Novidades

Maiores sustos no ar

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá não é propriamente um susto no ar, mas foi algum que se passou que na altura me irritou bastante.:D
Avaria do avião da Yes (profissionalmente já lha chamava-mos AVARIÃO).
Já não me recordo ao certo mas penso que ía para as Caraíbas. Por incrível que parecesse naquele dia o avião estava no horário (coisa rara naquele ano) até que chegou a informação que por motivos técnicos o avião estava atrasado……
Ficou instalada a confusão em pleno aeroporto do Porto.
Agora digam-me como se consegue explicar aos passageiros que o atraso se deve:
Quando a empresa de catering está com o carrinho a “encaixar” no avião para colocar “os morfes” fez um buraco, logo aí são 2/3 horas garantidas, depois é preciso fazer testes e a aprovação do INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil). Passado 4 horas e o avião já ter mais um remendo, aprovado pelo INAC, veio novo telefonema a dizer que ainda iria demorar mais algum tempo, pois as mantas não estavam seladas. Penso que com viagem de Lis para o Opo o avião saiu com +/- 7h30 de atraso…… como

A ultima vez que fui para Cuba o avião saiu com 14 de atraso………..
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá pessoal...

Eu nao me considero muito viajada, mas no que se refere a sustos, ui! Acho que é cada tiro cada melro. :D Vamos lá ver:

1º Grande Susto - Aterragem no Aeroporto de Puerto Plata na Rep. Dominicana. O voo era da Air Atlantique e as manobras de aproximação foram feitas a uma altitude tão baixinha que dava a impressão da asa bater no topo das palmeiras... foram uns longos minutos...Bate?? Não bate?? Vai bater?? Ai, ai,ai, ai e... "Senhores passageiros Bem Vindos á Republica Dominicana!" - Ufa! Desta já me safei....

2º Grande Susto - Possos de Ar. Ora aqui está uma coisa que não tem graça nenhuma quando estamos a não sei quantos metros de altitude... foi durante o voo da White Lisboa para Recife. Eu ia a dormir uma bela soneca (coisa muito rara da minha parte quando ando de avião) quando de repente o voo "cai"! Parecia que tinhamos sido sugados. Durou 2 ou 3 segundos no máximo... mas Caramba! Eu, como ia a dormir, tive a sensação de termos aterrado. Tanto virei-me para o meu marido e perguntei "Já aterramos?'" ;)

3º Grande Susto - Aterragem nos Açores. Este foi o susto mais recente que apanhei. O voo era o da White de Lisboa com destino a Cancun com escala nos Açores para reabastecimento do avião. Foi a PIOR Aterragem da minha vida. :p Sabem a sensação de deslizar na pista quando aterramos??? Esqueçam... o comandante passou essa fase á frente... as rodas do avião bateram com tanta força na pista que se não tivessemos os cintos de segurança tinhamos sido todos projectados para o tecto. E pior de tudo é que tinha de voltar a fazer nova aterragem com o mesmo comandate mas em Cancun. :s

Tirando isto, já apanhei algumas situações caricatas durante os voos. Fumadores inconscientes que decidem fumar nas casas de banho, passageiros que teimam em deitar o banco todo para trás ao ponto de poder-lhes oferecer uma "massagem" na cabecinha para relaxar, passageiros com enfartes... enfim! Viajar com "tugas" é assim. Uma aventura e tanto!

Curioso, curioso é serem sempre os "tugas" a baterem palmas quando o avião aterra. porque será??? :p
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
..... Curioso, curioso é serem sempre os "tugas" a baterem palmas quando o avião aterra. porque será??? :D .........

Acho que tem a ver com duas coisas:

Medo... ufa chegamos....

Agora a falar a serio, penso que a origem tem a ver com uma ilha muito bonita chamada Madeira, pois como a pista era muito pequena e dificil aterrar, as pessoas como forma de agradeciamento batiam palmas...
 

