Novidades

Planeamento viagem: Indochina - Agosto 2015

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Viagem marcada!! :agitado:

Não foi nada fácil, mas penso que encontrei uma solução interessante.

Ida: 4 de Agosto - Madrid - Doha - Hong Kong - Ho Chi Minh City (2 voos Qatar Airways e 1 Cathay Pacific)
Regresso: 20 de Agosto - Hanoi - Hong Kong - Doha - Madrid (2 voos Qatar Airways e 1 Cathay Pacific)
Custo: 780€/pax

Fui encontrando alguns valores bons para Bangkok, principalmente, a partir de Frankfurt, mas depois quando adicionava a ligação de Lisboa ou Madrid a Frankfurt e a ligação de Bangkok para o Vietname ou Cambodja acabava por não compensar. Estou satisfeito com o que marquei! :)

Já não há retorno... agora vou dedicar-me a delinear o trajeto para depois marcar os voos internos, os hotéis e, também, começar a tratar dos vários pormenores associados: vistos, consulta do viajante, etc.

Vou aproveitar este tópico para ir partilhando o planeamento da viagem, receber sugestões e resposta a dúvidas que vá tendo no processo.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Jorge, se esses 780€ são a chegar a Ho Chi Minh e a partir de Hanoi, esse preço é muitíssimo bom...

Apesar de não ter ido ao Vietname mas por pesquisas feitas, os locais que eu aconselho (que gostaria de visitar) são sobretudo Sa Pa e Ha Long Bay...

De Hanoi ate Ho Chi Minh tens Hué, Hoi An, Da Nang, Nha Tang... Se gostares de aventura, uma boa opção é fazer o trajecto de comboio...

Também podes conjugar o Laos com o Vietname, mas isso encarece um pouco a viagem... Vang Vieng tem paisagens soberbas, isto se gostares de paisagens e natureza...

As opiniões que te dei são todas baseadas em pesquisas e reports aqui do portal...
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Nuno,

Sim, este preço é do total da viagem ida e volta. Se fosse chegar e regresso pela mesma cidade até conseguia um pouco mais barato, mas era mais um voo que tinha de fazer e financeiramente poderia poupar uns 10/15€... não compensava.

Não tenho o trajecto fechado, mas existem locais que sei à partida que quero incluir:
  • Vietname: Ho Chi Minh City, Hué, Hoi An, Hanoi; Halong Bay;
  • Laos: Luang Prabang;
  • Cambodja: Siem Reap.
Vou tentar fazer as maiores deslocações de avião para poupar tempo. No Laos gostava de ir também a outra zona, nomeadamente, Vang Vieng; além disso, tenho a cara metade a "exigir" incluir praia... vamos a ver o que se consegue encaixar nos 15 dias efetivos que estarei lá.

Os vários e excelentes reports que temos aqui no portal têm sido a principal fonte de inspiração e informação.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Jorge, como já disse o Nuno esse preço é muito bom. É mais ou menos ao que nós pagamos há 2 anos em Setembro/Outubro, altura de monções. Para Agosto está mesmo muito bem!

De Luang Prabang a Vang Vieng demoras umas 4h de autocarro, talvez um pouco mais. Se lá fores, compensa-te depois sair do Laos por Vientiane que apesar de ser a uma distância não muito diferente fica a apenas 2h por o caminho ser quase todo ele plano é bastante rectilíneo. Além disso tens mais opções (e provavelmente mais baratas) no que diz respeito a ligações aéreas.
 

Susana17

Membro
Olá jorge,

Podem fazer praia em Hoi An. O ano passado a minha viagem foi exactamente, vietname, Laos e Cambodja. O preço do voo ficou em 700 euros comprados com alguns meses de antecedência. Por isso esse preço é optimo.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,

Não tenho ainda o percurso completamente feito, mas já tenho ideias mais fechadas sobre o que queremos fazer. De momento, as nossas principais dúvidas prendem-se com a forma como faremos o percurso entre HCMC e Seam Reap: avião, autocarro ou tour no Mekong de 2 dias... estamos mais inclinados para a 3ª opção, mas para isso talvez tenha de abdicar dos túneis de Cu Chi, que não me choca nada, tenho sérias dúvidas que ache interessante, teria mais pena de não ir ao Templo Cao Dai que pretendia fazer no mesmo dia.

