Novidades

Excursão Sian Ka'an- Não aconselho

anokinhas

Membro Novo
Olá a todos.
Estive no México em lua de mel e parti de Portugal com a ideia de que ia fazer apenas as excursões ao Xcaret e a Tullum, Coba e Akumal.
Já no México o meu marido mostrou interesse em fazer uma excursão com snorkeling e durante a reunião da Soltour falaram maravilhas desta excursão e depois de muito ponderar até porque é muito cara lá fomos nós.
A descrição da Soltour falava de irmos pela reserva e que podíamos ver montes de espécies diferentes, chegando a Punta Allen apanhávamos os barcos e lá íamos nós , ver golfinhos, tartarugas, fazer snorkeling na maior barreira de recife de coral durante cerca de 45 min e por fim íamos aos branquiçais (aquelas praias no meio do mar onde se tem pé e supostamente tem estrelas do mar).
No dia da excursão chegámos á sede da empresa que nos ia levar e dizem-nos que tínhamos 3 horas de viagem pela frente, num caminho cheio de buracos em carrinhas de 12 lugares que não são nem perto de próprias para esses trilhos.
A viagem foi horrível, acreditem que havia mesmo muitos buracos, ficámos todos doridos no dia a seguir. Toda a parte no barco foi fixe mas sempre tudo a correr, fizemos 10 de snorkeling :(. e os branquiçais que fomos eram mesmo na costa dava para ver terra, tenho a sensação que foi para desenrascar.
No inicio foi-nos impingido um CD com fotos que nos iam tirar, as maquinas deles não valem nada e se o guia for no vosso barco ninguém vos tira fotos. E adivinhem lá e CD foi gravado pelo caminho e não funciona.
Mas para mim o pior de tudo foi o meu marido ter rachado a cabeça em Punta Allen ( a 3 horas da civilização) e quando fui pedir um estojo de 1ºs socorros não havia nem no local onde comemos nem nas carrinhas, fiquei passada como é lógico e queriam levar o meu marido para um posto de saúde que até metia medo. Felizmente foi um corte superficial, mas ainda assim veio o caminho todo a sangrar, podia ter sido pior mas chocou-me não haver meios.
Desculpem o testamento mas acreditem que não vale a pena dar tanto dinheiro por esta excursão, existem outras mais baratas e parecidas com esta.
 
  • Gostar
Reações: Snm

Scorpion80

Membro Ativo
Boa Noite, desculpe mas discordo completamente com o seu aconselhamento, isto porque já fiz esta excursão 2 vezes e posso dizer-lhe que gostei bastante. É uma excursão bastante cansativa e que mói o corpo a uma pessoa, mas é um passeio bastante bonito e engraçado.
Eu fiz pelo Espinoza, quer dizer, ele é que tratou de arranjar a excursão. A viagem de 3 horas como diz, eu as fiz por Jipe, e eu a conduzir ( Cansa mas é muito bom), fui aos Branquiçais e vi estrelas do Mar, vimos Tartarugas ( enormes ), vimos muitos Golfinhos e o snorkeling podia ser melhor, havia pouco para se ver, mas o nosso guia levou-nos para uma área que por acaso ainda tinha muita coisa bonita para se ver...
Não vou dizer que foi das melhores excursões que fiz, mas pelo preço que paguei valeu bem a pena...
 

_cardoso_

Membro Ativo
Pois a diferença se calhar foi por uma ter sido arranjada pelo Espinosa e outra pela agência soltour. Tenho um casal amigo que já fez essa excursão e segundo eles foi a melhor da estadia no México, e como iam de lua de mel e 12 dias fizeram todas as que conseguiram.
 

rum

Membro Conhecido
Fazer a excursão pelo Espinoza ou pela Soltour é igual, somos entregues a uma entidade que gere a reserva e que faz as excursões. Lamento que não tenha corrido bem, mas a verdade é que para fazer esta atividade é preciso saber ao que se vai e é preciso algum espirito. Eu digo que é provavelmente a melhor saída que se pode fazer na Riviera Maya, um dos segredos é ir de jipe. É um dia em cheio e bem preenchido.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Também não concordo nada com este testemunho, fiz a excursão com o Miguel, fiz a viagem de jipe com um outro casal intercalando a condução, a estrada tem buracos e até é cansativo, mas é muito divertido. A piscina natural que fomos também dava para ver terra, e simplesmente achei excepcional. Vi golfinhos, tartarugas, crocodilos e bastantes aves, tive pena de não ver manatis sabia que seria muito difícil mas ainda tive esperança. O snorkling no recife foi muito bom, tanto que acabamos por voltar a ir ao recife mas num outro local. Relativamente ao CD que fala nem sequer houve.

Penso que apenas teve uma má experiência e ainda por cima o valor que deverá ter pago por ela na soltour pior ainda, para mim foi uma excursão inesquecível, que adorei e voltaria a repetir.
 

