Novidades

Outra viagem a Portugal?

PauloBR

Membro Ativo
Olá amigos!

Como eu já informei aqui no fórum do Brasil, em Junho de 2011 a TAP vai iniciar voos diretos entre Porto Alegre (Brasil) e Lisboa. (na verdade o correto é dizer voos entre Lisboa e Porto Alegre, já que a empresa é portuguesa, mas isto é um mero detalhe....)

Como legítimo infectado pelo "vírus das viagens" que sou, este anúncio começou a me dar uma "coceirinha" (não sei se falam assim em Portugal...no sentido de uma ter uma vontade irresistível...). Irremediavelmente comecei a pensar numa nova viagem a Portugal... Eu tinha um plano meio engavetado na minha cabeça de visitar novamente Portugal lá por 2012 ou 2013, para quando está anunciada a conclusão dos trabalhos de ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre, que vai permitir a operação dos aviões "wide-body" como plena capacidade de carga e passageiros. Porém, devido à ousadia empresarial da TAP de inicar prematuramente esta rota, (na qual não vai poder por enquanto decolar de Porto Alegre com carga máxima), o '"vírus" me atacou...

Some-se ao ataque do "vírus da viagem" a constatação de que eu tenho milhas suficientes no Victoria TAP (ou melhor, são pontos no cartão de crédito que posso transferir para o Victoria) para emitir uma passagem ida e volta Porto Alegre - Lisboa. Falta mais uma passagem, a da esposa, mas como no Brasil podemos comprar passagens da TAP com pagamento em 5 parcelas no cartão de crédito...não dá pra resistir... acho que vou visitar a "terrinha" novamente... tá muito fácil....quer dizer, temos de fazer algumas economias até lá, mas acho que vai dar...

Dito isto, como em 2010 eu a esposa visitamos uma boa parte de Portugal, para a próxima viagem estou pensando em visitar as regiões de Lisboa Litoral, Beira Litoral e Galiza. O plano por enquanto é fazer uma viagem de no máximo 2 semanas, em Setembro ou Outubro. Por quê estes meses? Bem, para este ano, só posso pensar a partir de Junho, quando começam os novos voos da TAP. Junho, Julho e Agosto são os meses de verão em Portugal e nesta viagem gostaríamos de um clima "mais ameno". Novembro e Dezembro ficam muito perto do Inverno. Então sobraram Setembro e Outubro...

O plano (por enquanto muito básico, é claro), é alugar um carro no aeoporto de Lisboa e pegar a estrada direto para o litoral de Lisboa e se hospedar em 2 ou 3 cidades na região entre Lisboa e o Porto. Talvez Sintra, Leiria, Coimbra ou Aveiro, não sei... Depois, é rumar direto para a Galiza e ficar pelo menos uma semana lá. Depois disto, é pegar a estrada e voltar direto para Lisboa, onde podemos ficar uns dois dias para fazer compras e passear. De Santiago de Compostela até Lisboa são 540 Km por auto-estrada, o que para um brasileiro "não é nada", são só 5 horas de viagem. Há duas semanas atrás viajamos 680 Km de carro (sem auto-estrada) até uma praia no Uruguai, só para passar uns 4 dias no Natal...

O que me dizem deste meu novo "devaneio"? As regiões que falei tenho certeza que valem muito a pena visitar. As minhas dúvidas são quanto ao clima e sobre os destinos. Podem me ajudar?

Duas dúvidas: como é que eu pesquiso e abro novos tópicos aqui no Portal sobre a Galiza? No fórum da Espanha ou no de Portugal? É que eu li em vários cartazes nas estradas da região de Tourém: "Galicia não é Espanha"... Outra dúvida é: aqui no Portal eu devo dizer "Galiza" ou "Galicia"? Qual é mais "politicamente correto"?

Na viagem de Natal que fiz com toda a família a La Paloma (Uruguai), a televisão da cabana onde ficamos tinha o canal Galicia TV (no Sul do Brasil, no Uruguai e em Buenos Aires, há muitas pessoas de origem galega), onde vimos muitas reportagens sobre a Galicia, achamos tudo muito lindo, nos lembrou muito a região do Minho (e realmente em parte é a mesma região...). Não vimos nenhum problema em entender a língua Galega (falar é outra coisa, é claro...). Uma região da Galicia que nos chamou a atenção pela beleza é Baiona. Outro destino certo é Santiago de Compostela, é claro...

Abraços a todos!
 

xes

Membro
Ola Paulo,

Tens ai uns bons planos para uma viagem :) , eu moro mais no norte, e o que tenho a aconselhar é uma visita por Aveiro, passear na ria, é muito bonito, e já que tas a pensar ir a Galiza, uma passagem por Viana do castelo, e mesmo Valença, vila nova de Cerveira, também é muito giro, para um clima bom, aconselho-te Junho, e para evitar confusões talvez Setembro que ainda apanhas bom tempo cá, de Setembro para a frente já é uma questão de sorte apanhar bom tempo.

Quanto a parte de Espanha podes dizes Galiza, que basicamente é o nome que damos a região norte acima de Portugal, lá o espanhol deles é muito fácil de perceber visto estar perto de Portugal.

Qualquer duvida apita
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Olá Paulo!

É com agrado que registo mais esta iniciativa de viagem... certamente ficamos todos a ganhar com o futuro report que nos vai trazer :D , tendo em conta todos os outros fantásticos que já partilhou aqui no portal.:)

As zonas que pretende visitar valem sim a pena conhecer... desde a costa litoral da zona de Lisboa até ao Norte de Portugal e a Galiza, tem zonas muito bonitas e agradáveis, localidades com muito interesse turístico que vai gostar quase de certeza.

