Novidades

Guias Lonely Planet - Promoção até 31/07/2015

Estado
Não está aberto para novas respostas.
Boas tardes,

Não sei se é permitido fazer este tipo de post ou mesmo se este é o local do forum para isso mas... caso não seja as minhas desculpas.

Para quem quiser aproveitar os guias de viagem lonely planet estão com 30% de desconto na loja online.

Cumprimentos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Apesar de já ter ouvido falar muito destes guias nunca comprei ou vi algum, quem já leu, vale a pena?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
@ploferreira eu sinceramente não gosto... tem alguns mapas, recomendam alguns hotéis, restaurantes, atracções... Mas tudo muito dentro dos roteiros turísticos, digamos que pode ser útil, mas não totalmente na minha opinião... Se quiseres o da Tailândia só para veres o formato envia-me MP com email.
 
Em 2009 quando visitei a primeira vez Tailândia de mochila às costas e sem hotéis marcados o guia foi bastante útil, concordo que é apenas uma ajuda mas em termos de oferta para a Tailândia não se encontra melhor. (é apenas a minha opinião)
Tínhamos um lonely planet e um American Express e sem duvida que o da lonely foi muito mais útil.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
O do Vietname é excelente, o do Laos é bom, o do Camboja assim-assim, o da Tailândia não comprei por ter maus reviews (comprei o da Rough Guides e gostei). O da Malásia é fraco, assim como o de Bali e Lombok. Este ano não comprei o da Birmânia por ter péssimos reviews e por a nova versão ser aparentemente um mero recauchutamento da anterior (voltei à Rough Guides e comprei um em espanhol, Guia Azul).
Quanto aos da Europa, só usei o dos Balcãs Ocidentais e foi razoável para os países onde só visitei um ou 2 destinos. Este ano, para a Albânia, tive que recorrer ao da Bradt que se revelou uma desilusão.

Posto isto, os guia variam muito, mesmo os do LP podem ser bons, razoáveis ou muito maus. Vejam sempre os reviews das várias marcas (LP, Rough Guides, Footprint, Insight, Bradt, etc) e escolham aquele que vos parecer mais adequado ao que precisam. Para quem vai sem nada marcado os do LP têm sempre mais opções de alojamento - embora por vezes com descrições desfasadas da realidade. Para quem já leva tudo marcado, cerca de 1/3 a metade dos guia é "descartável".
 

zb007

Membro Conhecido
Cada um tem a sua ideia e não se pode levar a mal, eu por mim dispenso esses roteiros, a não ser que se queira ficar com eles para colecção, pelo menos para quem leva tudo planeado.
Se andamos a procurar hoteis pelos melhores preços etc antes de irmos até para poupar uns euros e depois andamos a gastar em livros que pouco (acho eu) acrescentam ás pesquisas feitas é um gasto desnecessário (volto a dizer que serão úteis para muitas gente).
E faço o meu próprio roteiro antes de partir está tudo tratado, inclusive levo mapas feitos por mim, com os trajectos marcados e os locais a ver dia a dia, fiz isso é NY e posso dizer que em 4 dias palmilhei a cidade a pé, só uma vez e por graça para dizer que andei lá :) fiz uma viagem de metro (fiz os meus anos lá e foi giro todos os que iam na carruagem cantaram os parabéns, porque a minha mulher começou :) inesquecível)
Fui para a Tailândia com um emprestado por um amigo só para testar e só utilizei para ver as fotos, pois o plano que eu fiz serviu para tudo.
Mais uma vez são opiniões, serão muito uteis para quem vai e não faz pesquisa de nada e precisa de saber o que ver etc
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Hoje em dia, com a imensidão de informação existente na net, os guias passaram a ter um papel bem mais secundário. Recordo-me que nas primeiras viagens que fazia, o guia era a principal fonte de informação e suporte que levava; hoje, pelo contrário, continuo a levar, mas assume claramente um papel secundário, vai como complemento.

Dando como exemplo, na viagem que vou agora fazer (Vietname, Laos e Cambodja), fiz todo o planeamento e preparação sem apoio de guias, apenas com pesquisas aqui no portal, outros fóruns internacionais e bastantes blogs de viagem também. Entretanto, arranjei os guias LP dos 3 países em formato ebook que vou levar como apoio (se alguém quiser algum, envie MP), mas pela pesquisa que já fiz neles, não tem grandes novidades face ao que já havia pesquisado, tem a vantagem de ter ali a informação condensada e arrumada.

Por norma, não costumo recorrer a estes guias para sugestões de alojamento e restaurantes. No caso do alojamento, são bem mais útil sites como booking, agoda, tripadvisor, etc, mesmo estando em viagem... hoje em dia com os smartphones e wifi generalizada, podemos fazer esta gestão facilmente. Para restauração, também prefiro sites online para obter feedback (tripadvisor, por exemplo). No caso das sugestões do LP, acabo até por ficar com pé atrás, pois muitas vezes, os locais recomendados passam a ser demasiado turísticos, logo fogem àquilo que inicialmente se pretenderia.
 

zb007

Membro Conhecido
Já agora e uma vez que estamos a falar de roteiros e essas coisas :) e como diz o Jorge Gonçalves estamos cada dia mais com o digital, em que há diversos roteiros para os telemóveis, por exemplo o Tripadvisor tem imensos para a maioria das cidades.
Não sei se já conhecem este projecto http://inviita.com/ é feito em Portugal e por portugueses e está em fase de lançamento e testes e quem já o utiliza para Iphone diz que está muito bom eu desde o inicio que acompanho e acho que pode vir a ser mesmo uma boa ajuda nas nossas viagens.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Sim, as pesquisas de hotéis faço-as antes e levo geralmente a reservas todas feitas. Mas em viagens longas há imprevistos, como nos aconteceu em Halong Bay em que inesperadamente tivemos que lá ficar uma noite.
Quanto a restaurantes, o guia aí torna-se útil especialmente quando acabamos de chegar a uma cidade. Quanto aos "top choice", já me aconteceu de tudo: desde a banhada em Hue ao melhor restaurante que encontrei no Vietname em Hoi An. Pelo meio, fugi de alguns tamanha era a fila causada pelos ditos guias.
Acima de tudo é um complemento, que pode perfeitamente ser dispensado mas que também pode ter a sua utilidade em determinadas situações. Para quem vai sem nada marcado é mais importante.
 

roller

Membro Conhecido
ola!

Para mim são guias essenciais em viagens de backpacking... tem muitas dicas, mapas, roteiros e info util.

Não dispensão um planeamento exaustivo no antes da viagem mas eu acho que são uma mais valia em tudo! Eu tenho "europe - big trips with small budgets" "Asia-big trips with small budgets" e o do "cambodia"... em nenhum deles considero um mau investimento.

Outra coisa muito boa da lonely planet é a o forum e a plataforma online que têm! Tem muitas mas muitas duvidas e questões! ;)
 
Última edição por um moderador:
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top