BunnyCat

Membro Ativo
Mmmm... Curioso!

"Agora a falar a serio, penso que a origem tem a ver com uma ilha muito bonita chamada Madeira, pois como a pista era muito pequena e dificil aterrar, as pessoas como forma de agradeciamento batiam palmas... "

É uma explicação Paulo. :D
Achei super engraçado quando viajei com a Air France a a British Airways os portugueses baterem palmas todos contentes e a cara de espanto dos franceses e ingleses... nos voos charter já é um dado adquirido. Voo cheio de tugas = festa na aterragem! ;)
 

Yuki

Membro Novo
Até agora nunca tive qualquer problema com voos, apenas atrasos, o mais longo foi de 1hora :D

essa de viajar com mecânico incluído é para fica descansada ou aterrorizada???;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
... "essa de viajar com mecânico incluído é para fica descansada ou aterrorizada???:D "...

Olá Yuki,

Tecnicamente falando, penso que possa ter a ver com a falta de acordos, nos países pelos quais o aviao anda para a manutençao do aviao, existem varias companhias com situações destas, nao quero garantir mas os TACV tambem o acho têm um mecanico a bordo.
 

Titinha

Membro Novo
Sustos... Não tive, ai bem... Graças a Zeus!!!! :D
A única situação foi de uma aterragem em Recibe, o piloto não consegui à primeira e euzinha aqui mesmo em cima da asa do avião, vê aquelas "palhinhas" em modo de aterrar, colocar logo para modo de levantar, à segunda lá consegui, mas ainda disse que se não conseguisse tínhamos que ir para um aeroporto próximo, a culpa foi das nuvens baixas...;)
 

carlosjb

Membro Ativo
Sem duvida,a viagem de volta de Varadero para Lisboa em Fev. 06.. brutal..poços de ar que o pessoal todo gritou......foi uma viagem da white.....
 

Nana

Membro Novo
O meu maior "susto" (porque na altura até achei piada aquilo) foi na 1ª vez que andei de avião, logo à saída de Lisboa no inicio da descolagem, um enorme poço de ar que nos fez cair a pique. Já se sabe que por estas bandas os ventos não são fáceis, mas ver o chão ali tão perto é um bocadinho assustador. Depois a turbulência quando se sobrevoa os Açores também parece que faz parte das atracções turisticas da zona :D De resto, nunca tive problemas com a bagagem e quanto a atrasos o pior foi mesmo à vinda de Praga. Devia chegar a Lisboa as 20h e cheguei as 5h da manhã... Mas, enfim, antes no regresso que na partida! ;)
 

Silva

Membro Novo
O maior susto e ao mesmo tempo um doa quadros mais belos que guardo nas minhas memórias.
Voo Milão/Zurique. Sentado num dos bancos das ultimas filas. Voo cerca de 35 min. O avião MD, dirigi-se para os Alpes, sem a subir, ultrapassa e inicia a descida.. Olhava pela Janela e as montanhas pareciam estar ali mesmo por baixo do avião. Começaram a servir um lanche, com café e bebidas. Nesse momento apanhamos um posso de ar. Primeiro o grande susto, por ser a primeira vez que tal me aconteceu..depois o quandro: parecia uma cena de bailado estampada numa tela... o Café saido da cafeteira e ficando supenso no ar as 2 hospedeiras com os braços como se fossem bailarinas.. Numa questao de segundos entre o panico e a beleza da cena... sobrou o resultado desatroso de pessoas todas molhadas com as bebidas que tinham sido servidas. Hoje sorrio, naquele segundo nao sei de k cor fikei.
Viagem sempre.
 

