Novidades

Mapa ilha de São Miguel

Nuno21Silva

Membro Novo
Olá, irei passar uma semana de férias a São Miguel em julho próximo e já tenho tudo acertado. Só não encontro um mapa da ilha em lado nenhum. Já procurei na net e em lojas e nada. Gosto de me orientar pelo mapa quando estou em férias, anotando logo os pontos de interesse, restaurantes, etc. Sei que em Ponta Delgada encontrarei facilmente mas gostava de planear com antecedência. Por acaso ninguém sabe onde se possa encontrar um? Obrigado
 

VeraPereira

Membro Ativo
Olá,
Chegado ao Aeroporto de Ponta Delgada vais ao balcão do posto de turismo e obtens um mapa da ilha de graça :), mas não te esqueças de comer o Cozido das Furnas e de tomares banho nas águas férreas.. são óptimas!!


se tiveres mais alguma dúvida estás a vontade,sou natural de Aveiro mas já moro nos Açores há 8 anos.. estás à vontade;)
 

Passageiro

Membro Novo
Deixo-te uma sugestão: Praia da Ferraria, ponto mais ocidental da ilha!
Consulta uma tabela de marés no porto ou na capitania em Ponta Delgada, vê quando é Preia Mar e experiencia o fenómeno da zona durante um belo de um banho! :)
 

Nuno21Silva

Membro Novo
Já arranjei o mapa mais perto que pensava. A minha mãe esteve em São Miguel no ano passado e já estou desenrascado. Vera não me vou esquecer do cozido e do banho férreo. Passageiro já há muito que tenho ouvido falar dessa praia e foi das primeiras coisas que pensei logo em fazer. Obrigado pelas sugestões. Já agora e passando publicidade à parte, reservei carro de aluguer com a 7lombas. Foram muito simpáticos e prestáveis e fizeram o que as grandes companhias não fazem que foi a oferta da cadeirinha de bebe e posso entregar o carro no aeroporto já 5 horas depois da hora de recolha e sem cobrar mais por isso. Por acaso conhecem?
 

Passageiro

Membro Novo
Aluguei na "Ilha Verde", mas agora tenho uns colegas de lá que conseguem os melhores preços. Além disso, alugam também apartamentos particulares, pelo que se conseguem fazer umas férias bastante em conta. Aproveita para provar o marisco a preços amigáveis. Há um armazém na Ribeira Grande que vende o marisco já pronto a comer a uns preços muito razoáveis. Experimenta cracas e cavacos!
 

Nuno21Silva

Membro Novo
Olá, para o mês de julho acham que a vestimenta "à turista" de uma t-shirt, uns calções e umas havaianas no pé serão suficientes para o passeio diário na ilha? Que temperatura média andará durante o dia nesta altura?
 

JAT

Membro Ativo
Boa tarde a todos,
Uma correção, não é praia da Ferraria, mas sim e apenas ferraria. As termas da ferraria (http://www.termasferraria.com) têm uma zona paga com restaurante/bar, spa termal, masagens, etc e tem os "famosos banhos de água do mar quente - gratuitos" (ou mesmo a escaldar), depende das marés.
É sempre um risco trazer para os Açores apenas t-shirt, calção e chinelos, pois tanto podem apanhar uma semana com "sol de escaxá" - expressão local - ou dias nublados e, por vezes, chuvosos. Acho que um agasalho (sweatshirt) e umas sapatilhas são indispensáveis. Isso para não falar, se for amante de trilhos pedestres os chinelos não dão muito jeito (http://trilhos.visitazores.com/pt-pt).
Se estiver interessado pode dar uma olhadela no tópico https://www.portaldasviagens.com/topic/17826-s%C3%A3o-miguel-locais-para-roteiro onde são apresentadas algumas sugestões para comer e o que ver.

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 

Nuno21Silva

Membro Novo
Obrigado pelas dicas, é sempre bom saber. Os trilhos, apesar de gostar bastante, desta vez não vai dar porque vamos em família e ia ser complicado com o meu pequenote de três anos. Tomo em consideração a sua ajuda e se tiver alguma questão/dúvida certamente lhe hei-de perguntar.
 

Francisco Costa

Membro Novo
Nuno21Silva disse:
Olá, irei passar uma semana de férias a São Miguel em julho próximo e já tenho tudo acertado. Só não encontro um mapa da ilha em lado nenhum. Já procurei na net e em lojas e nada. Gosto de me orientar pelo mapa quando estou em férias, anotando logo os pontos de interesse, restaurantes, etc. Sei que em Ponta Delgada encontrarei facilmente mas gostava de planear com antecedência. Por acaso ninguém sabe onde se possa encontrar um? Obrigado
Eu enviei mail para o turismo do açores a solicitar um mapa e não só me enviaram o mapa (da ilha e de todas as principais localidades), bem como um guia da ilha (cerca de 100 paginas) bastante completo e prático de levar em viagem.
 

