Novidades

Quanto gastar numa viagem??

ploferreira

Administrador
Staff
PESSOAL! só para avisar que finalmente marquei viagem! demorou mas foi xD

consegui na net viagens para ilha do sal, 680€ pessoa tudo incluido! ja esta reservado ;)
Obrigada a todos!
Patricia se calhar agora que já tens destino é melhor abrires um tópico novo na secção de Cabo Verde para colocarem as tuas dúvidas sobre esse destino em particular
 

ssmt

Membro Ativo
Muito obrigada pela sua resposta Flecha (agradecimento com um ano de atraso...desculpe)!
De facto há prioridades para cada um e para mim não será certamente um PC de 1.500,00€ que me proporciona uma sensação de felicidade....mas isso sou eu, claro! E mesmo assim não faço as viagens que gostaria....nem para lá caminha!
Sou meia viciada em blogs de viagens e sigo alguns portugueses que fizeram a volta ao Mundo, pelo menos permite-me sonhar um pouco!
Flecha já vi esse desafio e acho interessante, porque depois cada um pode adapta-lo as suas necessidades e sua realidade.
Para além das formas que referi que utilizo para juntar dinheiro para ir de férias....agora adoptei outro, principalmente para fazer as férias que considero "extra"....podem considerar meio pateta, mas já resultou para ir este ano a Salou por exemplo.
Então é o seguinte e vou partir do objectivo que tenho agora, que será ir a Menorca em 2017:
1º Estabeleço uma data para realizar a viagem;
2º Estabeleço um orçamento;
3º Vejo quantos dias são desde a presente data e a data da viagem aproximadamente e depois divido o valor total pelos dias, ou seja, por exemplo são 1.150,00€ / 455 dias = 2,53€ de poupança diária. Agora podem-me dizer que era mais fácil chegar ao início do mês e colocar os 75,00€ de parte, mas aqui também entra o factor psicológico. Eu apenas adaptei este sistema à minha vida e ao meu dia-a-dia. Não quer dizer como é óbvio que funciona com toda a gente.
Depois de ir a Menorca irei estabelecer um objectivo um pouco maior, mas com um prazo de realização muito superior também.
Quanto ao valor a gastar, isto também depende muito de cada um. Se para muitos gastar 1.000,00€ pp numa viagem à RD é um bom preço, para mim muito mais que 800,00€ já não é aceitável. Não porque não considere um valor justo ou não, mas porque simplesmente também não posso.
 

André Vieira

Membro Conhecido
Bem, só hoje descobri este tópico e já li as 6 páginas e encontrei dicas bastante úteis.
Na minha opinião, o planeamento é a chave para o sucesso. É verdade que muitas vezes em last minute se encontram preços espectaculares mas com antecedência temos tempo para poupar, escolher o destino, simular, etc...
Eu por exemplo, ando a planear uma viagem às Maldivas em 2017 e já desde Dezembro de 2015 que criei este tópico e que ando a fazer vários mealheiros. Estou a fazer o desafio que o @Flecha mencionou e neste momento já tenho 325€ nesse mealheiro. Espero até ao fim do ano ter os 1300€ nesse mealheiro. Tenho outro mealheiro onde vou colocando todos os dias/semanas o que me vai restando. Vou às compras e gasto 74€, mas na minha cabeça imagino que gastei 80€ e meto esses 6€ no mealheiro. E assim sucessivamente... É verdade que me privo de algumas coisas mas viajar é o que mais gosto de fazer e tenho isso sempre em mente. Algumas vezes convidam-me para jantares e penso cá com os meus botões: "Eu e ela (minha namorada) vamos gastar 40€ para ir jantar fora e ficamos satisfeitos 2 horas e depois já lá foi o jantar pelo cano...":D pegamos nesse € e vai para o mealheiro. Pode parecer um pouco exagerado mas tentamos poupar ao máximo em tudo o que podemos para podermos ter 1/2 semanas fora da nossa ilha e principalmente fora do nosso país.
Cada qual tem a sua forma de viver a vida, o que compreendo perfeitamente, mas nós aproveitamos à nossa maneira e até hoje ainda não me arrependi de um único cêntimo gasto em férias. Por isso o meu conselho é que nunca ponham em risco o vosso futuro mas que aproveitem ao máximo o presente porque sabe-se lá o que está para acontecer... ;)
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Eu partilho bastante da ideia apresentada pelo @André Vieira , dado que eu e a minha estimada, não somos muito dado a grandes jantares, borgas e noitadas, temos os nossos excessos e as nossas poupanças. A ideia das Maldivas 2017 também já está em curso desde 2015 e o mealheiro vai crescendo.
A mais recente ideia de poupança foi colocar de lado o mesmo valor que gastaria se ambos fossemos fumadores! Mas daqueles que fumam pouco!
Também pagamos a diferença de todos os cafés que bebemos em casa ao invés de ir beber no café à rua.

