Novidades

Dinheiro a levar

LINX

Membro Novo
Boa noite pessoal

Vou brevemente a Cuba (mês que vem) ihihih
Gostaria que partilhassem comigo o vosso conhecimento de quem viajou recentemente: devo levar euros ou dólares? (já ouvi as duas versões).
Parto do princípio que CUC's só se obtêm lá, certo?

Vou estar 2 dias em Havana (Iberostar) e 5 em Varadero (IB Varadero).

Saudações
 

Kufrua

Membro Conhecido
Não sei como funciona em Cuba, mas estive a uns meses em Punta Cana e nunca mais me enganam, a partir de agora é sempre dólares. Já tinha feito algumas viagens e nunca tinha sentido tanto o cambio. Para eles era 10 euros ou 10 dólares, em quantias pequenas ainda passa, agora pedirem-me 250 euros ou 250 dólares foi um roubo. Mas aguarde por alguém que já tenha estado em Cuba e que possa ajudar melhor que eu.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola
Eu vou para Cuba também o mês que vem :) e tenho trocado e-mails com o Boris que é guia turístico, ele disse-me que dolares nem vale a pena levar não aceitam, aceitam melhor os €€ euros que podemos trocar la nas casas de cambio ou nos hotéis.
Inclusive ele ate disse para pagar a ele como guia prefere euros.
Mas temos o membro @Nuno Gomes que chegou esta semana de Cuba que diga como correu a troca dos € euros.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Boas,
Eu levei euros e cambiei no hotel. Tenho consciência que no aeroporto compensa, mas depois de 9h de viagem, 2h à espera das malas, ficar mais uns largos minutos na extensa fila para cambiar não me cativou.
No hotel a taxa de câmbio estava 1€ - 1.06 CUC, no aeroporto não vi a taxa, mas numa aplicação do tlm antes de sair de Madrid vi que 1€ dava 1.16 CUC.
No hotel faziam a conversão de CUC para euro, mas cobram uma taxa de 12%, por isso aconselho a não trocar muito dinheiro de uma só vez. Não sei se é verdade ou não mas a funcionária do hotel disse que a taxa era maior no aeroporto.
 

andremarques

Membro Ativo
Portanto ou se paga tudo em euros e esquecemos a taxa de câmbio e paga-se tudo na proporção de 1€ - 1 cuc. Que para quantias pequenas não faz assim tanta diferença, mas se for valores mais altos aí já vale a pena o câmbio, se bem que se tem de ter atenção para que no fim da viagem não sobrem muitos cucs porque depois não vale a pena trocar . Também não vale a pena guardar para uma viagem futura porque com o levantamento do embargo americano a chegar ao fim, o país vai sofrer grandes alterações e muito possivelmente o cuc vai deixar de existir porque deixa de fazer sentido haver uma moeda só para estrangeiros. As transacções vao passar a ser feitas ou em pesos cubanos ou em dólares ou euros, a semelhança do que já acontece nos outros países das caraíbas
 

lcardoso

Membro Conhecido
Boa tarde a todos , já que a informaçao está um pouco confusa expliquem-me por favor;

Dolares leva-se sim ou não ?
Dolares Americanos é que aqui falam muito em CUC (1moeda cubana)
Paga-se taxa na saída ?


Bons passeios
 
Última edição por um moderador:

andremarques

Membro Ativo
Boas, acabadinho de regressar de Cuba.
Dólares americanos pode levar, até pode pagar em euros, mas se quiser comprar artigos locais é melhor ter cuc.
Pode fazer câmbios tanto nos hotéis como no aeroporto. Não há comissões, por isso pode ir trocando à medida que for necessário.
Não se paga taxa de saída.
Levem roupa que já não queiram, e outros produtos como sabonetes, pasta dentes lapiz , artigos de crianças para dar aos locais. Eles vão agradecer e oferecem algo em troca.
 

Débora Santos

Membro Ativo
Não é complicado. Leve Euros e troque em qualquer CADECA (casa oficial de câmbio) e assim não paga a taxa do hotel, depois de ter CUC's na mão, troque alguns destes por CUP's e ainda pode usufruir de alguma coisas mais baratas ex: alguma comida de rua, transportes públicos em Havana, etc...
 
Top