Novidades

México Julho 2016 - Riviera Maya

dmmcarvalho

Membro Novo
Nós chegamos a Riviera Maya em 26 de Julho e estamos a combinar Chichen Itza e Coba/Tulum com o Sr. Espinoza. Se estiveres interessado diz alguma coisa... ;)
Nós gostaríamos de fazer Coba/Tulum (acho que também contempla akumal). Em relação a Chichen Itza estamos na duvida. Vamos fazer também Xcaret.
Podemos combinar e fazer Coba/tulum juntos, poderá ficar mais económico.
Também falei com o Sr. Espinoza.
Em que hotel vão ficar?
 

SandraValentim

Membro Novo
Olá @dmmcarvalho! Também vou a 05 de Julho para o México. Partida de Lisboa. Já escolheram as excursões que vão fazer? Quanto mais pesquiso, mais indecisa fico... :)
Como te percebo... lemos tanta opinião que a indecisão é cada vez maior - onde ir, como ir... :(
Só vou a 24 de julho. Se puderes reportar o que decidiram e como decidiram fazer depois de vir, pode ser que me ajudes!;D
Obrigada!

Nós vamos a 24/07. Devemos fazer entre 2 a 3 excursões... como vamos apenas uma semana, também queremos aproveitar o hotel (praia, piscina, diversão do hotel...)... uma será Xcaret (pelas opiniões que nos deram vale a pena) depois também me falaram que Tulum (julgo que é meio dia) também vale a pena... Depois estou num dilema em relação a visitas as "pirâmides" 2 pessoas que já lá foram, me disseram que não vale a pena (viagem longa, muito calor e nem podem subir as pirâmides..) mas também não será do tipo "ir a Roma e não ver o papa??" :)
Em que Hotel vão ficar?
Olá, eu e o meu marido também vamos a 24 de julho e ficaremos no Riu Tequila.
Estamos na mesma que vocês, não fazer muitas saídas para aproveitar o hotel, mas tentar algumas...
Pensámos em:
- Ilha Cozumel para mergulhar e ver os corais (uma manhã)
- Um ou 2 cenotes a caminho de Tulum (isto num dia inteiro indo aos cenotes de manhã e depois em Tulum há a Praia Paraíso e dizem que vale a pena... não sei)
- a dúvida é ir a Xel ha ou Xcaret ou Rio Secreto... será que vale a pena mesmo? Ou Cozumel será mais "ao natural"??
Estariam dispostos a partilhar transporte?
Não sei o que fazer... e o dia a aproximar-se LOL! Acabamos é por depois ir pelas excursões do hotel!! :D
 
Última edição por um moderador:

dmmcarvalho

Membro Novo
Como te percebo... lemos tanta opinião que a indecisão é cada vez maior - onde ir, como ir... :(
Só vou a 24 de julho. Se puderes reportar o que decidiram e como decidiram fazer depois de vir, pode ser que me ajudes!;D
Obrigada!


Olá, eu e o meu marido também vamos a 24 de julho e ficaremos no Riu Tequila.
Estamos na mesma que vocês, não fazer muitas saídas para aproveitar o hotel, mas tentar algumas...
Pensámos em:
- Ilha Cozumel para mergulhar e ver os corais (uma manhã)
- Um ou 2 cenotes a caminho de Tulum (isto num dia inteiro indo aos cenotes de manhã e depois em Tulum há a Praia Paraíso e dizem que vale a pena... não sei)
- a dúvida é ir a Xel ha ou Xcaret ou Rio Secreto... será que vale a pena mesmo? Ou Cozumel será mais "ao natural"??
Estariam dispostos a partilhar transporte?
Não sei o que fazer... e o dia a aproximar-se LOL! Acabamos é por depois ir pelas excursões do hotel!! :D
Quanto mais se pesquisa, mais difícil se torna decidir.
Sim, temos todo o interesse em dividir transporte (excursões mais "personalizadas" e custo inferior).
Das pessoas que conheço e foram ao México disseram-me maravilhas de Xcarret, que não podemos perder.
Já em relação a "Chichen Itza" tenho das mais variadas opiniões.
Nós vamos ficar no Bahia Principe Akumal.
 

