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Dubai -Costa Favolosa 6Abr12-Eu fui!!!!

RuiXpto

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Ola,

Depois de mais um cruzeiro realizado, desta vez por terras das "Mil e Uma Noites" com partida e chegada ao Dubai, com escalas em Muscat (Oman), Al Fujairah (Emirados), Abu Dhabi (Emirados), Khasab (Oman). A companhia elegida foi a Costa Cruzeiros com o seu navio mais recente e maior Costa Favolosa. Apesar de todas as ultimas incidências a envolver esta companhia italiana subsidiária do gigante americano da industria dos cruzeiros Carnival, toda a tripulação e staff do Costa Favolosa foram incansáveis no seu trabalho para proporcionar aos passageiros momentos inesquéciveis. Talvez uma tentativa de recuperar o bom nome da companhia junto dos potenciais clientes!

Brevemente seguirá um relato de toda a viagem, à imagem de todos os outros relatos que tenho cá. No entanto e para abrir o apetite vou juntar já uns videos que fiz dessa mesma viagem:

A subida ao Burj Khalifa, só o edificio mais alto do mundo com 828 mts:


e o espectaculo das Dubai Fountains, desemvolvido pela mesma empresa que desemvolveu as fontes do Bellagio em Las Vegas:


Espero que gostem!!!

Cumps

Rui
 

RuiXpto

Membro Ativo
Ora bem, vamos lá então começar a contar como foi esta aventura pelas “Mil e Uma Noites” que nos levou até ao Dubai no passado dia 5 de Abril de 2012.

Dia 5 Abril – Espinho – Lisboa – Istambul – Dubai

O dia, que haveria de ser longo, começou bem cedo já que tínhamos reservado viagem com o Alfa Pendular das 8:00h com partida de Espinho e que nos traria até Lisboa onde apanharíamos o nosso voo.

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Analisadas as diversas possibilidades quanto às viagens de avião, verifiquei desde logo que voos à partida do Porto eram para esquecer já que na altura da marcação da viagem (primeiros dias de Janeiro de 2012), esta teria de ser feita via Frankfurt ou Madrid com preços de 3.000€ e 4.000€. Uma verdadeira aberração já que a Turkish Airlines tinha uma oferta de cerca de 1.200€ desde Lisboa. A escolha era logica!

Chegamos a Lisboa pelas 10:31h e apenas tínhamos voo às 14:45h devido a uma alteração de última hora apenas comunicada pela Turkish alguns dias antes.

Utilizamos o Aerobus para fazer o trajeto entre a Gare do Oriente e o Aeroporto da Portela. O preço seria de 3,50€ por pessoa mas com a apresentação do bilhete do comboio, tivemos um desconto de 1,50€ por pessoa, ficando a viagem em 2,00€/pax.

Esperamos cerca de 15 min pelo bus mas como tínhamos muito tempo tal não foi motivo de preocupação.

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Inclusivé quando chegamos ao aeroporto o balcão de check-in ainda não estava aberto e pudemos apreciar o movimento existente no terminal 1 do aeroporto àquela hora.

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Como tinha efectuado o web check-in para a marcação dos lugares, que a Turkish apenas permite 24 horas antes, o tempo perdido no balcão do aeroporto foi reduzido.

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A esta hora a fome já apertava, pois isto de acordar às 7:00h nem parece férias. O Mc Donalds do aeroporto de Lisboa já é um velho conhecido da Beatriz que não comendo nada no avião, pelo menos come uns nuggets antes da partida.

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O voo TK1760 com destino a Ataturk, Istambul, feito em B737-800, foi muito tranquilo e fiquei muito surpreendido com o tratamento da Turkish. Dá para perceber porque foram considerados a melhor companhia aérea europeia numa votação com viajantes, apesar de estas coisas serem sempre relativas.

Muito espaço entre cadeiras, oferta de um snack antes da refeição, possibilidade de escolha da refeição quente e acima de tudo muita simpatia.

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O voo durou cerca de 4h, chegamos a Istambul já de noite e tínhamos cerca de 3 horas de espera até ao voo seguinte.

Aproveitamos para visitar as lojas existentes no aeroporto já que o trolley de cabine que levamos teimou em avariar durante a viagem e ficar com o mecanismo de transporte sempre aberto, o que causava grande incómodo na hora de arrumar a mala no avião. Mas como o preço que nos pediram por um trolley foi um exagero, decidimos deixar a compra para o Dubai, onde compramos um trolley equivalente por um preço mais em conta.

Depois de tomarmos um chocolate quente no Starbucks Coffee, do qual somos fãs desde uma viagem a Londres já há alguns anos, lá fomos até à porta de embarque onde já se encontrava o A330-202 que nos levaria até ao Dubai.

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O voo durou um pouco menos que 4h e é de salientar o facto de o voo estar completamente cheio com imensas crianças e bebés a bordo, o que não ajudou a quem queria dormir. A viagem foi muito tranquila sem turbulência. Como a Virgínia e a Beatriz
dormiram a viagem toda aproveitei para ver um dos muitos filmes que levo sempre no Ipad para estas ocasiões.

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Finalmente chegamos ao nosso destino cerca das 6:50h, muitas horas depois de o nosso dia ter começado.

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De seguida vamos ter o primeiro contacto com a cidade, mas isso será só para depois!

Continua…
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 6 Abril – Dubai

Chegados ao Dubai, tínhamos agora de apanhar as bagagens e passar pela imigração. Segundo o que tinha lido e me tinha sido transmitido aqui no fórum, seria um processo demorado e aborrecido para alguém que acabava de chegar de uma longa viagem. Talvez por chegarmos às 7:00h e não existirem outros voos a chegar ao terminal 1, usado pela Turkish Airlines, não demoramos mais de 5 min a receber o carimbo correspondente ao visto de entrada no país.

Optamos por não reservar hotel para esta primeira noite, porque no fundo já era dia e apenas poderíamos usufruir dos serviços do hotel até às 12:00h. Ainda fiz um email à cadeia de hotéis Íbis, solicitando preços para um “late check-out” mas recebi logo a informação que teria que pagar 50% de acréscimo. Achei que era um exagero dai ter pesquisado e questionado o aeroporto do Dubai sobre a existência de um local para deixar as malas dentro do próprio aeroporto. A resposta chegou pouco tempo depois com a indicação que seriam 20AED /12h por cada mala. O serviço funcionou na perfeição e no final do dia paguei 60AED,o que dá 12,44€, já que deixamos 3 malas.

Antes de prosseguirmos com o relato vamos ver alguns factos sobre o Dubai:
O Dubai (em árabe: دبيّ, Dubayy) é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia.
Existem registos da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos Emirados Árabes Unidos. O Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e económicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais. O Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país. O Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O actual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.
A receita do emirado é proveniente do turismo, comércio, sector imobiliário e serviços financeiros. As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 6% da economia de Dubai. O sector imobiliário e da construção, por outro lado, contribuíram com 22,6% da economia em 2005, antes do actual boom da construção em larga escala.

Retomando o que mais nos interessa, deixamos o aeroporto depois das 7:30h com destino ao “Deira City Center” já que tinha a informação errada que os autocarros da BigBusTours (www.bigbustours.com) começavam a circular às 5:00h. Afinal, apenas começam a circular às 9:00h, logo a solução improvisada na hora, foi pedir ao taxista que nos deixasse na Jumeirah Public Beach, mesmo junto ao Burj Al Arab. A ideia foi tirar umas fotos do hotel e repensar o plano inicial previsto.

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Apesar deste contratempo, decidimos fazer o que tínhamos planeado, ou seja comprar o bilhete de 24 horas para o Big Bus e percorrer a cidade. Apenas sairíamos em algumas atracções que justificassem uma visita mais demorada.

Pagamos pelos bilhetes 460AED (95€) por 2 bilhetes de adulto já que consegui convencer a menina que a Beatriz não tinha idade para pagar. No Dubai os autocarros turísticos de 2 andares funcionam um pouco como em qualquer parte do mundo, 2 linhas (vermelha e azul) que se cruzam em 2 locais e pode-se subir e descer as vezes que quisermos.

Começamos pela linha Azul que é basicamente a linha da praia e fomos apreciando os contrastes existentes entre culturas e a forma como duma forma natural a cultura árabe e a ocidental estão lado a lado.

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Os prédios esquisitos, uma constante durante toda a viagem

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As paragens de autocarro fechadas, porque têm ar condicionado

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As cadeias de Fast Food presentes em todo lado

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A mesquita Jumeirah

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A entrada da "The Palm"

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O monocarril que percorre a ilha

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Devido ao seu deslocamento num plano elevado face à rua tem uma optima vista, vai valer a pena fazer uma viagem nele, mais tarde

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O Hotel atlantis, no interior da Palmeira

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Edificios que fomos apreciando durante a viagem

Continua...
 

RuiXpto

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Continuação...

O almoço foi no Mall of Emirates, onde ficava localizada uma paragem do Big Bus. Este shopping gigantesco, já foi o maior do mundo, tendo sido recentemente ultrapassado pelo Dubai Mall nessa categoria, mesmo assim o Mall dos Emirados contém aproximadamente 2,400,000 metros quadrados de lojas e quando se passeia por ele as lojas parecem nunca mais acabar.

Aproveitamos para apreciar o Ski Dubai (http://www.theplaymania.com/skidubai), que fica localizado no interior deste centro comercial. Começava neste momento um desenrolar de obras de engenharia e tecnologia que iríamos ter oportunidade para conhecer mais de perto. A temperatura dentro do Ski Dubai é mantida entre 1º e 2º graus negativos. A roupa e o equipamento completo são fornecidos como parte da entrada e os bilhetes custam entre os 130AED e os 300AED, para os acessos ao Snow Park e o Day Free Pass, respectivamente (mais uma vez para termos os preços em € devemos dividir por 5 e o valor é aproximado, 26€ e 60€). A neve é feita com um canhão de alta pressão que atira água na atmosfera mantida em temperaturas em torno de zero por refrigeradores situados acima e abaixo das pistas. Uma obra incrível se pensarmos que estamos no meio do deserto.

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E tivemos oportunidade para deambular pelo Mall of Emirates:

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Após o almoço, retomamos o nosso tour no mesmo local onde tínhamos abandonado o bus. Pouco depois tivemos o primeiro contacto com outra obra da engenharia moderna. O edifício Burj Khalifa, que foi seguramente o edifício que mais vontade tinha de visitar e que me deixou de boca aberta. Mas isso são coisas para contar apenas no relato do dia de amanha. Por agora apenas partilho umas fotos feitas em andamento do 2º andar do Big Bus:

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O cansaço era cada vez mais evidente, ao ponto de tanto eu com a Virgínia estarmos a dormitar em pleno autocarro. Naquela hora que bem que sabia uma sesta, mas não havia forma contornar a situação, pelo que continuamos até à Dubai Creek, já na linha vermelha.

Juntamente com os bilhetes do Big Bus vinham entradas grátis para um passeio em Dhow (barco típico destas paragens) na Dubai Creek, que é um braço de mar que divide a cidade em duas partes, a Deira e o Bur Dubai. O passeio tem a duração de uma hora e durante o mesmo pudemos testemunhar a azafama da população local nos seus afazeres comerciais. A Dubai Creek é uma fonte de actividade comercial e talvez dos melhores locais para se interagir com os locais.

