Novidades

Maiores sustos no ar

TREPADOR

Membro Conhecido
Voo Madrid - Jamaica

Na altura de embarcar somos informados de que o avião se encontrava com problemas técnicos, pelo que estaria a ser alvo de uma intervenção. Tínhamos mesmo de aguardar…. Noto logo um burburinho geral e a cara de receio em muitos dos passageiros.

Após uma longa espera, é aberta a manga e toda a gente inicia o embarque. Houve quem optasse por não embarcar, isto apesar de estar a falar de um voo charter com as férias já pagas...

Ressalvo que isto passou-se na mesma altura em que um avião se despenhou na pista de Barajas, teria sido uma semana antes ou depois, não me recordo ao certo.

A esmagadora maioria embarcou e lá fomos nós finalmente em direção às tão desejadas férias, quando ao fim de cerca de 40 minutos de voo, somos informados que teríamos de voltar para trás, ao que parece os problemas não teriam ficado solucionados... Aí a expressão de muito boa gente não seria de receio, mas sim medo.

Aterramos sem sobressaltos novamente em Barajas e convidados a sair.

Mais uma longa espera para que os ditos problemas fossem resolvidos e novo embarque. Noto um burburinho na traseira do avião entre alguns passageiros e as hospedeiras, sendo que uma das hospedeira se retira e vai à cabine do comandante, regressando na companhia de dois dos pilotos que tentam argumentar com esse grupo de passageiros de que o voo era seguro, que se assim não fosse eles mesmos não arriscariam levantar, afinal ele também estava lá dentro e este foi o argumento que usei para tentar acalmar a minha esposa, sem sucesso diga-se em abono da verdade... Os tais passageiros lá resolveram sair e prescindir das férias, o que provocou novo atraso ainda maior, pois era necessário desembarcar as respetivas bagagens.

Com o avião com uns quantos passageiros a menos, lá fomos nós em direção à Jamaica. Quase todos reclamamos por escrito, mas julgo que o destino das reclamações foi o arquivo cesto, pois nem eu nem outros casais com quem mantenho contacto recebemos qualquer satisfação de quem quer que seja. De resto a viagem decorreu sem mais sobressaltos.
 

lcardoso

Membro Conhecido
Milao - Lisboa - Porto voo da Portugalia


Estava em Malpensa quando foi dada ordem de embarque , ao entrar no autocarro ja pingava, dentro do autocarro a caminho do aviao começou-se a ver trovoada ao longe....entramos no aviao debaixo de pingos grossos.

Dentro do aviao so desejava ouvir , "vamos desembarcar face ao mau tempo instalado em Milao", qual quê qual carapuça, ai vamos nós a caminho da pista para a descolagem com o aviao abanar por todo o lado.

Ja se sentia a chuva nas janelas com força , quando damos por ela esta o aviao no ar , azar o meu que fiquei nos ultimos bancos , o aviao todo empinado a ganhar altitude e abanar , silencio aterrador no interior , so se ouviam os motores a "puxarem".

No ar ainda sem ter ultrapassado as nuvens o aviao tem uma abrupta queda ( eu ia jurar que senti os motores a falharem ) , uma senhora da um grito e começa o bruburinho de stress. A assistente de bordo vai junto da senhora para acalma-la e pede ao senhor que estava ao lado pra lhe dar a mao.

Entretanto após muita "porrada" o aviao la estabiliza e questionada a assistente de bordo esta informa que nao regressamos a Milao porque os aeroportos tinham encerrado face ao mau tempo. A dita senhora que tinha dado o grito sentiu se mal e foi acompanhada da hospedeira ao wc. Nisto o senhor qe ia ao lado dela fazia parte de um grupo de malta de erasmus , e pergunta um deles ao dito sr que deu a mao a sra - " Pá que disseste á senhora que ela calou-se?" respondeu o tal sr. " disse pra ter calma que se aquilo cair caimos de mao dada " , bem isto foi o melhor momento da viagem , foi risada geral sem que a mulherzinha soubesse claro.