duke

Membro Conhecido
Boas,
eu vou de 19 de Julho a 7 de Agosto, vou ficar no Iberostar Tucan (Playacar).
Somos 3 e estou a pensar ir de colectivo ate Akumal, Tulum e Playa Paraiso.
Também estou a pensar ir ate á ilha Cozumel, ir ate Playa del Carmen e apanhar o ferry para a ilha e depois alugar por la um carocha para andar por lá a explorar.
E talvez também ir ate a ilha Contoy ou um parque, o ano passado estive no xcaret e este ano gostava de experimentar outro...
Se alguém quiser alinhar podemos ir de colectivo ou então outro tipo de transporte que seja barato...
 

Nin

Membro Conhecido
Olá Duke, nós vamos dois dias antes e não marcamos nenhum passeio.
Somos dois e também estamos a ponderar ir aos mesmos locais que vocês. Estou a pensar ir de coletivo até Tulum e se estiver muito sol que se torne cansativo ir a pé à playa Paraiso (ainda são +/- 2 quilómetros) podemos fazer o resto do trajeto de taxi. Pena é haver muitas algas que retira beleza à praia. Estão a pensar ir a Tulum e Akumal no mesmo dia?
Já foi a Xel há? Este parque é essencialmente voltado para atividades aquáticas. Já estive em Xel há e em Xcaret, mas neste último não consegui ver tudo pelo que gostaria de voltar.
Quanto a Cozumel, estou tentada a visitar a ilha dessa forma e alugar lá um carocha.
Adorei a ilha Contoy! Vamos ver se dá para lá voltar...
 

A_Guerreiro

Membro Novo
Nós gostaríamos de fazer Coba/Tulum (acho que também contempla akumal). Em relação a Chichen Itza estamos na duvida. Vamos fazer também Xcaret.
Podemos combinar e fazer Coba/tulum juntos, poderá ficar mais económico.
Também falei com o Sr. Espinoza.
Em que hotel vão ficar?
Nós vamos ficar no Riu Tequilla!
Sim, era bom que desse. Confirmo que no Coba/Tulum Akumal também está incluído. Estavamos para não fazer Chichen Itza, mas depois acabámos por optar por ir, apesar da viagem ser longa achamos que vale bem a pena!
Se quiserem combinar melhor podem mandar mensagem!
 

dmmcarvalho

Membro Novo
Olá @dmmcarvalho e @SandraValentim
Irei para o Barceló Maya Beach com os meus dois filhos de 20 e 17 anos, no dia 28 de Julho.
Também não sei que excursões fazer. Se tiverem já alguma coisa pensada, digam para ver se nos juntamos ;)
Olá LigiaDC,
Nós vamos fazer Xcaret. Depois em princípio devemos fazer mais uma, mas estamos em duvida (Tulum/COba/Akumal ou Chichen Itza).
Chegamos a trocar e-mails com o Sr. Espinoza, mas achamos muito caro.
 

SandraValentim

Membro Novo
Olá LigiaDC,
Nós vamos fazer Xcaret. Depois em princípio devemos fazer mais uma, mas estamos em duvida (Tulum/COba/Akumal ou Chichen Itza).
Chegamos a trocar e-mails com o Sr. Espinoza, mas achamos muito caro.
Olá @dmmcarvalho e LigiaDC
Pedi orçamento à empresa que te falei (Excursões no México - RIMAIN TOURS) e deram-me um preço muito bom para 2 passeios (Coba/Tulum/Praia Paraíso e Snorkeling Adventure). Em principio vou marcar a 26 e 28.
Se entrarem em contacto eles respondem rápido. ;)
Os reviews no Tripadvisor parecem-me bons... Foi aqui no Portal numa das conversas que encontrei a sugestão de alguém que gostou muito mas já pedi mais opiniões aqui mas ninguém me responde...acho que vou arriscar...
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @SandraValentim
Regressei de uma semana de férias na Riviera Maya este domingo/2.ª feira e realizei duas excursões com a Rimain Tours. Não foram exactamente as que referes, mas antes Xcaret Plus e o passeio 'Tesouros de Yucatan' que incluiu Chichen Itzá, Cenote Ik Kil, almoço buffet, Ek Balam e cidade colonial Valladolid.
Tudo correu lindamente e só tenho a dizer bem do serviço prestado: organização/logística, segurança, simpatia. Não te irás arrepender ;)
Boas viagens!
 