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e um primeiro contacto visual com o Favolosa:

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Nesta altura faltavam cerca de 30 min para o final da circulação dos autocarros, já que estes terminavam às 17:00h e o nosso plano inicial terminava com o espectáculo das fontes no Dubai Mall que começaria às 18:30 até às 23:00h.

Mas os planos são feitos para saírem furados e decidimos que o cansaço tinha vencido! Os web-tickets da Costa indicavam que o embarque no Costa Favolosa poderia ser efectuado às 20:00h, mas eu sabia fruto de informação prestada pela Emídia Gomes que a partir das 15:00h já poderíamos embarcar. Não poderíamos, no entanto utilizar a cabine antes das 20:00h!

Decidimos então apanhar um táxi que nos levasse ao aeroporto para apanhar as malas. Esperou por nós e levou-nos até Port Rashid com uma paragem na farmácia, culpa da gravidez da Virgínia. Este percurso ainda durou algum tempo e sei que fizemos mais de 35 kms, no entanto o preço dos táxis é muito barato e apenas pagamos cerca de 70 AED / 14,00€.

O check-in foi muito rápido já que não havia ninguém no terminal e apenas tivemos de preencher os formulários relacionados com as doenças! Em pouco mais de 5 minutos chegamos finalmente perto do Costa Favolosa.

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Oportunidade para tirar algumas fotos e rapidamente estávamos novamente a bordo de um navio de cruzeiro. Seis meses depois de experimentar-mos um dos maiores navios da Royal Caribbean, O Oasis Of The Seas, eis que estávamos a embarcar no maior navio da Costa Cruzeiros, o Costa Favolosa.

Rapidamente nos dirigimos ao Buffet Cà d' Oro Restaurant para fazer um lanche que seria quase jantar porque esse dia terminaria cedo na cama para recuperar as horas de sono não dormidas.

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No final do lanche, e como ainda não eram horas de ir para o camarote, aproveitamos para fazer um primeiro reconhecimento do navio. Curiosamente, apesar de não conhecer o Favolosa facilmente nos orientamos no navio já que achamos que é muito parecido com o malogrado Concordia, em que viajamos em Outubro de 2009.

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O Brillance atracado junto ao Favolosa

E algumas imagens do navio e da cidade ao final de tarde:

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Continua...
 

RuiXpto

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Continuação...

Passamos pelo ginásio, que eu só tive oportunidade de usar uma vez. Ainda não percebi porque levo sempre material para usar no ginásio!!!!:

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O Atrio dos Diamantes, que corresponde à parte central do navio, onde existem os elevadores panorámicos, as lojas e os serviços de apoio ao cliente e excursões. Um local de passagem quase obrigatória, sempre com muita gente no bar e a ouvir a musica ao vivo que normalmente tocava por ali:

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O Squok Club, sempre importante para quem viaja com crianças. Aproveitamos para tentar inscrever já a Beatriz, mas tal ainda não era possivel. No entanto ficamos logo com o programa.

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O programa da semana:

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As piscinas, nesta altura cobertas:

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Finalmente cerca das 19:30h lá tentei convencer o camareiro que a Virgínia, como grávida que está tinha muita necessidade de usar o camarote. Ele verificou os registos e disse-me que o nosso camarote já estava pronto e que podíamos começar a usa-lo. O que fizemos com muito prazer!!!

O nosso camarote, exterior com janela:

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O "Today" para o dia do embarque, com poucas actividades já que as actividades programadas são para quem ainda está no navio. Uma forma de permitir o usufruir do ultimo dia como se um dia normal de cruzeiro se tratasse, pelo menos para quem tem voo tardio. Iria ser o nosso caso, uma semana depois.

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E com isto era hora de dormir porque amanha era dia de subir ao Burj Khalifa, um dos pontos fortes desta viagem!

Até amanha...
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 7 Abril – Dubai

Este dia seria na prática o primeiro dia de cruzeiro já que o Costa Favolosa apenas navegaria esse sábado com destino a Muscat às 13:00h.

O "Today" para hoje:
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Planeado para esta manha estava a subida ao Burj Khalifa. A reserva e aquisição dos bilhetes foi feita por internet alguns dias antes (é possível a compra 30 dias antes). Inicialmente estava planeada a subida para sexta-feira (dia 6 Abril) ao final da tarde, mas o período entre as 17:00h e as 20:00h esgota rapidamente tal é a afluência de visitantes. A compra por internet vale a pena já que o preço quadruplica, ou seja, o preço de adulto é 100AED / 20€, criança 75AED / 15 €, mas comprado diretamente na bilheteira custa cerca de 80€.

Como a manha seria passada na cidade acabamos por reservas para as 10:00h já que assim daria tempo para tomar o pequeno-almoço descansado, apanhar um táxi até ao Dubai Mall, subir ao observatório e apreciar as vistas durante 30-40 min, fazer as compras e regressar ao Favolosa a tempo do almoço e da partida. O que eu não sabia era que o simulacro de emergência seria marcado para as 11:45h dessa manha, logo o “todos a bordo” era também às 11:45h, o que reduziria substancialmente o tempo para visitar o Burj Khalifa.
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Cerca das 9:30h apanhamos um táxi em Port Rashid, que nos levou até ao Dubai Mall.
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Sem dúvida que uma das coisas mais espetaculares que se pode fazer durante uma visita ao Dubai é subir ao 124º andar do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa (http://www.burjkhalifa.ae/). Somos transportados para uma aventura que nos leva aos céus do Dubai, se a subida for efetuada ao anoitecer a vista sobre a cidade será ainda mais espetacular, com as luzes dos outros prédios e os carros e estradas. Sem palavras a vista de uma altura como a que nos proporciona este edifício.

A entrada para o Burj Khalifa faz-se através do local de venda de bilhetes que se encontra dentro do centro comercial Dubai Mall. Não se pode entrar no observatório do Burj Khalifa a partir do próprio edifício, mas o taxista que nos levou pelos vistos não sabia isso porque insistiu em levar-nos até à entrada do edifício.

Tivemos que levantar os bilhetes na bilheteira do “At The Top”, num local especifico para as compras online. Perguntei à menina que me atendeu quanto tempo demoraria a visita já que estávamos atrasados para a partida do navio, ao que ela me respondeu que precisaria de cerca de 45 min no total já que não havia muita gente. No entanto para ter a certeza que não tínhamos problemas iria pedir a um colega para nos acompanhar até aos elevadores num procedimento semelhante aos bilhetes VIP (que custavam 4x mais!!!). Começava a gostar destas meninas “árabes”, sempre super simpáticas!!!
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A experiência de subir ao Burj Khalifa começa logo antes de se começar a subir. Ou seja, já na entrada pode-se observar um pouco da história do projeto e uma impressionante maquete iluminada no centro da sala de entrada. O caminho até ao elevador tem umas passagens rolantes com música e imagens da construção do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo – o maior arranha-céus construído pelo homem, com 828 metros de altura.

A meu ver, serão os 100 dirhams mais vem gastos na visita ao Dubai, e se tiverem a oportunidade de visitar este local, não ficarão indiferentes a tal experiência maravilhosa, quer façam a visita durante o dia ou durante a noite. Há na zona do topo uma loja de recordações do Burj Khalifa, e também na zona da entrada uma loja ainda maior com uma variedade grande de artigos e roupas, tudo com o nome Burj Khalifa. Foi nesta loja da saída que compramos parte dos souvenirs desta viagem com a compra de uns camelos em peluche para as crianças e umas canecas para o leite/café com o logo “At The Top”. Mas pode-se por exemplo comprar um casaco desportivo com o emblema do arranha-céus por 169 dirhams e ainda um pequeno íman para por no frigorífico por 39 dirhams.

Curiosidades sobre o Burj Khalifa:
- O Burj Khalifa possui um posto de observação a 442 metros de altura.
- A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano.
- A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao consumo de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo.
- O Burj Khalifa possui o peso equivalente de 100 000 elefantes.
- O Burj Khalifa necessita de 1 000 000 litros de água por dia.
- Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lótus, sagrada no Oriente.
- Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seriam necessários, pelo menos, 4 meses.
- Com o aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre.

Bem mas agora chega de palavreado e vamos às fotos que “falam” melhor que palavras!
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O arquipelago artificial "The World"
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Apesar da ajuda do funcionário, a visita foi feita a correr porque no dia anterior demoramos algum tempo a apanhar um táxi à saída de um Mall. Tal não aconteceu aqui já que aquela hora eram mais os táxis que os clientes!

O regresso ao Favolosa, fica para amanha!!!

Até lá…
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 7 Abril – Dubai

O regresso a Port Rashid foi feito através de táxi, apanhado na garagem do Dubai Mall, com tudo muito organizado para não haver atropelos e espertalhões a colocarem à frente dos outros. O taxista que nos calhou, foi um egípcio, que não sabia onde se situava Portugal e cuja primeira tentativa foi “Isso é perto de Marrocos?”, foi eficiente e ainda tivemos tempo para passar novamente pela farmácia e mesmo assim cerca das 11:30h já estava-mos novamente junto ao Favolosa, se bem que já começavam a retirar uma das plataformas móveis que servem para o embarque e desembarque de passageiros.

Já que falei nas idas à farmácia, cumpre esclarecer o porquê da situação, os Emirados Árabes Unidos são extremamente rigorosos no que ao consumo de drogas diz respeito e existe uma lista de medicamentos (http://www.uaeinteract.com/travel/drug.asp) que ou não podem entrar no pais ou a sua posse tem que ser justificada por meio de uma receita medica emitida por um médico local ou por algum médico reconhecido internacionalmente (e aqui o reconhecido não significa propriamente famoso!!!). O não respeito por estas regras pode ser punido com pena até 4 anos de prisão. É nesta fase que começam as dúvidas, já que uma receita portuguesa validada por um médico pode levantar dúvidas aos agentes do serviço de fronteiras. Pelas informações que fui recolhendo seja por consulta de informação disponível na internet seja pelo que me foi transmitido tanto pela Ildika como pela Midas, os agentes normalmente não são rigorosos e nem questionam a existência destes produtos, mas podemos ter azar e dar-nos de caras com alguém que implicou connosco. A opção que fizemos foi não levar medicamentos que constassem da lista anexa e apenas levar de Portugal os medicamentos necessários à gravidez da Virgínia. Adicionalmente levamos receitas portuguesas para os medicamentos mais usuais, tais como Bem-U-Ron, Brufen, Voltaren, etc, para justificar uma eventual ida à farmácia, o que veio a acontecer com o Ben-U-Ron e com um anti-histamínico para a Beatriz. Convém dizer que na farmácia foram muito simpáticos e a única dificuldade foi mesmo explicar ao funcionário o que pretendia já que com tanta gente a falar inglês no Dubai me saiu logo um que quase não falava a língua universal. Nada que não fosse resolvido rapidamente.

