Novidades

Preço justo recuerdos

Japonisi

Membro Novo
Boa tarde.
Todos viajamos para o mexico e quando damos por nós já fomos roubados aqui e ali, com isto venho perguntar às pessoas que já viajaram para este destino, qual o preço justo para aqueles artigos típicos da zona, principalmente os sombreros e as mantas mexicanas que eles tanto usam. . .
E claro a tequilla tambem! =) e qual a melhor marca de lá. . .
Obrigado

É sempre bom saber ate onde o regatear nos consegue levar (em media).
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Isso é tudo muito relativo , não existe um preço certo, nem aqui nem la para cada artigo.

Os melhors lugares podem ser as cabanas a beira da estrada. Sempre oferecer 50% do que eles pedem e depois tentar chegar a acordo. Na Playa Del Carmen nas lojas ja pode ser mais dificil regatear, mas é preciso tentar sempre.

Eu em Cancun numa loja de t-shirts nao me safei por ex.

Mercearia , bebidas ou algo no genero e tentar no wallmart ou um hiper Mexicano. A Tequila tem que ser de Agave Azul , Jalisco , uma boa garrafa custa a volta de 150 pesos, tens mais baratas e mais caras, e claro, montes de marcas.

Existem milhares de tipos de recuerdos, desde os chapeus Mariachi , chapeus Mexicanos, mantas , peças oxidiana, calendarios Maias, Astecas, T-shirts, ......

Depois tens Tequila, ha quem compre baunilha .
 

Bruno Machado

Membro Ativo
olha vou ser sincero. e ja sei que muita gente vai achar isto estranho.

mas quando fui ao mexico, optei por comprar coisas depois de muito procurar e entender os preços.

no final comprei apenas numa loja, em playa del carmen, que muito sinceramente nao me importei nada de pagar. eram pessoas claramente a viver daquilo que vendiam, numa loja pequenita. foi a unica loja onde nao fui chamado constantemente, e onde nao ouvi 'es portugues no tienes diñero' como ouvi de alguns dos senhores que por la andavam... ou aqueles que diziam cristiano ronaldo, como se isso me fosse fazer entrar na looja deles.

provavelmente a loja onde comprei, os donos ate nem devem passar dificuldades. eu acho quesim, pela aparencia e pela humildade. nao andavam atras de nos, deixavam ver e pegar em tudo sem qualquer problema e sem se armarem em policias como fazem os chineses aqui em portugal que andam logo atras de nos.

ja sei que os mexicanos nao sao burros nenhuns e que vendem as coisas, algumas delas, por preços exagerados com grande margem de lucro. mas sinceramente, vendo o tipo de casas que vi em playa del carmen, onde ate os wc se viam sem parede, optei por nao regatear os preços. sao um povo pobre, que vive do turismo. foi a minha forma de os ajudar e olhem... espero que assim tenha sido
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Bruno, olha eu comprei numa daquelas cabanas na estrada , onde as pessoas tambem vivem, nao passam de cabanas de madeira sem portas, wc, agua e etc. , as pessoas vivem mesmo disso, de vender ao turista. Ao pe destas as casas na Playa del Carmen sao palacios. Eu para evitar a "praga de vendedores" fui ao wall mart , em especial depois de ter entrado no famos mercado 28 em Cancun. nem podias olhar caiam logo em cima dezenas de vendedores. Agora tb apareceu uma mega loja chamada outlet mexicano ou algo assim que vende isso tudo.
 

Bruno Machado

Membro Ativo
pois, eu nao andei por cancun. o unico sitio que vi de hipermercado, ficava a caminho de playa del carmen e nem me recordo do nome daquilo.

gostei da visita de chichen-itza. o nosso guia disse-nos mesmo onde comprar isto e aquilo, e a quem nao comprar pois as coisas eram falsas ou copias.
 
  • Gostar
Reações: TSV

Rui Araujo

Membro Conhecido
WallMart Playa del Carmen

Walmart is located on 30th Avenue between 8th and 10th Street and is open 7 days a week from 7:00 AM until Midnight. The word on the street is that after January 1st they will be open 24 hours a day everyday to fullfill all of your shopping needs. So whether you are excited that this mega store has arrived or you are disappointed that Playa del Carmen has succumbed to yet another chain, it is here and going to stay!
 