LuisT_76

Membro Ativo
O meu maior susto num avião é: quando entro, quando ele levanta, quando voa, quando aterra... enfim!!! :D

Para mim o avião é um mal necessário para uma bela viagem de férias! :D

Sim sim eu sei, o avião é o meio de transporte mais seguro que existe e tal... ;)

Agora mais a sério: na minha 2ª vez que voei de avião (já andei de helicoptero e curiosamente não assusta nadinha...) ao chegar ao Sá Carneiro num Boeing 737 da Tunisair noto que o avião descia demasiado rapidamente e já me estava a imaginar entrar pela sala de um qq predio de Matosinhos a dentro quando... nisto o piloto dá gás aos motores, o avião ganha altitude durante uns segundos e retoma a aterragem, agora sim na pista!

Na altura disse me a Ana (anammmfa) que este tipo de correcções são normais, mas não fiquei muito convencido... que acham? ;)
 

lillymoleiro

Membro Ativo
Na ida para Natal - Brasil: desta vez, o avião da White era novinho (ou pelo menos parecia). A viagem correu ás mil maravilhas... até à hora de aterrar. Em Natal choviscava e fazia um pouco de vento, a pista estava completamente molhada. A primeira aterragem falhou e subimos novamente... o comandante tranquilizou-nos... estava tudo sob controlo... mais uma voltinha. Tentou aterrar novamente e conseguiu, mas o avião bateu com tanta força no chão que... ai, ai... benditos cintos de segurança. As mulheres, claro, gritaram todas. E... no final as tipicas palmas. Ufa.....
 

Nani

Membro
Funchal ... como eu tentei !!!

A 3 de Junho de 2007 saí do Porto num voo da TAP cerca das 22,30h e após uma viagem calma - sim porque apesar de várias viagens de avião continuo a ter que "me sedar" faço a minha 1ª tentativa falhada de aterrar.

A sensação de quase aterrar e de repente ouvir os motores a acelerar e o avião quase a pique é indiscritível e diga-se de passagem horrorosa. O piloto como não conseguia aterrar fomos para Porto Santo - tivemos a "honra" de nos abrirem parte do aeroporto para podermos sair do avião e tomar algo no bar.

E, de volta ao avião ... Há que tentar aterrar de novo no Funchal - mais uma frustação e qual não é o meu assombro quando ouço uma voz no altifalante avisando que devido á impossibilidade de aterrar devido aos ventos fortes iriamos para Lisboa.

Aeroporto de Lisboa ;) Sem bagagens, sem explicações e aí vão os passageiros em táxis pagos pela TAP para pernoitar num hotel.

Após sair num domingo á noite dou comigo numa 2ª feira de manhã a acordar em Lisboa - já era dia 4 de junho - e ir novamente para o aeroporto :s.... para viajar de novo para o Funchal.

Após uma longa permanência em filas, explicações e pedidos porque tinha que ir dar uma palestra no Funchal na 3ª feira consigo um lugar num outro voo da TAP e, começa de novo o meu martirio ...

Viagem até ao aeroporto do Funchal sem turbulência e bastante agradável mas, os ventos teimavam em estragar a viagem - novamente Porto Santo e, aí instalou-se o pânico ... a grande maioria dos passageiros sairam e foram fazer a travessia de "lobo marinho" (barco que faz o percurso de Porto Santo até ao Funchal).

Os "resistentes", cerca de 20 levantaram de novo voo e foram aterrar finalmente no Funchal cerca das 17,30h de 2ª feira:)- aterragem suave e super segura!!!

E, após tão grande relato só tenho que acrescentar que nesta tenebrosa viagem tentaram aterrar 6 vezes no Funchal, aterrei duas vezes em Porto Santo, 1 vez em Lisboa e 1 vez no Funchal - digam lá se para quem tem medo de andar de avião e tem que se "sedar" não foi uma viagem inesquecível ;) Claro que, apesar de já me terem feito 2 convites para ir de novo ao Funchal ainda não me atrevi....
 

LuisT_76

Membro Ativo
Bolas... essa foi forte!! E eu que ainda hoje falei com a Ana que gostava de ir à Madeira... bolas bolas...
 