Ja em Lisboa o aviao apos pequena escala partiu para o Porto , entraram no meio de muita gente duas "tias" , pergunta uma delas o porque de tao grande atraso, a hospedeira la lhe explicou o mau tempo e tal.....ja a chegar ao Porto o aviao faz-se a pista e falha a aterragem , so queria que vissem as "tias" todas assustadas e quase que se ouviam a rezar as ultimas orações !!

e foi assim a viagem mais atribulada que eu tive , verdade seja dita que hoje em dia quando viajo de aviao e este treme um bocadinho nao me cabe um FEIJAO NO PACOTE.


*****


ja agora nao acham caricato o facto da malta quando aviao aterra e se aguarda a abertura de portas estar toda de pe ? é cada cena...quase saem a correr do aviao , depois aguardam no autocarro ou mesmo junto das passadeiras pelas malas.

qual a necessidade de tanta correria? tenham calma senhores!!!!!

bons passeios
 
engenheiro82 disse:
Boas, ja tenho umas valentes horas a andar de aviao e ja andei em muitos avioes em que a sua situacao era muito duvidosa mas o maior susto que levei na vida foi num voo da Lufthansa em que ia de Frankfurt para Hamburgo. Esta viagem foi feita em Fevereiro de 2008, o aviao ao iniciar a aproximacao para aterrar no aeroporto de Hamburgo comeca por ser atingido por rajadas de vento em que faz com que este se abane por todos lados...... foi das minhas piores experiencias posso dizer que toda a gente gritou e o cheiro do aviao ficou impregnado de um cheiro a vomito e outros extras que nao vale a pena aqui falar ahahahahahhahahaha.
A partir desta experiencia quando viajo de aviao e o mesmo inicia a aproximacao da pista tenho sempre um friozinho na barriga.....
Já fiz esse percurso várias vezes e parece que de facto os ventos são uma constante... As aterragens foram todas bastante animadas!
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Nunca tive assim grandes, grandes sustos. A primeira vez que andei de avião foi no dia 11 de Setembro de 2002, precisamente um ano depois dos atentados dos EUA. Estava com um pouco de medo, porque o voo era para os Açores e sabia lá se haviam sequestradores a bordo que nos levassem até aos EUA. O voo teve alguma turbulência, mas rapidamente adormeci, uma constante sempre que viajo e se dá estas situações.

Em 2010, num voo de Lisboa-Barcelona pela Vueling apanhei poços de ar o que fez com que o avião "caísse" vários metros. Assustei-me na altura que aconteceu, mas logo me passou o medo.

Agora mais recentemente, no dia 14 de Março de 2014, na aproximação à Cidade do México, estava uma tempestade de relâmpagos e de chuva que me assustou consideravelmente. Os relâmpagos são dos fenómenos naturais que eu tenho mais medo e estar a míseros metros de raios não foi nada agradável.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Felizmente nunca tive "sustos", mas sim historias...

A primeira foi nos Açores a voar num ATP (a hélices) em 98 ou 99, ia da Horta para as Flores. Na aproximação (ainda antes de se ver terra) as hélices são "desligadas" e o avião vai "descansadinho" a planar até aterrar durante uns bons minutos... Ora, para um rapazola de 14 anos, foi um pouco estranho ver um avião "voar" com as hélices paradas... mas afinal era normal.
Uns meses depois infelizmente o avião acabou por "cair", matando 35 pessoas, entre as quais pelo menos uma conhecida minha das Flores.
Hoje em dia os aviões do arquipélago são bombardiers, que vieram substituir as "latas velhas" que nem GPS tinham... a "navegação" era toda feita à vista...

Posteriormente, num embarque em Lisboa, uma Sra. nova que ia à minha frente tentou passar nos Scans com uma faca de mato... foi levada pela policia e o embarque decorreu normalmente... já no avião e sem explicações, vimos serem tiradas todas as malas do avião e colocadas ao lado do aparelho em fila... depois trouxeram a Sra. e ela "escolheu" aquelas que deviam ser as suas malas que foram abertas ali mesmo no centro da pista... depois levaram Sra. e malas e embarcaram as restantes... tudo isto levou a que houvesse um atraso de mais de 1 hora... e nós ali fechados dentro do avião.