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Após o regresso ao Favolosa, teve lugar o simulacro de emergência que agora é levado a sério pela generalidade dos passageiros quando antigamente era mais um chatice que tínhamos que passar e uma oportunidade que os fotógrafos de serviços tinham para faturar mais umas chapas.

É público que a política de simulacros da Costa era algo liberal, já que não era sempre efectuado nas primeiras 24 horas de cruzeiro tal como manda a lei mas quando calhava nos casos em que havia embarque de passageiros em mais do que um porto.

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Atualmente a política foi alterada e o simulacro é realizado antes da partida do navio para os passageiros embarcados nesse porto. Como no nosso apenas embarcaram passageiros no Dubai foi realizado antes da saída do porto rumo a Muscat. Juntamente com os cartões de acesso ao camarote foram-nos entregue uns cartões especiais para entrega no simulacro, mais numa operação de charme que de utilidade prática já que se passarem o leitor de cartões pelo cartão do passageiro ficam com o mesmo registo que utilizando um cartão especial (vermelho, ainda por cima!!! Isto sem conotações futebolísticas!!!).

Devido ao estado da Virgínia fomos informados que poderíamos abandonar o local do simulacro assim que ouvíssemos indicações em Português, o que fizemos pois o calor apertava e com os coletes colocados a sensação era horrível. Acho que se houvesse uma emergência eu trazia uma boia da Beatriz em vez dos coletes, just kidding, como é lógico!

Assistimos à partida do Dubai do Deck 11, o deck mais elevado do navio (acho eu, pelo menos!) e esta foi mais uma oportunidade para tirar umas fotos.

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Após as fotos almoçamos no Restaurante Duca D’ Orleans, o restaurante aberto ao almoço para o serviço à carta. Como habito sempre que possível tentamos almoçar no restaurante à carta já que achamos que a comida tem mais qualidade e devido a hábitos pessoais, se eu almoçar sempre no buffet ganho uns quilitos enquanto como temos feito consigo inclusivé perder algum peso, pouco é claro! Talvez seja uma dica para quem tem dificuldades em controlar o peso!

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Após o almoço, altura de inscrever a Beatriz no Squok e após uma sesta a tarde foi passada na piscina a aproveitar o sol e as vantagens do “All inclusive”. O regime standard da Costa é a pensão completa, mas estão a tentar implementar uma política que eu considero correta. Se o cliente pretender o “Tudo Incluído” paga por isso, e neste caso foram 19,50€/pax por dia e 10,00€/criança por dia, num total de 343,00€.

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Não tinha intenções de comprar o pacote do tudo incluído e apenas o fiz após ler algumas opiniões na internet e depois de conversar com a Midas e o seu marido que me aconselharam a adquiri-lo. Assim fiz, e considero que fiz uma boa opção já que devido ao calor que se fazia sentir a sede apertava mais vezes e a tendência para a ingestão de bebidas é maior. Só em garrafas de água que diariamente recolhíamos nos bares para consumo no camarote (atenção que o minibar não está incluído) e para levar nas excursões, o valor quase que era totalmente amortizado.

Ao estarem as bebidas pagas também aproveitamos para experimentar algumas bebidas novas para nós e caso não gostasse-mos não ficava-mos com o peso na consciência por elas serem caras.

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Às 19:30h, tinha lugar o 1º espetáculo, sempre antes do jantar que tinha lugar às 21:00h. Pessoalmente não gosto muito desta opção já que obriga a algum esforço no regresso ao navio para se conseguir estar a tempo e horas no espetáculo, preferindo sempre a opção de assistir ao mesmo após o jantar relaxado.

Apenas assisti eu e a Beatriz já que a Virgínia a maioria dos dias ainda ficava a preparar-se para o jantar depois de ter preparado a Beatriz.

Neste dia, o tema do espetáculo era “O Castelo Encantado”, um espetáculo de dança e canções como habito, não usando muito as falas para não ter de estar a traduzir em várias línguas. Neste capitulo a Costa Cruzeiros penso que fez a opção correta e penso que os shows cumprem a sua função por completo.

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O jantar tal como referi foi no Restaurante Duca D’ Borgogna, no 2º turno e com a companhia de um casal português da Ericeira, clientes habituais da Costa e muito simpáticos. Se lerem estas palavras daqui lhes envio um grande abraço e lhes agradeço os bons momentos passados à mesa.

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Após o jantar fomos ver como andava a animação e paramos em algum dos salões onde tocavam música para mais uma bebida, após o que regressamos ao camarote já que a hora avançada aconselhava descanso que amanha logo de manha, às 08:00h estaríamos em Muscat.

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Até amanha, em Oman…
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 7 Abril – Muscat, Oman

Muscat (Mascate em português e em árabe مسقط) é a capital do Sultanato de Oman. A área metropolitana abrange aproximadamente 1.500 km2 e inclui seis províncias chamadas wilayats. A cidade tem uma população de cerca de 830.000 habitantes, sendo que os Omanis constituem cerca de 60% da população total de Muscat, enquanto os expatriados são aproximadamente 40%.

A localização estratégica de Oman, entre Africa e a Asia na chamada rota do incenso, desde cedo atraiu a atenção dos europeus, nomeadamente os portugueses que sob o comando de Afonso de Albuquerque atracou em Muscat em Julho de 1507 e a conquistou após uma violenta e sangrenta batalha contra os Persas. Portugal manteve uma forte influência sobre Muscat durante mais de um século, apesar das contantes provocações da Pérsia e um bombardeamento da cidade pelos turcos em 1546. Posteriormente derrotados pelos Omanis os portugueses deixaram os seus vestígios evidentes nomeadamente nos fortes que se encontram junto à cidade antiga, o forte Al Jalali e o Al Mirani.

Desde a ascensão de Qaboos bin Said como Sultão de Omã em 1970, Muscat tem experimentado um rápido desenvolvimento infraestrutural que levou ao crescimento de uma economia vibrante e uma sociedade multiétnica.

A economia de Muscat é dominada pelo comércio. A cidade exporta peixe e metais semipreciosos como a Madrepérola. Claro que o Petróleo é o grande motor de desenvolvimento da economia de Oman sendo que quase todas as grandes petrolíferas mundiais têm interesses na região.

O "Today" para o dia da escala em Muscat era este:

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Chegamos a Muscat cerca das 8:00h e bastou espreitar à janela da nossa cabine para que a paisagem curiosa fixasse a nossa atenção, contraste entre as formações rochosas das montanhas Al Hajar com o branco dos seus edifícios.

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Aspecto do porto

Toda a construção é feita em prédios baixos pois está proibida a construção em altura. O porto, situado no Golfo de Oman é um lugar que parece congelado no tempo, se deixar-mos a imaginação funcionar é fácil de ver a navegar naquelas águas a figura de “Sinbad, O Marinheiro”. Como tínhamos algum tempo em Muscat e era dia de Páscoa, decidimos não madrugar, opção que mais tarde nos arrependemos, mas já nada havia a fazer. Depois do pequeno-almoço desembarcamos cerca das 9:30h, deixando a Beatriz no Squok já que o dia estava quente e poderíamos ter que caminhar um bocado, recebemos o cartão correspondente ao visto turistico de estadia inferior a 48 horas.

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Como não é possível circular no porto, existe um serviço de shuttle grátis gerido pelo porto que nos deixa na entrada do porto. Junto à saída do porto existe uma autêntica feira de táxis que tal como cardume de peixe em luta por comida se atropelam uns aos outros pela conquista do serviço, mas no fundo os preços estão mais ou menos tabelados em cerca de20€ por hora de tour. Como me tinham sobrado dólares da estadia em Miami, optei por negociar em USD já que seria uma forma de os utilizar. Pagamos 50USD por um tour de 2 horas, que segundo um dos líderes dos taxistas (os que negoceiam!) seria o mínimo necessário para se conhecer a cidade.

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Começamos o percurso de imediato. A primeira paragem seria a Grande Mesquita Sultão Qaboos.

Factos sobre a mesquita:

-Esta mesquita foi construída entre 1995 e 2001 por ordem do próprio sultão.
- A sua área ascende a 40.000 metros quadrados, tudo isso rodeado por jardins.
- Foram gastas 300.000 toneladas de arenito da Índia para a sua construção.
- A mesquita está rodeada por cinco minaretes e uma cúpula central tem que se eleva 50 metros acima do solo
- Pode acolher 20.000 pessoas simultaneamente.

As mulheres para aceder à mesquita têm de cobrir a cabeça, os braços até os pulsos e as pernas até aos tornozelos, enquanto que para os homens apenas está vedada a entrada em calções e com t-shirt com manga cabeada. Ambos, homens e mulheres têm de entrar descalços.

O percurso até à mesquita foi algo lento já que apesar de ser Domingo de Páscoa para estes povos era um vulgar dia de trabalho, já que o dia “santo” deles é a sexta-feira. Confesso que foi algo esquisito ver em plena Páscoa os trabalhadores da construção civil trabalharem normalmente. Foi nesta altura que ficamos com a certeza que devíamos ter saído mais cedo do Favolosa pois a mesquita fechava às 11:00h e nós não íamos chegar a tempo de a visitar. Para agravar a situação, nem os claustros exteriores da mesquita podiam ser visitados já que os portões exteriores seriam fechados à hora marcada.

Entretanto do interior do taxi fui tirando fotos enquanto ouvia algumas explicações (poucas :p ) do taxista, das quais saliento esta, da Opera de Muscat, recentemente inaugurada segundo o taxista:

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A mesquita vista do taxi

Tal como nós muitos turistas ficaram à porta sem possibilidade de entrar e tentavam em vão convencer um responsável a abrir-lhe a porta e deixa-los visitar.

Apenas aproveitei para tirar umas fotos dos jardins exteriores e da fachada da mesquita.

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Voltamos ao táxi, que nos esperava junto à entrada e dentro dele a temperatura era optima, dali dirigimo-nos para a área de Muttrah ou Old Muscat, para ver o palácio real. Durante o percurso cada vez que via alguma paisagem que gostava de fotografar pedia ao taxista para ele parar:

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Este palácio conhecido como Palácio Qasr Al Alam Royal é uma luxuosa residência real, mas agora é um edifício puramente cerimonial já que o Sultão não vive lá. Está construído num estilo moderno, cores e tons claros, em construção térrea e rodeado por magníficos jardins.

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Junto ao palácio existe numa pequena enseada, dois fortes do século XVI português, Al Jalali e Al Mirani, ambos joias da arquitetura do deserto. Outro forte que pudemos ver foi o forte Muttrah, também construído pelos Portugueses em 1580.

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Continuando ao longo da corniche, ou passeio marítimo, paramos para ver um dos símbolos desta cidade e que sobressai na zona portuária, o maior queimador de incenso maior do mundo.

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O passeio marítimo é rodeado por parques e é dos lugares favoritos para as famílias passearem nos seus tempos livres.

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Como entretanto as 2 horas estavam a terminar pedi ao taxista, um Omani de nome Mohameed, que nos deixasse junto à entrada do mercado Muttrah, que ficava a cerca de 200 mts da entrada do porto.

