Novidades

Naufragio de ferry em Zamzibar

Triste notícia.

Quanto à segurança a bordo destas embarcações, gostaria só de dizer algumas palavras.
Eu trabalhei uns meses a bordo do ferryboat grego "Santorini", que efectua as ligações entre as ilhas dos Açores, e para o poder fazer tive de frequentar uma série de cursos e exames, exigidos pelo IPTO (Instituto Português dos Transportes Marítimos).Quase morri afogado nos testes de mar, são exigentes.
Quando os navios começam a operar numa certa zona, o navio e a tripulação têm de certificados (mesmo que o navio venha certificado de outra zona qualquer).
Estas certificações são efectuadas por uma brigada de Inspectores, e envolvem vistorias detalhadas ao navio (verificação de bóias, salva vidas, extintores,etc) e testes de simulação de incêndio (estas simulações são treinadas por toda a tripulação, quando o navio está vazio, todas as semanas).
Graças a essa certificação tive o previlégio de fazer Lisboa-Ponta Delgada de navio.
Isto é apenas uma infíma fracção das regras impostas à navegação pela IMO (Internacional Maritime Organization).
Se as companhias de transportes marítimos cumprissem essas regras de segurança, e também se os passageiros acatassem as instruções e regras a bordo (e sabemos que não é bem assim...) os riscos de um acidente no mar seriam muito poucos.
Podem não acreditar, mas até 1987, os Comandantes de alguns ferrys tinham a mania de zarpar com o portão de ré ainda aberto, e fechavam o portão já em marcha, para poupar alguns minutos.
Até que um dia, falharam 3 sistemas a bordo do "MS Herald of Free Enterprise" (um deles precisamente o que fechava a porta de trás), o navio meteu água e morreram 193 pessoas.
Quantas vezes vemos os passageiros a atirar beatas acesas do convés ? Se a beata entra novamente no navio, por uma janela dum camarote desocupado, podemos ter um incêndio fatal em poucos minutos.
E passageiros a querer ir ao Car Deck com o navio em marcha ? O Car Deck é a zona mais crítica do ferry, e só pode ser visitada pela tripulação, mas quem vai explicar isso ao Sr. Fulano de Tal, que se esqueceu da geladeira com as cervejas frescas no porta-bagagens do carro ? É um problema...
Só para acabar, uma vez perguntaram a um piloto de aviação se ele realmente achava que voar era o meio mais seguro de viajar, e ele respondeu "Se os condutores fizessem a manutenção dos seus carros e cumprissem as regras de tráfego, tal como as companhias aéreas fazem, andar de carro seria provavelmente tão seguro como andar de avião".
 
  • Gostar
Reações: TeK

goncalo82

Membro Ativo
Sou um leigo nestas matérias, apenas as conheço como turista, mas tenho a crer que a maioria destes desastres se devem por excesso de passageiros, tal como sucedeu com este. Na tailandia vi bem isso de perto e sempre me recusei a entrar nesses ferries sobrelotados....


A noticia foi actualizada, são dados como confirmados quase 200 mortos!

http://english.aljazeera.net/news/africa/2011/09/201191112247296653.html
 
Top