O pior voo ocorreu em 2000 ou 2001... vinha de ibiza para Madrid num avião a hélices (penso que um ATR) e assim que adormeço, passado uns minutos acordo com um "uooooo" geral e a sensação de queda... era um poço de ar enorme. O avião recupera altitude e logo de seguida, pumbas, outro poço... e depois desse foi uma constante, mas com intervalos de "quedas" mesmo grandes... O piloto bem tentou descer de altitude, mas nem isso melhorou muito... Ora, eram vômitos, choros, gritos, períodos de silêncio ensurdecedor, bebidas entornadas, etc... a minha preocupação era com o meu cunhado que era a 1ª vez que viajava de avião e então eu lá ia dizendo uma graçolas tipo "estrada cheia de buracos, etc...."
Ora, como o voo ia atrasado, já quase de certeza que ia perder a ligação Madrid-Lisboa, por isso assim que o avião aterrou, fomos logo a correr para a saida para tentar não perder a ligação. Posso dizer que foi a 1ª e unica vez na vida que assisti a um avião aterrar, ir até ao parque, parar, desligar os motores, serem abertas as portas, colocada a escada e ninguém (excepto nós e um casal jovem) levantarem-se ou tirarem sequer os cintos... como sai logo do avião a correr, não sei quanto tempo mais as pessoas lá ficaram dentro, mas posso dizer que a imagem de ver toda a gente "petrificada" enquanto eu saia do avião, ficou para sempre gravada na minha "cabeça"...
Lembro-me ainda de uma rapariga nova que ia no outro lado do corredor, num dos 1ºs poços, ter cravado as unhas com tanta força no banco que as partiu.
O bom disto, é que como perdemos o avião para Lisboa e o próximo voo estava cheio, acabamos por viajar em 1ª classe na TAP às custas da Iberia... foi a 2ª vez que tal me aconteceu :D :D

Depois disto, o "pior" foi uma aterragem em S. Miguel, em que o avião aterrou "de lado" com ventos cruzados e ressaltou na pista, mas a sensação de segurança esteve sempre presente.

Alguém falou nos voos da ryanair, posso dizer que em dezenas de voos com eles, NUNCA tive o mais pequeno problema, atrasos ou seja o que for... a única vez que "falharam" foi por causa do vulcão da Islândia, mas ai eles não podiam fazer nada.
 

Tuxa

Membro Conhecido
A unica vez que tive medo foi Lisboa-Funchal. De noite, um temporal terrivel em Lisboa, chuva forte, relâmpagos e eu a pensar "bem, daqui nao saímos tao depressa...", qual quê... Ainda nos aguentaram um tempinho no aeroporto, mas decidiram que a viagem se ia concretizar... Nunca tive tanto medo... Assim que o avião levantou, pensei "vou dormir, se morrer ao menos não dou por nada..." (pensamento de criança na altura!). Realmente acordei com alguém a dizer "ah!!! Ja se vê o Curral das Freiras!!!" (penso que para quebrar um bocadinho o gelo, porque ia tudo calado! Lol) e após isso... tudo a bater palmas ainda antes do avião aterrar e quando aterrou foi o momento alto da noite!

Poço de ar senti por cima dos Açores quando voltava da RD. Vinha a dormir e como alguem aqui ja relatou, a sensação é que vamos mesmo cair!!!

Boas viagens! :)
 

mlmb

Membro Ativo
Maio de 2005/ Punta Cana para Lisboa

No meio de uma viagem normal de regresso a casa de umas belíssimas férias a dois, eis que apanhamos um poço de ar tão grande que o avião descaíu imenso , ao mesmo tempo caem as mascaras e as sirenes começam a apitar e com as luzes vermelhas a piscar um terror, tudo calado só olhávamos uns para os outros , e no meio do nada uma criança com sensivelmente 6 anos volta-se para a Mãe no meio daquele silêncio terrível e diz: Mamã vamos caír?
Lembro-me de olhar com terror para o meu Marido e agarrar-me aos meus terços ;) viajo com dois de pessoas muito queridas que já não estão entre nós , e não disse nada calei-me como os restantes passageiros e rezei, foram uns minutos horrorosos.
Hoje em conversa com primas hospedeiras com 20 anos de voo nunca estiveram numa situação semelhante.......
A partir dessa altura viajo, mas nunca mais fui descansada, e mesmo sendo ja Mãe e tentando disfrutar do mesmo estado espirito positivo e e alegre do meu marido e respectiva cria nas viagens de aviao ,nao consigo descontrair, tenho medo ganhei medo de andar de avião......mas continuo a viajar;))

boas ferias e boas viagens
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Ainda sou muito novo no que diz respeito a viagens, mas até ao momento, o máximo que apanhei foi chuva e trovoada com fartura a sair de Lisboa e passar por Espanha e alguma turbulência, mas nada de anormal :)

