Novidades

O custo exagerado do atual passaporte (PEP)

JFMC

Membro Ativo
Boas,

O passaporte que detenho ainda conta com uma validade de 10 anos e teve um custo de 33EUR. O próximo que fizer, já compreenderá um custo de 65EUR e uma validade de, apenas 5 anos (quatro anos e meio), isto porque, a grande maioria dos países onde é necessário passaporte, que são quase todos (excetuando os países da EU e pouco mais), exigem uma validade mínima de 6 meses à entrada ou saída do país.
Num passado, não muito distante, as crianças pagavam um valor bem inferior ao dos adultos, atualmente o valor passa pelos 65EUR, isto independentemente da idade. No caso de menores de idade inferior a 4 anos, a validade do passaporte é de 2 anos (ano e meio).

Sendo que a validade do passaporte passou para metade do tempo (julgo que em abril de 2006, ainda a validade era de 10 anos) e o valor do mesmo para mais do dobro, isto representa um aumento de ≈ 300%. E assim se cria mais uma supertaxa.


P.S. a ideia passa por criar num futuro próximo uma petição sobre o tema, solicitando redução do custo e o aumento da respetiva validade.

Link: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT72021


Cumprimentos
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
JFMC disse:
Sendo que a validade do passaporte passou para metade do tempo (julgo que em abril de 2006, ainda a validade era de 10 anos) e o valor do mesmo para mais do dobro, isto representa um aumento de 333,33(3)%. E assim se cria mais uma supertaxa.

P.S. a ideia passa por criar num futuro próximo uma petição sobre o tema, solicitando redução do custo e o aumento da respetiva validade.
Avança com a petição, certamente que não faltarão assinaturas....

Abraço
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Sim, concordo - é avançar com a petição
O ano passado tive que renovar o passaporte da minha filha e ela estava a cerca de 15 dias de fazer 4 anos, mas como necessitava do passaporte para viajar, teve que ser, o que quer dizer que por menos de 15 dias ficou só com uma validade de 2 anos. Se para o ano quiser viajar na mesma altura já vou ter que gastar dinheiro numa nova renovação
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
O meu também já acabou, durou 10 anos. só ainda não renovei por causa disso mesmo , durar metade e custar bastante.
 

JFMC

Membro Ativo
Boas Noites,

Desejo, apenas mencionar uma alteração efetuada à mensagem inicial, onde o valor do antigo passaporte teve um custo de 33EUR e não de 30EUR.
Acrescento também que o 1º PEP a ser emitido, data de agosto de 2006 e foi dirigido ao então Presidente da República.




Cumprimentos
 
Alguém sabe se para renovar o PEP o valor também é de 65€?
Tenho que renovar o meu e da minha esposa, mais o do pequeno!!!!lá se vai mais um arrombo nas finanças pessois!
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Psepereira disse:
Alguém sabe se para renovar o PEP o valor também é de 65€?
Tenho que renovar o meu e da minha esposa, mais o do pequeno!!!!lá se vai mais um arrombo nas finanças pessois!
Sim 65€ x3 pax
 

JFMC

Membro Ativo
Bons Dias,

Como indiquei anteriormente venho então aqui ao fórum solicitar a todos vós a leitura da petição que elaborei, com o nome "PETIÇÃO SOLICITANDO REDUÇÃO DO CUSTO E O AUMENTO DA RESPETIVA VALIDADE DO PASSAPORTE (PEP)https://www.portaldasviagens.com/pview.aspx?pi=PT72021", e assim o entendam a respetiva assinatura da mesma.
Se poderem divulga-la junto dos vossos amigos e familiares, seria ótimo.

Deixo aqui o respetivo LINK – http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT72021




Cumprimentos
 
Top