Snm

Membro Ativo
Acima de tudo o que se pode concluir é que ha experiencias para todos os gostos, eu não fiz esta excursão porque nao iria, para mim, valer a pena as 3 horas de martirio num jipe... as pessoas teem é de avaliar e ver se gostam ou não do tipo de excursão, ser pela soltour se calhar não ajudou muito e teve o azar do sucedido com o marido. Fica a "aventura" no destino maravilhoso que é o Mexico.
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Boa tarde,

Penso que teve uma má experiência.
Fizemos este passeio (não pela Soltour) e tenho muito boas recordações deste dia.
Nós fizemos esta viagem em jipe, e sim é muito cansativo. Mas nós sabíamos ao que íamos, e pela descrição que fez parece-me que lhe pintaram um quadro muito colorido.
Tudo tem a ver com as expectativas que nós criamos em relação ao sítios que visitamos.
Acredito que com os contratempos que teve se sinta desiludida em relação ao que lhe venderam.
Para mim, como paisagem natural foi muito bonito. O snorkeling foi fraco comparativamente com outros locais que conheço. Se eu tiver em consideração o preço que paguei VS qualidade foi muito bom e voltava a repetir.
É pena que tenha ficado com essa opinião. :(
 
  • Gostar
Reações: Snm

anokinhas

Membro Novo
Ainda bem que vocês tiveram um boa experiência. Mas posso dizer que todos os casais que foram connosco ficaram bastante desiludidos, assim como nós.
Desde o desinteresse dos guias, nenhum veio perguntar se o meu marido estava melhor, ninguém nos deu a opção de irmos de jipe (um dos casais que foi connosco foi de jipe e tem a mesma opinião). Mas para mim o mais chocante foi nos dias de hoje não andarem com um kit de 1os socorros. Imaginem que acontecia algo mais grave, não existiam meios. E por isso decidi alertar.
 

Artur Pinto

Membro Novo
Ola eu fiz com uma empresa aconselhada pelo jose espinosa e foi brutal aconselho , nos vamos a conduzir uns gipes wrangler a gasolina (3000 cc) depois vamos lanchas rapidas vemos tartarugas golfinhos , aves , ate vi um leopardo com sua presa. Crocodilos foi brutal eu gostei muito.....
 

FreeSpirit

Membro Ativo
Olá Anokinhas.. :)

Realmente lamento a desilusão que tiveram... mas efectivamente também discordo em absoluto com a vossa opinião..

Eventualmente te-la-ia se a fizesse numa carrinha de 12 lugares como vocês.

Mas a excursão a Sian Kann é suposto ser mesmo em Jipes, conduzidos por nós!! Eu fiz essa viagem após o furacão em 2013 e realmente, foi uma excursão de sonho!!!! A viagem de 2h é de facto cansativa, mas tomara eu voltar a faze-la tal e qual sempre que voltar ao México, com tudo completamente alagado...!!

Fomos uns 15 min, vários barcos, com uma familia enorme de golfinhos ao nosso lado!!!

Percebo a vossa frustração, mas queria de facto incentivar as pessoas a analisarem bem os prós e contras desta excursão... Para mim são muitos "prós" e nenhum "contra"... e é a excursão nr.1 a fazer no México... mas isto é a minha opinião e os meus critérios. :)

Abraço

FreeSpirit
 

sifpereira

Membro Ativo
Bem, eu fiz essas excursão de van, sim, de van ... parecia que ia desencaixar a qualquer momento, mas, mesmo assim, voltava a repetir. :) Adorei, adorei. No final fomos fazer snorkeling, no meio do mar, a pouca profundidade (ainda bem, já que sou uma medricas) e a água era uma delícia.
É verdade que o espírito que levei era mesmo de aventura ... amo tanto estas coisas, que muitos detalhes negativos passam-me ao lado... bem, naquela altura, porque não havia crianças. :p
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Abrir um tópico a desaconselhar uma "opcional" apenas porque a experiência não foi boa, não é muito sensato.
Ainda mais quando quase toda a gente que faz a excursão a repetiria.

Eu fiz, em Jipe, marcada com o Miguel Castela.... e repetiria, e recomendo sempre a todos os amigos que vão ao México.

Eu vi golfinhos, vi tartarugas, mas as estrelas do mar já não vi (vi quando fiz snorkeling, mas não nas tais partes baixas). De todas as formas, já sei que ver estas coisas depende sempre da sorte do momento! Aquilo é mar aberto, ora podemos ter sorte, ora podemos ter azar! Independentemente disso, há muitas coisas de que gostei!

O trilho por onde vamos, sempre aos saltos, faz parte do caminho, a paisagem, protegida, é brutal! Punta Allen é aquela coisa pitoresca, um bocado turística (hoje ainda deve estar mais), mas muito bonita. O passeio de barco, pela "ilha dos pássaros" e restante tempo é bastante interessante. Já para não falar no snorkeling e depois naquelas "piscinas naturais".