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Este mercado é tipicamente árabe com muitas lojas de produtos típicos dispersas por um autêntico labirinto de ruelas como é hábito nos mercados árabes. Claro que atualmente os maiores clientes deste mercado são os turistas e especialmente os cruzeiristas que fazem escala na cidade.

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Aproveitamos para comprar as roupas típicas que usaríamos no dia seguinte na festa árabe promovida pela animação do Costa Favolosa. Depois de muito regatear preços lá compramos algumas peças de roupa que ficaram baratíssimas e que fizeram muito
sucesso no dia seguinte.

A seguir o regresso ao Favolosa!!!
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 7 Abril – Muscat, Oman

Após algum tempo no mercado era tempo de regressar ao porto. Como a entrada do Porto Sultão Qaboos ficava a cerca de 200 mts do mercado fomos caminhando pela rua e pudemos apreciar alguns edifícios e construções que ladeiam a enseada que constitui o porto.

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Já no interior do porto, no regresso ao Favolosa, em autocarro novamente, pude manter uma conversa animada com um dos fotógrafos do navio. Um Romeno que me confirmou que na semana anterior tinham estado no Favolosa cerca de 100 portugueses a bordo fruto de um concurso de vendas de uma conhecida empresa portuguesa. No final esta conversa foi muito útil pois pude comprar as fotos todas do cruzeiro com um desconto muito especial.

Depois de passarmos pelo Squok para ”recolher” a Beatriz fomos lanchar ao buffet já que a hora era já adiantada e o restaurante à carta já estava encerrado.

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O almoço-lanche

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Os gelados que estavam sempre presentes

Pouco depois já tudo estava deserto e não há melhor altura para tirar umas fotos:

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Após o almoço viemos até aos decks superiores para tirar umas fotos à partida do Favolosa e pudemos assistir à troca de buzinas entre os navios Costa que estavam no porto, o Favolosa e o Victoria.

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Aqui comecei a achar que iria ter oportunidade para tirar umas fotos com uma luz incrivel

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Será que era só escolher?

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O queimador gigante

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Depois da partida eram já horas para preparar para o espetáculo, cocktail do comandante e além disso, esta noite era noite de gala.

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O espectaculo de hoje, Arthur Peterson, um cantor que fez uma actuação agradavel

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A apresentação da tripulação pelo Comandante Alfredo Romeo

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Pormenor do tecto do teatro

E durante o jantar de Gala, alguns "mimos" da Costa a lembrar que era dia de Páscoa!

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Escultura à saida da sala de jantar

Fomos passando pelos bares até decidir-mos onde ficar:

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Optamos pela Cioccolateria porta D'Oro:

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Morangos com chocolate, para mim

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Chocolate Quente Com Menta, para a Virginia

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Entretanto decidimos regressar ao camarote, mas fomos andando...

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Elemento decorativo junto ao casino, Será que tem algum significado? Não me parece!

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A Discoteca Etoile

...e quando passamos pelo Bar Moliére, ficamos surpreendidos pelo ambiente que se vivia lá dentro, logo toca a entrar.

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Pedi uma bebida

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Actuava a equipa de animação, mas posso dizer-lhe que com musicas das decadas de 80 e 90, foi uma noite "favolosa" e eles tocavam sucesso atrás de sucesso, o que levava o pessoal ao rubro.

Finalmente lá regressamos ao camarote, e à nossa espera, estava...

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Até amanha, em Al Fujairah, para um dia totalmente diferente…
 

acoreana

Membro
Boa tarde,tenho seguido os seus reports e devo dizer que são excelentes.
Eu e o meu marido vamos fazer o nosso primeiro cruzeiro a 28 de Julho pelo Mediterrâneo saindo de barcelona,vamos vêr como vai correr,como somos açoreanos vamos sempre no dia anterior para qualquer viagem ao estrangeiro
estarmos mais à vontade no que respeita a horarios a cumprir.
Com os melhores cumprimentos e continue a deliciar-nos com os seus reports.

Maria
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 9 Abril – Al Fujairah, EAU

Fujairah, lê-se Fujeira (em árabe, الفجيرة) é um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos, no Golfo de Oman no leste do país, sendo o segundo mais pequeno. O Emirado de Fujairah cobre 1150 quilómetros quadrados, ou seja, cerca de 1,5% da superfície dos EAU. A sua população é de cerca de 130.000 habitantes. Apenas o Emirado de Umm al-Quwain tem menos habitantes. Fujairah é o único Emirado que é quase totalmente montanhoso, já que todos os outros Emirados, como Dubai e Abu Dhabi estão localizados na costa oeste, e são em grande parte abrangidos pelo deserto. Portanto, Fujairah ostenta uma média anual superior de chuva, permitindo que os agricultores da região tenham colheitas significativas todos os anos.

O clima é sazonal, embora seja quente quase todo o ano. Os meses de Outubro a Março são geralmente considerados como os mais amenos, com temperaturas médias em torno de 25º C diurnos e raramente chegam acima dos 30ºC, no Verão chegam aos 40ºC. O Inverno também coincide com o período chuvoso. A precipitação é superior ao resto dos EAU, por um lado devido ao efeito das montanhas que rodeiam o Emirado, e por outro porque os ventos predominantes são de oeste, trazendo com eles água nas nuvens quentes do Oceano Índico.

O governo do Emirado é, em última análise, realizado pelo Shaikh de Fujairah, Shaikh Hamad bin Mohammed Al Sharqi, que está no poder desde a morte de seu pai, em 1974. O Shaikh supostamente faz o seu próprio dinheiro através de negócios e, os fundos do governo são usados para o desenvolvimento da habitação social e embelezamento da cidade, embora haja pouca diferença entre o estado e a sua riqueza pessoal. Qualquer decisão sobre qualquer aspeto da lei pode ser feita pelo governante, apesar das leis federais nunca serem revogadas. Porém, importa salientar que o governante do Emirado pode optar por operar numa forma completamente autónoma.

O governo de Fujairah é chefiado pelo Shaikh e pela sua família próxima, com alguns membros de famílias locais formando-se respeitados nos comités consultivos. Qualquer decisão do Gabinete deve ser ratificada pelo Shaikh, após o que poderá ser promulgada em lei como decreto Emiri. Os Decretos geralmente são eficazes, imediatamente e sem a devida consulta pública nos processos, às vezes podendo ser confusos, não negligenciáveis, causando consternação entre os habitantes da cidade.

Os estrangeiros ou visitantes não estão autorizados a comprar terras. Os naturais do Emirado podem comprar terras ao governo, depois de provar a sua nacionalidade. Se não houver terreno disponível através dos gabinetes governamentais, as compras privadas também podem ser feitas, com o eventual preço a ser determinado pelo mercado e os próprios indivíduos.

A economia baseia-se em torno de subsídios e subvenções do governo federal, distribuídos pelo Governo de Abu Dhabi (a sede do poder no EAU). Indústria local consiste na produção de cimento, pedra de britagem e mineração. Estas indústrias têm testemunhado um crescimento devido á frenética atividade de construção a ter lugar no Dubai e Abu Dhabi, as potências comerciais dos Emirados. Curiosamente, existe uma próspera zona de comércio livre (http://www.fujairahfreezone.com), rivalizando com o sucesso do Dubai na Free Zone Authority (Zona de Autoridade Livre) (http://www.jafza.ae), que foi criada em torno do Porto de Jebel Ali, o centro de atividade portuária marítima na região desde a década de oitenta. O porto tem testemunhado um crescimento exponencial, a partir de 2003, existindo já projetos para a sua expansão, o que levará à duplicação da sua capacidade.

Os departamentos Federais do governo empregam a maioria dos trabalhadores locais, com pouca abertura nos seus próprios negócios, e muitos dos cidadãos locais trabalham no sector dos serviços. O governo impõe em Fujairah, rigorosas leis comerciais que proíbem estrangeiros de possuir mais de 49% de qualquer negócio ou empresa. Algumas das razões pelas quais as autoridades tenham florescido na zona livre de tal forma, deve-se ao abrandamento desta regra dentro das suas fronteiras, permitindo plena propriedade estrangeira. O Shaikh Saleh Al Sharqi, irmão mais novo do Shaikh no poder, é amplamente reconhecido como a força motriz por detrás da mercantilização da economia.O desemprego, no entanto, continua a ser uma grande preocupação para o governo. Os números colocam a taxa de desemprego em cerca de 50% - 60%, que é das mais elevadas do mundo. Há um receio de que, sem uma ação decisiva e afirmativa, exista um risco real de que a apatia e o descontentamento poderá espalhar-se entre os jovens, o que poderá criar tendências revolucionárias tal como acontece atualmente em países vizinhos.

Os salários baixos também são um problema em Fujairah, com os trabalhadores da construção, na base da pirâmide. Em média, o dia de trabalho tem 12 horas, começando às 7 horas da manhã e terminando às 20h, mas apenas proporcionando entre 5 – 10USD, dos quais os trabalhadores têm que pagar as refeições, transporte e entretenimento.

O atual Shaikh está a planear mudanças que irão afetar Fujairah no futuro. Entre outros projetos na calha, o turismo é um sector alvo, com a construção de resorts no valor de muitos milhões de USD, nomeadamente perto de Dibba, no norte do Emirado junta da fronteira com Oman, ao lado do Le Meridien Al Aqah Beach Resort. Existirão cerca de 1000 villas cinco estrelas, bem como hotéis, e espera-se que toda a construção e o trabalho esteja concluído no prazo de dois anos.

O Shaikh está a tentar melhorar as oportunidades para os trabalhadores locais, no sentido de tentar aliciar as empresas a localizarem-se em Fujairah e desviar fundos federais para as empresas locais sob a forma de projetos de desenvolvimento.

O sistema de saúde é realizado através de um sistema misto, público e privado. Os habitantes locais são tratados livremente dentro dos hospitais do governo federal, ao passo que os estrangeiros têm de pagar por este serviço. Os hospitais federais são financiados pelo Governo de Abu Dhabi, que retira dinheiro dos seus vastos rendimentos do petróleo, para subsidiar os cuidados médicos dos seus próprios cidadãos. No entanto, existem problemas relacionados com o novo sistema, como alguns estarem preocupados com o facto de o governo não fornecer cuidados de saúde suficientes para os sectores mais baixos da população, que têm de pagar para salvar as vidas dos seus entes queridos.

Existem muitas escolas públicas em Fujairah, que são principalmente para pessoas naturais do Emirado, ao lado de alguns números de residentes árabes. Além das escolas públicas, há também muitas escolas privadas, e devido à maioria da população do Emirado ser do subcontinente indiano, a maioria das escolas privadas seguem o Sistema de Ensino Indiano.

As viagens em redor de Fujairah e as cidades à sua volta de Khor Fakkan, Kalba e Masafié são feitas facilmente devidos ao desenvolvimento de modernas infraestruturas rodoviárias ao longo dos últimos 30 anos, desde a obtenção da independência, em 1971. As infraestruturas são financiadas diretamente pelo governo federal, e os contratos são adjudicados centralmente. Este centralismo destina-se a salvaguardar a qualidade da entrega dos contratos e evitar a corrupção que podem prejudicar a execução desses mesmos contratos. As estradas são vitais, devido à inexistência de qualquer outro meio de transporte. Existem alguns autocarros em Fujairah, mas não para as viagens, apenas são propriedade das escolas, colégios e algumas empresas ou que vêm de outras cidades. Não há comboio em Fujairah.