  • Gostar
Reações: TSV

TeK

Membro Conhecido
O regatear para mim tenho-o em conta como algo que me dá gozo fazer, faço-o em quase tudo (sempre que veja que é possível), isto é, tanto regateio uma garrafa de tequila como um carro (sim, comprei carro há pouco tempo e consegui poupar 4800€, de um stand pra outro regateando com vários orçamentos).

Quanto a este país que na parte do comércio turístico, tem sem dúvida a característica de negociar como quase obrigatória, pois eles tal como eu, gostam de o fazer (faz parte do negócio).

Os melhores preços, tudo varia consoante o comprador e o cliente e a maneira como se negoceia os artigos, o que aconselho é que o façam sempre numa primeira investida de forma séria e se mostrem surpresos quando ouvem o primeiro preço e se desinteressem imediatamente do artigo, isto faz com que o primeiro passo, seja dado pelo vendedor para iniciar o diálogo. Daqui partimos para a acção e podemos continuar com um tom de brincadeira e boa disposição ou continuar sério (isto por exemplo se conseguirem ver que o vendedor é uma pessoa rígida e sisuda, caso seja pacato e extrovertido, ser-se mais alegre e divertido ajudará). Depois para artigos mais caros, se vos pedem 100, ofereçam 30 e vejam a reacção do vendedor, por aí, podem conseguir ver se anda próximo ou terão que subir mais, mas no máximo aí sim, cheguem a metade do que foi pedido, se não cair, virem costas e tentem noutro lado (este é o último passo, para confrontar o vendedor, se ele quiser vender vai chamar-vos e dizer que aceita por 40 ou realmente só mesmo por 50 ou 60 e aí tiram as dúvidas do valor mais ou menos pelo qual eles entregam o artigo, depois como disse tentem comprar noutro lado abaixo dos 50 que é possível).

Quanto à Tequila, Jose Cuervo! é cara, mas é da melhor.

Para compras, sem ser artigos mais culturais, usem como já foi dito os supermercados tradicionais, bombas de gasolina e o Wall Mart (exemplo a comprar: Cerveja, Tequila, Picantes, Tabaco, etc).

Os preços justos, variam de loja pra loja e local pra local. Alguns valores que me recorde de ter dado (valores aproximados, em euros, embora tenha pago sempre em pesos):

- Chapéu Mariachi (8€)
- Sombreros (6€, não comprei nenhum)
- Manta mexicana pequena (5€)
- Manta mexicana 3m x 1,5m (12€)
- Calendário Maya e Azteca pequeno em osso (20€, arranja-se mais barato)
- Calendário Maya grande em osso (30€, chegaram a pedir 300€ por ele)
- Baunilha (1L = 19€, baunilha "oficial" que se vende no aeroporto)
- T-shirt's (3, 5€ ou 7€ cada, as normais da praxe)

:)
 
  • Gostar
Reações: TSV

Bruno Machado

Membro Ativo
tou a ver que as minhas proxima ferias vao ter que ser bem pesquisadas. começo a achar que a viagem ao mexico podia ter sido.... mais barata!!! lllolll. de qualquer das formas foi a primeira vez que sai da europa por isso fui com algumas cautelas, sem querer explorar muito com medo do que pudesse acontecer... sim sou medricas nesse aspeto...

é que so a exemplo, o meu mariachi custou 14 dolares!
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Sim, por uma questão de Logica negoceias em pesos Mexicanos. Em alternativa tens o dolar e por ultimo o Euro (nao e por nada e que eles "roubam" mais no euro que no dolar).

Puxa Tek como e que te consegues lembrar dos preços! Eu tenho aqui uns mas é da ultima viagem e porque guardei os taloes:

Wallmart:

T-shirt para o meu sobrinho (1 ano) - 68 pesos
postais (dependendo do tamanho) entre 4.40 e 6 pesos
Tequila Don Ramon reposado (envelhecida) - 171 pesos



Calendario Maya 20cm - 123.16 pesos
Abre cartas Obsidiana - 191.66 pesos


Ps: Compras feitas em Cancun
 

TeK

Membro Conhecido
Tek falas tudo em euros mas la negocias-te tudo em pesos nao foi?
Sim, é para dar a ideia do valor, eu negoceio em euros ou dolares mas depois passo a falar em pesos, quando pago é em pesos, a conversão faz com que eles acabem por fazer um desconto quase sem darem conta ;)

Rui, quem vai comigo já me conhece, então calha sempre ao mesmo (que chatice) tratar dos negócios e como ainda se perde um bom tempo em várias lojas a ver o mesmo, dá pra ficar com os valores na cabeça LoL
 
Top