Nani

Membro
LuisT_76 disse:
Bolas... essa foi forte!! E eu que ainda hoje falei com a Ana que gostava de ir à Madeira... bolas bolas...

Não te preocupes porque esta situação acontece muito raramente - eu tive apenas muito azar. No ano anterior tinha ido com o meu marido ao funchal e tivemos uma viagem e uma aterragem espectacular e, foi por isso que quando me fizeram o convite eu aceitei.
Tenho um sobrinho que dá aulas no funchal há cerca de 8 anos e só por duas vezes é que teve de ir aterrar ao porto santo e nunca regressou a lisboa , ou seja, há azares e azares.
vai visitar a madeira poi vale a pena - a paisagem é linda, a viagem no teleferico e nos cestos é óptima e a gastronomia é feita para os bons "garfos"...
 

MrsRabbit

Membro Conhecido
Voo da Portugália entre Lisboa e Genéve (1996):

Eu apanhei poços de ar no meu baptismo de voo.

A 1ª vez que me meto dentro de um avião e estou calmamente a beber o meu chá...Se eis que não quando me cai dentro da chávena a máscara de oxigénio e o avião começa aos soluços com aquela sensação de queda. (Parecia a montanha-Russa)

Á minha frente ia uma grávida a gritar: Ai que o meu meu filho já não conhece a mãe"... Foram momentos de puro pânico...Acreditem!

STACR
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Confesso que fiquei muito assustada com a última viagem que fiz.
No voo de regresso de S. Miguel para o Porto apanhámos muita, mas mesmo muita turbulência, ao ponto de o pessoal de bordo que ia começar a servir a ligeira refeição ter recolhido os carrinhos.
 

kl1462832

Membro Novo
Boas.

Voltando às "palminhas" ... vocês acham que são apenas os PTs? Tinha outra ideia ... E os "espanholes"? Esses sim! Sempre que viajo com "espanholes" existem sempre alguns que batem às palminhas ... agora pessoal supersticioso/religioso tive oportunidade de ver na última viagem que fiz, no Perú (principalmente nos voos internos)! Nem imaginam as rezas/bênçãos/etc. que costumam fazer ... e lá estavam as palminha no fim ... e não pareciam PTs ...

Agora sobre o tópico, sustos, sustos nunca tive ... o que me deixa um pouco apreensivo, pois já tenho uma viagens acumuladas e quando aparecer um SUSTO, tenho medo que seja dos fortes ...
 
Olá a todos :)

Bem, relativamente as minhas experiências já tenho algumas "engraçadas" ao ponto de então decidir postar aqui :) Contudo, não sei se se encaixam neste "cantinho", mas vou relatar na mesma.

Antes disso, se me permitem comentar, eu penso que não são só os espanhois e os tugas, mas sim os latinos que têm o habito de fazer uma FESTANÇA quando o avião aterra. Enfim, confesso que bato em situações que justifiquem como por exemplo quando está um temporal mas o avião aterra maravilhosamente bem, porém quando são aterragens "normais" acho um pouco... estranho, por muito que queiramos agradecer à tripulação por nos terem posto em segurança no chão :p enfim, prefiro não comentar hehehehe :D

Relativamente as minhas experiências menos comuns foram as seguintes:

1999 - A340 da Tap de lisboa para Natal atrasa 9 horas, sendo um tédio para mim uma vez que ainda era uma "criança" :p razão: infelizmente não tenho a certeza absoluta, mas penso que era um problema dos hidraulicos.

2011- Viagem de Paris para o Dubai num 777-300 :) Lá vou eu feito "finório" a pensar "wauuuu que estou prestes a chegar a um país que raramente chove e finalmente vou-me ver livre da chuva (que tanto apanhamos no inverno no nosso Portugal) a quando durante a descida o avião mete-se em núvens com trovoada e ventos de cauda superiores a 180km/h e acreditem QUE FORAM 30 MINUTOS COM VALENTES SUSTOS) com situações como, bebidas espalhadas pelo chão, vómitos de crianças, malas caidas dos compartimentos e até um carrinho que estava mal preço à "gallery" e tombou para o centro de uma cabine... enfim, só visto). PS: Pensando eu, estarei a chegar ao Dubai ou apanhei um furacão das caraibas????

