Novidades

Havana sem guia!!

Bárbara Salreta

Membro Novo
Boas!
Vou viajar para Havana no dia 7 de Junho por 3 noites e tenho andado a pesquisar a melhor forma de conhecer a cidade. Vejo que a grande maioria aqui do portal visita a cidade com o Boris saindo de Varadero, mas gostaría de saber se alguém já foi à descoberta sem qualquer tipo de guia ou excursão. Andei a ler uns foruns no tripadvisor e confesso que estou preocupada, pois parece que há todo o tipo de esquemas para enganar os turistas e que a maior parte das "boas intenções" dos Cubanos têm sempre algo por trás. Cuba sempre foi a minha viagem de sonho mas confesso que quanto mais pesquiso mais preocupada e desconfiada fico.
Alguém que já la tenha estado e que possa partilhar uma experiência positiva por favor?
Obrigada
 

Débora Santos

Membro Ativo
Olá Barbara, não fique preocupada, esquemas e "boas intenções" existem em todo o lado, é só ter os cuidados básicos que teria em qualquer outra cidade. Quanto ao guia, não me parece que seja assim tão necessário. Dou-lhe o meu exemplo, fiquei 4 noites e explorei tudo sozinha, sem qualquer problema e quando em alguma ocasião não encontrava o que pretendia bastava perguntar, os Cubanos são muito simpáticos e prontos a ajudar. Uma ideia interessante para se iniciar na cidade é o autocarro de dois andares, eu sei, é um autocarro turístico, mas na altura custava 5CUC (não sei se ainda custa o mesmo) e passava por todos os pontos de interesse, foi o que usámos no primeiro dia para perceber a dinâmica da cidade. Depois disso o normal era esticarmos o braço e mandar parar uma máquina e estávamos em qualquer lado.
Não tenho um report dessa viagem aqui no forum, mas deixo-lhe um link para ver isto do autocarro que pode ser útil, qualquer dúvida é só perguntar estive por lá em 2013 em Havana, Trinidad e Remédios, tudo organizado por mim e em momento algum senti o mínimo perigo ou tive alguém atrás de mim para me enganar, foi dos sítios mais seguros que estive.
[Report] Havana em autocarro 2013
 
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
@Débora Santos deixa me apenas dizer que o teu blog está 5 estrelas... Excelente trabalho e dedicação de uma pessoa que realmente sabe o verdadeiro significado da palavra Viajar!!!! Continuação de boas e muitas viagens... ;):)

PS: Aparece mais vezes cá no Portal das Viagens, pessoas como tu fazem cá falta...
 

Bárbara Salreta

Membro Novo
Olá Barbara, não fique preocupada, esquemas e "boas intenções" existem em todo o lado, é só ter os cuidados básicos que teria em qualquer outra cidade. Quanto ao guia, não me parece que seja assim tão necessário. Dou-lhe o meu exemplo, fiquei 4 noites e explorei tudo sozinha, sem qualquer problema e quando em alguma ocasião não encontrava o que pretendia bastava perguntar, os Cubanos são muito simpáticos e prontos a ajudar. Uma ideia interessante para se iniciar na cidade é o autocarro de dois andares, eu sei, é um autocarro turístico, mas na altura custava 5CUC (não sei se ainda custa o mesmo) e passava por todos os pontos de interesse, foi o que usámos no primeiro dia para perceber a dinâmica da cidade. Depois disso o normal era esticarmos o braço e mandar parar uma máquina e estávamos em qualquer lado.
Não tenho um report dessa viagem aqui no forum, mas deixo-lhe um link para ver isto do autocarro que pode ser útil, qualquer dúvida é só perguntar estive por lá em 2013 em Havana, Trinidad e Remédios, tudo organizado por mim e em momento algum senti o mínimo perigo ou tive alguém atrás de mim para me enganar, foi dos sítios mais seguros que estive.
[Report] Havana em autocarro 2013
Obrigada Débora Já Fui ver o link e Concordo com o hello tomorrow, fantástico!! São exactamente esse tipo de viagens que adoro, o tentar fugir do que o turista faz e tentar entender e chegar Perto dos locais. Conheço alguns Cubanos e São pessoas excelentes mas depois do que Li ontem no tripadvisor juro que entrei em pânico por uns momentos :p vou explorar mais do teu blog.
Obrigada e boas viagens
 
Última edição por um moderador:

Débora Santos

Membro Ativo
Obrigada Débora Já Fui ver o link e Concordo com o hello tomorrow, fantástico!! São exactamente esse tipo de viagens que adoro, o tentar fugir do que o turista faz e tentar entender e chegar Perto dos locais. Conheço alguns Cubanos e São pessoas excelentes mas depois do que Li ontem no tripadvisor juro que entrei em pânico por uns momentos :p vou explorar mais do teu blog.
Obrigada e boas viagens
Obrigada Bárbara
Vou contar-lhe uma história para ajudar a acalmar alguns nervos.

