Novidades

Que tipo de férias/viagem costumam escolher e o que dão mais importância

Que tipo de férias/viagem costumam escolher e o que dão mais importância

  • Menos de 40 anos, Praia e bom hotel/resort

    Votos: 28 44,4%
  • Menos de 40 anos, Cidade e bom hotel

    Votos: 1 1,6%
  • Menos de 40 anos, Cidade e hotel simples

    Votos: 4 6,3%
  • Menos de 40 anos, à descoberta (paisagens,caminhadas,cultura...)

    Votos: 17 27,0%
  • Mais de 40 anos, Praia e bom hotel/resort

    Votos: 10 15,9%
  • Mais de 40 anos, Cidade e bom hotel

    Votos: 0 0,0%
  • Mais de 40 anos, Cidade e hotel simples

    Votos: 0 0,0%
  • Mais de 40 anos, à descoberta (paisagens,caminhadas,cultura...)

    Votos: 3 4,8%

  • Total de eleitores
    63

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
29 votos, só ?...

Este tópico já me deu uma novidade, até agora ninguém colocou as cidades como destinos que consideram mais importantes.
Embora haja muitos relatórios de cidades, pelos visto, não é dos locais que ficam mais na memória.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
29 votos, só ?...

Este tópico já me deu uma novidade, até agora ninguém colocou as cidades como destinos que consideram mais importantes.
Embora haja muitos relatórios de cidades, pelos visto, não é dos locais que ficam mais na memória.
Eu respondi paisagens, caminhadas, cultura, quanto a mim as cidades inserem-se aqui... :)
 

isa rodrigues

Membro Ativo
Mais de 40 :baby:
Gosto de um bom Hotel, boa praia e bom tempo no Verao (ferias com a minha filha) mas no Inverno dou sempre um pulinho a cidades tanto nossas como la fora!
 

ladym

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
29 votos, só ?...

Este tópico já me deu uma novidade, até agora ninguém colocou as cidades como destinos que consideram mais importantes.
Embora haja muitos relatórios de cidades, pelos visto, não é dos locais que ficam mais na memória.
Eu falei nisso :) No inverno adoramos escapar a uma cidade :) Aliás, adoramos cidades :D
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Eu sempre que começo a planear férias, penso sempre em conhecer novas culturas, cidades, locais diferentes.
As pessoas que vão comigo de férias são loucas por praia, logo eu nunca consigo escolher um destino diferente de praia para férias.
Pode ser que este ano seja diferente. :D
 
Só de pensar nuns dias completamente calmos e opostos ao meu dia a dia, até começo a salivar. Ora, por isso a resposta, para mim, nesta fase, é óbvia: quero paz, sossego e isolamento = praia e bom hotel/resort.
 

Miguel Trindade

Membro Novo
Para mim não há melhor forma de recarregar baterias para a via quotidiana, do que andar 10km por dia e fazer várias cidades numa só viagem. Eu sei que o que acabei de dizer é um pouco paradoxal, mas o facto de ser bastante ativo e de ainda ser batante jovem, faz com que 1 ou 2 dias sejam mais que suficiente para recarregar baterias FÍSICAS. Porém, quando estou à descoberta, recarrego baterias PSICOLÓGICAS. É uma limpeza a fundo de toda a "porcaria" acumulada durante o tempo em que estive fixo num lugar.


pikota disse:
Eu sempre que começo a planear férias, penso sempre em conhecer novas culturas, cidades, locais diferentes.
As pessoas que vão comigo de férias são loucas por praia, logo eu nunca consigo escolher um destino diferente de praia para férias.
Pode ser que este ano seja diferente. :D
Que tal juntar o útil ao agradável? Há imensos sítios onde se pode conjugar a diferença de culturas com o "fazer praia", especialmente lá para os lados asiáticos.
Sai é bem mais caro do que ir para Espanha ou Itália -_-
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Cláudio Pereira

Está votado :).
Votei na primeira opção, mas gosto também de visitar cidades com património histórico, ferias na natureza, neve sem duvida alguma..., gosto de todo o tipo de ferias e viagens. Enfim sou mais um fanático por viajar .