O conselho dado pelo André, que "nunca ponham em risco o vosso futuro mas que aproveitem ao máximo o presente", vai um pouco bater no meu lema de vida "Carpe Diem", que ainda de um modo um pouco comedido, se aproveite cada dia ou momento como se fosse o último!

Não vou gastar as minhas economias todas para ir de férias, ou deixar de ter a minha casa para ter um carro de 150.000€... mas também não vou juntar dinheiro desde a adolescência até aos 70 anos para comprar a minha casa a PP ( e durante esses anos todos, nao passeio, nao compro nada, nao vou de férias, não saio de casa... ou seja.. não vivo).
 

rosinha

Membro Ativo
Há alguns anos consigo dinheiro para as férias fazendo um mealheiro mensal. Quando recebo o ordenado tiro uma fatia para férias e guardo.
Deixei de almoçar fora aos fins de semana (em casa ainda como melhor) e durante a semana levo almoço para o trabalho. Tenho amigas que passam a vida a juntar-se para almoços e jantares e eu simplesmente não alinho. Depois quando vou de férias dizem que não podem como eu. E eu respondo que me privo de alguns luxos e que à custa disso consigo fazer férias 2 vezes com a familia.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Também só vi o tópico ontem! Para mim viajar também é uma prioridade;)
De modo geral as minhas formas de poupança são estas:
- Desde que trabalho tive quase sempre um part-time. Neste momento são ambos na mesma cidade e perto de casa, pelo que vou a pé e poupo no carro.
- O dinheiro do part-time está numa conta à parte para férias (tive de abrir outra conta por causa da casa e aproveitei para dividir receitas).
- Destinos de férias: algumas vezes aproveito promoções malucas de última hora, outras marco com bastante antecedência se vejo algo barato.
Os destinos são muitos, por isso, depende sempre da promoção que se encontre e vou vigiando os preços dos voos para saber quando comprar.
- Viagens por Portugal: tento combinar em grupo e dividir carro e hotel.
- Vestuário: quase sempre nos saldos, excepto sapatos pois há poucos números. Trabalho de farda... estrago pouco a roupa.
- Comida: às vezes levo marmita às vezes vou ao refeitório no trabalho. Guardo os restos. Vou a restaurantes mas sem exagero.
- Supermercado: aproveito sempre os produtos em promoção 50% e talões de desconto.
- Espectáculos música/teatro/dança: evito os mais caros pois muitas vezes custa mais que um bilhete de avião.
- Vou ao cinema com cartão NOS - não me consigo desfazer do pacote telefone-net-tv!!
- Compro livros em promoção e peço emprestados.
- Compras mais caras e não essenciais: apondero se preciso mesmo ou prefiro gastar numa viagem.
- Não sinto necessidade de ter todos os gadgets nem últimos modelos do que fôr.

Gasto os euros no que preciso para viver confortável no dia-a-dia, sem exageros e sem desperdícios pois nunca fui muito gastadora e sempre tentei poupar algo.
Certamente também gastarei dinheiro em coisas que outros acharão fúteis... não resisto a comprar um guia de viagem em papel mesmo já tendo os guias em pdf!
Há de certeza mais coisas, mas de momento não me ocorre mais nada...
;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Achei este tópico bem interessante e pertinente.
Cada vez pretendo viajar mais, e no meu caso (emigrante) o mais frustrante é que o que fica sempre mais caro são as viagens para Lisboa. Em 2014 fui lá 05 vezes, em teoria fartei-me de investir em viagens mas sempre para o mesmo sitio! :rolleyes: Uma delas foi mais em cima da hora, no Verão, e lembro-me que custou perto de 500€ (ida e volta). E este ano lá terei de ir no Natal, época alta...
Assim sendo, poupança e gestão de orçamento ficam ainda mais complexos :eek::oops: ... Porque visitar a família é importante.
Vou seguir as várias dicas interessantes neste tópico!
 

Snider

Membro Conhecido
Relativamente à pergunta do tópico, dou um exemplo recente. Acabei de chegar de uma viagem, a Munique, com os seguintes gastos:
-Avião: 107 € (um pouco caro)
-Hotel (4 noites): 128 €
-Transportes: 60 €
-Lembranças: 20 €
-Entradas em locais: 25 €
-Comida/cerveja/cafés: 100 €
TOTAL = 440 €

NOTA: os custos da comida foram apenas para 3 dias e meio, visto que só tive praticamente 3.5 dias de viagem, por causa dos horários dos voos.

