Novidades

Gerês, onde ficar e que atividades fazer?

Susaninhaa

Membro Ativo
Ola,
Estou a pensar ir os ultimos dias de junho para o Gerês, que me aconselham? Nao conheço a zona!
Que desportos/atividades fazer? Onde ficar? De preferência um sítio com piscina para refrescar! :)
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Estive lá há poucos dias... Em relação ao que ver a minha lista foi a seguinte...

Castro Laboreiro - Aconselho a visita ao castelo, é de difícil acesso é num cima de uns cabeços, mas quando se chega ao topo a vista vale cada gota de suor...
Peneda
Soajo - Aqui almocei num restaurante muito bom, Saber ao Borralho e recomendo
Lindoso
Barragem de Vilarinho das Furnas - fica a 2 km's da estrada, eu acabei por não chegar lá, por não saber a distância e para não perder muito tempo, só depois pesquisei...
Miradouro Pedra Bela
Cascata do Arado
Cascata Tahiti
Cascata Rio Homem
7 Lagoas (Estas lagoas exigem uma caminhada de 6 km's para cada lado, acabei por não ir por não ter tempo)
Pitões das Junias (Esta aldeia também estava em stand by e como fica mais distante e só tive 2 dias por lá, risquei do percurso também)
Ponte de Mizarela


Se for durante a semana, reserva esses dias para as cascatas, porque concerteza haverá menos gente... Se quiseres um mapa com estes ponto assinalados, envia-me email por MP...

Também há as 4 Cascatas, mas após diversas pesquisas não consegui saber como se chega lá...

A cascata de Leonte, dizem que na Portela do Homem tem indicações de como chegar lá, mas também não fui...
 

doosophy

Membro Ativo
Sempre que vou ao Gerês fico na Pensão Carvalho Araújo.
É uma pensão familiar 5 estrela, já para não falar do famoso Leite Creme.:)

Só tem um defeito, não tem piscina. Mas existem cascatas lindissimas.
Em relação às actividades, Inspiring Travel deu boas dicas.
 

mfilipa

Membro Novo
Bom dia, aproveitando este tópico... vou estar 5 dias no geres, ficamos num hotel em Ponte da Barca... será que me pode enviar por MP o tal mapa que falou em cima? Nem eu nem o meu marido conhecemos nada da zona, toda a ajuda é bem vinda!
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá,

Eu estive lá em Julho durante uma semana, para alojamento aconselho a procurarem no site do forretas, pois conseguem bons preços e com actividades incluidas. Eu estive no Lugar da Varziela junto a castro laboreiro (5 minutos de carro). Actividades aconselho vivamente com o parque de campismo Montes Laboreiro a actividade de Cannoying.. Caso estejam iinteressados podem sempre através do site mencionado (forretas) comprar alojamento e esta actividade. A casa em que fiquei (Lugar de Varziela) tinha 2 quartos, cada um com casa de banho completa, e cozinha/sala ao meio.
 

mdcm1982

Membro Ativo
Estive lá há poucos dias... Em relação ao que ver a minha lista foi a seguinte...

Castro Laboreiro - Aconselho a visita ao castelo, é de difícil acesso é num cima de uns cabeços, mas quando se chega ao topo a vista vale cada gota de suor...
Peneda
Soajo - Aqui almocei num restaurante muito bom, Saber ao Borralho e recomendo
Lindoso
Barragem de Vilarinho das Furnas - fica a 2 km's da estrada, eu acabei por não chegar lá, por não saber a distância e para não perder muito tempo, só depois pesquisei...
Miradouro Pedra Bela
Cascata do Arado
Cascata Tahiti
Cascata Rio Homem
7 Lagoas (Estas lagoas exigem uma caminhada de 6 km's para cada lado, acabei por não ir por não ter tempo)
Pitões das Junias (Esta aldeia também estava em stand by e como fica mais distante e só tive 2 dias por lá, risquei do percurso também)
Ponte de Mizarela


Se for durante a semana, reserva esses dias para as cascatas, porque concerteza haverá menos gente... Se quiseres um mapa com estes ponto assinalados, envia-me email por MP...

Também há as 4 Cascatas, mas após diversas pesquisas não consegui saber como se chega lá...

A cascata de Leonte, dizem que na Portela do Homem tem indicações de como chegar lá, mas também não fui...
Boa noite, gostei muito desse post! Vou 2 dias daqui a duas semanas! Tens mais algum restaurante que aconselhes?

Obrigado
 

mdcm1982

Membro Ativo
Fiz o percurso completo do Nuno breia, pitões das junias incluído... Muito bom! E o tal restaurante no soajo excelente!!! Obrigado
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Sou muito suspeito a falar do Parque Nacional Peneda Gerês, porque sou um fã incondicional de todas aquelas paisagens magníficas.
Sempre que o tempo permite adoro fazer caminhadas e descobrir novos locais.
Considero que as zonas mais belas estão nos concelhos de Terras de Bouro e Montalegre.
A aldeia comunitária da Ermida está a promover imenso o turismo no Gerês, oferecendo trilhos magníficos, tem um bom restaurante (Casa do Criado, também possui alojamento com piscina), para quem gosta de campismo existe uma infraestrutura recente com óptimas condições e uma empresa de lazer e aventura (Selvagem Aventura).
É uma opção para quem quer descansar e estar longe da confusão de verão, que é o caso da Vila do Gerês.
Já não vou a tempo de ser útil visto que vocês já tiveram oportunidade de conhecer um bocadinho deste magnífico local mas qualquer dúvida digam para uma próxima visita.
 

mdcm1982

Membro Ativo
Por acaso passei nessa bela aldeia Ermida!
Falando das paisagens, pensei que fosse um pouco mais verde. O lado poente do gerente está a mimosal que nada tem a ver com árvores daquela região. E todos aqueles montes vítimas de incêndios poderiam ser alvo de uma mini reflorestação. Gostei de ver para cima da peneda uma zona com bastantes aciprestes que são uma óptima defesa contra incêndios!
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Infelizmente o Gerês, à semelhança do resto do país é o belo exemplo do abandono a que se encontra a floresta.
Neste caso o Estado deveria cuidar do seu único Parque Nacional!
Os inúmeros incêndios fazem com que muitos locais tenham sofrido uma enorme erosão e por isso mesmo não tem vegetação.
 

mdcm1982

Membro Ativo
Pois... Mas se querem combater a erosão o melhor era mesmo esquecer o eucalipto e as acácias / mimosas!
Estive na madeira no ano passado, no pico, uma zona fustigada pelos incêndios e a reflorestação já começou a ser feita.
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Naquela área não existe eucalipto, mas acácias e mimosas existem imensas que forem ocupando as zonas de pinhal que arderam.
As reflorestações que têm sido feitas são muito poucas, e sempre por iniciativa local.
 
Top