Nós em Havana ficámos na casa de uma pessoa de lá, mas não numa dita "casa particular" daquelas abertas ao público que funcionam supervisionadas pelo estado e que consequentemente pagam uma taxa para funcionar.
Não, nós ficámos "ilegalmente" na casa de uma cubana de coração mas nascida em Madrid. Conhecem-la no Couchsurfing, uma plataforma que já não usamos muito mas que foi decisiva na nossa experiência em Havana. O Couchsurfing pressupõe alojamento gratuito em casa de alguém. Bom, não foi isso que se passou aqui. A anfitriã usava a plataforma para alugar um quarto extra na sua casa. Tudo foi explicado na troca de mails que fizemos bem como todas as dicas de como lá chegar e a questão do dinheiro foi tudo explicado por ela antes de chegarmos. No dia em que chegámos, apanhamos um táxi no aeroporto pelo valor que já sabíamos ser o correcto e pedimos para nos deixar na morada dela no bairro Vedado (um dos 3 no qual a cidade se divide). Era de noite, ninguém na rua, tudo parece antigo, e o taxista rapidamente se meteu a andar. Dirigido-nos à porta tocámos e nada..... esperámos e nada.... os nervos aumentam. De noite, sozinhos com duas mochilas nas costas, pode ser intimidante nomeadamente num país que não conhecemos. Até que desce um casal e perguntei no meu melhor portunhol se conhecia a casa da Eva, ao que responderam, claro viemos de lá agora é só subir. Subimos e surpresa, a Eva tinha convidados, estava a dar uma festa de domingo. Quando nos viu foi mais ou menos assim: imaginem chegar a casa da vossa familia num dia de festa, um sorriso rasgado, braços abertos, um Hola prolongado. E nós a tremer das canetas a pensar mas onde raio viemos parar! Entretanto eram cerca das 20h00 e ela começa a colocar as pessoas para fora. Havia pessoas de todo o lado, cubanos e latino-americanos a morar em Cuba. Uma brasileira convidou-nos para irmos ver um concerto a umas "quadras" dalí. Declinámos, estávamos exaustos. A Eva leva-nos ao nosso quarto e para espanto, era o quarto dela! Ficamos espantados mas depressa passou. Então deixem-me explicar: Eva mora em Cuba há muitos anos, foi casada com um Cubano e tem dois filhos, um na altura com 16 e outro com 4 ou 5 não me recordo. Trabalha como encenadora de teatro e dança, trabalha para o estado, recebe uma miséria. Solução? Arrendar o seu quarto extra. Mas como? Pagar a taxa ao estado, mais regras, mais obras, ela não o pode fazer, além disso implica meter dentro de casa com a sua familia pessoas desconhecidas que alugam através de um site e com as quais ela nunca falou nem pode declinar alojar se assim o entender. Então descobriu o Couchsurfing e assim vê os perfis das pessoas, fala com elas antes, e negoceia caso a caso o valor por noite dependendo do que ela ache que podemos pagar. Como em tempo de crise não se diz não a nada teve 3 pedidos ao mesmo tempo. um casal mais a filha da Polónia, uma argentina e nós. Alugou os quartos todos, o dela, o de hospedes e o dos filhos. Dormiram todos na sala. Ao pequeno almoço partilhavam do pouco que tinham connosco e ao jantar convidavam-nos mais alguns amigos e cada um levava algo, assim jantávamos todos juntos. Conhecemos pessoas muito interessantes nestes serões passados de chá na mão e rebuçados de fruta levados de Portugal que fizeram sucesso. De manhã perguntávamos dicas do que ver, do que comer, de como chegar. Ensinou-nos a usar os transporte públicos e onde comprar comida usando CUP em vez de CUC. Vimos como deliravam com a novela da noite ou o jogo de baseball, vimos como lutavam diariamente para fazer uma vida em Cuba. Ela meteu-nos tão à vontade, que todos os nervos que tínhamos (ser assaltados, usarem esquemas para nos enganar, ficarmos perdidos e ninguém nos ajudar, etc... etc.. etc..) fora pelo cano a baixo. E ela foi só uma das pessoas que por lá conhecemos que mostraram que os Cubanos são um povo caloroso. Há certamente esquemas, há certamente pessoas mal intencionadas, há certamente quem seja enganado e venha de lá furioso. Deixe o trip advisor para reviews de restaurantes e alojamentos, cada um é como cada qual e as experiências são diferentes conforme a própria pessoa leva as suas expectativas, mas com uma boa dose se bom senso é só respirar fundo e deixar-se levar pela experiência que vai certamente marcar.
 

valter_2014

Membro Conhecido
Obrigado Débora Santos pelo teu blog
Confesso que o li várias vezes :) é uma boa alternativa para conhecer Habana.
 
Top