Novidades

Explosão/Banquecoque em mota armadilhada (em Actualização)

Zukunft

Membro Ativo
Tenho viagem marcada para dezembro, ia este mês começar a planear e estou preocupado! Claro que é preciso mais informações, mas creio ser hipótese não ir.
Qual a vossa opinião? Quem vai em breve, o que pensa?
 

rum

Membro Conhecido
Olha, eu diria que é uma situação para acompanhar, não é motivo para cancelar uma viagem. Atentados terroristas podem acontecer em qualquer lugar do mundo, e para mim este é um caso isolado. Seria de te preocupares se houvesse alguma instabilidade provocada pelos camisas vermelhas, aí sim estarias num local em clima de guerra. O terrorismo é incerto e pode ocorrer em qualquer lado.
 

Zukunft

Membro Ativo
Vou acompanhar, claro que é só a partilhar pensamentos. Mas não me agrada nada ir lá em dezembro, tendo acontecido um atentado agora em agosto. Sei que nada é 100% seguro, mas não quero ir para um lugar onde acabou de haver um atentado. :S
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Sei que atentados podem acontecer em todo lado, mas... este ano vou à thai em outubro, a minha primeira viagem "grande" vamos chamar assim. Vou por Istambul e aproveitar para conhecer a cidade. Nos dois locais com atentados... irra! :s
 
Última edição por um moderador:

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Tenho viagem marcada para dezembro, ia este mês começar a planear e estou preocupado! Claro que é preciso mais informações, mas creio ser hipótese não ir.
Qual a vossa opinião? Quem vai em breve, o que pensa?
Nós vamos em finais de Outubro para Myanmar, com paragem em Bangkok na ida e no regresso. Não devemos alterar nada até lá, até porque coisas destas infelizmente podem acontecer em qualquer lado. É pura ilusão acharmos que agora que aconteceu é que não é seguro e que na semana passada estava tudo bem. Claro que se começarem a explodir bombas diariamente a coisa muda de figura mas à partida trata-se de um caso isolado que certamente irá levar a junta militar a apertar (muito) a segurança (aproveitando para restringir mais um bocadinho a liberdade dos cidadãos).

EDIT: meios de comunicação tailandeses já referem 27 mortes incluindo 4 turistas.
 
Última edição:

Pedro_Mateus

Membro Novo
Irei para a Tailândia em dezembro (saída de Lisboa a 5 e chegada a 21), e estarei uns dias em Banguecoque. Não estou preocupado, aliás, nem quero pensar muito nisso até porque já temos as viagens compradas, mas claro que não é agradável. Irá correr tudo bem, é assim que temos que pensar...
 

Zukunft

Membro Ativo
Muito chato! Porque o país não está nada bem, mas parecia que as zonas mais turísticas funcionavam bem, até pela quantidade de turistas que recebem e sem problemas. Agora isto, acho que é caso para seguir com atenção.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Não querendo estender a esta thread a "polémica" da de Istambul, mesmo tendo em conta os eventos dos últimos dias, não é por isto que o país se torna menos seguro. Por vezes temos uma ideia preconcebida sobre os países, achando que são seguros com base na atitude pacífica da população em geral e empolgando-nos com as (muito) poucas notícias que chegam até nós sobre os mesmos.
Da mesma forma que nos sentimos inseguros com atentados que matam meia dúzia de pessoas em Istambul e ignoramos o número de turistas mortos nos muitos acidentes com autocarros no país, com estas notícias sobre a Tailândia acontece-nos mesmo enquanto ignoramos a realidade do país. A este propósito cruzei-me o ano passado com um artigo que saiu depois da morte de um casal britânico em Koh Tao:

http://www.dailymail.co.uk/travel/travel_news/article-2833369/Thailand-one-dangerous-tourist-destinations-Earth-Ex-pat-investigation-lifts-lid-dark-Land-Smiles.html

Num espaço de 12 meses morreram 389 turistas britânicos na Tailândia, nos 12 meses que se seguiram morreram 362. Obviamente não concordo com o título sensacionalista que classifica a Tailândia como um dos destinos turísticos mais perigosos no planeta mas os números são o que são. De resto, as próprias notícias - e "afectos" próprios dos media e da comunidade internacional - sobre os regimes que governam os vários países deturpam a nossa percepção das coisas. Se todos nós ficamos com a sensação que a Coreia do Norte é governada por uma ditadura brutal e que pode parece irrealista visitar o país, esquecemo-nos da mesma forma que a Tailândia é governada por uma Junta Militar apoiada por um regime "monárquico" que já antes da junta tomar o poder se servia dela para governar o país de forma ditatorial mal disfarçada de democracia. Um dos exemplos mais gritantes não deixa mesmo de ser Myanmar, que ainda há poucos anos era considerado um estado "pária" governado por uma Junta que massacrou centenas de monges e civis nas ruas e que desde que abriu o seu país ao "comércio livre" e à "globalização" passou subitamente a ser bastante aceitável deixando de ser alvo de sanções.

Concluindo, porque já me estou a esticar, nos dias que correm o terrorismo é praticamente global. Podemos ser alvo de um atentado em qualquer continente e mesmo nos países onde não há atentados, podemos ser vítimas de outros crimes, desastres naturais, etc. Resta-nos reduzir ao máximo que conseguimos controlar os riscos que corremos e esperar que tudo corra pelo melhor. Obviamente que estas notícias não deixam ninguém satisfeito ou descansado mas também não podemos entrar em "pânico" com elas e alterar a nossa vida em função delas. Afinal de contas, é precisamente esse o objectivo dos terroristas.
 

Zukunft

Membro Ativo
Concordo, mas não gosto dessa ideia "não vamos mudar a nossa vida, é o que os terroristas querem". Com eles devem-se preocupar as forças de segurança, eu preocupo-me com a minha segurança.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Concordo, mas não gosto dessa ideia "não vamos mudar a nossa vida, é o que os terroristas querem". Com eles devem-se preocupar as forças de segurança, eu preocupo-me com a minha segurança.
Certíssimo, daí que eu defenda que devemos fazer a nossa pesquisa sobre riscos a evitar e cuidados a ter em geral. O resto, como dizes, fica para as forças de segurança.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós vamos a 29 de Outubro mas só fazemos lá escala a caminho de Myanmar. Dormimos lá uma noite. No regresso, dormimos 2 noites em Kanchanaburi e regressamos a Bangkok para apanhar o voo apenas.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Se deixarmos de ter as nossas vidas normais, então os terroristas venceram. Há que fazer uma avaliação da ameaça e ver o quão possível de acontecer pode ser, mas como já foi dito atentados existe em todos os lugares do mundo.
 
Última edição por um moderador:

Zukunft

Membro Ativo
Não me importo que vençam desde que eu esteja vivo e bem. Não acontece em todos os lugares do mundo.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Não me importo que vençam desde que eu esteja vivo e bem. Não acontece em todos os lugares do mundo.
Podem não acontecer atentados em todos os lugares do mundo mas há perigos em todo lado. O número de turistas/viajantes que morrem devido ao terrorismo é muito inferior aos que morrem de acidente (de carro, avião, quedas, etc). Todos nós queremos estar vivos e bem, pura e simplesmente não vou é viver numa bolha por causa disso.
 
Top