No Laos, dúvida se conseguiremos incluir Vang Vieng ou ir apenas Luang Prabang. Para a opção de praia, queria ir a Koh Rong no Cambodja, mas o tempo de deslocações é tão longo que estou quase convencido a abdicar... a acontecer, aproveitamos para experimentar as praias de Hoi An. Enfim, o eterno problema do tempo... mais uns dias e espero ter isto fechado. ;)

Entretanto, algumas coisas foram sendo tratadas:
Será útil GPS? Aparelho dedicado ou através de aplicações de smartphone serve? Nesta 2ª opção teria de ser com mapas offline... alguma sugestão para iphone?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Vais alugar carro para te deslocares entre cidades? Ou pretendes apenas o GPS para te deslocares nas cidades para os pontos de interesse? Eu quando programo o que quero ver ou fazer utilizo o Google Maps, faço mapas por cidades onde marco os pontos de interesse que quero visitar, apesar de muitas vezes quando os pontos são dispersos não dar para ser o principal orientador porque não se vê os nomes da maioria das ruas depois de impresso, com um mapa da cidade é bastante útil para orientação... Das poucas aplicações que testei, até mesmo com o google maps online a indicar o caminho, a mim é um método que não me atrai, além de que a bateria vai toda num instante...
Sinceramente, apesar de adorar tecnologia, em viagem ainda prefiro o mapa de papel...

Deixo um exemplo...

mapbarcelona_zps2cc37394.jpg
 
Última edição por um moderador:

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Para andar nas cidades também prefiro o bom velho mapa de papel! :) A ideia do gps seria para, por exemplo, controlar o trajeto de um taxi a caminho do hotel ou ajudar a guiar se estiver meio perdido numa cidade... ou seja, mais para utilização pontual do que permanente.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
O Here é 100% gratuito, basta fazeres o download dos mapas que queres...

O tripadvisor tem apps que são guias de cidades offline, é uma questão de dares uma olhada...

Antes de ires, testa o mapa offline para verificar se tem os locais que pretendes na base de dados,caso contrário não te servirá de muito... E nesta questão o Here é um pouco fraco, acho eu... :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Os tuneis Cu Chi, não são nada de extraordinário.
Se tiverem interesse pelas historias das guerras etc, podem algumas coisas interessantes. Ainda tens a possibilidade de disparar algumas armas. No meu caso juntei mais umas à lista eheh
Mas abdicar disso por outras questões, não me parece o fim do mundo.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Para orientação nas cidades normalmente uso o Triposo. Fazes o download do guia completo antes (cuidado que desde que o actualizaram faz primeiro download da base do guia e só depois do resto, incluindo os mapas das cidades) e no local não precisas de aceder à net, usando apenas a localização. Os mapas das principais cidades geralmente são relativamente completos, cidades mais pequenas nem tanto. As principais atrações bem como alguns restaurantes, hotéis e bares estão assinalados (esporadicamente mal).
Entre cidades uso a app do GoogleMaps e dou uma vista de olhos ao percurso todo (amplio nas cidades) antes de forma a poder usar a coisa mais ou menos completa offline.

Estás a pensar alugar carro onde?

