Novidades

Mosquitos em Cuba?

Diane Carvalho

Membro Novo
Bom dia a todos,

Como tem estado a actividade dos mosquitos em Cuba??
Com esta coisa toda do Zika, gostaria de saber :)
Obrigado.
 

Bee

Membro Conhecido
Ontem em conversa com a "minha" enfermeira do Centro de Saúde, fui aconselhada a ligar para o Centro de Vacinação (no meu caso da Batalha) e informar que vou de férias para Cuba perguntando se é necessário fazer consulta e posterior vacinação.
Liguei de manhã e a recomendação que recebi é que devo marcar consulta (apesar de não haver vacinação para o Zika)... :confused:
 

Diane Carvalho

Membro Novo
Ontem em conversa com a "minha" enfermeira do Centro de Saúde, fui aconselhada a ligar para o Centro de Vacinação (no meu caso da Batalha) e informar que vou de férias para Cuba perguntando se é necessário fazer consulta e posterior vacinação.
Liguei de manhã e a recomendação que recebi é que devo marcar consulta (apesar de não haver vacinação para o Zika)... :confused:
Obrigada, também vou ligar então e depois partilho o feedback dado pelo meu centro de saúde :)
 

Lady_R

Membro Conhecido
No site da consulta do viajante, a info actual para Cuba sobre vacinação é:
Imunizações (vacinas):

- Hepatite A: Recomendada a todos os viajantes não imunes.
- Febre Tifóide: Recomendada a todos os viajantes.
- Febre Amarela: Não indicada.
- Poliomielite: Não recomendada para o viajante adulto que já completou a vanação na infância.
- Hepatite B: Recomendada a todos os viajantes.
- Raiva: Imunização apenas recomendada a viajantes com elevado risco de sofrer mordeduras de animais ou cujas actividades possam implicar um estreito contacto com morcegos.
- Tétano/ Difteria: Recomendada a todos os viajantes não imunes.

Info da DGS sobre o Zika:
Direcção-Geral da Saúde

"Países afetados
Segundo dados do ECDC, vários países/territórios reportaram casos confirmados de infeção por vírus Zika, designadamente: Argentina, Aruba, Barbados, Belize, Bolívia, Bonaire (Holanda), Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçau, Dominica, Equador, El Salvador, Filipinas, Grenada, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Virgens (EUA), Ilhas Samoa, Jamaica, Kosrae, Maldivas, Martinica, México, Micronésia, Nova Caledónia (França), Nicarágua, Panamá, e Papua-Nova Guiné, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Saint Barthélemy, Saint Lucia, Saint Martin, Sint Maarten, Suriname, Tailândia, Tonga, Trindade e Tobago, Venezuela e Vietname."

3 – Como se transmite a doença por vírus Zika?
A principal forma de transmissão é através da picada do mosquito infetado. No entanto, embora pouco frequentes, foram também identificadas outras vias de transmissão, tais como:  Perinatal, provavelmente por via transplacentária ou durante o parto quando a mãe está infetada;  Sexual devida à presença de vírus no sémen;  Transfusão de sangue e derivados. O vírus Zika foi detetado na saliva, durante a fase aguda da doença, mas não existe ainda informação que permita avaliar o risco de transmissão por esta via.

7 – O que posso fazer para me proteger?
A melhor proteção contra o vírus Zika é a prevenção contra a picada de mosquitos. Assim, recomenda-se:  Utilizar vestuário de cores claras e adequado para diminuir a exposição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças);  Optar preferencialmente por alojamento com ar condicionado;  Utilizar redes mosquiteiras;  Ter especial atenção ao período do dia em que que os mosquitos do género Aedes picam mais frequentemente (durante todo o dia);  Aplicar repelentes observando as instruções do fabricante, fazendo notar: - Crianças e mulheres grávidas podem utilizar repelentes de insetos apenas mediante aconselhamento de profissional de saúde; - Não são recomendados para recém-nascidos com idade inferior a 3 meses; - Se tiver de utilizar protetor solar e repelente, deverá aplicar primeiro o protetor solar e depois o repelente. É igualmente importante evitar águas paradas, pelo que deve esvaziar, limpar ou cobrir contentores que tenham água, ainda que em quantidades pequenas – vasos de flores, baldes, pneus, ou locais que possam ser criadouros de mosquitos. No país de destino seguir as recomendações das autoridades locais.

Nota pessoal: comprei na farmácia um repelente de insectos, para utilizar na roupa e não na pele (sou dada a alergias), com uma concentração do princípio activo de 25%, que é recomendada para os trópicos.
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Eu vim de Cuba no dia 9 de Maio e não usei uma única vez o repelente.
O mesmo não posso dizer do México, eram mosquitaussauros, como os mexicanos diziam.
Aconselho por segurança a levar repelente, embora não tivesse necessidade de usar.
 

Diane Carvalho

Membro Novo
Eu vim de Cuba no dia 9 de Maio e não usei uma única vez o repelente.
O mesmo não posso dizer do México, eram mosquitaussauros, como os mexicanos diziam.
Aconselho por segurança a levar repelente, embora não tivesse necessidade de usar.
Pois também fui ao México em Agosto 2015 e eram imensos mosquitos... Gastei 1 frasco inteiro de repelente em 7 dias :)
 

Sara GF

Membro
Nós levamos spray para tecidos, spray para o corpo e roll on para a cara... Vimos algum pessoal picado, mas nada que alarme ...
O meu marido foi picado no pescoço na praia e eu no ultimo dia nas pernas tambem na praia, quando o repelente ja não estava ativo. Nós somos do tipo atrai mosquito e que só passa com antiestaminico, e neste caso apos colocar 2 dias pomadinha ja estamos como novos ;)
O casal que foi connosco teve muito menos cuidados e nao chegou sequer a ser picado...

Acho que é melhor levar para prevenir, mas por exemplo em Armação de Pera à 3 anos atras foi bem mais complicado eh eh eh
 

susy4

Membro Conhecido
eu estive em Cuba em Outubro ( ainda não se falava no Zika) e levei valentes ferroadas de mosquitos, mesmo tendo alguns cuidados básicos ( mas também sou daquelas que mesmo havendo n gente na sala é a mim que o mosquito pica :p ). Portanto, sim os cuidados incluem repelente, mesmo não havendo casos relatados.
 

HPaixão

Membro Novo
Obrigado Susy pela informação.
Mais vale ir prevenido com uma pulseirazita repelente, que nada incomoda e que sempre nos protege de algo.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Acabadinha de chegar, posso dizer que mosquitos...... nem vê-los! :D
Levei pulseira e repelente (muitas vezes nem coloquei) e quer em Havana quer em Varadero, não dei pela presença deles. E nem sequer vi outras pessoas ferradas.
Acho que devem ter emigrado. :D
Boas notícias, portanto! :p
 
Top