É caro? Eu não acho... Hoje em dia, viajar não é um luxo. Existe a internet e existe muita oferta :D
Isto é apenas uma questão de prioridades e de gostos.
 

Bee

Membro Conhecido
Infelizmente, sou mais uma das que está condicionada com as férias em Agosto. Infelizmente paga-se mais em tudo!

Concordo que vai das prioridades das pessoas. O que para mim é prioritário, pode não ser para outros e vice-versa. Não há certos e errados. Há prioridades e objectivos de vida diferentes! Enquanto casal somos mais uns que se enquadram no grupo de viver regradamente para poder viajar. Se deixo de ir a um restaurante, cinema, etc? Não! Agora não o faço tanto quanto gostaria é certo! Mas não me arrependo.
O que ainda me causa alguma confusão é muitas pessoas dispararem disparates sem se preocuparem minimamente em fazer contas.

Há tempo falava com uma pessoa que dizia que não pode fazer férias fora, nem mesmo comprar um carro melhor para a família porque o dinheiro não dava e que eu tinha uma vida fácil porque não tenho filhos. Não me causaria qualquer confusão este argumento não fosse o caso de a mesma pessoa ter admitido que só em tabaco gasta todos os meses entre 200/250€.
Então a questão não é o dinheiro, são as prioridades! Ele acha prioritário comprar tabaco, ok! (não concordo p/ vários motivos, mas respeito :p), eu acho prioritário poupar e usar parte da poupança para as férias.
Muitas pessoas que vão de férias em Agosto para o Algarve se alem do alojamento somassem os custos de combustível, portagens, comer, saídas à noite, etc. perceberiam facilmente que com um pouco mais de dinh€€€iro conseguiriam visitar outros sítios. E aqui já entra o outro conselho dado neste tópico: planear e reservar com antecedência!
 

yara

Membro Conhecido
Infelizmente, sou mais uma das que está condicionada com as férias em Agosto. Infelizmente paga-se mais em tudo!

Concordo que vai das prioridades das pessoas. O que para mim é prioritário, pode não ser para outros e vice-versa. Não há certos e errados. Há prioridades e objectivos de vida diferentes! Enquanto casal somos mais uns que se enquadram no grupo de viver regradamente para poder viajar. Se deixo de ir a um restaurante, cinema, etc? Não! Agora não o faço tanto quanto gostaria é certo! Mas não me arrependo.
O que ainda me causa alguma confusão é muitas pessoas dispararem disparates sem se preocuparem minimamente em fazer contas.

Há tempo falava com uma pessoa que dizia que não pode fazer férias fora, nem mesmo comprar um carro melhor para a família porque o dinheiro não dava e que eu tinha uma vida fácil porque não tenho filhos. Não me causaria qualquer confusão este argumento não fosse o caso de a mesma pessoa ter admitido que só em tabaco gasta todos os meses entre 200/250€.
Então a questão não é o dinheiro, são as prioridades! Ele acha prioritário comprar tabaco, ok! (não concordo p/ vários motivos, mas respeito :p), eu acho prioritário poupar e usar parte da poupança para as férias.
Muitas pessoas que vão de férias em Agosto para o Algarve se alem do alojamento somassem os custos de combustível, portagens, comer, saídas à noite, etc. perceberiam facilmente que com um pouco mais de dinh€€€iro conseguiriam visitar outros sítios. E aqui já entra o outro conselho dado neste tópico: planear e reservar com antecedência!
Ora nem mais...
Concordo com o teu testemunho a 200%...
"Há prioridades e objectivos de vida diferentes!"
Tudo se resume a esta frase...
E muita gente não compreende isso...
E não, não deixo de ter vida para viajar.
Como fora pelo menos 3 a 4x por mês, em sitios não muito caros, mas como. Lancho fora pelo menos 1x por semana e tomamos café fora todos os dias...
Faço compras de coisas que gosto que sei que são caras e eu consigo compra-las na mesma porque cá em casa também gostamos de "modas"...
Cinemas e isso não vou muito mas porque não sou disso mas se fosse faria um meio termo para ir de vez em quando...
E todos os meses estabelecemos um X para a poupança, se não vai esse X todos os meses, há um mês em que fazemos esse X multiplicado por 5 meses que não conseguimos pôr...
São prioridades... :rolleyes:
 
Top