SandraValentim

Membro Novo
Olá @SandraValentim
Regressei de uma semana de férias na Riviera Maya este domingo/2.ª feira e realizei duas excursões com a Rimain Tours. Não foram exactamente as que referes, mas antes Xcaret Plus e o passeio 'Tesouros de Yucatan' que incluiu Chichen Itzá, Cenote Ik Kil, almoço buffet, Ek Balam e cidade colonial Valladolid.
Tudo correu lindamente e só tenho a dizer bem do serviço prestado: organização/logística, segurança, simpatia. Não te irás arrepender ;)
Boas viagens!
Obrigada Ricardo!
Assim já vou marcar menos hesitante! :D
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Apesar de, porventura, ferir algumas "susceptibilidades", acho que é meu dever ser sincero e informar outros users da experiência que tive. Quando visito o 'Portal das Viagens', em busca de conhecimento e sugestões, também fico agradado com informação verdadeira e o mais fidedigna possível.
A verdade é que, durante a minha estadia no México, não comprei qualquer excursão ao operador (já levava os passeios marcados de Portugal). No entanto, e porque estavam alguns portugueses no hotel, tomei conhecimento de situações incríveis passadas com o operador em questão (não tenho problema em citar qual, caso possível).
Exemplos? Desde chamar o director do resort (e intimidar com a presença de segurança) porque a pessoa que representava o operador achava que devia ter exclusividade nos passeios e ninguém devia frequentar as instalações junto à recepção aquando do tratamento da logística. Passando por excursões que algumas pessoas realizaram com saídas a horas tardias e não paragem em alguns locais (em Valladolid passaram de autocarro). Até chegarem ao cúmulo de ligar para o quarto de um casal espanhol a questionar o porquê de não terem adquirido nenhum passeio.
Sinceramente, desde a minha estadia que este assunto estava "atravessado" e, portanto, a minha consciência obriga-me a que seja transparente e útil para com os demais visitantes do 'Portal das Viagens'. Felizmente, não passei por essa má experiência de lidar com o operador e muitas das boas memórias que trago da Riviera devem-se à qualidade que tive nos passeios que realizei. Agora, cabe a cada um decidir o que fazer. Se algum moderador achar que não é correcto tecer críticas negativas a alguma entidade (agência, operador, outros), penso que se perde muita informação relevante para todos. À consideração de cada um.
Já agora, reforçando o que foi dito, imaginem sair de um resort de manhã cedo, praticamente sem tomar o pequeno-almoço, andar horas num autocarro (só com oferta de água) ou a correr de um lado para outro (quase sem tempo para usufruir dos locais) e almoçar lá para as 15h00 (ou mais). E, depois, a diferença (que a imagem retrata) de uma cortesia logo no início da viagem, aliado ao facto de horários serem cumpridos e haver tempo para ver tudo dentro do prazo estipulado.
 
