Novidades

Que lembranças é que vale a pena trazer da Tunísia?

Olá,
este ano vou pela primeira vez para a Tunísia, no fim de Junho, e já estive a fazer a minha pesquisa exaustiva pelos tópicos sobre este país aqui no portal, no entanto não consegui encontrar muita coisa sobre que tipo de lembranças/artesanato é que vale a pena trazer da Tunísia.
Gostava de saber também preços aproximados, e se estiverem com disposição para isso, podem colocar fotos para ajudar a perceber o que se pode encontrar por lá.

Obrigada!
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Liliana,

Já fui duas vezes e vim sempre bem carregadinha por pouco dinheiro!
Aconselho imenso os pouffs de pele de camelo. São lindíssimos, com imensos modelos e padrões. Entre 10 a 13/14 euros, conseguem-se puffs muito bons.
Recomendo também o serviço de chá, com os copinhos pintados à mãe e o bule e o prato em prata gravados. O meu tem 6 copos e custou cerca de 18 euros.
As shishas ora para fumar, ora para decorar também são uma boa compra. Os preços são altamente variáveis em função do material e do tamanho. A mais barata que encontrei foi a 4€.
Eu não resisti a um tamborim de carvalho, pintado à mão que tenho na minha coleção de tamborins. Custou 10€ e o vendedor não ficou satisfeito com o negócio.
Para quem gosta de roupas de dança do ventre, é coisa que também há por lá em abundância. Mínimo 12,50€.
Há imensa joalharia em prata berbere, mas com pouca qualidade - brincos, pulseiras, etc. Comprei uma pulseira a 4€.
Também trouxe um bule de cobre e cerâmica muito bonito e uns anos mais tarde conjuguei com um pequeno pote do mesmo género que comprei em Casablanca, Marrocos. Custou cerca de 3€.
As portas típicas existem aos montes para pendurar na parede. São lindíssimas e um souvenir bastante típico. Comprei uma para oferecer a cerca de 4-5€.
As rosas do deserto vendem-se por todo lado. São uma rocha em forma de rosa comum na região do Sahara. 1 dinar (+- 50 a 60 cêntimos).
Há, também, umas garrafinhas com areia, sendo que a areia faz um padrão de imagem. Não comprei e não sei referir preços.
As tagines são um souvenir fantástico, a par dos cinzeiros típicos para quem fuma e do prato de aperitivos. A partir de 4-5 euros para as tagines e os pratos de aperitivos. Cinzeiros não me recordo porque não comprei.
Se quiser depois posso enviar algumas fotos de alguns destes souvenirs, se pretender ter uma ideia de como eles são.
Há uns packs de pacotinhos de especiarias que custam cerca de 2 dinares. Uma lembrança baratinha e excelente.
Ímans há aos montes e de todos os feitos...Mais de 1 dinar por um íman é caro.

Aconselho que a compra seja feita preferencialmente em lojas de preço fixo, onde há um valor justo pelos produtos. Em contrário prepare-se para o desgaste e para o jogo psicológico. O 1º a ceder perde. É assim que se regateia.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Eu trouxe uma "Xixa" ou "shisha", tabaco para a mesma, serviço de chá com os copos tradicionais e uma almofadas bordadas tipicas.

Encontras também muito artesanato e produtos em ouro.

O truque para fazer boas compras é regatear tudo, defines um preço máximo que queres pagar (convem que seja minimamente justo) e regateias se o vendedor não ceder passas ao próximo, algum deles ceder :)
 
  • Gostar
Reações: DDD

DDD

Membro Ativo
Eu só comprei um camelo :D. Mas reforço a ideia que tudo deve ser regateado.

Abraços...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Seguem as fotos do que comprei para mim e para minha casa. A porta comprei para a minha mãe e a shisha para o meu namorado, como tal não os tenho comigo para fotografar.

Pouffs

Serviço de chá

Miniatura de camelo para a vitrine

Tamborim em carvalho

Bule em cerâmica e cobre

Pulseira em prata berbere

Ímans (o quadrado foi o único mais caro - 2 dinares - pois foi comprado no Museu do Bardo)
 
Última edição por um moderador:
Muito obrigada a todos!
Adoro artesanato e na Tunísia há muita variedade, mas já estou a ver que vai ser como no México, sempre a regatear.
Os preços também me parecem relativamente acessíveis, vamos lá ver se não me perco muito....

Inês,
obrigada pelas fotos (adorei o bule laranja e o serviço de chá) e pela descrição pormenorizada de tudo, admiro muito a sua dedicação a esclarecer as dúvidas do pessoal aqui do portal das viagens. Aliás, até escolhi o hotel em que vou ficar (Iberostar em Mahdia) devido aos seus conselhos. Em relação a lojas em Mahdia, aconselha alguma lá perto? Li que costumam ter uma feira/mercado, mas não percebi se é todos os dias ou se há um dia fixo. Vale pena lá ir?
Agora só me falta decidir que excursões vou fazer, mas ainda tenho tempo para isso.....
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Liliana,

É com todo o gosto que ajudo em tudo o que puder e agradeço o reconhecimento.
Vai ver que vai adorar o hotel e Mahdia.
O mercado em questão realiza-se às sextas feiras e foi na 6ª feira que fiz a excursão de Tunis, Cartago e Sidi Bou Saïd. Sei que é bastante movimentado o centro de Mahdia nesse dia e já li que podem ver-se as bordadeiras ao vivo a executar a sua arte. Eu fui na 4ª feira e no domingo, por isso vi tudo com calma e pouco movimento.
Recomendo duas lojas em Mahdia e são ambas de preço fixo, mas eu confesso que na 2ª que vou indicar perdi a cabeça e regateei um "pack" de produtos que quis trazer. estava um casal de amigos connosco que até ficou com pena do dono da loja, porque eu trouxe tudo por uma pechincha.
A primeira loja é muito perto do hotel. saindo do mesmo é ir na direção dos outros hotéis, no sentido oposto ao centro de Mahdia, e é uma loja num prédio relativamente recente e que fica de gaveto se a memória não me falha. É um espaço novo e bastante organizado, ótimo para comprar ímans, miniaturas e peças mais pequenas. Foi aí que comprei o camelo em miniatura e os ímans.
A segunda loja é dentro da medina de Mahdia. Entrando pela entrada principal em frente à rotunda, é seguir sempre em frente e fica a cerca de uns 100/150m da entrada. Vou ver se encontro alguma foto que possa indicar a entrada em pormenor. Na altura era a única loja de preço fixo na medina, mas isso também pode ter mudado. No 1º andar há uma coleção imensa de pouffs e foi lá que comprei o meu laranja.
Se nunca esteve na Tunísia, é imperdível a viagem de 2 dias ao deserto.
 
Top