2006 - a sair do Rio de Janeiro, num a340-300 da Iberia com destino a Madrid, sabem o que é sentir o avião a acelerar e não ter "força" para levantar voo da pista? Foi pánico a bordo porque todos começaram a sentir que era tempo demais para um avião "rolar" na pista... Resumindo, logo apos da descolagem o comandante justificou-se dizendo que ia-mos com peso superior ao normal, contudo não passava do limite máximo mas que justificava que o avião se prolongasse mais na pista de descolagem... Confesso que larguei uma lágrima enquanto a minha mãe agarrava firme a minha mão.

2010 - A sair do Rio de Janeiro (curioso que já era o segundo caso no Rio) num a330 da Tap com destino a Lisboa o avião voou muito baixo sobre a cidade e aos circulos após descolar durante 20 minutos... Resumindo, todos os passageiros estavam convictos que o avião estava com algum problema e estava a largar combustivel para aterrar novamente, contudo o piloto justificou-se dizendo que o avião apenas estava em lista de espera para receber a autorização para subir de altitude e prosseguir viagem devido ao intenso tráfico aereo.

Como vêem não foram VERDADEIRAMENTE sustos, mas sim momentos fora do normal... Mas que deu para o susto.

Confesso também que qualquer viagem na Ryanair é sinónimo de susto na aterragem hehehe (porque de 16 viagens com eles, apenas 1 foi "normal").

Por ultimo, um ultimo VERDADEIRO SUSTO foi muito recentemente ainda este ano 2013:
Foi no dia 25 Fevereiro, à noitinha, quando estava a fazer apenas um Porto-Lisboa, estando o tempo em ambas as cidades PÉSSIMO. Quando a meio do voo o comandante (ainda me recordo Pedro Machado) relatou aos passageiros que iriamos dentro de momentos fazer a aproximação a Lisboa e que o tempo não se encontrava NADA FAMOSO, com chuva e trovoada intensa, rajadas a cima dos 80km/h...uma odisseia... e que a aporximação final ia ser bastante turbulenta. Resumindo, quando um piloto diz que as coisas estão MÁS é porque ESTÃO MESMO MÁS :O Concluindo, de facto foi das piores aproximações da minha vida, com ventos muito fortes e bastante trovoada, juntamente com chuva INTENSA (as chamadas trombas de agua), mas tivemos uma aterragem MARAVILHOSA, que nem se sentiu o a319 (CS-TTD) da TAP a pousar no chão. A chuva era tanta, para terem noção, que dentro da GARE do aeroporto de Lisboa não se consegui ouvir as pessoas devido a chuva cair com tanta intensidade nos paineis de aço do aeroporto. PARABÉNS AOS PILOTOS DA TAP.
 

engenheiro82

Membro Novo
Boas, ja tenho umas valentes horas a andar de aviao e ja andei em muitos avioes em que a sua situacao era muito duvidosa mas o maior susto que levei na vida foi num voo da Lufthansa em que ia de Frankfurt para Hamburgo. Esta viagem foi feita em Fevereiro de 2008, o aviao ao iniciar a aproximacao para aterrar no aeroporto de Hamburgo comeca por ser atingido por rajadas de vento em que faz com que este se abane por todos lados...... foi das minhas piores experiencias posso dizer que toda a gente gritou e o cheiro do aviao ficou impregnado de um cheiro a vomito e outros extras que nao vale a pena aqui falar ahahahahahhahahaha.
A partir desta experiencia quando viajo de aviao e o mesmo inicia a aproximacao da pista tenho sempre um friozinho na barriga.....
 
Top