Oberbaumbrücke, a ponte de Tijolos Vermelhos é um dos marcos da cidade. Que encanto!
Dia 16 de Novembro
Dia de regressar a casa.
Desfrutámos de um delicioso pequeno-almoço e seguimos para o Aeroporto de Schönefeld.
Na chegada ao Aeroporto e pelos acontecimentos em Paris, havia bastante controlo, mas já era de esperar.
Partida às 14h30 e chegamos a Lisboa às 17h10, com a TAP.

Observações
  • Provei a Cerveja e não gostei muito, talvez porque das duas vezes que pedi estava “morta”, sem gás, ou talvez tenha tido azar.
  • Não se admirem de ver bicicletas presas a postos sem rodas ou sem banco, como os Alemães já estão habituados que lhes roubem, arranjam esta bela solução.

  • Pelas ruas, vês imensas pessoas a vender Salsichas, Kebab, vinho quente, presunto. Podem sempre algumas destas tascas para provarem a gastronomia de Berlim;

  • Nunca me senti insegura, há policia em todos os cantos;

  • Estátuas de Ursos de Berlim, na rua, nas lojas... estão espalhados por toda a cidade;
  • Excepto Produtos de Higiene, acho a vida muito cara. Eles também recebem uns ordenados jeitosos, mas pagam impostos com força, para usufruírem das auto-estradas sem portagens, de médicos privados em vez de centros de saúde e muito mais...
  • Não acho os Alemães muito simpáticos pelo menos era o que me transmitiam. Mas senão souberem a língua alemã muitos falam em Inglês;

  • Não se vê refugiados pelas ruas. Disseram-nos que estavam mais afastados da cidade num campo para os Refugiados.

  • A cidade é linda, tem muita história...Aconselho mais que um fim-de-semana.
Não vos consigo explicar o que senti ao conhecer a cidade, queria conhecer mais e mais... mas 3 dias foi muito pouco.
Entrar nos Monumentos foi uma grande falha mas com a quantidade de turistas nas filas e do tempo ser escasso, terá que ficar para uma próxima.
Contudo, como vos referi, fui a Berlim por outros motivos mas adorei do pouco que vi.
Certamente que me esqueci de referir algumas coisas, mas, espero que gostem. Se tiverem alguma dúvida talvez consiga ajudar. :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Raquel Campos :)
Que belo pretexto para ir a Berlim! ;)
Gostei do que vi, e das informações prestadas, são sempre importantes. Foi pena a chuva estragar os planos.
Obrigada pela partilha, mais um bom destino para a minha lista! :p
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha e ainda por cima por um motivo tão forte como foi, torna ainda a viagem mais especial :)

Continuação de boas viagens :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Parabéns pelo report, gostei bastante e rever a cidade, fez há pouco tempo 1 ano que lá estive.

Também fui 3 dias e tal como tu fiquei com a sensação que ficou muito por ver, o que não é necessariamente mau pois assim temos desculpa para regressar :D
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Raquel Campos
Parabéns pelo report ... Realmente uma bela desculpa para conhecer Berlim:D Recheada de emoções.
Gostei do que vi, obrigada pela partilha;)
Em relação ás bicicletas nos postes, em Dublin vê-se o mesmo ate mesmo muitas :) sem as 2 rodas.
Continuação de boas viagens;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Raquel,

Muito Obrigado pela partilha :). Parabéns pelo o Report.... Além das emoções fortes que este report representa, há uma frase que diz tudo o que é o Portal das Viagens...
"Vou partilhar com todos vocês a minha ida a Berlim,.."
 

Flecha

Membro Conhecido
Vou partilhar com todos vocês a minha ida a Berlim, no dia 16 de Novembro. Uma viagem de 3 dias que soube a muito pouco.
A minha viagem tinha um propósito muito forte do que propriamente conhecer a cidade em si. Neste caso, senão tivesse visto nada da cidade ficava feliz na mesma, foi tão bom ter proporcionado o encontro de três pessoas que já não se viam há mais de 20 anos.
O meu namorado não via o pai e o irmão desde criança (8 anos), os trambolhões da vida tem destas coisas. Através das redes sociais o meu sogro conseguiu encontrar o meu namorado e prometemos um dia ir a Berlim para um reencontro.
Esta era a forte razão que me levava a Berlim e consegui pelo menos que conversassem em 3 dias o que tinha ficado por dizer em mais de 20 anos.

No dia 16 de Novembro
Partimos de Lisboa às 7h05 pela TAP, 3h30 de voo até ao Aeroporto de Schonefeld. Correu tudo bem.
Ao chegarmos ao Aeroporto, sem problemas, mas a segurança é notória. O frio nem vos falo, já nem sabia se era frio ou nervos.
O momento do encontro estava quase, quase a acontecer e eu em pulgas.
O meu sogro e a sua companheira já estavam à nossa espera...aquele abraço de “meia hora”...sem palavras... os olhares diziam tudo. Mas não era o local certo para se conversar. Eu ganhei a medalha da chorona do ano. :D
So li isto. E porque o motivo é tão nobre, que da minha parte mereces todo o meu carinho e respeito por esta ação, e tinha de o escrever já.
Mesmo por poucas palavras consegues mostrar uma emoção enorme. Gostei tanto de ler :)

Agora vou continuar a ler, onde parei :)
 

SLPereira

Membro Ativo
Bom report!
Em agosto estive em Hamburgo e gostei muito, fiquei com vontade de conhecer mais na Alemanha. Berlim está na minha lista, claro!
 
Top