Última edição por um moderador:

jcmxxx

Membro
Apesar de, porventura, ferir algumas "susceptibilidades", acho que é meu dever ser sincero e informar outros users da experiência que tive. Quando visito o 'Portal das Viagens', em busca de conhecimento e sugestões, também fico agradado com informação verdadeira e o mais fidedigna possível.
A verdade é que, durante a minha estadia no México, não comprei qualquer excursão ao operador (já levava os passeios marcados de Portugal). No entanto, e porque estavam alguns portugueses no hotel, tomei conhecimento de situações incríveis passadas com o operador em questão (não tenho problema em citar qual, caso possível).
Exemplos? Desde chamar o director do resort (e intimidar com a presença de segurança) porque a pessoa que representava o operador achava que devia ter exclusividade nos passeios e ninguém devia frequentar as instalações junto à recepção aquando do tratamento da logística. Passando por excursões que algumas pessoas realizaram com saídas a horas tardias e não paragem em alguns locais (em Valladolid passaram de autocarro). Até chegarem ao cúmulo de ligar para o quarto de um casal espanhol a questionar o porquê de não terem adquirido nenhum passeio.
Sinceramente, desde a minha estadia que este assunto estava "atravessado" e, portanto, a minha consciência obriga-me a que seja transparente e útil para com os demais visitantes do 'Portal das Viagens'. Felizmente, não passei por essa má experiência de lidar com o operador e muitas das boas memórias que trago da Riviera devem-se à qualidade que tive nos passeios que realizei. Agora, cabe a cada um decidir o que fazer. Se algum moderador achar que não é correcto tecer críticas negativas a alguma entidade (agência, operador, outros), penso que se perde muita informação relevante para todos. À consideração de cada um.
Já agora, reforçando o que foi dito, imaginem sair de um resort de manhã cedo, praticamente sem tomar o pequeno-almoço, andar horas num autocarro (só com oferta de água) ou a correr de um lado para outro (quase sem tempo para usufruir dos locais) e almoçar lá para as 15h00 (ou mais). E, depois, a diferença (que a imagem retrata) de uma cortesia logo no início da viagem, aliado ao facto de horários serem cumpridos e haver tempo para ver tudo dentro do prazo estipulado.
Boa noite,

pode dizer qual o operador que se "portou mal" ? é que eu vou para o México dia 7 de Agosto e queria marcar a excursão mas tendo mais certezas. obrigado.
 
Última edição por um moderador:

RicardoGil

Membro Conhecido
Já agora Ricardo posso saber qual foi o valor da excursão tesouros de yucatan? Obrigado
Olá @Filipaa
A excursão 'Tesouros de Yucatan' tem o preço de 80,00€/pessoa e, tal como disse, inclui o seguinte (por ordem): saída desde a recepção do hotel; Chichén Itzá (1 hora com guias/1 hora para fotos e compras); Cenote Ik Kil; Almoço buffet (por volta das 14h00); Ek Balam; cidade colonial de Valladolid (tempo para fotos e algumas compras), regresso na recepção do hotel. Para além do conteúdo do passeio, há vários extras incluídos (como o caso do pequeno-almoço que referi). Podes consultar aqui em detalhe:
Excursões no México - RIMAIN TOURS
No entanto, como também pretendia fazer a excursão Xcaret Plus (130,00€/pessoa), o pack/combinado n.º4 acaba por ter um "desconto" ao totalizar 195,00€/pessoa. Podes consultar a informação no site.
Boas viagens! :)

Boa noite,

pode dizer qual o operador que se "portou mal" ? é que eu vou para o México dia 7 de Agosto e queria marcar a excursão mas tendo mais certezas. obrigado.
Resposta por mensagem privada ;)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Apesar de, porventura, ferir algumas "susceptibilidades", acho que é meu dever ser sincero e informar outros users da experiência que tive. Quando visito o 'Portal das Viagens', em busca de conhecimento e sugestões, também fico agradado com informação verdadeira e o mais fidedigna possível.
...(não tenho problema em citar qual, caso possível).
...a minha consciência obriga-me a que seja transparente e útil para com os demais visitantes do 'Portal das Viagens'.
...Se algum moderador achar que não é correcto tecer críticas negativas a alguma entidade (agência, operador, outros), penso que se perde muita informação relevante para todos. À consideração de cada um.
Olá @RicardoGil ,
Nós moderação não proibimos nada que seja informação verdadeira e útil, assim, se achar por bem, informe aqui no tópico o operador em causa.
Isso é serviço público ;)

