Novidades

EURO 2012 - Polónia e Ucrânia

Lusitanea

Membro
Olá!

Acabei de receber os bilhetes "follow my team" para ver os jogos de Portugal no Europeu (1ª fase) - jogos a 9 e 13 de Junho.
Esperava que tivessemos 'calhado' na Polónia, mas...

Bem, os 2 primeiros jogos são na cidade de L'viv (ao 3º jogo, a mais de 1.000 kms de distância, não vou), a sudoeste da Ucrânia, pertíssimo (menos de 100 kms) da fronteira com a Polónia.

Então o plano seria o seguinte (7-14 de Junho):
Porto - Barcelona (Ryanair)
Transfer de Barcelona para Girona (alguém sabe se há algum transporte directo, ou tem mesmo que se ir a Barcelona e de lá para Girona?)
Girona - Rzeszów (Polónia)

Alojamento (em apartamento, para podermos fazer algumas refeições) perto desta cidade (fica a 160 kms do local dos jogos) e, no dia dos jogos deslocarmo-nos de carro. E aqui começam os 'problemas':

Um carro alugado na Polónia passará sem problemas a fronteira?

Na fronteira, segundo parece (creio não ser necessário visto, o passaporte acho que chega) as autoridades são algo 'lentas' e, de acordo com algumas pesquisas, solicitam 'luvas' (as minhas desculpas se não for verdade, por isso escrevo este tópico, para me esclarecer). O próprio Portal das Comunidades Europeias não 'aconselha' muito estes 2 países, especialmente a Ucrânia...

Quanto ao resto, parece haver alguns problemas de insegurança, de acessibilidades e até do próprio idioma (mas isso resolve-se com a famosa linguagem gestual), mais na Ucrânia que na Polónia, crê-se.

Será que alguém já andou por estas paragens e me pode aconselhar?
é que ainda não decidi se vou. Adorei o Euro 2008 e o Mundial 2010, aqueles ambientes são inolvidáveis, mas não me quero pôr em problemas e situações desagradáveis. Resta dizer que devo ir com um amigo, 2 homens portanto.

Grato!
 

ncoelhone

Membro Novo
olá...vamos por partes...
saída do porto... quanto vais pagar pelo bilhete? é que na Lufthansa i/v para Rzeszów tens a 200eur +/- com paragem em frankfurt.
Ficando em Rzeszów podes sempre aproveitar e ir a cracovia, etc etc...
nao necessitas de vistos por causa do espaço/acordo shengen (a ucrania acho que nao está), mas nesta altura do "campeonato" haverá mais facilidades na circulação por causa do Euro, como tal não deverás ter grandes dificuldades.
a nivel de segurança... polonia e ucrania nao sao propriamente alemanha (euro 2008) nem africa do sul (2010) ;) mas acredito que nessa altura haverá um enorme controlo para que tudo corra bem mas sao países que requerem algum cuidado e sentirás enorme dificuldade na lingua. o ingles deles é quase zero...e Às vezes nem com gestos... :)
 

Lusitanea

Membro
Grato ncoelhone.

Disse partida do Porto por ser com a Ryanair, até me dava muito mais jeito partida de Lisboa, vivo em Almada ;)

Estive a ver a Lufthansa e anda tudo a mais de 1000 euros, com saída de Lisboa ou do Porto; estarei a ver mal? No SkyScanner há a 360 mas com estadia de 1 noite.

Aliás, nisto dos voos até pode haver alternativas, pois pode-se complementar com uma viagem de carro, a partir de aeroportos com talvez maior tráfego, como Varsóvia (300 kms) ou Cracóvia (200 kms). Vou pensar nisto em função da oferta :)

Mas neste momento o que tenho que decidir é se vale mesmo a pena ir, em face de alguns transtornos que parece por lá existirem (insegurança - é verdade que nessa altura tudo estará mais controlado - controlos fronteiriços, acessibilidades) e se os países (ou, melhor dizendo, as pequenas zonas destes extensos países) são minimamente atractivos turisticamente.
Obrigado
 

Lusitanea

Membro
«Estive a ver a Lufthansa e anda tudo a mais de 1000 euros, com saída de Lisboa ou do Porto; estarei a ver mal? No SkyScanner há a 360 mas com estadia de 1 noite.