Cumprimentos
 

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
para mim é sol, calor, comida e diversão

para já fartei-me um pouco das viagens mais culturais
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá,

Para mim o conceito de férias é muito simples: relaxar de uma ano de trabalho. Dito isto, pretendo esquecer e alienar-me de tudo. É óbvio, pelo menos para mim, que podemos fazê-lo em qualquer tipo de oferta, mas tudo depende daquilo que queiramos e do estado de espírito. Uma coisa que para mim é importante, ou que pelo menos procuro obter quando vou de férias é o ir "beber" algo que não possa por cá. Assim sendo, o estar "enfiado" num resort em regime TI e quando me espreguiço aparece um empregado a perguntar o que quero beber. Se isto é bom? Claro que si. É isso que quero? Normalmente não. Pois vejamos, o que é que eu aprendo da cultura desse povo? Nada. Pois nem a comida é local. O ambiente é artificial para ficar paradisíaco. No entanto, em determinadas situações é isso que me apetece. Eu pretendo sempre vir mais rico enquanto pessoa e trazer experiências que me fiquem para a vida e, sinceramente, numa situação dessas não acontece.
Outra situação, por exemplo, "passear" de autocarro por um qualquer país europeu parando aqui e ali. Se gosto disso? Por vezes sim , mas normalmente não, pois não nos perdemos nas estradas , não nos cruzamos com os locais, não sentimos o local. Julgo ser necessário "sentir" o pulso de onde estamos e todas estas ofertas super bem planeadas, permitem-nos umas coisas mas limitam-nos outras.
No meu caso prefiro, por norma, ser eu a organizar tudo, tal como fiz para este ano, vou fazer um safari de 11 dias no Quénia, permitindo-me ver o que quero e pela ordem que quero e não limitar-me às ofertas existentes nas agências, tanto no que se vê tanto quanto a datas. Claro que isto tem custos (pessoais), pois preciso de tempo e muita paciência para organizar tudo, mas também com isto poupo uns € e fico com o programa que exactamente pretendi.
Espero ter ajudado à discussão.
 

carla08

Membro Conhecido
Eu gosto de explorar os locais para onde vou, gosto essencialmente de natureza/caminhadas. Podia inserir-me nos menos de 40 à descoberta :), mas confesso que ultimamente (depois de 3 anos de noites mal dormidas (depois de ter filhos :p) e muito cansaço acumulado) me tem apetecido mais férias de puro relax, dolce fare niente mesmo :) O ideal era ter 2 férias por ano, uma com filhos de puro lazer e outra sem filhos, e ir à descoberta :) Não sendo possível tem que se conciliar as duas coisas em apenas 1 semana :)
 

Viagens pelo mundo

Membro Ativo
É difícil escolher uma opção...
Gosto de conciliar praia e cultura :) Mas, não preciso necessariamente de um bom hotel/resort... prefiro um hotel bem localizado para conhecer outros locais! Não me limito a estar no hotel, gosto de explorar!
Por outro lado, também gosto de cidades e viajo para uma sempre que posso!
Quando o orçamento dá para duas viagens é que é bom :D
 

jcho

Membro
Gosto muito de pôr a mala às costas e explorar, descobrir a cultura, falar com os locais. Organizo as minhas viagens de forma a poder estar em contacto com a cultura o máximo que consiga, sempre com o objectivo de descobrir, explorar e sair desse lugar mais "rico" do que estava antes da viagem.
Haja dinheiro, saúde e disponibilidade de tempo que hei-de viajar e descobrir o mundo sempre que possa.
 

Lady_R

Membro Conhecido
Desde quando é que ficar num resort exclui as caminhadas, cultura, etc? o_O Nunca ouviram falar em excursões, ou em combinar dois tipos de férias?
Pessoalmente, adoro férias em que possa ficar num hotel ou resort, sem ter de me preocupar com refeições, limpezas, e afins, mas tenho de ter coisas diferentes para fazer pelo meio; não consigo estar uma semana ou duas, simplesmente esticada ao sol, sem fazer mais nada :p
 

Snider

Membro Conhecido
ATENÇÃO: o meu comentário, é isso mesmo, o MEU comentário. Não é com intenção de ir contra alguém, é apenas uma opinião pessoal, com alguma ironia à mistura. Já foi tema de várias conversas entre as pessoas próximas.

Tendo em conta que ainda sou jovem e não tenho assim muito dinheiro, não consigo pensar em gastar mil euros num resort para ficar limitado aquilo. Quase todo o dinheiro e oportunidades de viagens têm que ser canalizados para conhecer cidades, percorrer quilómetros, conhecer culturas, estar no meio dos palcos históricos, ver paisagens, enriquecer, vir de uma viagem com muitas histórias para contar e com a mente recuperada.

Gastar mais de mil euros num resort, não planear nada (a não ser o hotel que vão escolher, as datas e a excursão que vão fazer), ter que apanhar um avião, apanhar um taxi para ficar num "quadrado" que podia bem ser em qualquer sítio do planeta, inclusive em Portugal, quase sem sair de casa...Não é para mim.
Para quê? É a questão que me coloco agora. Neste momento, para mim, é preferível arranjar uns trocos e ir para uma praia em Portugal (que diga-se de passagem, o que não falta por estes lados são praias de top) para descansar fisicamente, sem fazer nenhum e dessa forma poupar para uma viagem cheia de oportunidades.

