Novidades

Overbooking nas viagens de avião

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Boas!

Como no próximo ano estou a pensar voltar à República Diminicana e pelos preços que se vêm, parece-me que o melhor é comprar com saída de Madrid e comprar por minha conta a viagem de avião de Lisboa-Madrid (ida e volta).
O mais certo é essa viagem de avião ser comprada on-line, num site tipo e-dreams ou outro do género.
Estou com uma dúvida, aqui no portal tem-se escrito algumas coisas sobre o overbooking, li que se a vaigem for adquirida nesses sites a um preço e entretanto o preço aumentar, podem existir pessoas a comprar pelo preço mais elevado.Se forem vendidos mais bilhetes do que a capacidade do avião, quem compra mais baixo é quem fica em terra. É mesmo assim? A companhia pode disponibilizar mais bilhetes do que a capacidade do avião? Como é que eu sei se isso pode acontecer?

Agradeço que me ajudem a esclarecer esta dúvida, que sei que não é só minha

Obrigada
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
SEm certezas......mas os experts virão dizer da sua justiça,apesar de o oscar já ter feito o serviço

Penso que é mais frequente a situaçao de Overbooking nas companhias "mães" e ñ tanto(nunca ouvi)nas Low Cost

Como digo.....sem certezas
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Sendo uma situação legal, deixa-me um bocado revoltada, pois não é nada justo

Hugo Morais, se for verdade o que dizes, tenho de repensar a escolha da companhia aerea, pois estava a pensar excluir as low cost porque pensava que era ai que era mais frequente...

Oscar, era bom era, que isso acontecesse na volta, eram só mais uns dias no paraíso
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Oi Tiago!

Obrigado pela dica Mas mesmo assim fico com a dúvida, reservando diretamente no site da low-cost não há possibilidade de overbooking?
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
A isso já não te sei responder concretamente, mas nunca vi ninguém a ficar "em terra", e já viajei imensas vezes em companhias low-cost...

Penso que se for reservado pelo próprio site não terás nenhum problema, mas como diz o Hugo Morais, os experts que se cheguem á frente

Mas que existe a possibilidade de overbooking existe... No caso de isso acontecer és reembolsada ou remarcam outro voo a tua escolha. Mas para ti não convinha nada que isso acontecesse, senão la se vão as caraíbas
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Cenoura,

Tal como o Tiago, até hoje não vi ninguém ficar em terra. Deixo um exemplo de situação de possível overbooking (caso bem feio, por sinal):
https://www.portaldasviagens.com/topic/10216-fui-impedido-de-embarcar/
No seu lugar (como já fiz inúmeras vezes) comprava o bilhete diretamente no site da companhia. Atenção que além da Easyjet, a Iberia também poderá apresentar bons preços. Na última viagem em que precisei de uma ligação a Madrid a Iberia apresentou melhor preço que a própria Easyjet e a tarifa já incluía 2 bagagens de porão até 23kg cada uma. Veja também com atenção o horário dos voos, pois podem existir atrasos (embora as low cost sejam as mais pontuais, regra geral) do voo de Lisboa até Madrid ou até do voo no regresso de Punta Cana até Madrid. Lembro-me que este ano já existiram casos em que a companhia aérea que faz os voos transatlânticos a partir de Madrid mudou o dia dos voos e os passageiros já tinham os voos de ligação comprados. Relembro os casos de 2 foristas (André Gomes e Mulher Viajante) a quem isto já aconteceu (a Cenoura até comentou):
https://www.portaldasviagens.com/topic/15895-pullmantur-anda-a-brincar-actualiza%C3%A7%C3%A3o-final-feliz-1072013/
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia Cenoura,

pois como o Óscar já disse e bem o overbooking existe e está previsto na lei...

Não lhe posso garantir que uma companhia de low cost não o faça, alias se calhar neste tipo de companhias é + "frequente" cancelar a viagem do que fazer o overbooking...

Não me parece que seja uma vantagem reservar no site da companhia a não ser pelo o preço...

Pelo o que tenho conhecimento existem factores que levem à escolha dos azarados..

- Preço mais barato da viagem ou ultimo a fazer o check-in

Sem certezas mas penso que o que está mais em "uso" será o preço mais barato, pois com a hipótese de fazer check-in online... ai 1 pouco por terra a hipótese de ser ultimo...

Infelizmente não tem hipótese de saber se estão ou nao vendidos + tktks do que a capacidade do avião..

Por favor tenha em atenção ao que a Inês escreveu em relação a horários..

alguma duvida estou ao dispor...
 

Believer

Membro Ativo
Tanto há overbooking nas grandes companhias como nas low costs, já assisti a ambos os casos. O truque é fazer o check in online tão cedo quanto possível (nos sites das companhias informam qual a antecedência com que o check in eletrónico abre). Com o check in feito, já não há overbooking.
 
Top