Novidades

Dúvidas Roteiro 10 dias Tailândia

Rakel_C

Membro Novo
Olá viajantes,

Vou para a Tailândia com o meu marido e vamos lá estar 10 dias completos (+2 de viagem que não contam), de 27 de abril a 7 de maio.
Estou com algumas dúvidas no planeamento dos locais onde havemos de ir e ficar, e relativamente à parte da praia, se havemos de ficar em Phuket, Krabi, ou noutra zona.
Até porque tenho de comprar os voos internos entretanto e quanto mais demoro, mais pago...
Já li alguns Reports, mas a informação é tanta, o que torna a escolha ainda mais difícil.

O que já tenho pensado é:
- 1º e 2º dias ficarmos alojados em Banguecoque
- 1º dia como chegamos às 9 e tal da manhã fazíamos o Grande Palácio, Wat Prakeaw, Wat Pho e Wat Arun.
- 2º dia íamos a Ayutthaya (ir de comboio ou camioneta de manhã e voltar ao fim do dia)
- 10º dia - véspera do regresso - dormir em Banguecoque, porque é daí que viajamos para Portugal no dia seguinte de manhã.

Em Banguecoque dispenso ver os mercados flutuantes e do comboio, não me atraem muito, acho aquilo um pouco para o nojento e muito confuso... e como não tenho assim tantos dias, quero aproveitar para ver as coisas que realmente tenho curiosidade

Para praias (não temos necessidade de ficar muito tempo de papo para o ar), talvez precisássemos de 6 dias

Os sítios que não quero perder:
- Península de Railay (Phra Nang Beach, Railay West Beach, Ao Nang) - talvez 2 dias sejam suficientes
- Ilhas Phi Phi (fazer excursão de 1 ou 2 dias) - Phi Phi Don Viewpoint / Phi Phi Lee - Pileh Lagoon, Viking Cave, Maya Bay, Loh Samah Bay
- Bamboo Island / Mosquito Island / Chicken Island (eventualmente incluído em Tour para as Phi Phi)
- Ilhas Similian (fazer uma excursão de 2 dias)

Ficando alojados na região de Krabi, Krabi Town, Ao Nang ou Railay West poderíamos fazer Península de Railay, Ilhas Phi Phi, Bamboo Island, Mosquito Island e Chicken Island (4 dias) - Hotel?

Para as Ilhas Similan teríamos de mudar de alojamento (2 dias), já que é afastado da zona de Krabi - Já vi que há quem fique mesmo alojado nas ilhas Similan, mas se calhar as condições não são grande coisa para o que se paga...
Talvez devêssemos ficar em Phuket 2 dias para ir às Similan.

Sobrando 2 dias dos 10 que temos, não sei bem se dá para esticar para algumas destas opções:

- KHAO SOK Lake (zona afastada, implicaria transporte e logística) - 2 dias, 1 noite
- Sukhothai Historical Park, se desse para fazer uma excursão a partir de Banguecoque, mas se calhar é muito longe - 1 dia
- 2 dias no Norte - Chiang Mai/Chiang Rai
- 2 dias em Siem Reap, Cambodja (ir num dia e voltar no outro) visitar o Angkor Wat (Wat temple) que é mesmo brutal!!!

Preciso de dicas pessoal! Obrigada :)
 

TBY

Membro Ativo
Olá Rakel_C,

A Tailândia tem este "pequeno problema", é tão grande e tem tanta coisa para ver que a cada report/página que lemos,apontamos aquilo que mais gostamos e no final ao reunir toda a informação damos conta que iríamos necessitar de 1 mês para tudo. Eu tive de ir duas vezes à Tailândia num espaço de um ano para conseguir ver aquilo que tinha idealizado :). Mas vamos ao que interessa:

Chegar a Banguecoque pela fresca (fresca é uma metáfora, na altura que vais que foi na mesma altura de quando fui a segunda vez e não existe fresco, talvez as 5 da manha) é bom porque dá para aproveitar o resto do dia e começar pelos templos é uma excelente ideia. Apontar aos 4 templos é ambicioso e é possível mas não esquecer que certamente vão estar mais de 40 graus, vem de uma viagem provavelmente de 16 horas + fuso horário + jet lag + cansaço inerente. O melhor mesmo é ir nas calmas no primeiro dia e se não conseguirem ver tudo fica para outro dia.

