Novidades

Passaporte Electrónico Português

RicardoGil

Membro Conhecido
Bom dia,

Como irei a Cabo Verde na 1.ª semana de Julho, tive de tratar do Passaporte Electrónico Português (adiante designado de PEP): http://www.pep.pt/

Para aqueles que não têm este documento de identificação, espero que possa contribuir para deixar umas dicas que podem (ou não) ser importantes.

Ponto prévio: o meu passaporte (antigo) datava de 1998 quando fui a Punta Cana (viagem de finalistas), mas nunca mais utilizei nos anos seguintes (só viagens no espaço europeu). Problema: revirei gavetas, caixas e não encontrei o passaporte - que se tem de entregar, visto já estar caducado, assim que fosse emitido o novo. Na casa dos meus pais também nada.

Nestes casos, a informação é um bocado difusa. No entanto, este link é, mais ou menos, explícito: http://www.pep.pt/PagesPT/Faq/faq22.aspx

Ou seja, tive de ir à polícia (autoridade competente) solicitar uma declaração de extravio de documento. Tudo simples (grátis)... apenas fornecer o BI/CC e responder a algumas perguntas.

Ponto seguinte: onde ir tirar o PEP? As Lojas do Cidadão são a resposta mais óbvia, mas tive receio de que demorasse imenso tempo. Então, a alternativa foi a Loja do Passaporte no aeroporto de Lisboa: http://www.pep.pt/PagesPT/Passaportes/PEP/PEP1b.aspx

Assim, munido da declaração da polícia, lá fui este sábado de manhã. Hora de chegada: 10h15. Atendimento na senha n.º 40 e a minha com o n.º 54. Não havia muita gente e a espera só se tornou mais demorada porque crianças com menos de 2 anos têm primazia e ainda houve uns quantos casais com bebés que, naturalmente, passaram à frente. Quando chegou a minha vez, foi tudo muito rápido: pediram-me a tal declaração, assinei um outro impresso em que garantia o extravio do passaporte anterior e passado 10 minutos estava tudo tratado. Hora de saída: 12h45, ainda a tempo de ir almoçar, sem stress.

Conclusão: foram 2h30 mas creio que foi preferível a deslocar-me a uma Loja do Cidadão. Depende, claro. No entanto, pelo que disseram, durante a semana, para quem tenha disponibilidade, a Loja do Passaporte do aeroporto ainda trata de tudo com mais ligeireza. E, pronto: com o serviço normal (65€) terei o documento pronto no dia 18 de Maio.

Espero que, de alguma forma, tenha sido útil a alguns dos leitores
 

RicardoGil

Membro Conhecido
:nono: roller

O procedimento foi como disse: fui à polícia, expliquei ao que ia e, com base em informação do BI/CC, com algumas perguntas pelo meio, foi preenchido um formulário que assinei em duplicado. Depois, o sr. Agente entregou-me uma declaração assinada e carimbada.

Quando fui à Loja do Passaporte, expliquei que não tinha o documento antigo e entreguei a declaração. A senhora tirou fotocópia e devolveu-me o original. Ao mesmo tempo, passou-me um impresso onde preenchi os dados pessoais e assinei - uma espécie de justificação para a ocorrência e a garantia de que tomava responsabilidade pela perda do documento antigo.

Não paguei nenhuma taxa. Eventualmente isso acontecerá a quem não leve a declaração de uma autoridade competente (polícia, por exemplo)?
 

roller

Membro Conhecido
e a policia aceita um "perdi o antigo" como desculpa. confesso que me dava muito jeito não entregar o meu pois tenho la vistos que queria guardar de recordação.

assim já sei como proceder. ehehe
 

Titos

Membro Conhecido
Não sei se funciona sempre e em todo o lado, mas sei que quando renovei o da minha filha, a minha esposa pediu à senhora da Loja do Cidadão se podia ficar com ele, porque era o primeira da criança, e ela inutilizou-o com furos na banda magnética e ficámos com ele. Não me lembro se tivemos de pagar mais alguma coisa por isso.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Segundo me indicaram nem é preciso essa declaração da Policia, caso não tenhas o antigo apenas tens de assinar uma declaração ao retirar o passaporte dando o antigo como o extraviado.

Outra forma de ficar com o passaporte é ter um visto válido aquando da renovação, quando fui renovar o meu tinha um visto com 1 mês de validade pelo que me furaram a banda magnetica e entregaram o passaporte para que pudesse utilizar o visto
 

Pedro R.

Membro Ativo
Eh la, desconhecia isto... eu também tenho um antigo sabe Deus onde desde 1999 quando visitei Praga, tenho de ir a procura dele...
 

Sílvia78

Membro Ativo
Bom dia!

Fui na semana passada renovar o do meu marido e ele não entregou o antigo nem teve de pagar mais por isso. Bastou dizer que o tinha em casa escondido em algures....a nossa ideia tb era ficar com ele para recordação. Nem à policia precisas de ir :)
 
Última edição por um moderador:
Top