Novidades

Qual o momento ideal para comprar um voo?

ssmt

Membro Ativo
Boa tarde,

Já comprei os bilhetes. Hoje à tarde as viagens baixaram (a Vueling de 234,00€ para 224,00€ - no início da semana estava ainda mais barata).
Acabámos por comprar este voo porque o regresso é às 20h.
A compra da ida pela Ryanair foi muito fácil, já a do regresso Vueling tive que ter ajuda da assistência porque nenhum dos cartões dava (Visa Electron e Maestro). Ao fim de 16 min, ao telefone com o assistente, consegui fazer a compra com um Visa normal. Devo dizer que o Sr. foi extremamente prestável.
Não sei se fiz bem ou mal em comprar já, mas só o tempo o dirá. Tivemos que tomar uma decisão. Isto das viagens low cost é uma incógnita.

Roller, como a viagem desceu agora à tarde comprei logo. Até pode baixar mais, nunca se sabe. Quanto aos cookies, não os sei apagar. Mas fui para o computador da minha mãe que nunca tinha utilizado para este fim. Ai...só truques!!!!! Desejo-lhe boas férias. Estou ansiosa por ir a Menorca, mas certamente não será este ano.

ploferreira, a Vueling também tem a opção de reservar/reter a tarifa a partir de 2,00€ por passageiro e trajecto. Ao fazer a reserva na Ryanair, também já me apareceu essa opção.

Uma vez mais agradeço a vossa disponibilidade.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
É sempre muito subjectivo isto das alturas certas para os voos.

Eu andava a sondar os preços na Ryanair para Bruxelas Zaventem, desde Novembro para Março.
Só vigiei a Ryanair (erro, devia ter visto as outras).
No início de Novembro estava a ida por 29.99€ e a volta por 35.99€.
No início de Dezembro, vi os 2 trajectos por 29.99€ (a volta tinha descido 6€).
Na altura do Natal, vi os 2 trajectos por 22.99€ mas estava com uma coisa pendente e não marquei.
Depois do Ano Novo, a ida mantinha-se a 22.99€ mas a volta estava a 42.99€ (tinha aumentado 20€).
A meio de Janeiro, a ida mantinha-se a 22.99€ e a volta (talvez por ser semana da Páscoa) subiu para 60.99€.
Quase no fim de Janeiro, a ida mantinha-se a 22.99€ e a volta a 105.99€ (tinha subido ainda mais, quase preço a não parecer lowcost).
Nos últimos dias de Janeiro, vi a ida a 22.99€ (o preço mais barato que tinha visto durante toda a pesquisa) e resolvi dessa vez ir ver o Momondo e vi na Vueling a volta a 24.99€ (apenas com 4 lugares a este preço e a diferença para a Ryanair e que o voo da Ryanair era as 13h10 e o da Vueling as 11h35 e por apenas 2h de diferença não compensava pagar o que quer que fosse a mais).
Comprei a 47.98€/pessoa + taxas (se tivesse comprado na altura do Natal teria saído a 45.98€ + taxas mas sem certezas não deu).

Nem devia ter ido ver mais, mas como muito se tem falado aqui, continuei a analisar os preços e tive uma surpresa...
A volta subiu na Vueling para 50.99€ e depois para 65.99€ e nunca mais desceu...
A volta na Ryanair chegou a estar em 105.99€ mas depois desceu e esteve vários dias a 60.99€
O preço da ida que sempre vi desde Novembro a 22.99€ e nunca pensei que descesse porque já era um bom preço, ainda desceu para 19.99€ (aproximadamente 40 dias antes) e depois para 16.99€ (aproximadamente 30 dias antes).

Não dá para prever nada...
Tudo uma incógnita...
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Acho que seria muito interessante fazermos um tópico com posts de pessoas que andam a vigiar voos e darem uma ideia se aumentam ou diminuem à medida que o tempo passa (4 meses antes, para quem consegue decidir 4 meses antes, 3 meses antes, 2.5 meses antes, 2 meses antes, 1 mes antes e 2 semanas antes e na semana antes).
Não sei, era só uma ideia...
 

roller

Membro Conhecido
Parece-me boa ideia, mas e sempre uma tarefa difícil pois as companhias tem agora moda de pregar partidas e baixar mais quando menos esperamos...
 

yara

Membro Conhecido
Parece-me boa ideia, mas e sempre uma tarefa difícil pois as companhias tem agora moda de pregar partidas e baixar mais quando menos esperamos...
Por isso mesmo... :D
Começávamos a conhecer melhor as manhas deles...
Já que ficamos tão aborrecidos quando baixam... :p
Um tópico assim podia ajudar...
 

yara

Membro Conhecido
O melhor dia para reservar um voo é na terça-feira às três da tarde. Não, na quarta-feira à uma da manhã. Não, o ideal é serem dois meses de antecedência. Não, 54 é que é mesmo perfeito. Esperem, afinal tudo depende do mês.

Há dezenas de teorias sobre qual é a melhor altura para comprar um bilhete de avião. Digamos que esta é uma discussão tão premente como a do ovo e a da galinha, que nos atormenta desde os primórdios da humanidade. Para aumentar um pouco mais o caos do tema, a Expedia e a Airlines Reporting Corporation realizaram um estudo sobre o que esperar para 2017 — e há uma nova data ideal para reservar bilhetes.

Com base nas mais de mil milhões de viagens realizadas pelos passageiros entre 1 de janeiro e 24 de outubro de 2016, a empresa de viagens e corporação que presta serviços de liquidação de transações de bilhetes entre as companhias aéreas e as agências, chegou-se a uma conclusão: este ano, a melhor altura para comprar bilhetes será no domingo, especialmente se a reserva for feita com 21 dias de antecedência.