Ayutthaya também fui, gostei bastante e recomendo a visita ao Summer Pallace. Fiz excursão e foi das 07:00 as 18:00 salvo erro. Fiz excursão por conta própria ao mercado do comboio e também fui ao flutuante, gostei de ambos embora tenha gostado mais do do Comboio. Banguecoque por si é um pouco nojenta e confusa, vais te aperceber disso bem cedo mas não é defeito, é feitio, é assim o "charme" da cidade. Os mercados vá são um pouco piores mas a diferença não é assim muita não. Banguecoque tem muito mais para ver, 3 a 4 dias é ideal no meu entender se houver tempo e não existirem outras prioridades.

Agora as praias, a sempre eterna questão para quem planeia a Tailândia como destino de férias. As excursões em todo o lado começam pela fresca (metáfora) e é raro conseguir apanhar o voo de Banguecoque a horas de fazer uma excursão no próprio dia portanto ou vais no final do dia anterior ou então viajas num dia e fazes a excursão no outro (regra geral). Se fosse eu tentava passar 2/3 dias em cada um dos sítios:
1) Railay Beach
2) Phi Phi
3) Phuket

(1) Banguecoque -> Krabi -> Railay Beach (dia para estar em Railay Beach)
(2) Railay Beach ( Excursão)
(3) Phi Phi (Apanhar o ferry de manha) Resto do dia nas Phi Phi
(4) Phi Phi (excursão)
(5) Phi Phi (excursão) + Ferry Tarde para Phuket
(6) Similian
(7) Similian + Phuket -> Banguecoque

As excursões nas Phi Phi tipicamente são melhores se estiveres lá hospedada. Se o objectivo é só ir as Similian equacionem bem a base na ilha de Phuket. O porto para apanhar os barcos para as Similian está a 1:15h / 1:30h de caminho de Van dos sítios mais conhecidos de Phuket. Eu fiquei em Khao Law, a 20 minutos do porto, um sitio praticamente desconhecido e fora do roteiro turístico massivo. Não fiquei a dormir nas Similian mas arrependo-me, um dia de excursão não dá praticamente para nada e se tiveres hipótese acho que vale o sacrifício de dormir na selva :p !!

É sempre bom lembrar que as deslocações na Tailândia demoram sempre muito e que o planeamento deve ter isso em conta. Gerir o cansaço das viagens e dar tempo de descanso em cada um dos sítios é muito importante e por vezes é necessário sacrificar alguns sítios em prol da saúde do corpo. Em Abril/Maio o tempo por lá está sempre muito quente e húmido e por vezes não é fácil suportar tanto calor. Não vale a pena planear ver tudo se depois não aproveitamos devidamente por causa do cansaço.

Isto para concluir que na realidade podem não sobrar os dois dias que falas por questões de logística/deslocação + gestão de excursões e perante o teu plano não equacionava mais sítios do que aqueles que tens listados inicialmente.

Como pretendes fazer um roteiro muito parecido ao que fiz fica o link do meu report -> Report !!

Se entretanto tiveres mais alguma dúvida apita!

Carlos

P.S: A partir de 1 de Maio entra a época baixa nas ilhas por causa das monções pelo que consegues arranjar preços mais em conta na hotelaria. As monções começam em Abril na costa Oeste mas tipicamente o mês de Abril é um mês de transição e é quase semelhante ao mês de Março mas com temperaturas mais elevadas e mais humidade.
 
Última edição:

Rakel_C

Membro Novo
Olá Carlos,

Obrigada pela opinião :)
Já tinha lido o teu Report, mais do que uma vez até. lol Tem muita informação útil :)
Realmente vou seguir o teu conselho e não inventar mais sítios no nosso itinerário, até porque já estive a ver e os dias vão passar a voar com as coisas que quero ver.
Acho que vamos equacionar ficar mais perto do porto para ir às Similan, acho que não vamos ter muito tempo para explorar Phuket e assim se calhar facilita.
Por acaso sabes se existe algum site onde se consiga ver os horários dos ferrys entre as ilhas (Railay, Phi Phi e Phuket)?
Acho que vi já noutros Reports dizerem que a deslocação entre o aeroporto de Banguecoque (BKK) e o centro da cidade demora cerca de 1 hora. Tens essa ideia?

