Novidades

TACV - Indemnização

Anel

Membro
Bom dia,
Alguém sabe dizer se num voo da Ilha do Sal para Lisboa que devia ter saído no sábado às 11.45h, check-in feito e voo cancelado. Fomos alojados num hotel o voo saiu na madrugada de domingo para segunda às 01.30h. Neste caso posso pedir indemnização? E onde devo reclamar? Tenho uma declaração da Tacv com esse atraso. Aguardo comentários e agradeço colaboração. Obrigada
 

ploferreira

Administrador
Staff
Fizeste reclamação no balcão da TACV?

Deves fazer a reclamação junto da Companhia aerea solicitando a compensação prevista pela UE.

A partida terás direito à indeminização, salvo se o atraso for motivado por motivos alheios à TACV (condições meteorologicas, etc)
 

ssmt

Membro Ativo
Boa tarde,

Penso que se trata da mesmo situação que me aconteceu em 2012 (não sei os dias da semana ao certo, nem horas, por isso vou dar dados aproximados):
- Tinha voo marcado para Cabo Verde num Sábado (22) ou Domingo (23) às 21.30h sensivelmente. Depois de mais de quatro horas de impasse e espera, lá nos informam que o voo tinha sido cancelado. Foi mesmo uma escandaleira no aeroporto:
1º porque nos fizeram esperar várias horas sem saber o que se passava, apenas que o voo estava atrasado;
2º porque tínhamos que esperar 24 horas para o próximo voo e tivemos que deixar as malas de porão no Aeroporto, visto que as mesmas já tinham passado no check in. Ou seja, a maior parte das pessoas não tinha qualquer roupa ou produtos de higiene com eles. Pelo que compraram no hotel, mas sinceramente não sei se o valor lhes foi reembolsado ou não.
Por norma viajo sempre com um malote e embora não tivesse roupa, tinha produtos de higiene e roupa interior. A minha amiga lavou as cuecas no lavatório e secou-as com o secador para as poder vestir no dia seguinte...enfim! A verdade é que embora com muitas reclamações as pessoas passaram a noite e o dia seguinte sem as malas. Não sei se abriram exceção a uma senhora que tinha os medicamentos e a insulina na mala de porão.
3º este atraso causou para muitos a perda de um dia de férias. Saliento que algumas pessoas tinham apenas comprado aqueles pacotes de 4 ou 5 dias porque não podiam estender mais as férias. No nosso caso, como fomos um dia mais tarde, também viemos um dia mais tarde. Ou seja, não perdemos dia nenhum. No casos em que perderam um dia foi-lhes restituído o valor do mesmo, mas penso que só referente à estadia do hotel.
Fizemos a reclamação escrita junto ao balcão, mesmo antes de embarcar para Cabo Verde, mas a resposta que deram é que não havia lugar para indeminização dado que nos alojaram num hotel sem custos no dia em que tivemos que aguardar para novo voo e não tivemos prejuízo nos dias de férias, visto que ficamos as 7 noites. Pelo que percebi só indemnizaram os que ficaram menos uma noite.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boa tarde,

Penso que se trata da mesmo situação que me aconteceu em 2012 (não sei os dias da semana ao certo, nem horas, por isso vou dar dados aproximados):
- Tinha voo marcado para Cabo Verde num Sábado (22) ou Domingo (23) às 21.30h sensivelmente. Depois de mais de quatro horas de impasse e espera, lá nos informam que o voo tinha sido cancelado. Foi mesmo uma escandaleira no aeroporto:
1º porque nos fizeram esperar várias horas sem saber o que se passava, apenas que o voo estava atrasado;
2º porque tínhamos que esperar 24 horas para o próximo voo e tivemos que deixar as malas de porão no Aeroporto, visto que as mesmas já tinham passado no check in. Ou seja, a maior parte das pessoas não tinha qualquer roupa ou produtos de higiene com eles. Pelo que compraram no hotel, mas sinceramente não sei se o valor lhes foi reembolsado ou não.
Por norma viajo sempre com um malote e embora não tivesse roupa, tinha produtos de higiene e roupa interior. A minha amiga lavou as cuecas no lavatório e secou-as com o secador para as poder vestir no dia seguinte...enfim! A verdade é que embora com muitas reclamações as pessoas passaram a noite e o dia seguinte sem as malas. Não sei se abriram exceção a uma senhora que tinha os medicamentos e a insulina na mala de porão.
3º este atraso causou para muitos a perda de um dia de férias. Saliento que algumas pessoas tinham apenas comprado aqueles pacotes de 4 ou 5 dias porque não podiam estender mais as férias. No nosso caso, como fomos um dia mais tarde, também viemos um dia mais tarde. Ou seja, não perdemos dia nenhum. No casos em que perderam um dia foi-lhes restituído o valor do mesmo, mas penso que só referente à estadia do hotel.
Fizemos a reclamação escrita junto ao balcão, mesmo antes de embarcar para Cabo Verde, mas a resposta que deram é que não havia lugar para indeminização dado que nos alojaram num hotel sem custos no dia em que tivemos que aguardar para novo voo e não tivemos prejuízo nos dias de férias, visto que ficamos as 7 noites. Pelo que percebi só indemnizaram os que ficaram menos uma noite.
Devias ter reclamado, o facto de garantirem alimentação e alojamento não invalida a Indemnização por atraso na chegada:

