Novidades

Orbest - Contacto Reclamação

Anabela N

Membro
Hoje também recebi resposta por parte da Jolidey a propor o voucher no valor de 700€ por passageiro.
Claro que não pretendo aceitar e vou argumentar que não consigo viajar "fora de época" já que tenho uma criança de 7 anos.
Assim sendo, não aceitarei nada a não ser o reembolso em dinheiro.
Vou amanhã à minha agência tratar disso.
Assim que tenha noticias digo
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Anabela N,

Creio que nem vale a pena justificar que não pode viajar, basta referir que de acordo com o n.º 3 do artigo 7º do Regulamento (CE) n.o 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho pretende receber o valor em dinheiro.

Só com o acordo escrito do passageiro é que este valor poderá ser reembolsado em vales de viagem ou outros serviços.

3. A indemnização referida no n.o 1 deve ser paga em numerário, através de transferência bancária electrónica, de ordens de pagamento bancário, de cheques bancários ou, com o acordo escrito do passageiro, através de vales de viagem e/ou outros serviços.
EUR-Lex - 32004R0261 - EN - EUR-Lex
 

Oranjinha

Membro Ativo
Vou aguardar a resposta, mas por vezes mais vale um pássaro na mão que dois a voar...
Acho muito fruta a Orbest (Companhia de charters) indemnizar 400 passageiros em 600€ cada, além de que espero voltar a viajar no próximo ano.
Obrigado pelas dicas... Alguém conhece alguém que tenha recebido esta indemnização em companhias de charters?
Se fosse na Tap o dinheiro já estava na conta :)
Bom dia
Eu recebi 600 eur demorou cerca de 1 mês e nunca me foi proposto o vale de viagem.
 
Última edição por um moderador:

Oranjinha

Membro Ativo
Olá @Oranjinha
A tua viagem foi efectuada com que operadora e qual o destino?
Foi este ano e quantas horas de atraso teve o voo?
Obrigado.
Eu fui através da Soltour e existiu um cancelamento de voo de Punta Cana para Lisboa em abril deste ano. Só tivemos voo no dia seguinte.
Mal cheguei tratei logo de tudo com o Juan e um mês depois recebi um e-mail a pedir o meu NIB e para eu assinar uma declaração em que dizia por outras palavras, que após o pagamento do valor ficava tudo resolvido e eu não tinha nada mais a reclamar. Uns dias depois já tinha o valor na conta
 

Hugo Furtado

Membro Ativo
Eu fui através da Soltour e existiu um cancelamento de voo de Punta Cana para Lisboa em abril deste ano. Só tivemos voo no dia seguinte.
Mal cheguei tratei logo de tudo com o Juan e um mês depois recebi um e-mail a pedir o meu NIB e para eu assinar uma declaração em que dizia por outras palavras, que após o pagamento do valor ficava tudo resolvido e eu não tinha nada mais a reclamar. Uns dias depois já tinha o valor na conta
Obrigado @Oranjinha pelo esclarecimento.
 

basapistas

Membro Conhecido
Exmos. Colegas,

Relativamente ao atraso de 20 horas da Orbest, esta companhia é que é responsável pelo cumprimento e pagamento das indemnizações devidas pelo regulamento (CE) nº 261/2004.
A minha duvida é se a Orbest tem filiação em Portugal ou Espanha, pois em Portugal a responsável é a INAC (ANAC) e em Espanha é a AENA!
Estes senhores vão fazer tudo para protelar indemnizações, negociar migalhas e fazer com que a maioria se canse desgastada e paguem só a alguns!
Essa indemnização de 600 euros em época baixa... para eles é migalhas, pois o dinheiro fica do lado deles, condicionam as vossas futuras viagens, cobram o que lhes apetecer, e depois ainda vão buscar a margem de lucro que já têm nas viagens nestes 600 euros!
Se se juntassem e se a Orbest tem sede em Portugal... era insistir com a ANAC, pois eles mais tarde ou mais cedo vão proferir decisão! O problema é com a Orbest...

O nosso verdadeiro problema é os tribunais não funcionarem, são caros e demoram décadas a decidir alguma coisa....

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Na minha opinião não têm que se preocupar se a companhia aérea é Portuguesa ou Chinesa... isso não é importante. O importante é reclamar ao Provedor do Cliente. O que esta entidade decidir está decidido e todos (neste caso o Operador) vai cumprir... (o voucher é jogada para interesse próprio)

Reparem, todas as reclamações têm que ter como alvo o Operador que é o fornecedor de serviços (mesmo a culpa não sendo deles). O Operador depois da decisão do PdC é que tem que se entender com os restantes intervenientes (companhia aérea, hotéis e outros que possam ser incluído pelo o meio)... e reembolsar ou não o seu cliente (ag. viagens) que por sua vez reembolsa o seu cliente (nós). O que está acima desta "pirâmide" não nos diz nem respeito nem nos temos que preocupar...

Espero ter ajudado
 

Hugo Furtado

Membro Ativo
Caros Viajantes,

Acabei de receber a carta da Jolidey via mail da agência de viagens como a oferta do voucher com os 700€, como é obvio vou recusar com informação que pretendo a indemnização em dinheiro.

Obrigado.
 
Eu estou numa situação complicada agora, porque tinha feito as reclamações através da agência e ela agora fechou, está a ser acusada de burla :mad:
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá
Os que recusaram o voucher já tiveram resposta?
Recebi e-mail do INIAC a dar-me razão e que a companhia aérea irá ser notificada, e logo diziam mais alguma coisa.
De resto da parte da Jolidey não tive mais nenhuma resposta.
 
Última edição por um moderador:

Anabela N

Membro
Também já pedi o reembolso em dinheiro há uma semana e até agora nada...
Ainda tive que reclamar da oferta dos vouchers que me fizeram pois não consideraram o meu filho de 7 anos que pagou praticamente o mesmo que nós.
Vamos ver no que vai dar!!! Mas garanto que me vão ter constantemente a "chatear"!!!
 

Carla91

Membro
No meu caso viajei pela Orbest em Maio e também tive um atraso considerável, chegamos ao destino - Punta Cana 4 horas depois.
Mas penso que não temos direito a nada pois o atraso não é superior a 6 horas...
No entanto não deixo de reparar que os problemas com esta companhia são sucessivos.
A evitar nas próximas oportunidades.
 

Sara GF

Membro
Eu também reclamei e hoje a agência disse-me que tinha algo para me dizer e que basicamente era um voucher.... Do provedor ao cliente a reclamação entrou no dia 17 de junho e até agora ainda não disseram nada... Existe alguma opção para podermos contactar o provedor ao cliente e saber quando será dada a resposta? a indicação do site ao numero da reclamação é "em analise"... o meu receio é que recuse o voucher e depois o provedor ao cliente faça como li aqui atrás e apenas diga que se tem direito ao tempo perdido e não ao valor dos 600€ por atraso... e depois a travelplan claro que não fazer mais nada e nem dinheiro, nem voucher... estarei a pensar mal?
 
Top