Uma vez que a investigação foi conduzida nos EUA, estes dados estão relacionados com a realidade americana. Mas a teoria é universal para outras partes do mundo — na grande maioria dos países, os bilhetes mais baratos estão disponíveis no sábado à noite.

De um modo geral, os fins de semana são uma boa altura para efetuar a reserva de voos. Às sextas-feiras já não é assim, uma vez que nesses dias há um ligeiro aumento das reservas de viagens de negócios.

Os bilhetes de avião estão cada vez mais baratos

Outra das conclusões do estudo aponta para uma descida dos preços dos voos. Na verdade, desde 2013 que não comprávamos bilhetes de classe económica ou só de ida tão baratos. De um modo geral, o preço médio dos voos continua a descer um pouco por todo o mundo.


Retirado de:
Sabe qual é a melhor altura para comprar bilhetes de avião este ano?
 

zb007

Membro Conhecido
Pois é tudo mesmo muito complicado, nós estudamos as manhas das companhias e eles o contrário :) a mim como a todos já aconteceram diversas situações desde que viajo. Por norma planeio as viagens a longa distância (felizmente posso saber datas em que posso ir com muito tempo) e os voos grandes compor sempre com meses de antecedência como n próxima em Março, comprei em Junho do ano passado, paguei na altura 520 por pessoa, já estiveram ligeiramente mais baratos e por curiosidade fui agora ver e custam neste momento 563 por pessoa, mas aqui há outra questão por vezes escolhemos voos mais baratos mas com muito tempo nas escalas e com mais escalas e ai sim o preço baixa, mas eu escolhe sempre o menos tempo possível (tempo é dinheiro e não só, por vezes para se poupar 20 euros perdemos horas). Pelo que tenho observado é mesmo difícil de determinar e acertar no melhor e mais barato, ás vezes é uma questão de sorte e de escolha, por exemplo se vemos um bom preço, mas pensamos sempre que pode baixar e perdemos a oportunidade. Há uns tempos (anos) havia normas e as companhias iam subindo os preços até determinada altura, e depois se tinha lugares perto das datas desciam, agora não se sabe é essa a verdade, por vezes a sorte e a decisão é importante e dá dinheiro :)
 

yara

Membro Conhecido
Pois é tudo mesmo muito complicado, nós estudamos as manhas das companhias e eles o contrário :) a mim como a todos já aconteceram diversas situações desde que viajo. Por norma planeio as viagens a longa distância (felizmente posso saber datas em que posso ir com muito tempo) e os voos grandes compor sempre com meses de antecedência como n próxima em Março, comprei em Junho do ano passado, paguei na altura 520 por pessoa, já estiveram ligeiramente mais baratos e por curiosidade fui agora ver e custam neste momento 563 por pessoa, mas aqui há outra questão por vezes escolhemos voos mais baratos mas com muito tempo nas escalas e com mais escalas e ai sim o preço baixa, mas eu escolhe sempre o menos tempo possível (tempo é dinheiro e não só, por vezes para se poupar 20 euros perdemos horas). Pelo que tenho observado é mesmo difícil de determinar e acertar no melhor e mais barato, ás vezes é uma questão de sorte e de escolha, por exemplo se vemos um bom preço, mas pensamos sempre que pode baixar e perdemos a oportunidade. Há uns tempos (anos) havia normas e as companhias iam subindo os preços até determinada altura, e depois se tinha lugares perto das datas desciam, agora não se sabe é essa a verdade, por vezes a sorte e a decisão é importante e dá dinheiro :)
É muito complicado acertar com as datas de compra...
Depois de comprar, como diz uma amiga minha, o melhor é não ver mais, para não nos desiludirmos...
Mas eu às vezes sou curiosa... :D:p
Os de longa distância (Asia) nunca os vi descer...
Mas já contei acima o que aconteceu com os que comprei ano passado para Bruxelas...

E já me aconteceu com outras companhias chegar a X dias da ida (1 mês e uns dias antes) e o preço de um dos voos descer...

Mesmo andando a estudar as manhas deles é impossível prever... :confused:
 

ssmt

Membro Ativo
Bom dia,

Pelo que me tenho apercebido isto varia e não há uma regra infalível. Ando a ver preços para Porto-Barcelona-Porto para as datas de 29/04 a 07/05 e estão estupidamente caros, como 137,00€ por pessoa para o horário pretendido ou 99,00€ para um outro horário que também seria opção.
No ano passado por esta altura havia preços de 110,00€ e 130,00€ para duas pessoas para as mesmas datas de Maio. Ou seja, bem diferente do que se verifica este ano.
 

yara

Membro Conhecido
Bom dia,

Pelo que me tenho apercebido isto varia e não há uma regra infalível. Ando a ver preços para Porto-Barcelona-Porto para as datas de 29/04 a 07/05 e estão estupidamente caros, como 137,00€ por pessoa para o horário pretendido ou 99,00€ para um outro horário que também seria opção.
No ano passado por esta altura havia preços de 110,00€ e 130,00€ para duas pessoas para as mesmas datas de Maio. Ou seja, bem diferente do que se verifica este ano.
Isto agora é tudo muito imprevisível...
Tudo depende da oferta e da procura...
Já vi alturas Barcelona por 19.99€ cada trajecto e já vi alturas a 54.99€ cada trajecto.
Quer dizer que tanto pode ficar 80€ 2 pessoas ida e volta como pode ficar 220€ 2 pessoas ida e volta.
O truque é vigiar e quando virmos um preço que acharmos bom, comprarmos... ;)
 
Top