Os turistas, por conseguinte, devem tirar proveito do sistema de táxi local. Existem numerosos táxis nas ruas, a todo o momento, dia e noite. Não existe um sistema de reservas central para empresas privadas, mas o governo está a planear a criação de um. As tarifas dentro da cidade são fixadas em AED 4 por viagem, o que equivale a cerca de 0,80€. Os destinos que impliquem a deslocação para fora da cidade exigem uma tarifa maior. É aconselhável negociar o preço antes do início da viagem, já que os condutores têm tendência para inflacionar os preços aleatoriamente se estes não estiverem já acordados. No entanto, convém sublinhar que a maioria dos táxis são relativamente limpos e oferecem uma boa relação custo-benefício

A vida em Fujairah é regida pela educação ordenada pelo Shaikh e, por conseguinte, não é arcaico com interpretações da Sharia (a lei islâmica). O senso comum normalmente prevalece, mas como acontece em qualquer lugar, é aconselhável manter-se no lado correto da lei.

Beber álcool é permitido nos hotéis designados, e desde 2000 em alguns bares. Fujairah é uma das cidades mais seguras do EAU. Os cinemas estão geralmente abertos até tarde aos fins-de-semana. É notório, no entanto que a maioria dos espectadores são jovens do sexo masculino. Grupos de jovens locais (Emiratis) tendem a divertir-se nas ruas, cafés, mini-shoppings e cinemas. Não é comum, ver mulheres nesses grupos, devido à sociedade extremamente segregada existente nestas culturas.

Aos finais de semana, muitos residentes de Fujairah viajam para o vizinho Dubai para fazer compras, e em sentido contrario existe uma invasão semanal da costa oeste por residentes do Dubai e Abu Dhabi tentando fugir do calor sufocante do deserto e procurando os desportos aquáticos muito populares entre os jovens, tais como jet ski, windsurf e esqui aquático.

Fonte

A nossa opção para este dia foi passar o dia na praia, já que as opções existentes no que toca a excursões não me atraiam minimamente. Ainda pensamos em fazer um city tour em táxi e depois ir até à praia, mas o bom tempo que fomos apanhando puxava para a praia.

Inicialmente pensamos em ir até um complexo chamado Sandy Beach Hotel & Resort (http://www.sandybm.com/) onde por 55AED, ou 11€/pax passaríamos o dia com toalhas, espreguiçadeiras, guarda-sol e balneários. A refeição poderia ser feita na cafetaria e teria que ser obrigatoriamente, tipo fast-food. O complexo fica a cerca de 35 min do porto onde os cruzeiros atracam e o custo do táxi varia entre os 15 a 20€ por trajeto. A praia é gira e tem como ex-libris um ilhote que se chama Snoopy Island devido à sua forma, como mais à frente poderemos comprovar. No entanto, no dia anterior a Virgínia levantou dúvidas quanto ao almoço no complexo, já que não queria comer comida sem qualidade e carregada de molhos, que é mais ou menos o normal nestas circunstâncias. Face ao seu estado e também pensando na Beatriz, sempre muito esquisita para comer alguma coisa optamos por uma excursão com almoço incluído. Como não sabia se consegui arranjar tal programa no exterior do porto, optei por contratar a excursão com a Costa, pelo que tive de pagar aproximadamente 200€. A excursão chamava-se “Um dia na Praia” e foi marcada pela televisão interativa, que além das excursões apresentava também o extrato da nossa conta a bordo, os programas do dia, filmes a pagamento, etc. Muito fácil e intuitivo à semelhança de outras experiência que já tivemos noutros navios.

O "Today" para a estadia em Al Fujairah era este:

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A chegada a Al Fujairah estava programada para as 07:00h e o ponto de encontro para a excursão era às 8:45h, pelo que o pequeno-almoço desta vez foi cedinho.

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Há hora marcada lá nos juntamos a um grupo de espanhóis e apenas um casal de brasileiros nos fez companhia neste dia. Durante o percurso, apesar de a excursão não prever guia, o “guia” foi-nos dando algumas explicações sobre o quotidiano deste povo, sobre a sua situação económica e sobre o futuro deste Emirado que tanto potencial tem devido às suas praias fabulosas e que apenas muito recentemente começou a fazer parte do roteiro dos cruzeiros nestas paragens.

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A prova que estavamos num Emirado mais pobre








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Aproveito para referir que nestas paragens existem praias publicas e algumas até têm alguma qualidade, mas trazem alguns problemas aos turistas, nomeadamente às senhoras, já que fora dos Emirados mais desenvolvidos como o Dubai e Abu Dhabi, a forma como as mulheres são vistas à luz da Sharia é muito conservadora e seria muito problemático uma mulher/rapariga estar numa praia em biquíni ou mesmo fato de banho, logo por uma questão de respeito para com estes povos (de lembrar que nós é que estamos na sua terra!) é aconselhável o uso de praias privativas, normalmente de cadeias de hotéis que dessa forma rentabilizam um pouco mais os seus espaços.

O complexo escolhido pela Costa foi o “Rotana Fujairah Resort & Spa”, um hotel que sem ser muito grande e luxuoso me surpreendeu por estar ali num Emirado mais pobre e mesmo assim ter uma qualidade muito boa e muitos clientes, a maioria alemães e estrangeiros do Dubai e Abu Dhabi, segundo pude aperceber-me no tempo que estivemos na receção à espera do nosso transporte.

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Mal chegamos toda a gente se dirigiu até à praia por entre os jardins que ladeiam as piscinas. Assim que chegamos à areia pudemos escolher entre os guarda sois livres onde queríamos ficar. Tudo isto realizado rapidamente já que a esta hora a areia já queimava os pés e o calor já pedia uns mergulhos.

A praia...

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e finalmente fomos experimentar a agua...
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Fomos ficando na praia e no mar até perto do meio-dia e quando já muitos hóspedes se dirigiam ao restaurante para almoçar nós optamos por aproveitar as piscinas até aos limites e quando fossemos almoçar já não voltava-mos.

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e as temperaturas do dia:
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Usufruímos das piscinas até cerca das 14:00h, altura em que tivemos que mudar de roupa e ir almoçar, pois o regresso estava marcado para as 14:45h.

O almoço teve lugar no restaurante buffet do hotel e posso dizer que a oferta era imensa, desde os pratos ocidentais até aos pratos mais típicos, e que eu fui experimentando para ser capaz de emitir a minha opinão!

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No regresso, logo reparo na Snoopy Island em frente ao hotel Sandy Beach, a nossa opção inicial. Em face do que vi, penso que fizemos a melhor escolha.

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Já nas proximidades da cidade e do porto, pudemos ver algumas mesquitas, jardins e até bombas de gasolina chamaram à nossa atenção.

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De seguida, o regresso ao Favolosa...
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 9 Abril – Al Fujairah, EAU

Chegamos já próximo da hora do “Todos a bordo” mas a essa hora ainda decorriam algumas operações de
manutenção do Favolosa.

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A Costa preparou uma surpresa para o dia de hoje, a visita às cozinhas do Costa Favolosa. Uma oportunidade para mim que nunca tive oportunidade para visitar as cozinhas de um navio. Pensei logo, deve ser tudo gigantesco! Como a visita seria organizada por idiomas seria também uma oportunidade para conhecer o anfitrião de língua portuguesa, Diogo Negrini, um brasileiro exemplo de persistência porque começou como assistente de bar, mas que quis subir na hierarquia e não desistiu de o tentar até o conseguir. Seria também oportunidade de conhecer mais alguns dos 35 portugueses que se encontravam a bordo. Nada mais errado pois não apareceu ninguém e tive direito a uma visita exclusiva com o Diogo.

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O pão no forno a cozer!

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Tudo em grande: o tamanho das panelas...

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...das batedeiras

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A preparar o Buffet Arabe

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O pormenor da sala de vinhos estar fechada com grades. A unica que estava assim! Grandes beb$/&(&%, estes empregados!!!

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Fiquei impessionadado, porque são servidas 20.000 refeições todos os dias a bordo de um navio como o Favolosa. Esta visita, no fundo é uma operação de charme da Costa já que o Diogo passou o tempo a referir o controlo das temperaturas, a limpeza, a separação de matérias, a separação do lixo, etc.

No final da visita ainda tive direito a um cafezinho, oferta do Diogo enquanto mantínhamos dois dedos de conversa. Após a visita às cozinhas, o Favolosa partia rumo a Abu Dhabi com uma luz incrível, por isso havia que tirar umas fotos:

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De seguida temos a noite Árabe…
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 9 Abril – Al Fujairah, EAU

Logo depois das fotos olhamos para o relógio, verificamos que estávamos atrasadíssimos, logo só tive tempo de tomar um banho e dirigir-me a correr para o teatro Hortência para assistir ao espetáculo do dia, “Vibrations”, uma vez mais um misto de música e dança.

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Como ainda era cedo para o jantar ainda tivemos tempo para um aperitivo num dos bares, desta vez um Martini:

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O jantar foi como habitualmente às 21:00h e pudemos assistir a algumas brincadeiras dos empregados, uma constante durante toda a semana. Infelizmente a nossa mesa não ficava muito bem localizada para tirar umas fotos e nem sempre foi possível registar o momento.

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Após o jantar, tivemos oportunidade para passear pelos bares para ver o que acontecia, tomar um café e a correspondente bebida, enquanto esperávamos pela festa árabe que decorreria na piscina a partir das 22:30h mas não começou antes das 23:00h. A meio do caminho aparecu-nos um dos fotografos do Favolosa desafiando-nos para tirar umas fotos:

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Foi uma festa animada, já que existiram aulas de dança do ventre, atuação dos miúdos do Squok, eleição da Miss Sherazade e animação com as bailarinas do Favolosa.

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Os desenhos com areia que vi pela primeira vez no Oasis e fiquei fã

O concurso, no fundo para a melhor dancarina do ventre:
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A vencedora

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E as bailarinas do Favolosa:
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Finalmente teríamos o Buffet Árabe, que apenas serve para umas fotos já que quando se janta no 2º turno a fome ainda é nula. Ainda assim ficam as fotos:

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E era altura de regressar ao camarote, que amanha estaríamos em Abu Dhabi.

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Até amanha…
 
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RuiXpto

Membro Ativo
Dia 10 Abril – Abu Dhabi, EAU

Abu Dhabi (em Árabe أبو ظبي‎ 'Abū Ẓabī) é a capital dos Emirados Árabes Unidos e também o maior de todos os Emirados com uma área de 67.340 quilômetros quadrados, equivalente a 86.7 % da área total do país, excluindo as ilhas. Tem um litoral que estende por mais de 400 quilômetros e é dividido para propósitos administrativos em três regiões. A cidade propriamente dita tinha uma população estimada de 896.800 em 2009

A origem do nome "Abu Dhabi" é incerta, no entanto é comum dizer que significa "Pai do Veado", provavelmente referindo-se aos veados que habitavam o Emirado. Mas o nome original de Abu Dhabi foi "Milh" com o significado de sal, possivelmente referindo-se às águas salgadas do Golfo Pérsico. Alguns beduínos chamavam à cidade “Umm Dhabi”, que significa curiosamente “A mãe do Veado”, enquanto registos britânicos referem-se ao local como Abu Dhabi. Segundo alguns relatos históricos, o nome de Abu Dhabi foi usado pela primeira vez há mais de 300 anos.