Francisco Costa

Membro Novo
Nuno21Silva disse:
Chegando a Ponta Delgada ao meio dia, alguma opinião para um programa da tarde do primeiro dia?
Eu também vou chegar ao meio dia e reservei a tarde para visitar Ponta Delgada:
- Jardim António Borges
- Jardim José do Canto
- Portas da Cidade
- Forte S. Brás
- Igreja Matriz
- Campo S. Francisco
- Portas do Mar

Se der podes também visitar as estufas dos ananases.
 

Nuno21Silva

Membro Novo
É um bom programa. Os ananases acho que vou deixar para o último dia caso possa trazer algum. Vou pela Ryanair não sei se eles deixam trazer um ananás na mão para além da bagagem de mão e de uma mochila pequena que agora já permitem transportar.
 

Francisco Costa

Membro Novo
Nuno21Silva disse:
É um bom programa. Os ananases acho que vou deixar para o último dia caso possa trazer algum. Vou pela Ryanair não sei se eles deixam trazer um ananás na mão para além da bagagem de mão e de uma mochila pequena que agora já permitem transportar.
Na Ryanair normalmente eles são rigorosos com as regras de bagagem, só permitindo as referidas bagagem de mão e pequena mochila e atenção ás dimensões e peso.
Quanto ao ananás quando fui em 2010 nas estufas não tinham de momento para venda, pois transformam a maior parte em outros produtos (licores, rebuçados etc). Mas existe muitos locais onde vendem, por exemplo supermercados e hipermercados e no mercado de Ponta Delgada.
Se não forem muito grandes (o ananás do açores é mais pequeno que o normal) podes tentar trazer dentro da mala no meio da roupa, eu já o fiz.
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
Acho um programa interessante, mas também incluía os seguintes locais:
- Portas da cidade (mesmo ao lado da igreja da matriz) - atenção à lenda LOLOLOL;
- Passeio a pé pela avenida marginal (desde o forte de S. Brás até às portas da cidade);
- igreja da mãe de Deus, (não pela igreja em si, mas por ter uma vista engraçada sobre a cidade);
- gruta do carvão (não sei se conseguem comprar bilhete);
- mercado da Graça (onde podem comprar lembranças regionais e/ou fruta/legumes fresca(os), queijos, etc.

Assim de repente não me lembro de mais nenhum sitio. Se entretanto me lembrar, acrescento.
 

Passageiro

Membro Novo
Quanto aos ananases também podes comprar em Lisboa: Espaço Açores Lisboa, na baixa, ou então nas Avenidas novas.
Deves experimentar os licores caseiros da A.M.Costa (passo a publicidade). Encontras no freeshop do aeroporto ou nos Hipermercados de Ponta Delgada. Recomendo-te o licor de amora ou o licor de tangerina!
 

JAT

Membro Ativo
Passageiro disse:
Quanto aos ananases também podes comprar em Lisboa: Espaço Açores Lisboa, na baixa, ou então nas Avenidas novas.
Deves experimentar os licores caseiros da A.M.Costa (passo a publicidade). Encontras no freeshop do aeroporto ou nos Hipermercados de Ponta Delgada. Recomendo-te o licor de amora ou o licor de tangerina!
Independente da marca, os licores tradicionais/caseiros dos Acores, normalmente, são muito apreciados.Não são só os de amora e tangerina. Também tens os de maracujá, ananás entre outros.
Já agora aproveito para que também é um ponto turístico a visita ao chás da "Gorreana" e/ou do Porto Formoso. Pessoalmente, prefiro os da Gorreana, então os gelados/sorvetes que fazem...Hum...

http://www.gorreana.org/index.php/pt/somos
http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/sao-miguel/cha-gorreana

http://www.chaportoformoso.com/
 

Nuno21Silva

Membro Novo
Olá amigos, depois de 2 ou 3 meses de entusiasmo, excitação e ansiedade em pesquisar, explorar, perguntar, etc. Agradeço todas as vossas ajudas e esclarecimentos . A menos de duas semanas das merecidas férias para mim, minha mulher e filhote recebemos a triste notícia de um imprevisto com um familiar directo (pai) da minha mulher na qual de um momento para o outro se encontra a lutar pela vida. Como é óbvio tudo em questão passa para segundo plano quando se trata de uma vida. Estamos num impasse de esperas e incertezas mas está quase garantido do que possa vir acontecer o mais óbvio parece ser a anulação ou adiamento da viagem. Em relação aos custos pendentes posso dizer que o carro de aluguer não vai ser problema em anular e o hotel posso cancelar até dia 25 de junho sem custos. Já os bilhetes de avião, a ryanair não reembolsa em caso de cancelamento excepto (e espero não vir a acontecer) em caso de falecimento directo de um familiar. Estamos sériamente a ponderar a adiar tudo para o início do mês de outubro. Aí um o único prejuízo será ter de mudar as datas dos bilhetes de avião que será de 30€ por trajecto por passageiro o que dará mais 180€. Embora seja desagradável este valor, julgamos que será a melhor escolha porque de momento psicologicamente não é a melhor altura. Já agora o mês de outubro é bastante agradável para passear ou já é mais frio e chuvoso? Enfim, mais uma vez obrigado pelas vossas ajudas e a vida é mesmo assim. Dias melhores virão.
 
Top