E sim... Galiza é Espanha :D ... Para pesquisar e colocar tópicos sobre a Galiza deverá fazê-lo no forum Espanha.

Qualquer dúvida, estamos sempre por aqui.

Boas viagens.:)
 

tezita

Membro
Ola Paulo!!

Fico contente por mais um vez estarem a pensar regressar a Portugal!! :)
Claro está que nós estamos aqui para ajudar no que for preciso!! ;)

Galiza (em português) e Galicia (em espanhol) é realmente Espanha, apesar de não gostarem muito de o ser. :devil:
Compreende-se muito bem o que falam, devido à proximidade com o nosso país e, se calhar arriscaria dizer, terem laços fortes com Portugal. ;)

Em Lisboa tens muito que visitar... Tens de passar uns dois dias no minimo em Sintra... e depois podes subira ao norte pela autoestrada do Oeste e ir visitando varias localidades, como Nazaré, São Martinho do Porto, Obidos, Figueira da Foz, Aveiro, o Porto clarooooo :D, Guimarães, o Geres e então Segues para a Galiza...

Mas penso que mais perto da data, e consoante aquilo que queiras ver, terás aqui muitas opiniões e ajudas, para que não te sintas só e perdido a organizar as coisas ;)
 

Bee

Membro Conhecido
Olá Paulo,

Fico feliz que decidas nos visitar novamente. ;)

A zona que escolheste é lindissima. Vale bem a pena!
Já foram dadas muitas sugestões pelo que, assim que começares a ter mais certezas do que desejas visitar, é só começar a pedir ajuda.
Estaremos sempre por cá!
 

Car_lota

Membro
Olá Paulo. Então passarias uma semana em Portugal e outra em Espanha, certo?

Eu recomendaria que fosses para Norte. Minho ou Trás-os-Montes. Conheces o Gerês? Se procuras praia acho que tomas a decisão certa, mas se não eu recomendaria que subisses. Até porque é de caminho para a Galiza. Tb há praias bonitas a Norte se bem que se quiseres tomar banho de mar, a água é mais fria. Para mim é a Norte que fica a parte mais bonita de Portugal. No Gerês há imenso para ver e o cenário é muito diferente do resto do país. Na região de Melgaço tens ainda a hipótese de aceder facilmente aos Alvarinhos, a "pérola" dos vinhos verdes e toda essa área é muito bonita, come-se e bebe-se bem.

Se quiseres andar pelo interior recomendo-te uma aldeia fabulosa chamada Piódão, pertencente ao concelho de Arganil, situada numa encosta da Serra do Açor. http://www.flickr.co...3d%C3%A3o&w=all Dá para fazer belos passeios pedestres e vende-se por lá um queijo e uns licores fabulosos.

Galiza já por lá andei mas não conheço muito. Lembro-me que quando estive no Gerês dei lá uma passada. O que conheço bem de Espanha é a Andaluzia.
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá, muito obrigado pelas sugestões. Como eu disse, esta viagem por enquanto é apenas um sonho, uma vontade, mas não custa nada alimentar os sonhos...

Quanto ao norte de Portugal, na viagem que fizemos em Maio de 2010 visitamos: Paredes, Peso da Régua, Penafiel, Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Valença, Montalegre, Gerês (saindo de Montalegre até Tourém e retornando pelo lado de Caldas do Gerês). De Montalegre fomos até a Covilhã por Trás-os-Montes, passando pela região de Vila Flor.

Para a próxima viagem a Portugal, não estamos pensando em praias. Quer dizer, queremos visitar algumas praias pelas paisagens, mas não para ficar ao Sol e tomar banho. A água de Portugal é muito fria para nós. Em 2010 ficamos uma semana na Praia da Rocha, no início de Junho e a água estava gelada. Imagina mais para o norte então, deve ser mais fria, é claro...

Quanto ao mês da viagem, eu pensei em Setembro ou Outubro porque a maior parte da viagem vai ser pelo norte. Pela nossa experiência do ano passado, vimos que de modo geral os hotéis do norte não estão muito bem preparados para o calor, pois quase nunca o ar-condicionado do quarto é suficiente. Tivemos problema de passar calor, mesmo com o ar-condicionado central ligado, no conhecido Hotel Fénix do Porto, que é um excelente hotel, mas que tem este problema com o calor.... Não esqueçam que como moramos no extremo sul do Brasil, não gostamos de muito calor, ao contrário dos cariocas...

Quando (e se) esta viagem for definida, vou "incomodar" de novo vocês com um monte de perguntas.


P.S.: eu sei que a Galicia fica em Espanha e que os portugueses a chamam de Galiza (no Brasil sempre falamos "Galicia"). Mas é como eu li nos cartazes das estradas do Gerês: "Galicia não é Espanha" e também como disse a Tezita que os galegos não gostam muito de serem espanhóis

Quanto à lingua, não vamos ter nenhuma dificuldade. Nós entendemos muito bem o Espanhol (tanto o da América quanto o de Espanha) e falamos "mais ou menos". O Galego que ouvimos na TV Galicia, achamos mais fácil ainda de ententer, pois é quase o Português, falado na típica entonação aguda do Espanhol.

Abraços!
 

Car_lota

Membro
Os galegos dizem que a Galiza "não é Espanha" porque não se consideram espanhóis. É como se fossem um "país" à parte. Na maior parte dos casos até se identificam mais com Portugal.
 
Top