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A "visão"...

Abu Dhabi abriga os escritórios mais importantes do governo federal, e é a sede do Governo dos Emirados Árabes, e aqui reside a família real de Abu Dhabi que é desde à vários anos a quem cabe nomear o presidente dos Emirados Árabes Unidos a partir de elementos dessa família. Abu Dhabi tem crescido a um ritmo impressionante tendo-se tornado numa metrópole cosmopolita, devido aos seus fartos recursos energéticos. Hoje a cidade é o centro do país, sendo o seu centro politico, industrial, cultural e comercial. Abu Dhabi gera sozinho cerca de 60% do PIB dos Emirados Árabes Unidos. Abu Dhabi tem tentado ativamente diversificar sua economia nos últimos anos através de investimentos em serviços financeiros e com uma aposta sustentada no turismo.

Abu Dhabi é uma das cidades mais caras do mundo, sendo a segunda cidade mais cara para empregados expatriados, e a 67ª cidade mais cara do mundo, segundo a revista Fortune.

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Abu Dhabi está cheia de evidências arqueológicas que apontam para civilizações aqui residentes desde o 3º milênio AC. Foram encontrados vestígios longe da cidade moderna de Abu Dhabi, mas perto da cidade de Al Ain que faz parte de Abu Dhabi. Há evidências também de civilizações junto ao monte de Hafeet (Jebel Hafeet), a segunda montanha mais alta dos Emirados Árabes Unidos e que devido à sua boa localização e quantidade de agua devido às nascentes e lagos ai existentes.

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O passado...

Inicialmente Abu Dhabi obtinha o seu rendimento fruto do negócio das perolas e da sua negociação com outros parceiros. De acordo com os especialistas, o Golfo Pérsico era a melhor localização para a “produção” de pérolas. Os mergulhadores de pérolas mergulhavam durante um minuto ou minuto e meio, e teriam que mergulhar até trinta vezes por dia. Não havia garrafas de oxigênio e qualquer outro tipo de aparelho mecânico era proibido. Os mergulhadores tinham apenas um clip em couro para tapar o nariz e luvas e pés de couro para proteger os dedos dos pés e mãos enquanto procuravam as ostras. Os mergulhadores não tinham salario e apenas recebiam uma percentagem dos ganhos da temporada.

No século 19, como resultado dos tratados de paz celebrados entre a Grã-Bretanha e os Xeques locais, a Grã-Bretanha tornou-se a influência predominante na área do Golfo Pérsico. O objetivo principal dos britânicos era proteger a rota de comércio para a Índia dos piratas. Depois de reprimida a pirataria outras influências entraram em jogo, como a necessidade estratégica dos britânicos afastarem outras potências da região. Após a sua retirada da Índia em 1947, os britânicos mantiveram sua influência em Abu Dhabi, devido ao aumento do potencial petrolífero do Golfo Pérsico.

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O futuro...

Na década de 30, como o comércio de pérolas decaiu, cresceu o interesse na possibilidade de existir petróleo na região. Em 5 de janeiro de 1936, uma empresa associada da Iraq Petroleum Company, celebrou um contrato de concessão com o governante de Abu Dhabi, o xeque Shakhbut bin Sultan al Nahyan, para explorar petróleo. Logo de seguida por uma concessão 75 anos assinada em Janeiro de 1939. No entanto, devido ao terreno deserto, a exploração no interior do país estava repleta de dificuldades pelo que decidiram investir na pesquisa marítima. Tal revelou-se uma boa aposta pois em 1958, utilizando uma plataforma de perfuração marítima, a empresa ADMA, encontrou petróleo no campo Shaif Umm a uma profundidade de cerca de 2.669 mts de profundidade.

Abu Dhabi está localizado na parte nordeste do Golfo Pérsico na Península Arábica. É em uma ilha com menos de 250 metros do continente e está ligado ao continente pelas pontes Maqta e Mussafah. Uma terceira, a ponte Sheikh Zayed, desenhada por Zaha Hadid, abriu no final de 2010. A maioria das cidades de Abu Dhabi está localizada na própria ilha, mas têm muitos subúrbios no continente, por exemplo: Khalifa City A, B e C; ou Al Bahia City A, B e C.

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e o presente!!!

Apenas 30% do Emirado é habitada, com as restantes extensões cobertas principalmente pelo deserto e por terra árida. O cultivo da terra e irrigação para a agricultura e reflorestamento levado a cabo na última década aumentou o tamanho das "áreas verdes" que agora ocupam cerca de 5% da área total, incluindo parques e plantações junto às estradas. Cerca de 1,2% da área total da terra é utilizada para a agricultura. Uma pequena parte da sua superfície é coberta por montanhas, contendo muitas grutas. Abu Dhabi tem dezenas de ilhas, a maioria pequenas e desabitadas, algumas das quais foram designadas como santuários da vida selvagem.

Abu Dhabi tem um clima quente e árido. Um céu azul pode ser esperado durante todo o ano, mas os meses de Junho a Setembro são geralmente os mais quentes e húmidos com temperaturas máximas em média acima de 35 °C. Durante este tempo, as tempestades de areia podem ocorrer de forma regular, reduzindo a visibilidade para alguns metros. Os meses de Novembro a Março são os mais frios, existindo normalmente neste período uma densa neblina.

O sistema político dos Emirados Árabes Unidos é um pouco complexo e algo confuso para nós ocidentais, já que coabitam no mesmo sistema elementos eleitos e hereditários. O Khalifa bin Zayed Al Nahyan é o governante hereditário de Abu Dhabi (EAU). Ele é filho do xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, o primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos. Seu meio-irmão, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, é o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, e exerce uma influência considerável na qualidade de Presidente da Comissão Executiva do Conselho de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das forças armadas dos Emirados Árabes Unidos.

O número total de membros do Conselho Executivo foi reduzido a 98 desde a sucessão e que agora consiste basicamente de membros proeminentes da família reinante, bem como um número de políticos respeitados. [19]

Os Emirados mantêm os seus governantes por herança que, como um grupo, formam o Conselho de Governantes dos Emirados Árabes Unidos, chefiado pelo presidente. Embora a presidência seja renovável a cada cinco anos através de um voto no conselho, o xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan ocupou a presidência desde a formação dos EAU até sua morte em novembro de 2004, e há um entendimento implícito de que o governante de Abu Dhabi seja sempre o presidente eleito, fruto da sua dimensão territorial mas também económica. A nível federal, as leis devem ser ratificadas pelo Conselho Supremo. O Conselho de Ministros constitui o poder executivo do estado. Este gabinete de 20 membros é chefiado pelo primeiro-ministro escolhido, cargo atualmente ocupado por governante de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum. O gabinete também recorre ao Conselho Nacional Federal (CNF), um órgão consultivo de 40 membros para o qual cada emirado nomeia um certo número de membros. No caso de Abu Dhabi, este é de oito. Os procedimentos para a nomeação para o CNF foram recentemente alterados, para que cada Emirado possa escolher os seus representantes através de um corpo eleitoral. Metade dos membros de cada órgão eleitoral serão selecionados pelo governante do Emirado, enquanto a outra metade será eleita diretamente pelos residentes do Emirado. Estas alterações são consideradas o primeiro passo de um amplo programa de reforma eleitoral que vai conduzir a uma maior representação a nível federal.

Arquitecturalmente falando, Abu Dhabi varia com densidade de construção diferentes consoante se trate de áreas residenciais no centro da cidade ou subúrbios. Nas áreas densas, a maioria da concentração é conseguida com construções de média e alta elevação. A construção de edifícios altos tem sido incentivada no Plano Abu Dhabi 2030, o que levará à construção de muitos novos arranha-céus ao longo da próxima década, particularmente na expansão do distrito empresarial de Abu Dhabi!

Fonte

A chegada a Abu Dhabi estava prevista para as 09:00h. Sendo o “Todos a Bordo” às 17:00h sempre achei que era uma escala demasiado curta para ver uma cidade com o tamanho de Abu Dhabi. Inclusivé estive indeciso entre a Costa e a MSC porque com o Lírica acho que era possível estar 2 dias em Abu Dhabi.

O que fazer em Abu Dhabi?

Esta questão andou algum tempo sem resposta concreta pois não sabia qual a opção a tomar. Por um lado tínhamos a hipótese e apanhar táxis entre os diversos locais (esta solução tinha a grande vantagem de ser barata), apanhar o Big Bus Tour que tem paragem mesmo junto ao porto (sendo da mesma empresa que explora o Bus no Dubai dava para comprar o bilhete em conjunto, poupando uns trocos). Como ultima opção poderíamos optar por uma excursão da Costa, sem dúvida a opção mais cara mas a mais comoda. Ponderadas as diversas opções chegamos a uma conclusão: era obrigatório visitar a Mesquita e ficar com uma panorâmica do restante. Como o Bus custava cerca de 80€ por pessoa e a excursão que visitava a Mesquita sem almoços e/ou chás no Emirates Hotel apenas 54€. Decidimos que iriamos fazer a 2 e ultima excursão com a Costa, ficando a Beatriz no Squok já que não poderia entrar na Mesquita.

O "Today" para o dia de hoje:
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Como o ponto de encontro para a excursão era apenas às 11:45h, pudemos acordar mais tarde (as meninas
agradeceram) e quando fomos tomar o pequeno-almoço já só estava aberto a secção “late breakfast” compreensivelmente com menos oferta que o pequeno-almoço regular. Curioso foi que ainda durante o nosso pequeno-almoço abriram o buffet já que como existiam excursões a sair àquela hora não teriam possibilidade de almoçar no regresso. Nota positiva para a Costa ao abrir esta exceção!

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A cidade de Abu Dhabi!

A excursão começou com a visita à ilha Sadyat, onde estão a nascer os projetos para a construção do Guggenhein, o Louvre de Abu Dhabi e outros museus. Depois passamos pela ilha de Yas, onde se encontra o Autódromo de Formula 1 Yas Marina e o Parque Ferrari World.

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O Circuito de Yas Marina é um circuito da Fórmula 1 que abriga o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Foi anunciado em 2009 e desenhado por Hermann Tilke na Yas Island, a cerca de 30 minutos da capital dos Emirados, Abu Dhabi. Foi o 2º grande prémio a ser corrido no Medio Oriente depois do Bahrain. O Circuito Yas Marina foi construído pela companhia Aldar Properties, que também construiu o parque temático Ferrari World. É considerado um dos melhores circuitos da Fórmula 1 na atualidade. Tem como curiosidades o facto de à saída das boxes ter um túnel, que passa por debaixo da pista principal; ser o circuito mais caro da Fórmula 1 e de existir literalmente no meio do circuito um hotel (Viceroy Hotels & Resorts) com vista direta para a pista de todos os quartos. Uma proposta diferente sem dúvida.