Obrigado
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @RicardoGil ,
Nós moderação não proibimos nada que seja informação verdadeira e útil, assim, se achar por bem, informe aqui no tópico o operador em causa.
Isso é serviço público ;)

Obrigado
Olá @Oscar Reis
Folgo em saber que a moderação do 'Portal das Viagens' permite a liberdade de expressão, sem constrangimentos de opinião sobre experiências (melhores ou piores) associadas a viagens.
Obviamente, tenho a noção de que cada caso é um caso, ou seja, as ilações que cada um retiramos dependerá das expectativas criadas e do nosso grau de exigência. O que será bom para uns, poderá ser satisfatório, ou insuficiente, para outros.
Passado este preâmbulo, que é importante, passemos ao que interessa.
O operador em causa foi a Jolidey. Antes de falar sobre o lado negativo, devo dizer que os voos (ida/regresso) correram sem sobressaltos (dentro dos horários previstos) e os transfers (equipa que acompanhou os turistas na chegada e partida) estiveram na perfeição, com boa disposição e transmissão de informação útil. Tudo magnífico.
O pior estava marcado para o dia seguinte.
Fiquei alojado no Catalonia Playa Maroma Privileged e, apesar de já ter as excursões reservadas desde Portugal, por descargo de consciência, compareci na reunião com o operador, mais concretamente uma senhora chamada Marisa. Apresentação "normal", embora com alguns "recados" pelo meio, mas nada de especial a assinalar.
No mesmo dia (segunda-feira, dia 27 de Junho), por volta das 17h30, tinha combinado com a empresa, com a qual tinha reservado as excursões, o pagamento da parte restante (após um adiantamento de 10% realizado ainda em Portugal), assim como receber as entradas para Xcaret que se iria concretizar no dia seguinte (terça-feira, dia 28 de Junho).
Obviamente, como penso ser lógico, foi a empresa a deslocar-se à área junto à recepção, para tratar (rapidamente) da conclusão do negócio.
1. Como mais duas famílias portuguesas alojadas no resort compraram excursões idênticas, a representante da Jolidey fez queixa ao director do hotel e, em poucos minutos, um segurança veio, subtilmente, intimidar e "convidar" as pessoas a sair daquela área. Pelos vistos, só o operador teria exclusividade para transaccionar passeios ou, então, teríamos que ir para fora do hotel proceder a pagamentos e/ou receber documentação. Ridículo.
2. Conheci um casal de portugueses que estava a comemorar 25 anos de casados e iriam ficar alojados 14 noites. Em conversa, contaram-me que, devido a problemas de tentativa de fraude, após tentativa de compra à operador, os seus cartões de crédito ficaram bloqueados. Só uns dias depois a situação ficou relativamente regularizada e, entretanto, lá conseguiram utilizar um dos cartões para a primeira excursão a Chichén Itzá, a realizar na quinta-feira, dia 30 de Junho. O pagamento foi feito mas, na véspera, foram informados pelo operador que a excursão tinha sido cancelada. Mentira, como vim a comprovar depois. Naturalmente, a transacção bancária demora o seu tempo e o operador tem de comprovar a validade da mesma, embora não invalide a falta de transparência e comunicação até porque este casal iria ter três passeios na semana seguinte (ainda hoje não sei se chegaram a efectuar as ditas excursões, nem como conseguiram conciliar as mesmas com os dias disponíveis.
3. Na sexta-feira, dia 01 de Julho, durante o pequeno-almoço, fui questionado por outro casal português se tinha feito a excursão do dia anterior a Chichén Itzá, ao que respondi afirmativamente. Expliquei que tinha saído do resort às 06h30 e o passeio tinha sido negociado com outra empresa. Fiquei estupefacto com o relato que me deixaram, após terem informado que tinham ido pelo operador Jolidey. Em primeiro lugar, a sua saída do hotel foi às 07h40. Em segundo lugar, não tiveram qualquer reforço de pequeno-almoço (como em posts anteriores deixei bem vincado com a imagem que coloquei) e, durante toda a viagem, tiveram direito a uma água, enquanto na minha sempre tive águas e sumos numa arca com gelo à disposição. Em terceiro lugar, e no seguimento, o almoço foi por volta das 15h00 (o meu foi às 14h00). Em quarto lugar, não visitaram Ek Balam. Em quinto lugar, simplesmente passaram de autocarro por Valladolid, enquanto eu ainda tive pouco mais de meia-hora para visitar a igreja, o parque dos namorados, comer um maravilhoso churro, beber uma tequila e fazer mais umas comprinhas. Dizer que esse casal estava defraudado é pouco.
4. Conheci, igualmente, um simpático casal de Barcelona que, curiosamente, era o único entre tantos portugueses que estiveram presentes na reunião com operador. Falámos de futebol, da estadia e comentámos as excursões que iríamos realizar, ou que já tínhamos feito. Também esse casal levou o "trabalho de casa", tendo combinado os passeios com uma empresa/guia espanhola. Qual não é o meu espanto quando, já no final da semana, o homem, meio divertido, meio incrédulo, me contou que a representante tinha ligado da recepção directamente para o seu quarto a questionar o porquê de não ter adquirido qualquer excursão. Ou estamos perante profissionalismo a mais, com uma aproximação tão directa e pessoal, ou arriscaria dizer que os objectivos comerciais não estavam a ser cumpridos e já se estava a entrar numa toada de pressão.
Estes foram alguns dos episódios que tive conhecimento. Assim à distância, podem parecer de somenos importância e é verdade que questões de saúde são bem mais graves. No entanto, há situações que são de evitar e o esforço financeiro nas excursões merece outro tipo de comportamento ético. Felizmente, da minha parte, tive uma semana de férias praticamente perfeitas (sem atrasos, sem problemas de saúde, etc) mas um passeio mal sucedido pode deixar um amargo de boca.
O texto vai longo, mas quis deixar em detalhe a minha experiência. Agora, cada um é livre de decidir como entender e não significa que, noutros casos, a opinião seja contrária. Eu, simplesmente, não arriscaria.
 
