Novidades

Quanto gastar numa viagem??

patricia_91

Membro
Boas pessoal! Sou nova no fórum e já vi que há muita gente viajada aqui..
Pode ser uma pergunta parva, mas como nunca viajei muito, eu não sei como conseguem viajar tanto num só ano??

Já reparei nos países das pessoas aqui do forum e vejo que foram a Marrocos, Tunísia, Grécia tudo num ano, como conseguem? podem dar uma ideia de quanto gastam por viagem?
é que este ano vou para Marrocos, mas por pessoa vamos gastar 800€ e para mim é mais que um ordenado. embora gostasse de visitar mais países, não dava nem pelo dinheiro nem pelo tempo que tenho de ferias!
Será que sou eu que arranjo preços caros ou é so uma questão de fazer um vaquinha?
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Boas patricia_91
Realmente essa é sempre uma questão pertinente, que aliás não acho nada parva.
Falando por mim, tenho como objetivo sempre 2 viagens anuais, uma de verão de uma semana completa de dolce fare niente sempre com praias jeitosas como plano de fundo e outra apanhando algum fim de semana prolongado de 3 ou 4 dias. Isso obriga-me então a uma vaquinha anual e 1 porquinho anual lol passo a explicar, todos meses tiro algum dinheiro a pensar nas férias (o ideal são 100 euros por mês, que dá 1200 ao final de 1 ano, mas imagino que 100 euros possa ser demasiado para alguns ordenados, então se andar por volta dos 50 ou 70, depois antes das férias dá para completar o pacote recorrendo ao subsídio ou algo assim) esta é a tal vaquinha. Para a outra viagem tenho mesmo 1 porquinho de barro que vou enchendo com todas as moedas de 1 e 2 euros que me vão chegando às mãos... quando está cheio costuma andar em torno dos 400/500 euros, que chega para a tal viagem de fim de semana...
Mas acho que para isto tudo fazer sentido há que realmente querer e dar valor às viagens, porque é tentador gastar o dinheiro com coisas na hora em vez de guardar e esperar... Eu encaro isto como uma espécie de mensalidade essencial, como uma conta da MEO...
Espero ter ajudado.
 

patricia_91

Membro
Obrigada! pois tenho de tentar criar essa "vaquinha" pensar como uma motivação, pois eu adoro viajar..e olho para o teu relatório de viagens e até doí xD que inveja! já pensei foi na altura do ano novo fazer outra viagem..mas ate la duvida que consiga juntar.
é que depois o problema do tempo..so tenho 1 semana em Agosto, se for 1 viagem por ano, demora muito! =P

já agora, nas viagens que tens feito tens algum limite no orçamento que pões todos os anos? compras com alguma antecedência?
 

Gonçalo Martins

Membro Ativo
Olá Patrícia:

Pois, é tudo uma questão de prioridades.

No meu caso, desde há 3 anos que a prioridade foi aumentar a família, sendo que as energias e en€rgias foram dirigidas para essa verdadeira viagem :) Entretanto está a ficar na hora de começar as viagens a 3, e começa-se a fazer planos.

A tua questão tem muita pertinência, e tem na minha opinião 3 vectores muito simples: prioridades, organização e pesquisa.

Se viajar é uma prioridade tua, vais viajar de certeza :)

Já tiveste um excelente exemplo de como podes organizar algum valor mensal para este destino, segue-o que resulta de certeza.

De facto, neste espaço conseguem-se informações "privilegiadas" dos locais a visitar e dos seus preços. Há muita informação e membros que ajudam a conseguir umas verdadeiras pechinchas. Vai-te integrando e estando atenta. ;)
 

patricia_91

Membro
É que questiono-me pois embora queria muito viajar e ás vezes só penso "epah que se lixe, vamos viajar e aproveitar a vida" também tenho receio de ser impulsiva e se calhar gastar demais num luxo.
Por exemplo a partida irei marcar viagem para Saidia por 800€ por pessoa, hotel 5* e tudo incluido.. Não está mau acho eu! No entanto não sei se estarei a dar demais, comparando com as viagens que tenho visto na lista do pessoal do fórum.. Não sei quanto costumam gastar em media numa viagem destas..=)
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Eu pessoalmente tento poupar para ter um "pé de meia" os 2 subsídios anuais e o resto mensalidade criar a tal vaquinhas para as viagens. Depois é uma jogada muito grande com a companhias low cost na Europa. Ja fui para londres por 25€ ida e volta e Barcelona igual.

Prescindo diariamente de alguns luxos do dia a dia para puder viajar...

E pensar concretizar viagens de mais 1 semana uma por ano ou de 2 em dois anos conforme for possível. Mas a minha linha de pensamento é sempre vou poupar no hotel (tendo sempre a limpeza e o conforto) para ficar com €€ para as próximas ferias.

Depois há que ponderar quando se organiza uma viagem fugir a 7 pés das agências de viagens (excepto em certos pacotes charters). E no que toca a hotéis ver sempre alternativas como o homeaway ou airbnb pois um apartamento pode ficar bem mais em conta. ;)
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Patricia,

A tua questão é pertinente e eu próprio a coloquei há uns anós atrás...

Embora não viaje tanto como gostaria, tento faze-lo sempre que possivel, tem de haver um equilibrio pelo que o ideal será sempre estipular um orçamento anual para férias e depois marcar as viagens em função desse orçamento.

