Novidades

Perder o avião, as malas...

Kufrua

Membro Conhecido
Vou relatar uma situação (muito desagradável) que aconteceu com uma amiga minha.

Ela e a mãe reservaram uma viagem para Roma, pela TAP, chegaram as 2 horas antes que as companhias aconselham ao aeroporto, despacharam as bagagens de porão e seguiram para o controlo, estiveram mais de 1 hora para conseguir passar pelo controlo, pelo que me disseram o aeroporto estava o caos. Quando chegaram à porta de embarque a mesma já tinha fechado, mas o avião ainda não tinha partido, recusaram-se a leva-las alegando que para as levar teriam de ir de autocarro e não tinham nenhum disponível. Resumindo perderam o avião.

Com tudo marcado em Roma decidiram então arranjar alguma alternativa, os voos para Roma estavam sem lugares e a única alternativa foi ir para Veneza, e fazer a viagem até Roma de comboio. Tendo elas de arcar com os custos da mudança de voo e do comboio. Já nem falo do cansaço e do tempo que perderam de passeio por Roma.

Mas como se tudo isto não chegasse já, a cereja em cima do topo do bolo foi que as malas delas de porão desapareceram.

Sei que entretanto as malas já apareceram, mas que durante a estadia em Roma já não as vão ter.

Decidi relatar esta situação porque da ultima vez que viajei reparei que o tempo que perdi no controlo foi mais elevado que o comum. E esta situação poderá alertar algumas pessoas que chegam um pouco mais em cima da hora.

Sei que mal cheguem que vão fazer reclamação, mas não sei como as coisas se resolveram, isto porque no meio de tantos contratempos a mini viagem a Roma ficou completamente estragada.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Kufrua disse:
Mas como se tudo isto não chegasse já, a cereja em cima do topo do bolo foi que as malas delas de porão desapareceram.
Boas,

Há aqui uma coisa estranha... se os passageiros não embarcam, as malas têm que sair (daí se calhar terem desaparecido)... a minha pergunta é.. não era + fácil arranjar 1 transporte para os clientes do que perder "n" tempo a procurar as malas ????
 

Kufrua

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Boas,

Há aqui uma coisa estranha... se os passageiros não embarcam, as malas têm que sair (daí se calhar terem desaparecido)... a minha pergunta é.. não era + fácil arranjar 1 transporte para os clientes do que perder "n" tempo a procurar as malas ????
Pois e pelos vistos as malas foram retiradas e colocadas no voo de Veneza.

Pois eu também acho estranho os passageiros estarem na porta de embarque e alegarem que não as levarem porque não tem autocarro. Mas a verdade é que aconteceu.
 

lfdm

Membro Conhecido
Também acho qualquer coisa muito estranha... Em nome da segurança, um voo nunca pode partir sem o dono das respectivas malas.

Se o dono das malas não embarcar, obrigatoriamente tem de retirar as malas do avião o que provoca atrasos. Seria muito mais fácil arranjar solução para os embarcar.

Diria (sem certeza é claro), que as malas seguiram para Roma....
 

roller

Membro Conhecido
lfdm disse:
Também acho qualquer coisa muito estranha... Em nome da segurança, um voo nunca pode partir sem o dono das respectivas malas.

Se o dono das malas não embarcar, obrigatoriamente tem de retirar as malas do avião o que provoca atrasos. Seria muito mais fácil arranjar solução para os embarcar.

Diria (sem certeza é claro), que as malas seguiram para Roma....
eu já estive em 2 voos TAP que estive mais de 20min parada sem sair da parta porque estavam a retirar mala de porão de passageiros que não embarcaram.

Confesso que em Abril e Maio apanhei 2 voos muito cedo 6h50 da manha e o raio X estava caótico! não perdi 1h mas perdi uns 30min e ja ia com roupa e assessórios para não ser revistado.

Em hora de ponta ha que ter isso em consideração!

PS: nessas alturas que pensamos de tanto atraso que ha nesta companhia porque não houve hoje?!!? ja passei por isso em Londres... :angel:
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Julgo que seria mais fácil providenciar um carro, ou carrinha para fazer o transporte até ao avião, do que estar a descarregar os contentores e retirar as malas, mas como a empresa não visa o lucro, posso estar enganado...
O problema do controle de entrada/RX, é que deixou de ser feito pela policia e passou a ser feito pela segurança privada, e quantos mais elementos estiverem escalados para o serviço, mais caro vai ficar, logo, é o mínimo possível, mesmo que haja prejuízos para terceiros.
 

roller

Membro Conhecido
TREPADOR disse:
Julgo que seria mais fácil providenciar um carro, ou carrinha para fazer o transporte até ao avião, do que estar a descarregar os contentores e retirar as malas, mas como a empresa não visa o lucro, posso estar enganado...
O problema do controle de entrada/RX, é que deixou de ser feito pela policia e passou a ser feito pela segurança privada, e quantos mais elementos estiverem escalados para o serviço, mais caro vai ficar, logo, é o mínimo possível, mesmo que haja prejuízos para terceiros.
Depois de um voo estar fechado n podem voltar a abrir mesmo que fique muito tempo a ter autorização a fazer-se pista... sei desse casos dos carros para transportar passageiros em situações de escala muito reduzidas ou atrasos no primeiro voo... mas não foi em Portugal.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Uma coisa é certa se a porta já estava fechada e o avião não estava na manga então as malas foram retiradas, o extravio ocorreu provavelmente quando deveriam ser colocadas no avião para Veneza...