Indemnização
Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo.

Entre aeroportos no interior da UE

  • até 1500 km: 250 euros
  • mais de 1500 km: 400 euros
Entre um aeroporto no interior da UE e um aeroporto no exterior da UE

  • até 1500 km: 250 euros
  • entre 1500 e 3500 km: 400 euros
  • mais de 3500 km: 600 euros
 
Última edição por um moderador:

ssmt

Membro Ativo
Devias ter reclamado, o facto de garantirem alimentação e alojamento não invalida a Indemnização por atraso na chegada:

Indemnização
Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo.

Entre aeroportos no interior da UE

  • até 1500 km: 250 euros
  • mais de 1500 km: 400 euros
Entre um aeroporto no interior da UE e um aeroporto no exterior da UE

  • até 1500 km: 250 euros
  • entre 1500 e 3500 km: 400 euros
  • mais de 3500 km: 600 euros
Boa tarde ploferreira,
Mas tendo eles prolongado a viagem por mais uma noite, ou seja, em vez de vir no domingo, data estipulada inicialmente, o facto de vir apenas na segunda, não os "isenta" de pagar indemnização? Ou seja, fiquei as noites/dias contratados, com a diferença que parti um dia mais tarde e por conseguinte também cheguei um dia mais tarde.
Peço desculpa mas estou um pouco a leste dos meus direitos. Reclamei e com a resposta que me deram calei-me....
Mas apesar dos custos assumidos e etc., foi uma situação complicada, principalmente por não nos deixarem ficar com as malas. Pelo que percebemos o voo não descolou por falta de tripulação......
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Creio que não, pois a indeminização nada tem a ver com alojamento/alimentação, a companhia aérera está obrigada a fornecer as duas:

Atraso do voo
O consumidor pode ter direito a uma indemnização entre 125 e 600 euros, dependendo da distância do voo e da duração dos atrasos antes de ser reencaminhado. Se os voluntários optarem pelo reencaminhamento, a companhia aérea também tem de proporcionar assistência: refeições, acesso a um telefone, estadia de uma ou mais noites, se necessário, e transporte entre o aeroporto e o local do alojamento, por exemplo.

Em caso de atrasos consideráveis, saiba que tem direito a receber assistência por parte da companhia aérea (chamada telefónica, bebidas, refeição, alojamento ou transporte para o local de alojamento) se o atraso for de 2 horas ou mais para voos de 1500 km ou menos, 3 horas ou mais para voos mais longos dentro da União Europeia ou para voos entre 1500 e 3500 km, 4 ou mais para voos superiores a 3500 km fora da União Europeia.


A mim só me aconteceu uma vez com a TAP, problemas com o voo e cheguei 6 horas depois do previsto, na altura deram-me logo 34€ em vouchers para alimentação, reclamei no livro indicando que pretendia a indminização segundo a norma Europeia. Cerca de 1 mês e meio depois eviaram-me um carta com o cheque no valor de 250€ de indemnização.

O que podes fazer neste caso é recorrer da decisão da TACV, apresentando queixa na Autoridade da Aviação Civil http://www.anac.pt/vPT/Generico/Paginas/Homepage00.aspx
 

ssmt

Membro Ativo
Agora já não posso reclamar porque foi em 2012....então fomos totós poque podiamos ter recorrido, mesmo que não desse em nada podiamos tentar.
Da próxima já não me levam com tanta facilidade. Agora tenho o PV para me abrir as pestanas.

