Há algumas semanas dirigi-me ao balcão da Goldcar - aeroporto Palma de Maiorca e fui atendido pelas uma colaboradora chamada Stacey, em inglês a meu pedido! Apresentei a reserva da holidaycars.com, já com seguro contra todos os riscos incluído e os documentos necessários a formalizar o aluguer, tendo a Stacey realizado as seguintes questões:
1- Não acha que o fiat 500 é muito pequeno e tem pouco espaço, não quer um veículo maior?
R: Não necessitava éramos só dois ocupantes!
2- Questionou-me se não queria efetuar seguro contra todos os riscos?
R: Respondi-lhe que já tinha efetuado seguro contra todos os riscos através da reserva na holidaycars.com.
3- Insiste e avisa-me que terei que deixar um depósito de 1200 euros em cartão de crédito, caso não efectue o seguro!
R: Respondi-lhe novamente que não, e que estava devidamente informado!
4- Volta a insistir e questiona-me se tenho conhecimento, que se tiver um acidente ou com algum dano no carro fico sem o depósito de 1200 euros?
R: Respondo-lhe que tenho conhecimento desse facto, mas que já tinha contratado seguro na holidaycars.com!
5- Stacey informa-me num tom irado que o seguro contratado não vale nada e que a Goldcar nada tem a ver com o mesmo!
6- Volta a insistir e num tom ameaçador, informa-me que caso venha aparecer um mero risco no carro, um que seja, seja qual fosse o tamanho, que me vai ficar com 600 euros do depósito!? (Cumulativamente começa elevar a voz, gesticulando e mostrando-me a tabela de preços para riscos nos carros!)!
7- A mesma funcionária pega no meu cartão de crédito, coloca-o no ATM e diz-me “Se é isto que quer, marque o seu PIN, marque... Está à espera do quê? Se é assim que quer… depois não diga que ao avisei …são 1200 de depósito”! Em tom irónico e a rir-se!
8- Face a estas afirmações e postura, percebi logo qual era o objectivo! Mas senti-me coagido a efetuar o seguro, mas não me deixei ficar! Já conhecia como isto funcionava, mas não ia arriscar 1220 euros por 130 euros em seguro por 7 dias, principalmente em espanha!! Pois já tinha conhecimento o que esta gente é capaz de inventar e alegar para reter parte do depósito! Se fosse em Portugal a conversa teria sido outra, ou sequer nunca teria existido!
9- Ainda estando a funcionária a incentivar-me a marcar o código, informo-a que mudei de ideias e quero efectuar o seguro contra todos os riscos (seguro que já tinha) e o livro de reclamações, pois apesar de ser português e estar fora do pais, conhecia os meus direitos!
10- Ela começa logo os gritos, dizendo que não existia livro de reclamações?! e que me iria recusar a entrega do carro, tendo para isso chamado o seu supervisor!
11- Informo o seu supervisor que quero efectuar o seguro, face a coação e as ameaças veladas que me fizeram relativamente ao carro e que desejava o livro de reclamações! Pois a intenção da funcionária era obriga-lo a não me dar qualquer carro! Inacreditável!
12- Nesse momento, a Stacey ao não gostar que me fosse recusado o carro, ausenta-se do balcão de atendimento e desaparece aos gritos em espanhol (palavras que não entendi) e batendo estrondosamente com a porta de acesso ao exterior, para espanto dos presentes!
13- O supervisor entrega-me os formulários da goldcar para reclamar e passo a ser atendido pela funcionária Paola e nunca o livro de reclamações oficial, mesmo tendo o pedido.
14- Passados alguns minutos, no decurso da continuidade do atendimento, a Stacey volta a entrar e coloca-se atrás da Paola, numa tentativa de provocação da minha pessoa, visto não estar a atender ninguém!
15- Passos alguns momentos, a Stacey profere a seguinte expressão em espanhol "hijo de ****"!
16- Neste momento perdi toda a calma e exigi ao supervisor em viva voz em inglês e também em português que a Stacey se retirasse daquele local, estando a ser provocado pela mesma, injuriando-me, sendo inadmissível aquele tratamento dado a um cliente, sem que qualquer funcionário tivesse qualquer intervenção!
17- Não me foi discriminado os danos que o veículo já tinha quando me foi entregue, nem cópia dessa informação, como fazia a entrega do carro, condições de seguro, limite de quilometragem, ou sequer se tenho que entregar o depósito cheio, nada! Inadmissível!
18- No fim realizei uma breve reclamação ao balcão, com o N° 14875, da qual não me foi dada sequer qualquer cópia!
Resumindo: Fui ameaçado, coagido a realizar seguro (que já tinha), dada a garantia que iria encontrar danos no veículo e perder o depósito de 1200 euros; discriminado por ser estrangeiro, injuriado por uma funcionário descontrolado da goldcar, face a passividade do supervisor e restante pessoal, sendo que a funcionária em questão teve acesso a todos os meus dados pessoais! Além disso o meu cartão de crédito este desaparecido nas mãos da Stacey durante alguns minutos!
Nunca foi incorrecto ao indelicado, até ser chamado "hijo de ****", fui sim chantageado e coagido por estas empresas, que se dizem de bem! Em Portugal esta conversa nunca teria existido comigo!
A Goldcar teve uma primeira resposta vaga, já voltei a a carga e estou disposto a ir até onde for preciso!