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Não tem a ver directamente com a Formula 1, mas é um A340 da Ethiad Airways com pintura especial dedicada à Formula 1

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e o hotel, simplesmente fantástico!!!
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O Ferrari World Abu Dhabi é um parque de diversões temático ligado à marca Ferrari na Ilha Yas, em Abu Dhabi. O parque está localizado debaixo de uma área de2.152.782 m² de telhado tornando-o o maior parque de diversões indoor do mundo. O Ferrari World foi oficialmente aberto em 4 de novembro de 2010. O parque temático é o lar de Fórmula Rossa, montanha-russa mais rápida do mundo que vai de 0 aos 240 km/h em 4,7 seg (segundo o nosso guia, já que na internet esse tempo está em 4,9 seg.).

Após apenas um ano de operação, o parque Ferrari World já teve que demitir mais de 100 funcionários em dezembro de 2011 e reduzir o horário de funcionamento devido à fraca procura, devido em parte ao facto do parque ainda se encontrar inacabado e às entradas caras face ao retorno (o preço do bilhete geral é de cerca de 45€).

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O telhado icónico do Ferrari World foi desenhado pelos arquitetos Benoy. É um modelo perfilado lateralmente de um Ferrari GT.
Um logotipo Ferrari adorna o telhado do edifício e mede 65 m por 48,5 m. É o maior logotipo da Ferrari que foi criado até hoje, tendo sido usadas 12,370 toneladas de aço para apoiar este telhado.

Em 20 de julho, 2010 Ferrari World anunciou os nomes de todas as atrações do dia de abertura:

• Bell'Italia - uma exposição que apresenta recriações de famosas paisagens italianas, estruturas e locais de competição. Os hóspedes podem optar por conduzir um Ferrari 250 Califórnia Spyder durante a exposição ou percorrer a pé os 570 mts de caminhos.

• Carrossel - versão da Ferrari dos tradicionais carrosséis com protótipos de carros da marca.

• Cinema Maranello - um teatro que apresenta um filme que leva os visitantes de volta à década de 1920.

• Driving with Champions - é um show interativo 3-D que mostra a vida de um engenheiro da Ferrari.

• Fiorano GT Challenge - uma montanha-russa dupla fabricada pela Maurer Söhne.

• Fórmula Rossa - uma montanha-russa lançada hidraulicamente fabricada pela empresa suíça Intamin Coaster Design. Hoje é montanha-russa mais rápida do mundo atingindo uma velocidade máxima de 240 km/h

• Galleria Ferrari - a maior galeria do mundo Ferrari fora de Maranello.
• Etc.

No seu interior pode-se comprar souvenirs nos vários pontos de venda, incluindo a maior loja da Ferrari no mundo e uma loja Ferrari capaz de criar lembranças personalizadas. A comida e bebidas têm como objetivo proporcionar uma experiência gastronómica verdadeira italiana.

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Ao lado do Ferrari World já estão a construir um parque aquatico gigantesco! Isto é uma coisa de loucos, cosntruir um parque aquatico no meio do deserto. Mas depois do Ski Dubai, nada que admirar...

Após a paragem apenas para fazer umas fotos, já que o circuito está fechado ao público e o Parque Ferrari não me atraía, dirigimo-nos até ao ponto alto da nossa excursão, a Mesquita. Pelo caminho fomos vendo edificios…

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Conhecem? Eu já tinha visto no National Geografic a sua construção!

E este?
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e este?
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Um Mall
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Até as pontes são "diferentes"!
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Até já na Mesquita!...
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 10 Abril – Abu Dhabi, EAU

Grande Mesquita Sheik Zayed (em árabe, جامع الشيخ زايد الكبير) iniciada pelo falecido Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), HH Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, que faleceu entretanto, sendo que os seus restos mortais estão lá sepultados numa urna onde permanentemente está alguém a recitar o Corão. São organizados turnos de 10 horas para o efeito.


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Possui uma biblioteca, localizada no minarete norte / leste que serve a comunidade com livros clássicos e publicações que abordam uma série de assuntos islâmicos, tais como ciências, a civilização, caligrafia, artes, moedas e inclui algumas raras publicações que datam mais de 200 anos. Como reflexo da diversidade do mundo islâmico e dos Emirados Árabes Unidos, a coleção inclui material numa ampla variedade de idiomas, incluindo Árabe, Inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e coreano.

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A construção da Grande Mesquita Sheik Zayed literalmente "une o mundo", já que usa artesãos e materiais de vários países, incluindo Itália, Alemanha, Marrocos, Índia, Turquia, Malásia, Irão, China, Reino Unido, Nova Zelândia, Grécia e Emirados Árabes Unidos, é claro. Mais de 3.000 trabalhadores e 38 empresas foram contratadas para participarem da construção da mesquita. Os materiais naturais foram escolhidos para grande parte da sua conceção e construção, devido às suas qualidades de longa duração, incluindo pedra de mármore, ouro, pedras semipreciosas, cristais e cerâmica. O projeto da Mesquita Sheikh Zayed foi inspirado na arquitetura moura, especialmente nas Mesquitas Badshahi em Lahore e a Mesquita Hassan II em Casablanca.

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A Mesquita é grande o suficiente para acomodar mais de 40.000 fiéis. O salão principal oração pode acomodar mais de 7.000 fiéis. Existem duas salas pequenas de oração, com uma capacidade de 1.500, cada, um dos quais é o salão de orações para as mulheres.

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Momento de tirar os sapatos e coloca-los num saco plastico que nos é dado para o efeito

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Existem quatro minaretes sobre os quatro cantos do pátio que se erguem cerca de 107 m de altura. O pátio, com o seu design floral, mede cerca de 17.000 m2, e é considerado o maior de mosaico de mármore do mundo.

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Pormenores dos mosaicos do chão

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A Grande Mesquita tem muitos elementos únicos e especiais: a carpete no salão principal oração é considerada o maior tapete do mundo feito no Irão e desenhado pela artista iraniana Ali Khaliqi. Este tapete mede 5.627 m2, e foi feito por cerca de 1,200-1,300 tecedoras. O peso deste tapete é de 35 ton e é predominantemente feito de lã, vinda da Nova Zelândia e do Irão. Há 2,268,000,000 nós dentro do tapete e demorou cerca de dois anos para ser concluído.

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A carpete que cobre todo o interior

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A Grande Mesquita Sheikh Zayed tem sete candeeiros importados da Alemanha que incorporam milhões de cristais Swarovski. O maior candeeiro da Mesquita é o segundo maior candeeiro conhecido dentro de uma mesquita, o terceiro maior do mundo e tem um diâmetro de 10 m e 15 m de altura.

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As piscinas ao longo das arcadas têm como objetivo refletir as colunas espetaculares da mesquita, que se tornam ainda mais gloriosas à noite. O sistema de iluminação original foi projetado pelos engenheiros para refletir as fases da lua. Lindas luzes azuladas e cinzentas são projetadas nas paredes externas para obter uma luz mais brilhante ou mais escura de acordo com a fase da lua.

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As 96 colunas na sala de oração principal são revestidas com mármore e incrustações de madrepérola, um dos poucos lugares onde se pode observar este tipo de trabalho.

Os 99 nomes (qualidades ou atributos) de Alá (Deus) estão escritos na parede Qibla em caligrafia Kufi tradicional, projetado pelo calígrafo dos Emirados Árabes Unidos Mohammed Al Tamimi Mandi. A parede Qibla também dispõe de luz de fibra ótica integrada como parte do desenho. No total, três estilos de caligrafia - Naskhi, Thuloth e Kufi - são utilizados em toda a mesquita e foram elaborados pelo referido Mohammed Al Tamimi Mandi.

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Entramos no pátio principal, que é ladeado de mármore incrustado nas colunas de pedras semipreciosas e ficámos encandeados com a luz que todo aquele branco nos impõem. No piso deste pátio foi instalado um sistema de refrigeração especial que é muito útil, já que ao termos de andar descalço poderíamos facilmente queimar os pés devido às altas temperaturas que o piso atingiria, mas desta forma permanece sempre fresco. A entrada nesta Mesquita tem uma particularidade para as mulheres, elas têm que entrar por uma porta diferente e são obrigadas a vestir a “Abaya”, uma espécie de túnica até os pés, de cor preta com um véu para cobrir a cabeça. A “Abaya” e fornecida na entrada da Mesquita, retirada de um saco vinda da lavandaria (pelo menos dizem eles!!!!) e no final é devolvida no mesmo local. Em relação aos homens, como sempre, não há grandes restrições, apenas o usar calça comprida e não usar mangas cabeadas.

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Cada detalhe é impressionante e, na minha opinião, acho que é um dos lugares que cada viajante deve visitar pelo menos uma vez na vida. Ouve alguém que comparou a visão que teve com o “Taj Mahal”, mas como não conheço o “Taj Mahal” não me alongo nas comparações. Poderia continuar a descrever as maravilhas desta mesquita, mas seguramente não conseguiria dar-lhe o crédito devido, logo sugiro a visita para que se possa admirar “in-loco” e espero que as fotos façam justiça ao local.

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Continua...
 

RuiXpto

Membro Ativo
...Continuação!

Depois de terminada a visita à Mesquita apenas teríamos mais uma paragem, seria no Marina Mall, onde poderíamos fazer compras, ou então subir ao cimo de uma torre existente no Mall e no cimo desta existe um restaurante e um café colombiano, onde a troco de uma bebida se pode usufruir de 2 coisas, uma vista maravilhosa sobre a marina e internet grátis! Nós fomos pela vista.

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Muita construção em curso

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O passeio maritimo de Abu Dhabi

Mas ainda antes de chegar ao Marina Mall pudemos apreciar pot fora o Emirates Palace Hotel, um dos hoteis mais luxuosos do mundo. Inclusivé algumas pessoas consideram-no mais luxuoso que o Burj Al Arab no Dubai. Tinhamos intenção de entrar para tirar umas fotos e para isso teria de convencer a segurança que iria ao restaurante, o que não consegui, talvez por ser meio da tarde...logo tivemos que nos contentar com umas fotos do exterior:

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Não havia como perder-se dentro do Marina Mall já que os elevadores para subir à torre eram mesmo no fundo do longo corredor principal do Mall.

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O tecto do Marina Mall a imitar uma tenda de circo

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Lá chegados, pedimos uns cappuccinos e fomos aproveitando as vistas, já que o tempo não era muito, pois apenas nos deram cerca de 35 min de tempo livre.

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Terminadas as fotos não havia sinal dos cappuccinos e quando questionado o empregado com toda a tranquilidade disse que já viriam, mas passados mais uns minutos nada, pelo que dissemos ao funcionário que era ridículo esperar tanto tempo por 2 cafés e desistimos, pelo que poupamos o dinheiro dos cappuccinos que não eram nada baratos.