Obrigada pelo esclarecimento ploferreira. Esperemos que o membro Anel consiga fazer valer os seus direitos.
 
Última edição por um moderador:

Anel

Membro
Obrigada a todos pelas dicas.
Liguei hoje com a Anac que me aconselhou a enviar reclamação por email para a TACV. Não sabem se haverá direito a indeminização mas o não é garantido por isso vou avançar. Quando houver novidades partilho.Esta situação aconteceu no fim de semana passado, dia 15/8.
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Bom dia @Anel
A Viagem foi contratada em Pacote,isto é,Avião e Hotel em conjunto?
Se sim, a queixa deverá seguir para o Provedor do Cliente/Viagens e Turismo,envie Email ou contacte por telefone(costumam ser mais celeres a "atender" por telefone)
Veja aqui o LINK
 

RuiMap

Membro Ativo
Bom dia,
Alguém sabe dizer se num voo da Ilha do Sal para Lisboa que devia ter saído no sábado às 11.45h, check-in feito e voo cancelado. Fomos alojados num hotel o voo saiu na madrugada de domingo para segunda às 01.30h. Neste caso posso pedir indemnização? E onde devo reclamar? Tenho uma declaração da Tacv com esse atraso. Aguardo comentários e agradeço colaboração. Obrigada
Aconselho vivamente a reclamar na TACV, no operador e agência se for o caso.
Aconteceu-me o mesmo em Julho de 2013, para a Boavista.

Valor reembolsado um mês depois
Dois (2) adultos + uma (1) criança – 223,93€
Dois (2) adultos – 180,95€

Total – 404,88€

Report:
https://www.portaldasviagens.com/threads/report-boavista-cabo-verde-julho-2013.16288/

cumprimentos
 

ssmt

Membro Ativo
Bom dia,

RuiMap pelo que percebi vocês ficaram menos uma noite em Cabo Verde, certo? No meu caso atrasamos uma dia a ida e o regresso para não sermos penalizados.
Sou mesmo desligada, em 2013 tivemos um atraso de cerca de 3 horas para Punta Cana e não reclamei. Sinceramente o que mais me custou foi estar 2 horas e tal fechada dentro do avião à espera que resolvessem o problema mecânico. Estava muito calor lá dentro, um ar pesado e os cheiros começaram a aparecer....A refeição foi servida ainda em terra.
Aí sim, merecia uma reclamação, principalmente pelas condições a que acabamos por ser sujeitos.

Obrigada.
 

RuiMap

Membro Ativo
Bom dia,

RuiMap pelo que percebi vocês ficaram menos uma noite em Cabo Verde, certo? No meu caso atrasamos uma dia a ida e o regresso para não sermos penalizados.
Sou mesmo desligada, em 2013 tivemos um atraso de cerca de 3 horas para Punta Cana e não reclamei. Sinceramente o que mais me custou foi estar 2 horas e tal fechada dentro do avião à espera que resolvessem o problema mecânico. Estava muito calor lá dentro, um ar pesado e os cheiros começaram a aparecer....A refeição foi servida ainda em terra.
Aí sim, merecia uma reclamação, principalmente pelas condições a que acabamos por ser sujeitos.

Obrigada.
Olá bom dia
Ficámos menos uma noite, não nos foi dado a hipótese de ficar mais uma noite em Boavista.
Em Nov05 fiquei cerca de 1 hora também fechado na aeronave, o que valeu foi estar digamos um temporal em Lisboa, calor não havia.
cumprimentos
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ok era essa a ideia que tinha, de facto pode não parecer muito, mas corresponde a 25% da compensação. No entanto o processo é muito facil, na minha opinião não justifica meter intermediários.

Basicamente basta reclamar na Transportadora e na falta de resposta ou resposta negativa recorrer para a autoridade da aviação.

As regras e compensações estão bem definidas na norma europeia portanto as companhias não tem grande hipótese de fuga.

Atenção que este valor tem de ser pago em dinheiro, muitas companhias tentam oferecer o valor num cheque viagem.
 

edziga

Membro Ativo
Tambem lá estive e tambem vou fazer reclamação ao provedor, já o ano passado o fiz devido ás mudanças de horario nos avioes pra Djerba e pagaram uma indemização, tentar não custa
 

Flecha

Membro Conhecido
Estou no sal e acompanhei essa situacao de ca. Mt gente presa ca com varios voos cancelados da tacv. Lisboa e madrid foi mt afectada. Alguns com 2 dias perdidos de ferias
 
Top