Deixo algo para se reflectir:
Qual a probabilidade de terem uma história para contar num resort? A viagem em que o avião se atrasou? A viagem em que beberam o Cocktail Cosmopolitan? A viagem em que o gelo demorava 1 min a derreter por completo? A viagem em que os vizinhos do lado faziam muito barulho durante as "brincadeiras"? A viagem que comeram a melhora lagosta?
E quando os amigos perguntam aquelas coisas básicas, como por exemplo: Foi porreiro? O que fizeram? O que viram? O que acharam das pessoas? É muito caro por lá?
E quando forem mostrar as fotos aos familiares? :D

Confesso que depois de começar a trabalhar, só lá vai há um ano, sinto vontade de neste verão ir 4/5 dias de férias para uma praia, sem preocupações, sem aviões para apanhar, sem planeamentos para fazer, enfim, sem nada para fazer. Mas essa vontade de fazer nenhum, não me faz gastar mil euros num resort.

O melhor seria sem dúvida, conjugar a praia com as cidades, como por exemplo: Açores/Madeira, Barcelona/Valência, Sevilha/Málaga, Sardenha/Sicília, Croácia, Grécia/Ilhas, Egipto, Dubai, Tailândia, Vietname, etc...
 

Lady_R

Membro Conhecido
@Snider, vê-se que ainda não passaste férias num resort, e num onde possas conjugar o dolce fare niente, com actividades diferentes do que se faz por cá. Quando experimentares, talvez tenhas outra perspectiva.

"Qual a probabilidade de terem uma história para contar num resort?" Ah, e eu não viajo para ter histórias para contar... Viajo para mim :) Já passei a fase de me importar com os outros, há muitos anos.
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Ora aqui está um tema interessante, com muitas diferenças de opinião :D
Em primeiro lugar, diversidade é uma vantagem que, para o viajante, para a sua experiência pessoal e humana, se consubstancia numa qualidade. Ou seja, à partida, quanto mais viajamos (quero acreditar nisso) ficamos mais sábios, mais tolerantes. Quanto mais variarmos o tipo de destinos, melhor. Creio eu :)
Em segundo lugar, como em tudo, há uma velha máxima que diz: "gostos não se discutem". Li alguns posts e, no fundo, acabo por concordar com todos (em parte, ou na maioria). É espectacular ir para uma praia paradisíaca num bom hotel, em regime TI? Claro. É muito bom descobrir novas culturas, partir de forma espontânea? Claro.
Vou falar do meu caso particular.
Eu sou "apanhado" por viagens e, se tivesse meios e férias de 145 dias :D, não excluiria nenhum país. Mesmo os mais exóticos e/ou perigosos. Porque o meu gosto advém da curiosidade por aprender, por conhecer e por ser surpreendido com novas experiências. Neste sentido, tanto me dá prazer visitar uma grande cidade europeia, conhecer um pouco da sua história, da sua arquitectura, dos costumes das suas gentes, provar a gastronomia local, aprender um pouco da língua, entre tantas outras coisas possíveis... como, obviamente, me dá imenso prazer estar num local onde não tenha que me preocupar com refeições (por exemplo) e um TI num destino de praia sabe muito bem. A questão é que, mesmo num destino de praia, com o tal resort de pulseirinha, penso que se deve explorar um bocadinho (passeios, excursões) e tentar sair um pouco da "zona de conforto". No meu caso, nos últimos dois anos, estive em Cabo Verde (Ilha do Sal) e México (Riviera Maya), num tipo de férias mais tranquilo e sossegado, embora tenha tido a oportunidade de sair do hotel, conhecer pessoas e mais sobre a história do destino em questão. Se tivesse disponibilidade (e orçamento), gostaria de conciliar diferentes tipos de viagem, quiçá intervalar praia com cidade, por exemplo.
Muito embora não tenha viajado tanto como gostaria, o que aconselho é procurarem algo novo e diferente: é isso que nos enriquece. Mesmo que gostem de, após um ano de trabalho, ir relaxar uma semana para as Caraíbas, pensem (igualmente) em alternar, ou conciliar, com cidade, algo mais cosmopolita, ou com outro tipo de paisagem (neve, montanhas, campo). Uma vez mais, falando do meu caso pessoal, adoraria visitar algum país do sudeste asiático (Cambojda, Vietname, outro), pois não conheço. Mas, um destino como Jordânia, Irão seria também espectacular. Ou a Islândia. Ou a Argentina. O ideal passa, sempre, pela realização pessoal, por abrir os olhos para o que o mundo tem para nos oferecer :)
 

carla08

Membro Conhecido
Neste tipo de questões há sempre choque de opiniões, e é positivo até a um certo ponto.. até começarmos a achar que o nosso sentido das coisas é superior ao do nosso "vizinho". As experiências são individuais, muito divergentes e ainda bem que assim é! No final do dia o que conta é se estivemos bem e fomos felizes, seja a explorar "culturas" ou de papo para o ar a apanhar sol :)
 
Top