Ainda bem.
No meu caso nem email a acusar a recepção da minha reclamação, seja por parte da Sonhando, seja por parte da Euroatlantic o que me leva a acreditar que de forma voluntária não irão pagar nada.
Caricato foi a reacção da Sonhando após um primeiro contacto da agência de viagens a pedir o email para envio reclamação, mostraram-se indignados com a possibilidade de haver uma reclamação, pois providenciaram hotel, transfer e alimentação...
Operador: SonhandoOlá @basapistas e já recebeu o valor da sua indemnização?
Olá,Boa noite
Quarta feira iria para Roma pela Ryanair. Fiz o voo Porto-Lisboa pela Ryanair e teria o voo LIsboa-Roma às 10.20.
Às 9.30 recebo uma sms da Ryanair a informar que o voo tinha sido cancelado. Vim a saber posteriormente que o aeroporto de Ciampino esteve temporariamente encerrado devido a um acidente, mas reabriu às 10.43 (hora de Lisboa). A Ryanair optou deliberadamente por saltar a ligação de Roma a Lisboa e passar logo para o voo seguinte, apesar de quase todos os outros voos deles terem saído (mesmo que atrasados). Tinha transfer marcado, apartamento marcado e Museu do Vaticano marcado e pago.
Como a Ryanair não arranjou voo em tempo razoável e eram só umas miniférias não fui para Roma.
Pedi o reembolso do voo que foi cancelado e queria pedir as despesas mas o site da Ryanair agora diz-me que "a informação do voo que inseriu está incorreta". Tive estas despesas e tive de regressar ao Porto e ainda tive o voo de regresso ao Porto no fim das férias de Roma que não utilizei por já estar no Porto.
Do que conhecem qual a vossa opinião?
Maria
O prazo legal de resposta já foi ultrapassado, enviei reclamação para a ANAC a denunciar a ausência de resposta por parte da Sonhando e da Euroatlantic.Trepador....
Da Sonhando... já espero tudo, foram esses senhores que disseram que iriam devolver 1/4 do valor da viagem (sem ninguém lhes perguntar nada), confirmaram posteriormente essa informação à minha agência de viagem e já passaram dois meses... e além de não ver o dinheiro devolvido, mandaram-me reclamar para o Proverdor de Turismo!
Desses Senhores... espero tudo!
Direitos dos passageiros aéreosSe o voo for cancelado devido a «circunstâncias excecionais», como condições meteorológicas desfavoráveis ou uma greve dos controladores de tráfego aéreo, não tem direito a indemnização por parte da companhia aérea. No entanto, esta tem de lhe prestar uma assistência adequada enquanto espera por um transporte alternativo. Também tem direito:
- ao reembolso do bilhete no prazo de sete dias ou
- a transporte alternativo para o seu destino final o mais brevemente possível ou
- a fazer uma nova reserva para uma data da sua escolha ou
- ao transporte para e do aeroporto, se o voo chegar ou partir de um aeroporto diferente do mencionado na reserva
Depende do motivo porque só foi dada a autorização para descolarem mais tarde, "controladores áereos" pode não querer dizer só "greve de controladores aéreos".Neste caso não me parece que consigam alegar as circunstâncias excepcionais.
Deve reclamar para a ANACOk. obrigado pelas dicas.
Enviei mensagem com os artigos que tenho direito e o decreto de lei em anexo. Caso não derem nada quem é a entidade em que posso reclamar?
Depende do motivo porque só foi dada a autorização para descolarem mais tarde, "controladores áereos" pode não querer dizer só "greve de controladores aéreos".
Quando vim de Paris, devíamos ter partido às 07:20, mas avisaram logo que íamos partir mais tarde, devido a condições metereológicas adversas em Lisboa, pelo que não tínhamos autorização para descolar. Só partimos às 08:11, chegámos a Lisboa, tivemos de desviar e aterrar no Porto, e aguardar lá por autorização para aterrar em Lisboa, dado que estava tudo atrasado, devido ao nevoeiro. Resultado? Devia ter aterrado em Lisboa às 09:00, aterrei quase às 12:00...