Quanto ao formulário para o Laos, nós também o levamos preenchido mas depois à chegada ainda tens que preencher o um cartão de chegada e partida pelo que a eventual "vantagem" se dilui. De qualquer modo a entrada no Laos é relativamente rápida e organizada, contrariamente à do Vietname em que levam toda a gente para um sítio onde depois vão chamando um a um de forma mais ou menos aleatória.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,

Não pretendo alugar carro... o gps será basicamente para ajudar a orientar-nos nas cidades maiores (basicamente Ho Chi Minh e Hanoi); por outro lado, tenho ouvido relatos que os taxistas tendem a aldrabar a malta e com gps vou mais prevenido. :) As app Triposo, costumo usá-las e para esta viagem tenho instaladas as do Vietname, Laos e Cambodja e já têm sido bastante úteis nesta fase. Queria perceber se existiriam outras aplicações que o pessoal usasse... afinal, parece que usamos todos o mesmo. :)

Entretanto, o fim-de-semana foi profícuo e temos já um roteiro que, pensamos, andará perto do final. Vamos abdicar dos túneis de Cu Chi, de Sa Pa e de mais 1 ou 2 locais no Laos que gostaríamos de ir, acabou por ser uma questão de compromisso e pesar os prós e os contra. Não estou a ver o que poderia abdicar para adicionar mais um local, já que encolher o que está também não me parece opção. Como espero fazer outra viagem para conhecer Myanmar, aproveito essa altura para estender ao Laos. :)

ai270.photobucket.com_albums_jj106_Jorge_Goncalves_Viagens_31_fc91c942b1c0f7667c685f3cccfec874.png


Detalhando:
  • Dia 4 e 5 - voos Madrid - Ho Chi Minh City
  • Dia 6 - visitar cidade HCMC
  • Dia 7 - Cruzeiro Delta Mekong (1º dia)
  • Dia 8 - Cruzeiro Delta Mekong (2º dia) + viagem bus/van de Phnom Pehn até Siem Reap
  • Dia 9 - Angkor Wat
  • Dia 10 - Angkor Wat + voo até Da Nanh (19h) + taxi/van até Hoi An
  • Dia 11 - Hoi An (cidade + praia)
  • Dia 12 - Hoi An (cidade + praia)
  • Dia 13 - viagem até Hué com visitas no caminho e cidade de Hué
  • Dia 14 - cidade Hué + voo até Luang Prabang (15h40)
  • Dia 15 - Luang Prabang
  • Dia 16 - Luang Prabang + voo até Hanoi (19h45)
  • Dia 17 - Tour perfume pagoda + Hanoi
  • Dia 18 - Ha Long Bay (1º dia)
  • Dia 19 - Ha Long Bay (2º dia)
  • Dia 20 - cidade de Hanoi + voos de regresso (19h30)
  • Dia 21 - chegada a Madrid
Opiniões? Já tenho aqui as reservas dos voos internos guardados em draft à espera de confirmar se é este o roteiro...
 
Última edição por um moderador:

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Parece-me tudo bem:)
Táxis Mai Linh (verdes) no Vietname são fiáveis e baratos. Tens outras companhias que agora não me lembro mas tens isso no Triposo:)
Em Hoi An há poucos táxis (o centro é pedonal e à noite não há mesmo táxis, apenas "moto-taxis").
No Camboja cuidado com os tuk-tuks. Esses sim são manfios e muitas vezes nem sabem para onde queres ir mas dizem que sim, depois querem renegociar o preço.
No Laos é só a questão de negociares eventuais tuk-tuks mas a cidade conhece-se bem a pé ou de bicicleta.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Viagens Mochileta disse:
No Camboja cuidado com os tuk-tuks. Esses sim são manfios e muitas vezes nem sabem para onde queres os mas dizem que sim, depois querem renegociar o preço.
1 dia depois de me terem roubado o telemóvel, a minivan que nos transportou de Aranprathet até Siem Riep deixou-nos às portas da cidade onde supostamente estavam tuktuk's incluídos no preço, mas a meio do caminho, nem sei bem onde, numa rua em que não havia quase nada, parou e disse que ou pagava mais ou eu ficava ali, lá tive de pagar 2$ e fiquei logo receoso do Cambodja, no entanto depois de conhecer algumas pessoas e de me inserir, a experiência foi totalmente oposta e maravilhosa...

