Novidades

Escocia versus Croacia

hobbitayla

Membro Novo
Na sequência do pedido da nossa colega viajante, sobre a comparação entre a Escócia e a Croácia, deixo aqui o meu testemunho, sendo que na Escócia estive em 2005 e na Croácia em 2009.

Escócia e Croácia nada tem entre si, seja culturalmente, seja paisagem, seja clima.
A Escócia para mim foi algo que me encantou, pois foi até a primeira experiência num destino mais "exótico" do que Espanha aqui ao lado. Encanta pela paisagem lindíssima,de fortes verdes, muita água e cascatas, vacas carregadas de pelo e a cada canto, ou quase, um "Castle", ou seja, um palácio que nos deixa maravilhados, seja pelo palácio, seja pelos jardins Arranjados de forma geométrica e carregados de flores. A ideia que temos é, isto veio do mundo das fadas.

Mas, a Escócia é muito mais do que isto, pois não só de "Castles" é feita, mas também de castelo, como o do Loch Ness ou outros, esventrados, meio quebrados, mas mesmos assim
Imponentes na imensidão do vazio de verde que o rodeia, testemunho de tempos de guerras entre Escoceses e Ingleses ou de velhas sentinelas de ataques dos Vinkings e afins.

Mas...continua...porque se a Escócia do sul, Glasgow, Endiburgo, é zona de suaves montes, de vacas bucólicas (não as nossas), se o intermédio, leia-se a zona de Loch Ness é de montanha,
acima disso entramos noutro mundo, em que quase toda a gente desapareceu, pois o turismo de massas ficou para trás e andamos Km que somos só nós....até que chegamos à costa
Norte da Escócia....inóspita, quase sem arvores, de vento frio, cortante do norte em que sentimos que...a natureza ali ainda manda...pequenas vilas, de meia dúzia de casas e praias
vazias e lindíssimas simplesmente acompanhas das ondas e do vento.
Ali podemos parar durante horas sem minguem passar, simplesmente nós e a natureza.

Que mais dizes...que se pode acampar na Escócia desde que tenhamos tenda para a chuva, que uma constante será o Fish and Fries :), que nos restaurantes dos Hotéis se come mais em
conta do que nos restaurantes...e que os B&B são uma ótima opção para dormir. No meu caso foi misto.

Que mais guardei da Escócia, os Castelos e Palácios, a natureza verdejante como não temos em Portugal, a beleza crua do Norte.

Bom, e Croácia, no meio disto. Serei para fazer jus à verdade, que Escócia versus Croácia ganha a Escócia.
Croácia, pais do Sol ardente, das praias de pedras em que temos que usar chinelos, da água mais ou menos quente mas em que colocamos uma boia e nos deitamos nela..e se for preciso
durante um dia ela fica no mesmo sitio. A agua do mar..transparente que nos apetece tomar banho.
Mas, como qualquer destino de Sol, mais turístico, em que nas praias e nas cidades andas no meio da multidão, em que estacionar poderá ser difícil
Croácia é uma terra de historia, de cruzamento de civilizações, em que os Croatas preservaram bem os seus monumentos e em que nos sentimos envolvidos por séculos de historia.
Na Croácia encontra fortalezas de pedra branca, igrejas antiquíssimas, circos romanos e também historia mais recente de violência, como em Dubrovnik, em que na fortaleza estão lá as marcas das balas e obuses de tempos não tão distantes.

Mas, a Croácia não é só praia e sol e historia, enquanto que na costa a paisagem é crua, no interior, na direção de Zagreb encontra verde sem fim, florestas imensas e parques de lagos
e cascatas em que nos perdemos um dia inteiro.
É uma terra de comida mais mediterrânea, em que nos revemos, de esplanadas para estarmos na conversa com amigos ou simplesmente a ver quem passa.
Os Hotéis, bom, um Hotel de 4 estelas é um de 3 cá!

É também uma terra em que a Policia está a ver a velocidade com que passamos no cruzamento para nos multar! :)

Que mais guardei da Croácia, o mar transparente, os por do Sol lindíssimo como quase nunca vi, a beleza do interior.


Mas..como destino de eleição será sempre até outro melhor :) a Islândia


Deixo aqui uma imagem do percurso da Escócia.

Espero que os motivem a lá ir :)

 
Última edição por um moderador:

hobbitayla

Membro Novo
Já agora, o percurso na Escócia foi de 12 dias aprox enquanto que na Croácia foi de 8.
Na Croácia comecei em Dubrovnik, passando depois Omis, Split, Trogir, Parque Krka, Sibenik, Zadar, Parque Plitvinka, lindíssimo, Zagreb, dei um salto á Estonia, que gostei muito, Opatija (O Monaco da Zona) e Pula,


Nota, não comentei mas uma das coisas que também é muito bonito na Croácia é, pelo menos na zona de Dubrovnik o mar cheio de pequenas ilhotas.
 

Believer

Membro Ativo
Fiz um percurso semelhante na Escócia, excepto a Ilha de Skye. Quanto à Croácia, ainda não apareceu na minha 'ementa'.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá hobbitayla,

obrigada pela resposta. :)
Eu adorei a Croácia ... e tenho ideia que também iria apreciar a Escócia.
Por acaso não tem umas fotos que possa partilhar desses lagos e cascatas. :D
Cumprimentos
 
Top