Este tipo de tópico deve ser ponderado, principalmente quando é um tópico novo e com o título tão agressivo, pois pode induzir em erro potenciais interessados e que estarão dispostos à aventura do dia.

De resto, é lamentável a falta de primeiros socorros, principalmente quando é a Soltour que está a organizar... se ainda tivesse sido uma empresa local, ainda dava desconto! mas uma empresa contratada pelo operador europeu, é lamentável! mas aí está, foi um azar de dia.

Repito: recomendo muito esta opcional.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Na minha opinião todas as experiências devem ser partilhadas, mesmo as que desaconselham um determinado passeio.

Depois de ler todas as opiniões ficamos mais esclarecidos para fazermos as nossas escolhas, e as más não são menos válidas.

A elação que tiro deste tópico é que esta é uma excursão para quem não se importa de abdicar do conforto em prol da aventura, e que deverá ser feita de jeep e não de carrinha.

É certo não ser um passeio para todos, mas só podemos tirar essa conclusão se alguém que não aprecia este formato de excursão vier aqui partilhar a sua experiência, caso contrário nem damos conta de alguns constrangimentos com que nos podemos deparar na eventualidade de não estarmos dispostos a andar tanto tempo de carrinha em estradas em más condições.
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Eu também acho que todas as opiniões devem ser dadas! aliás, eu tento encontrar sempre um meio termo entre aqueles que dizem que as coisas são excepcionais e aqueles que dizem que as coisas são muito más!

O que eu acho é que não valia a pena criar um tópico só para falar mal duma excursão, quando pode ter sido um azar de dia.

Nem todos gostamos das mesmas coisas, nem sempre tudo corre bem..... e este fórum serve para esclarecer muitas dúvidas.
 

dias

Membro Ativo
Eu pessoalmente acabo por concordar com a opinião que iniciou este tópico, dado que esta excursão deixa algo a desejar...

Fiz a mesma há 2 anos pelo Espinosa e a conduzir um Jeep alternado com outro casal. Realmente é giro sermos nós a conduzir, mas 2/3h numa estrada cheia de buracos em que não se pode ir devagar porque se perde o guia que segue à nossa frente, não é nada cómodo.
Depois a parte de barco é a mais interessante, embora os 10m nos mangais a ver pássaros e outros 10m a tentar ver tartarugas verdes no meio do mar, seja algo complicado. Golfinhos nem vê-los... mas também é sorte do dia.
A parte do snorkeling não é má, embora seja por pouco tempo. As piscinas naturais são normais, mas bem piores que as da Rep.Dominicana para quem conhece e sem estrelas do mar.
De resto o almoço foi simples mas bom e num restaurante ao ar livre junto ao mar com pessoal simpático natural de Punta Allen.

Para concluir, a minha opinião é que se perde muito tempo numa viagem incomoda para chegar ao 'coração' de Sian Ka'an... quando depois o que se quer mesmo, se faz muito rapidamente. Hoje se fosse a escolher, esta excursão não faria parte das opções, devido ao factor preço-benefício.
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Eu e o meu marido fizemos essa excursão e podemos dizer que foi a que mais gostamos (fizemos também Xcaret, Chichén Itza, Coba + Tulum) ! Fomos "ao acaso", nunca tínhamos ouvido falar, nem da zona, nem da excursão (1ª viagem, verdinhos no planeamento...). Foi também de jipe, e jipes novos, até dava pena os tombos que levavam... :p claro que, para quem não gosta deste tipo de passeio "TT" a viagem pode tornar-se desagradável, mas eu que até não sou adepta, diverti-me imenso nos solavancos :)
Vale bem a pena pela paisagem, pelos bicharocos e pela experiência...
Quanto à foto-reportagem que nos "impingem", nós não compramos o cd e ainda bem!! Como nos calhou levar o guia da máquina fotográfica, acabamos por aparecer em 4 ou 5 fotografias... o casal português que "dividiu" o jipe connosco comprou e depois enviou-nos por mail as nossas fotos.
O único contra e crítica à operadora: saímos bem cedo do hotel, como sempre em todas as excursões (6/7h), assim que chegámos a Punta Alen tinham uma mesa com uns míseros aperitivos que desapareceram num ápice e só almoçamos já deviam ser umas 15h ou 16h, ou seja, mesmo antes da viagem de regresso... foi um dia passado com muita fominha... :(
 

Nin

Membro Conhecido
Fiz a excursão Sian Ka'an em 2013 e sinceramente não repetiria, dececionou-me bastante. Segundo relatos que ouvira e lera aqui no portal e não só, tinha criado expectativas que em nada foram correspondidas, posso dizer que não vimos quase nenhuma fauna marinha. Apesar de ter comprado a uma agência local, acredito que tivemos pouca sorte com o guia que nos coube.
 

Marcio Costa

Membro Ativo
ha algum outro report sobre Sian ka'an aqui no portal?
Não conhecia e fiquei curioso sobre o passeio pelos bons e menos bons motivos.
 
Top