A melhor opção a meu ver para deslocação em tuktuk's em Siem Reap é andar com os tukutuk's patrocinados, ou seja, pertencem aos hotéis/hostel's...

Aqui recomendo o The Siem Reap Hostel, tem quartos duplos também, foi dos melhores ambientes em que já estive num hostel (não é que fosse um ambiente de festa, mas é um sitio onde te fazem sentir bem, adorei mesmo), é de uns australianos, tem um bar muito porreiro e tá pertinho do centro...

Jorge onde compraste os voos?
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Obrigado a ambos! ;)

Os voos internacionais, certo? comprei no edreams... como não são todos da mesma companhia aérea, não compensava nos sites deles. Entretanto, já fiz a reserva de lugares e fi-lo diretamente no site da Qatar. Os voos internos vou fazer pela Vietnam Airlines e compro logo todos juntos, pois tem a opção multidestinos.

Próximo passo: hotéis. :)
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nuno, foi mais ou menos isso que me aconteceu em Phnom Penh. Com a diferença que foi no meio da cidade e depois de um casal francês que dividiu o dito conosco já ter saído e pago a sua parte. Queria mais um dólar mas a diferença é que como estava no meio da cidade me recusei a pagar mais e a sair do mesmo, pelo que o tipo acabou por me levar pelo preço combinado e no fim ainda se ofereceu para ser o nosso transportador no dia seguinte!
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Ora, atualizando...

Os hoteis estão todos marcados! De um total de 6 hotéis diferentes, 4 foram marcados pelo Booking e os restantes 2 pelo Agoda... estranhamente, o Agoda que costuma ser o melhor na Ásia, desta vez ficou a perder; além disso, mesmo nos próprios sites dos hoteis, em nenhum deles tinha valores interessantes. Ficam a faltar 2 noites, que serão englobadas, uma no tour do Mekong e outra no cruzeiro em Ha Long Bay.

Ontem, fomos à consulta do viajante e algumas boas notícias: vacina da Hepatite A e febre amarela não são necessárias pois as que levámos à 2 anos para a Índia e Nepal ainda estão válidas, por isso, a única recomendação é fazer a profilaxia da malária; para a minha esposa terá de ser Malarone, enquanto eu vou experimentar Mephaquin, que é muito mais barato; vou iniciar com este e se não tiver problema com efeitos secundários, continuo com ele; caso contrário, mudo para o Malarone, que entretanto já tenho a receita para o caso de querer mudar.

Além disso, receitaram alguns medicamentos de prevenção habituais para este tipo de viagens, tal como anti-diarreicos, por exemplo. Muitos deles, ainda os tinhamos da última viagem, pelo que não precisamos de comprar, inclusivamente, repelente adequado para zonas sujeitas a malária. Aquando da viagem à Índia, tinha comprado Repel 55 no ebay e será o que vou levar agora também.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,

Bem, foi.... fantástico! :D:D:D

Ia com as expectativas muito elevadas e na viagem de ida, curiosamente, comentava com a esposa que tinha um leve receio de não ficar plenamente satisfeito exatamente por isso, mas rapidamente verifiquei que esses receios eram injustificados, o Vietname principalmente é de uma beleza extraordinária, cheio de coisas espetaculares, desde a beleza natural, a comida, a cerveja, a convivência com as pessoas, que são de uma simpatia imensa, o frenezim nas ruas das cidades, etc, etc... uma das coisas que resultou muito bem foi ter iniciado em HCMC e terminado em Hanoi, pois as coisas assim vão acontecendo em crescendo, acho que é o melhor percurso! Já regressei à cerca de 2 semanas e ainda não desci completamente "à terra"!

Vou agora pouco a pouco começar a tratar das fotos para fazer o report que se exige, mas deve demorar umas boas semanas até que esteja pronto a partilhar. Entretanto, se alguém quiser algum esclarecimento, opinião, etc está à vontade... estou por aqui para ajudar no que puder! ;)
 
Top