Já a caminho do autocarro, a minha esposa vê uns bolos numa pastelaria francesa que tinham um ótimo aspeto e como estas coisas dos desejos das gravidas são para levar a sério, toca a ir comprar, mas como não tinha Dinares tive que pagar em EUR ou USD. A menina preferiu os USD e levou-me a modica quantia de 15 USD por uma fatia de bolo que em Portugal custaria no máximo 1-2€. Isto de vida de rico, não é fácil!!!!

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O Marina Mall

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A construção definitivamente não está em crise para estes lados

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Lá regressamos ao Favolosa e à companhia da Beatriz que ficara no Squok toda contente a fazer desejos e outras coisas de jardim-de-infância.

Não assistimos à partida do Favolosa, já que a excursão atrasou e estavam apenas à nossa espera para partir rumo a Khasab, pelo que apenas tivemos que preparar-nos para a noite que se aproximava.

Hoje o espetáculo era mais cedo porque havia o Cocktail do Costa Club, e intitulava-se “I have a Dream!”, um espetáculo feito por membros da tripulação a quem foi dada a oportunidade de mostrar os seus atributos aos passageiros. Pode-se questionar a qualidade de um espetáculo destes e se não será mau para a empresa apresentar algumas atuações que não têm muita qualidade, mas acho que até é engraçado dar a oportunidade por exemplo a um camareiro de cantar uma música ou apresentar uma coreografia de dança.

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O Cocktail Costa Club, um Cocktail específico para quem já é membro do Costa Club, sem nada de especial a salientar. Apenas oportunidade para o Comandante fazer mais um discurso!

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O tema do jantar de hoje era Italiano e oportunidade para mais uma vez os empregados darem um autêntico show desta vez com a colaboração de algumas passageiras.

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Nos bares tínhamos a eleição do Mister Costa Favolosa, mas os candidatos eram fraquinhos, por isso recolhemos ao camarote para descansar.

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Mas antes fizemos um desvio:
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Até amanha em Khasab…
 

RuiXpto

Membro Ativo
Dia 11 Abril – Khasab, Oman

Khasab (em árabe, خصب) é uma cidade num enclave de Oman. É a capital da península de Musandam. Khasab está localizada a 500 quilômetros de Muscat e é apelidada de "Noruega da Arábia" devido aos seus Fiordes. O porto natural serviu de abrigo desde há muito a navegadores que por aqui passam e fogem dos mares difíceis que por vezes aqui existem. Ao contrário de muitas cidades que foram construídas em terrenos elevados para permitirem a sua defesa, Khasab foi concebida como um ponto de apoio para fornecimento de tâmaras e água potável para os navios portugueses que navegavam através do estreito.

O acesso à área por terra era virtualmente impossível até que uma estrada costeira foi construída recentemente, permitindo acesso rápido a partir dos Emirados Árabes Unidos. Khasab tornou-se assim um destino popular para fim-de-semana as pessoas que vivem nos Emirados. A nova estrada também dá acesso à vila de Tawi, onde desenhos pré-históricos de barcos, animais e guerreiros pode ser vistos em gravações efetuadas nas rochas.

Khasab tem uma posição de negociação estratégica, depende da sua proximidade com o Irão. Do Irão vêm ovelhas e cabras para o porto local, de onde os animais são expedidos para os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita através de camiões. Na viagem de retorno à República Islâmica do Irão, os marinheiros carregam os barcos com produtos eletrônicos e cigarros americanos, chegando a Khasab depois do nascer do sol e saindo antes do pôr-do-sol para contornar as leis de imigração de Oman. Uma vez que, segundo as leis iranianas o comércio externo é ilegal, os contrabandistas têm de evitar a guarda costeira da República Islâmica do Irão, bem como todos os outros navios que navegam nas águas agitadas do estreito de Ormuz. A travessia é perigosa uma vez que as pequenas lanchas, empilhadas com o gado ou com as inúmeras caixas têm de evitar o caminho das dezenas de petroleiros que passam através do Estreito, em ambas as direções. O recente aumentar das sanções dos Estados Unidos contra o Irão tem aumentado consideravelmente o volume de contrabando feito através Khasab.

O "Today" para o dia de hoje:
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A chegada a Khasab deu-se bem cedo e nesta escala não havia dúvidas sobre o que fazer, Passeio em dhow para ver os golfinhos, ainda mais depois de ter visto das fotos da Ilda, que me aguçaram ainda mais o apetite.

Ainda ponderamos fazer este passeio com a Costa, já que ainda nos passou pela cabeça que os dhows disponíveis no porto não cumprissem os nossos mínimos de segurança, até pela existência de um bebé a caminho. Mas os preços pedidos pela Costa eram “escandalosos” face às informações que eu tinha. Em boa hora o fizemos, pois apenas pagamos 60 USD por um passeio de cerca de 4 horas, enquanto na excursão organizada pela Costa teríamos que pagar quase o triplo.

Estava a contar em regatear os preços do passeio, já que tinha lido na internet que o preço variava com a capacidade negocial do cliente e do número de passageiros. Tal não aconteceu já que assim que desembarcamos dirigimo-nos ao local onde estavam localizados os dhows e fomos logo abordados por um local, já com alguma idade, que nos perguntou se queríamos fazer um passeio. Ainda hesitei em aceitar logo, mas olhei à volta e apenas vi um barco a recolher passageiros, todos eles saídos do Costa Favolosa, logo não havia concorrência, pelo que não valia a pena estar a regatear o preço!

Entramos no pequeno barco típico, com o convés todo coberto por carpetes que ocupavam a totalidade do espaço disponível e o “teto” era em tecido que proporcionava uma sombra extremamente agradável face ao calor que já se verificava àquela hora. Fomos convidados a sentar nas almofadas que estavam colocadas nas laterais do barco. Esperaram até a lotação do dhow ficar composta e assim que nós arrancamos, outro dhow ocupou o nosso lugar, o que deu a entender que existe alguma organização que controla a oferta para não haver desfasamentos nos preços.

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O nosso transporte

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Vista do Favolosa

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O nosso "reforço" alimentar

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O teto e o "interior" do nosso dhow

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Estava tudo ainda muito calmo àquela hora da manha, a confusão viria mais tarde.

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As minhas princesas...

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Finalmente aproximava-mos das escarpas montanhosas de Khasab

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São patos ou algum aninal desse tipo, desculpem-me o desconhecimento

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O nosso dhow levava cerca de 20 passageiros, podendo considerar-se um barco pequeno, enquanto os dhows utilizados na excursão da Costa eram maiores, com 2 andares e com uma lotação de cerca de 100 pessoas, segundo nos contaram os nossos companheiros de viagem, que fizeram todas as excursões com a Costa Cruzeiros. Sendo que na hora do aparecimento dos golfinhos se gerou alguma confusão.

O passeio foi muito agradável pois assim que chegamos ao fiorde os golfinhos deram logo sinal de vida e como fomos os primeiros a sair do porto estivemos algum tempo sozinhos a disfrutar dos golfinhos.

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Não vimos saltos nem muita interação, ao contrário do que esperávamos, apenas os vimos a nadar calmamente junto ao barco.

No entanto, assim que chegaram outros dhows tornou-se uma “caça” ao golfinho, sendo que assim que aparecia um grupo de golfinhos, todos os barcos aceleravam em potência máxima até eles, que claro mergulhavam e apareciam à superfície num outro local. É o problema do turismo quando se torna desenfreado!

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Depois de algum tempo no jogo de caça ao golfinho, tomamos a direção do interior do fiorde, mais propriamente da “Ilha do telégrafo”, onde iriamos lançar fundear e quem o quisesse podia nadar um pouco naquelas águas maravilhosas, mas mais frias do que esperávamos! A ilha foi um antigo posto de transmissão de telégrafo dos ingleses durante o seculo 19, que foi abandonada em 1870 e que hoje apenas restam as suas ruinas. É um local muito frequentado pelos turistas, para nadar à sua volta, e aproveitar as excelentes condições que esta tem para a prática do snorkel.

Ainda antes de lá chegar foi-me oferecido um chá que, apesar do receio inicial, soube muito bem. Preferia algo com mais teor alcoolico, mas temos que respeitar a abstinencia de alcool por parte dos muçulmanos :sick: :sick: :sick: . Não sabem o que perdem :evil: :evil: :evil:

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Já preparado para o mergulho ;) ;) ;)

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A ilha do telegrafo

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A experiência de nadar nas águas do fiorde foi muito agradável e apesar de a água não estar muito quente, era seguramente muito mais quente que a água do mar aqui no norte, nomeadamente na praia de Espinho.

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Após o banho regressamos ao porto muito calmamente disfrutando das belas paisagens que o fiorde nos proporcionava:

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Este peixe seria o almoço de alguém

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Já de seguida o regresso ao Favolosa...
 

RuiXpto

Membro Ativo
Ora então vamos lá regressar ao Favolosa...

Dia 11 Abril – Khasab, Oman

O regresso ao Favolosa, foi feito cerca das 13:00h e o almoço foi no restaurante à carta, como hábito:

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A cerveja que eu pedi emprestada para tirar a foto ;) ;) ;)

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Após o almoço, a tarde foi passada na piscina ora saboreando umas bebidas ora dando uns mergulhos na piscina, apesar do excesso de cloro que as mesmas tinham e que me provocavam algum desconforto, mas segundo o que me foi dito com tanta gente a utiliza-las por razões de higiene tem que ser mesmo assim.

Fomos apreciando as lanchas a serem carregadas com destino ao Irão! Se não fosse a Ildika não fazia a minima ideia do que estavam a fazer. Obrigado Ilda pela dica.
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Entretanto partimos rumo ao Dubai:

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Khasab ficava para trás

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Sem alcool, acreditem!!!

A noite era de Gala de Despedida, pelo que demoramos um pouco mais tempo a preparar-nos para o espetáculo, que hoje era “Ice & Fire”, um espetáculo que incluía patinadores de gelo e os tradicionais bailarinos.

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Ainda tinhamos algum tempo por isso fomos beber qualquer coisa, efeitos do tudo incluido...
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No restaurante tivemos direito a menu especial e à tradicional despedida da tripulação da cozinha e empregados do restaurante. A despedida teve lugar esta noite, pois a próxima seria já no Dubai, de onde o Favolosa já não sairia e a noite seria aproveitada por muitos passageiros para efetuarem excursões que incluíam jantar e não estariam a bordo do navio no dia seguinte.

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A despedida dos empregados do restaurante:
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O nosso "waiter", um peruano muito simpatico do qual não me recordo o nome:
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Após o jantar ficamos na conversa com os nossos companheiros de mesa e quando demos conta a hora já ia adiantada e decidimos regressar ao camarote pois chegaríamos ao Dubai às 08:00h da manha, e tínhamos grandes planos para o dia seguinte.

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Mas depois lembrei-me que era noite de buffet magnifico, pelo que decidi sair do camarote e tirar umas fotos, poucas porque isto de buffets magnificos com o tempo perde o encanto. Fome não tinha e as fotos tambem são sempre iguais...

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Amanha, regressamos ao Dubai…
 

André Gomes

Membro Conhecido
Tou a adorar e de boca aberta :D

so por ter estado no circuito de abu dhabi :boxing:

só uma coisa as fotos até ao dia 9 não dão para ver...
 
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