Última edição:

Filipaa

Membro
Já agora por ter falado nessas reuniões... Posso não comparecer certo? Uma colega minha diz que sempre que vai nunca foi a essas reuniões porque também já costuma levar as excursões compradas daqui, como é o meu caso. Ela disse-me que eles dizem que a reunião é para informar horas de partida e assim mas na realidade é para vender as excursões.
 
Última edição por um moderador:

lfdm

Membro Conhecido
@ RicardoGil
Muito obrigado pelo relato. Conhecer os dois lados é sempre positivo, até para podermos formular uma opinião válida.
Só gostaria apenas de acrescentar uma ideia, muitas vezes não são as empresas/operadores que não são totalmente correctas/éticas. Por vezes, são apenas maus profissionais que movidos por interesses próprios prestam um mau serviços aos clientes e empresas que representam.
Por isso, devemos sempre procurar o que melhor serve os nossos interesses e deixar de lado estas situações que potencialmente podem estragar umas férias.

@Filipaa
Ninguém é obrigado a comparecer as reuniões. Pode haver algum interesse em ir as reuniões para obter algumas informações importantes, sobretudo se vamos pela primeira vez para um determinado destino, mas estas informações podem também ser obtidas por outras vias.
Relativamente as informações de saída, por norma os hotéis tem afixado em determinado local essas informações.
Eu por norma quando vou para um destino faço o trabalho de casa e depois vejo o que serve melhor os meus interesses, já fiz excursões com os operadores, profissionais independentes, por conta própria e felizmente correu sempre tudo pelo melhor.
Em resumo, é sempre muito importante fazer o trabalho de casa e para isso, o Portal pode ser uma ferramenta muito importante porque é partilhada informação de e por pessoas que já tiveram essas experiências.
 
Top