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Em caso de cancelamento de voo, que medidas tomar? Dúvida

turbodreams

Membro Novo
Boa tarde a todos,

Comprei um voo numa agência online em Abril e entretanto, surgiram-me algumas dúvidas as quais ficaria imensamente agradecida se me pudessem dar uma resposta às mesmas.

O voo em questão foi comprado por inteiro com partida do Porto e destino final Bali, ida e volta. O trajeto do voo e companhias aéreas será o seguinte:

Ida:
- Porto para Madrid operada pela Air Nostrum (companhia áerea é a Iberia);
- Madrid para Hong Kong operada pela Cathay Pacific;
- Hong Kong para Bali operada pela Cathay Pacific.

Volta:
- Bali para Hong Kong operada pela Cathay Pacific;
- Hong Kong para Madrid operada pela Cathay Pacific;
- Madrid para o Porto operada pela Air Nostrum (companhia aérea é a Iberia).

A minha dúvida reside no seguinte: eventualmente no caso de o voo PORTO - MADRID operado pela Iberia se atrasar/cancelar e esse atraso/cancelamento levar à perda da ligação aérea de MADRID para HONG KONG operada pela Cathay Pacific, quais as medidas a tomar numa situação desta?

A Iberia responsabiliza-se pela perda de ligação aérea da Cathay Pacific (Madrid - Hong Kong)? O reembolso do bilhete é feito na totalidade?

Agradecia imenso as vossas respostas e toda a ajuda é bem-vinda. :)
 
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Saruka

Membro Conhecido
Olá @turbodreams ,
Este ano fiz uma compra pela edreams Lisboa - Zagreb (TAP) e Dubrovnik - Roma (Croatia Airlines) - Lisboa (TAP). a TAP cerca de 1 mês depois da minha compra decidiu descontinuar o Voo Lisboa - Zagreb. neste caso eu pedi o reembolso do valor que tinha pago e eles foram obrigados a reembolsar-me.

Não sei se respondi à tua questão, mas tentei ajudar com a minha experiência ... :)
 
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Lady_R

Membro Conhecido
"Cancelamento do voo
Em caso de cancelamento do voo, o passageiro tem direito a uma indemnização idêntica àquela que é oferecida quando lhe é recusado o embarque. Só não será assim quando foi informado do cancelamento pelo menos 14 dias antes do voo, reencaminhado para um horário próximo do previsto ou se a companhia aérea conseguir provar que o cancelamento foi causado por circunstâncias extraordinárias.

Além disso, se o voo for cancelado, a companhia aérea tem de oferecer uma opção entre reembolso do bilhete no prazo de 7 dias, reencaminhamento para o destino final com condições semelhantes e, se necessário, assistência (chamada telefónica, bebidas, comida, alojamento ou transporte para o alojamento)."


A indemnização é a mesma que por atraso ou cancelamento, independentemente de ter perdido um ou mais voos de ligação, se são operados por companhias diferentes, pelo que percebi; faça um seguro de viagem, que inclua essa situação.

Voos de ligação
Se tiver um voo de ligação, torna-se um pouco mais complicado.
Geralmente um voo de ligação é considerado como um voo directo. A única diferença é que poderão existir várias companhias aéreas e paragens dentro e fora da UE, podendo afetar a abrangência pela CE nº261. Olhe sempre para o destino inicial e final do seu bilhete.
Se um ou mais voos registar atrasos, for cancelado ou existir overbooking na sua rota para o destino final, é o total de horas em atraso no destino final que determina se está apto a uma indemnização ou não.
* A regra para voos de ligação é que deverão estar todos sob o mesmo código de reserva. Se tiver reservado dois voos separados com uma ou duas companhias aéreas diferentes, cada voo é considerado individualmente com a sua própria partida e chegada.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde, @turbodreams ,

Se o que quer dizer comprado por inteiro.. é só de 1 vez fez a compra de todo o tkt e não por partes... Não se preocupe... alguém se responsabiliza por algum atraso ;)

Boas férias..
 
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