A única vez que me extraviaram as malas foi numa situação semelhante, também perdi o avião em Lisboa e retiraram as bagagens do avião so que em vez de as colocarem no avião do voo de substituição ficaram por lá e só seguiram no ia seguinte para o Porto.

Em relação às reclamações não enho a certeza se a TAP se responsabiliza pelo voo perdido pois o atraso foi alheio à companhia, no entanto e dado que foram com tanta antecedência eu reclamaria para tentar alguma compensação.

Sobre as malas, têm direito a uma compensação por dia sem mala no pais de destino.



Kufrua disse:
Pois e pelos vistos as malas foram retiradas e colocadas no voo de Veneza.

Pois eu também acho estranho os passageiros estarem na porta de embarque e alegarem que não as levarem porque não tem autocarro. Mas a verdade é que aconteceu.
Eu já não acho nada estranho com esta companhia... no meu caso o avião ainda estava na manga e o embarque só deveria acabar 10 minutos depois, quando me abordaram no controlo de raio-x intermédio a indicar que o voo xpto já tinha fechado o embarque e que deveria ir ao balcão de apoio para ver uma solução.

Eu e outros passageiros ainda argumentamos que demoravamos menos do que os 10 minutos a chegar à porta de embarque (o que era verdade) mas a resposta foi "nada feito, a decisão já está tomada"

De salientar que vinha de outro voo de ligação da TAP, o que ainda torna a situação mais ridicula.
 

Kufrua

Membro Conhecido
As malas foram encontradas em Veneza, deduz-se que tenham sido retiradas do avião para Roma e embarcadas novamente no voo que as acabou por levar para Veneza.

E só para a viagem terminar em beleza o voo de regresso foi cancelado.

Achei importante expor esta situação no portal, pois como já referi numa das minhas ultimas viagens também perdi muito tempo no controlo. E acabei por assistir a uma situação, mas que pelos visto deverá ter sido uma excepção. Quando estávamos a passar o controlo estava um rapaz muito aflito, ás 9:40 e que a porta dele tinha fechado as 9:15, ele tentou despachar-se o mais rápido possível mas os seguranças pouco fizeram para o ajudar, mas as 9:50 começaram a chamar o nome dele pelo aeroporto todo e vieram ao controlo busca-lo. Pensei eu que esse fosse o procedimento habitual, mas pelos visto
 

roller

Membro Conhecido
Kufrua disse:
Quando estávamos a passar o controlo estava um rapaz muito aflito, ás 9:40 e que a porta dele tinha fechado as 9:15, ele tentou despachar-se o mais rápido possível mas os seguranças pouco fizeram para o ajudar, mas as 9:50 começaram a chamar o nome dele pelo aeroporto todo e vieram ao controlo busca-lo. Pensei eu que esse fosse o procedimento habitual, mas pelos visto
Isso é pão nosso de cada dia anunciarem o nome das pessoas pelo aeroporto para os voo TAP. Pois é mais fácil esperar 5 minutos no last call que proceder a remoção das bagagens de porão.


ploferreira disse:
Eu já não acho nada estranho com esta companhia... no meu caso o avião ainda estava na manga e o embarque só deveria acabar 10 minutos depois, quando me aboradaram no controlo de raio-x intermédio a indicar que o voo xpto já tinha fechado o embarque e que deveria ir ao balcão de apoio para ver uma solução.

Eu e outros passageiros ainda argumentamos que demoravamos menos do que os 10 minutos a chegar à porta de embarque (o que era verdade) mas a resposta foi "nada feito, a decisão já está tomada"
Qual é que é o raio-x intermédio?... eu só conheço um raio-x.

Mas uma coisa é certa esta situação que foi aqui referida felizmente só pode ser uma excepção muito especial. Pois num voo TAP, o check in deve ser o mais rápido de todo o aeroporto (são dezenas de balções check in) eu nunca perdi ais de 10min a entregar a mala... depois desde que se entrega a mala mesmo que se perca 1h no raio-x (acho que aqui nunca ninguém perde esse tempo) ainda restam 50min para chegar a porta de embarque....

Eu já andei um pouco "aflito" mas é porque eu num voo TAP chego ao aeroporto apenas 1h ou 45min antes da hora do voo e ainda despacho mala logo ai confesso que posso "por-me um pouco a jeito" LOL

Agora 2h antes tem que ser demasiado azares juntos...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Qual é que é o raio-x intermédio?... eu só conheço um raio-x.

roller disse:
Isso é pão nosso de cada dia anunciarem o nome das pessoas pelo aeroporto para os voo TAP. Pois é mais fácil esperar 5 minutos no last call que proceder a remoção das bagagens de porão.



Qual é que é o raio-x intermédio?... eu só conheço um raio-x.
Quando apanhas um Voo de ligação alguns aeroportos têm um controlo de raio X intermédio como é o caso do de Lisboa... após passares o controlo de Passaporte e antes de chegar às portas de embarque.
 

roller

Membro Conhecido
ploferreira disse:
Qual é que é o raio-x intermédio?... eu só conheço um raio-x.



Quando apanhas um Voo de ligação alguns aeroportos têm um controlo de raio X intermédio como é o caso do de Lisboa... após passares o controlo de Passaporte e antes de chegar às portas de embarque.
Em Lisboa desconheço isso... é o meu aeroporto de inicio ou fim de viagem
 
Top