Espero que continue com viagens calmas :D

Boas Viagens :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Muita chuva, trovoada e relâmpagos na saída de Cayo Coco - mas piloto que é piloto, deixa o avião estacionado na pista até a tempestade passar :p
Depois do pior, e já com meia hora de voo, muita turbulência durante 15/20m :( :censored:
Fora isso, viagens quase sempre tranquilas
 

Tuxa

Membro Conhecido
Cristina Sousa, penso que a turbulência ali por cima do mar das caraíbas deve ser normal, já que também com meia hora de voo levámos com 15/20 minutos de turbulência... E eles a servir bebidas na boa... Quase que fiz xixi na cadeira!
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
O pior susto que apanhei a andar de avião foi no ano passado ao vir de Palma de Maiorca, já quase a entrar em Portugal apanhamos alguma turbulência e posso dizer que era mesmo muita ao ponto de no avião toda a gente ficar calada e uns a olhar para os outros com receio.
 

André Gomes

Membro Conhecido
A verdade é que nos últimos tempos tenho ficado com receio de andar de avião. O primeiro susto que apanhei lembro me muito bem que foi a aterrar em Lisboa, vinha de palma e o avião ia aos s's e foi muito bruto a aterrar. Curioso é que este ano a regressar de Londres aconteceu o mesmo mas desta vez pior o avião vinha todo torto estava muito vento não sei. Turbulência apanhei sempre que fui às Caraíbas e nos últimos tempos lá está, venho cheio de medo ao ponto de me agarrar a cadeira e à mão da pessoa que vai ao meu lado.
Depois sempre que ando de avião dias antes acontece algum desastre aéreo. O ano passado foi o avião abatido na Ucrânia.
 

Septuni

Membro Conhecido
O maior "susto" que apanhei no ar foi no voo da TAP Lisboa - Veneza em 2011. Depois de uma descolagem perfeitamente normal de Lisboa, algum tempo depois o comandante informa que a torre de controlo foi alertada para a existência de detritos de pneu na pista ativa no aeroporto da Portela e todos os aviões que tinham descolado num tempo de 30 minutos foram alertados, sendo o nosso um deles. Assim, o avião fez uma espécie de go-around em Veneza, com o trem de aterragem baixado, para que membros da pista pudessem verificar se estava tudo bem com o trem, nomeadamente se nenhum pneu estava furado/danificado e felizmente tudo estava bem. Depois do go-around, nova aproximação e aterragem normal. No momento do go-around estava tudo em silêncio dentro do avião e algumas pessoas estavam mesmo assustadas, mas felizmente não foi nada connosco e nem sequer ouvi falar desta situação nas notícias. ;)
Tudo o resto se resume a situações de turbulência.
 

Catsofiag

Membro Novo
Nunca tive um grande "susto" graças a deus, o que aconteceu comigo foi simplesmente uma tentativa de aterragem falhada quando voltava da tunisia em 2006. e muita turbulência em 2011 pouco depois de levantar voo de Varadero, mesmo à hora em que nos serviram o jantar. Estava a ver que a comida ia parar ao chão...

Enfim, apesar das estatísticas, da lengalenga de que o avião é o transporte mais seguro do mundo e bla bla bla (em que eu acredito), continuo a ter um ligeiro receio em voar :angel:
 

Fábio Cunha

Membro Ativo
Nunca tive assim grande susto apenas alguns voos com mais turbulência.
Em Setembro de 2013 estava a vir de Londres para o Porto quando na altura da aterragem o piloto voltou a levantar voo e fomos desviados para o aeroporto de Santiago de Compostela devido à falta de visualização.
 
Top