Aliás, nisto dos voos até pode haver alternativas, pois pode-se complementar com uma viagem de carro, a partir de aeroportos com talvez maior tráfego, como Varsóvia (300 kms) ou Cracóvia (200 kms). Vou pensar nisto em função da oferta :)»

Ooopppssss
Voos Lisboa - Cracóvia (1 escala) pouco mais de 200 euros ;)
 

ncoelhone

Membro Novo
pesquisa no momondo.

tens opo-varsovia a 190eur e lis-varsovia a 156eur
se quiseres tens voos internos entre varsovia e rze a 60eur.

bom, relativamente aos hoteis... e como deves calcular em Lviv estes irão triplicar o seu valor, para alem de que nao devem ser muitos... tenta ver nos hostels.com pq depois de ver a n/ selecção nao me iria apetecer fazer 300km de carro e de madrugada, alem de que a imperial nao tem menos que 0.5lts por copo e será baratissima:)
Em Rzeszów tens muitos e mais baratos, tal como em Varsóvia ou cracovia.
tens inumeras opçoes...
ja te mando um "roteiro" :)
 

Nelson Rato

Membro Novo
Boas
Já sabes como passar num carro alugado de Polónia para Ucrânia?
Somos 9 pessoas que querem ir de Rzeszow (Polónia) para Lviv (Ukrania) e regressar a Rzeszow. Queremos alugar um carro de 9 lugares para fazer a viagem, mas estamos a ter problemas, já que as Rent-a-car, nos dizem que não é possível. Já tens a solução?
 

Lusitanea

Membro
Boas
Já sabes como passar num carro alugado de Polónia para Ucrânia?
Somos 9 pessoas que querem ir de Rzeszow (Polónia) para Lviv (Ukrania) e regressar a Rzeszow. Queremos alugar um carro de 9 lugares para fazer a viagem, mas estamos a ter problemas, já que as Rent-a-car, nos dizem que não é possível. Já tens a solução?
Que eu saiba só há 1 ou 2 companhias que alugam, mas não fazem seguro contra roubo, portanto...

A solução é ires de comboio para Prezmyls e passares a fronteira a pé e depois apanhar taxi, ou as mashrutkas...
Ou então deixar a carrinha na fronteira durante (quantos?) uns dias, depende quando regressam...

Eu nunca levaria carro para a Ucrânia, é um risco muito elevado segundo consta, além de que atrasa a passagem na fronteira, a pé é o mais rápido

No caso de quererem transporte fronteira - Lviv tenho contactos para vos transportar a low cost.

Boa sorte
 

Nelson Rato

Membro Novo
OK. Envia-me os contactos. Haverá taxis a toda a hora fronteira/Lviv e fronteira/Rzeszow?

Já agora. o que ´"mashrutkas"?
Obrigado

Já agora, diz-me tb quais as empresas que alugam carros ( mesmo sem seguro contra roubo), como posso contactá-las (Rzeszow)
 

Lusitanea

Membro
As empresas que ouvi falar eram a avis e a express.pl

Mashrutkas são carrinhas que estão na fronteira para Lviv e o transporte público mais habitual por lá, tipo hi-aces.
Nunca lá fui, é pelo que tenho visto.

O contacto podes fazê-lo por aqui para mim que eu transmito.
Da fronteira a Lviv, que é à volta de 90 kms, fazem 15€/pessoa.
Se estiveres interessado é dizer quantas pessoas são e a que dia e horas estás na fronteira, alguém estará à vossa espera.
A vantagem é que são pessoas referenciadas e com familiares em Portugal
 
Top