Se o ano correr melhor e houver outros rendimentos extraordinários ou se apanhar uma promoção espectacular é uma questão de aproveitar para fazer mais uma viagem, caso contrario faz-se uma por ano.

Depois para certos destinos, especialmente dentro da Europa, tens a possibilidade de marcar a viagem por companhias lowcost, hoteis pelo booking ou similiares, onde consegues uma redução significativa face às propostas das agências de viagens, para outros destinos já se torna bastante mais complicado.
 

wanderlust

Membro
Bem, vou dar aqui o meu contributo numa óptica de viagens baratas.
Este ano já fiz 2 viagens e acabei de marcar a 3ª.

Em Janeiro, fui 4 dias a Londres e paguei 29,38€ pelos voos -> promoção ryanair + 3 noites alojamento no Peckham Lodge 60€.
Em Junho fui até Menorca 6 dias e paguei 152€ pelos voos + 72€ alojamento (apartamento)
Em Outubro irei até Budapeste paguei 128€ pelos voos -> promoção da semana passada da TAP + 3 noites alojamento 19€.

Ora, em 3 viagens gastei entre voos e alojamento 460€. Mesmo que durante a estadia gaste o dobro, ficam 3 viagens num ano por 1000€.

Tudo depende da disponibilidade financeira de cada um...mas eu sou adepta do viajar mais, por menos ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
outra boa pergunta, como costumam viajar? através de agencias ou tratam voces?
Normalmente trato sempre eu, excepto para destinos como resorts (México etc. onde por norma não compensa) ou paises mais "complicados" (Egipto, Túnisia e similares)

Outra regra importante, tentar sempre viajar fora dos picos, por norma tiro sempre férias em Maio, Junho, Setembro, Outubro para evitar os picos de turistas e preços inflacionados.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Isso é fácil para quem tira férias quando quer, eu tenho férias só em Agosto, é quando posso, por isso apanho os preços mais ALTOS.
Pois por isso referi "(...) tentar sempre viajar fora dos picos (...)"

felizmente tenho essa alternativa, mas referi porque conheço muitas pessoas que podendo tirar férias quando quiserem optam por tirar nos meses de época alta, quem não pode, obviamente que já tem ai um agravante para fazer várias viagens por ano ;)
 

roller

Membro Conhecido
Isso é fácil para quem tira férias quando quer, eu tenho férias só em Agosto, é quando posso, por isso apanho os preços mais ALTOS.
Mas mesmo em Agosto, um pessoa jogando com a antecedência pode conseguir bons preços... e tratar sozinha da viagem...se for pacotes charters ai já é diferente mas como existe sempre alguns operadores e partidas de madrid saber jogar com isso tudo é o segredo! ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não é pelos preços de Agosto que depois não faço mais viagens.
É porque viagem para mim é "Completa", relaxar, TI, praia paradisíaca, etc, Mas cada um tem o seu gosto.:)
Certo, o que não inválida que indo para uma praia paradisíaca com Ti em Setembro por norma fica mais barato do que em agosto. O valor que se poupa já da por exemplo para uma escapadinha de 3 ou 4 dias na Europa.

É só um exemplo, mas creio que vai de encontro ao que a autora do tópico pretende saber, como fazer para viajar mais.
 
Última edição:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Como já muitos aqui disseram viajar para a maioria das pessoas é uma opção de vida, cada pessoa tem a sua bolsa e faz a gestão do seu dinheiro... E muitos de nós acabam por restringir os gastos em coisas do dia-a-dia, em objectos, roupa e entre variadas coisas....

O preço de uma viagem varia muito consoante o destino, porque como já li aqui que uma viagem a Londres (voo+hotel) custou cerca de 100€, mas depois no local tens os custos de alimentação, transportes, entradas em atracções... Eu pessoalmente quando faço estimativa da minha viagem gosto de estimar o valor que irei gastar no total dessas férias... Outra coisa que varia muito é o tipo de viajante que és, isto é, se preferes um alojamento simples e barato ou optas por algo mais confortável, se na alimentação preferes ir a restaurantes ou não te importas de fazer umas quantas refeições ligeiras, porque são coisas que pesam em muito no orçamento, logo não há uma resposta certa para essa pergunta...

Por exemplo, eu na Tailândia por 20 noites de estadia gastei cerca de 175 €, há pessoas aqui no portal que pagam quase isso por 1 noite... Em Londres se fores a um Tesco por exemplo e comprares uma embalagem de comida take away e um bebida gastas 5 €, se fores a um restaurante take away gastas 10 €, se fores a um restaurante podes gastar 20 ou 30 € pelo menos...

Para concluir como já deves ter reparado, todos acabamos por ser diferentes.
 

patricia_91

Membro
Pois lá está, eu infelizmente só tiro ferias quando a empresa fecha, ou seja escolhem por mim..é sempre em agosto e natal..=/
como são paises mais "exoticos" nao quis arriscar marcar eu propria..ainda fazia borrada. mas sim, é um caso a considerar, se marcar previamente ;)
 

patricia_91

Membro
por exemplo agora para passagem de ano, seria a proxima vez que teria ferias gostava de marcar outra viagem..já poderia ser marcada por mim..assim uma escapadinha de 3 dias. alguem vai viajar para algum lado especial na passagem de ano? também e uma epoca carota..
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Natal e passagem de ano é das épocas mais altas do ano, eu pessoalmente não me recordo de ver bons preços... É uma questão de pesquisar já...
 
Top