Obrigada
 

TBY

Membro Ativo
Olá,
Os trajectos de Ferry entre as ilhas (Railay, Phi Phi e Phuket) são feitos por várias companhias tendo cada ela o seu próprio site e por isso podes encontrar muita informação no Google mas tipicamente é informação correta. Por ex:

Phuket to Phi Phi | Koh Lanta to Phuket | Ferry Phi Phi to Phuket

Nas próprias ilhas tens sempre a informação dos horários. Em Phuket cuidado a comprar no próprio porto porque tens sempre espertos a tentar cobrar às vezes o dobro dos preços em relação ao preço na Internet. Nas Phi Phi vale a pena comprar lá no centro porque acho que é o sitio mais barato.

O tempo de deslocação entre o aeroporto depende sempre do sitio para onde pretendas ir e da forma como pretendes fazer a deslocação, mas sim conta sempre pelo menos 1 hora porque o trânsito é sempre caótico 24/7/365 non stop! Eu fiz sempre pela abordagem low cost é foi sempre 60/90 minutos entre o aeroporto até à Khao San Road (Comboio + Táxi). Já fiz a deslocação entre aeroportos e também foi sempre entre 50/70 minutos (uma vez de autocarro e outra de táxi). Fiz também da Khao San Road para ambos os aeroportos e também foi sempre 60/90 minutos. O segredo é ter sempre umas boas folgas no plano porque vais vale chegar 30 minutos antes que 15 minutos depois da hora.

Carlos
 

yara

Membro Conhecido
Olá Carlos,

Obrigada pela opinião :)
Já tinha lido o teu Report, mais do que uma vez até. lol Tem muita informação útil :)
Realmente vou seguir o teu conselho e não inventar mais sítios no nosso itinerário, até porque já estive a ver e os dias vão passar a voar com as coisas que quero ver.
Acho que vamos equacionar ficar mais perto do porto para ir às Similan, acho que não vamos ter muito tempo para explorar Phuket e assim se calhar facilita.
Por acaso sabes se existe algum site onde se consiga ver os horários dos ferrys entre as ilhas (Railay, Phi Phi e Phuket)?
Acho que vi já noutros Reports dizerem que a deslocação entre o aeroporto de Banguecoque (BKK) e o centro da cidade demora cerca de 1 hora. Tens essa ideia?

Obrigada
Sim, a determinadas horas do dia o trânsito é caótico e pode-se demorar 1h a chegar ao centro de Bkk...
 

TiagoTeixeira

Membro Novo
Olá Rakel_C,

Vamos coincidir na Tailândia :D. Eu vou com a minha namorada de 25 de Abril a 11 de Maio.
  • 26/4 - 30/4 ficaremos em Bangkok
  • 30/4 - 05/5 em Railey Beach (Krabi)
  • 05/5 - 09/5 nas Phi Phi
  • 09/5 - 11/05 em Karon Beach (Phuket)
A ideia em Bangkok é no dia da chegada (também chegamos de manha) irmos visitar o Grand Palace e as zonas à volta, nos 3 dias restantes que temos, estamos a pensar ir a Ayutthaya, ao mercado flutuante e passear por Bangkok :D.
Em Krabi, é mais difícil, pois ainda estamos indecisos em que tours fazer, pois pelo que vi, existe os passeios às 4 ilhas, Hong Island tour e a James Bond Island tour. Gostávamos também bastante de ir fazer um tour com os Elefantes... por isso aqui vai ser difícil.
Nas Phi Phi, vamos basicamente disfrutar da ilha e fazer o Plankton tour.
Phuket, como vamos só passar 2 noites, sera pra conhecer a zona apenas.

Cumprimentos,
Tiago
 
Top