Novidades

Dinheiro a levar para o México

MárciaF

Membro
Bom dia malta.
Peço desculpa se repito este tópico, procurei aqui no fórum e não encontrei resposta a esta minha dúvida.

Sabem-me dizer até que valor (€) poderemos levar connosco no voo Lisboa-México?
Ou se é tranquilo por exemplo levar 500€/1.000€ em notas?
Pergunto isto, porque pode ter alguma implicação nos aeroportos.

Obrigada pela ajuda.
Continuação de boas viagens.
 

Lady_R

Membro Conhecido
México

"Os viajantes podem entrar no México trazendo o montante máximo equivalente a 10.000 dólares ou cheques de viagem, sem obrigação de declarar."

Atenção é se levarem mercadorias daqui, tipo lembranças para alguém ou coisas para distribuir; há um limite de valor, acho que 300 dólares, e só permitem a entrada de 2 garrafas de vinho ou licor:

"Os viajantes não podem importar produtos ou derivados lácteos e de carne, existindo o limite de duas garrafas de vinho ou licor por pessoa. As autoridades aduaneiras do aeroporto realizam controlos meticulosos da bagagem à chegada ao México"
 

MárciaF

Membro
México

"Os viajantes podem entrar no México trazendo o montante máximo equivalente a 10.000 dólares ou cheques de viagem, sem obrigação de declarar."

Atenção é se levarem mercadorias daqui, tipo lembranças para alguém ou coisas para distribuir; há um limite de valor, acho que 300 dólares, e só permitem a entrada de 2 garrafas de vinho ou licor:

"Os viajantes não podem importar produtos ou derivados lácteos e de carne, existindo o limite de duas garrafas de vinho ou licor por pessoa. As autoridades aduaneiras do aeroporto realizam controlos meticulosos da bagagem à chegada ao México"
Obrigada pela informação; )
 
Última edição por um moderador:

VEP

Membro
Boa noite,

A propósito de dinheiro, e abordando o tema "propinas", sendo que é costume no México, quais são os valores que rondam normalmente? Pergunto porque nunca estive num sitio onde tivesse a "propina" como costume... E não quero insultar ninguém lol... Não tenho mesmo ideia nenhuma... Obrigado

VEP
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Não tenho por costume dar "propinas", mas pelo que já em várias viagens, não existe um valor, o pessoal dá 1/2 dólares.
 

duke

Membro Conhecido
Boa noite,

A propósito de dinheiro, e abordando o tema "propinas", sendo que é costume no México, quais são os valores que rondam normalmente? Pergunto porque nunca estive num sitio onde tivesse a "propina" como costume... E não quero insultar ninguém lol... Não tenho mesmo ideia nenhuma... Obrigado

VEP
É assim, ninguém é obrigado a dar gorjetas, dás se quiseres ou se achares que a pessoa merece.
Normalmente levo alguns dólares em notas de 1 dolar para dar...é que o tratamento é diferente quando dás gorjeta.
Os americanos tem a cultura da gorjeta e quando lá estão dão sempre, logo os mexicanos estão habituados a isso e dão mais atenção a quem lhes dá.
Eu dáva 1$, por vezes dáva 2$.
 
  • Gostar
Reações: VEP

rum

Membro Conhecido
Bom, isto é um bocado off topic mas cá vai.

Os Mexicanos estão à espera da propina não que faça parte da cultura deles ou dos Americanos mas porque historicamente faz parte dos contratos colectivos de trabalho e sobre as quais, se não estou em erro, não são cobrados impostos. Há a propinas obrigatórias e a as facultativas. Na industria hoteleira do Yucatão na generalidade os empregados recebem o ordenado mínimo e está instituído por lei que deverá ser deixado 10% do valor da despesa. Ora dentro dos resorts com não há valores envolvidos não há a tal obrigatoriedade das propinas obrigatórias (que são descriminadas as facturas) e estão acauteladas no preço que cada cliente paga na sua estadia. Há depois as propinas voluntárias que se fixam nos 10% no caso dos restaurantes e pode subir em função da qualidade do dito restaurante. E as propinas são ou eram obrigatórias porque se agora há ordenados mínimos em tempos não havia ordenados, os empregadores contratavam os empregados e o trabalho deles era pago pela propina... Actualmente nas gasolineiras na generalidade os empregados que colocam o combustível, limpam os para brisas e fazem 30 por uma linha fazem trabalho "voluntário" e vivem das propinas a troco de um posto de "trabalho"... os tais 10%. Por isso dentro dos resorts no esquema tudo incluído, propina não é problema a não ser que tenhas um serviço do outro mundo e queiras ser generoso.
 
  • Gostar
Reações: VEP

Rui Araujo

Membro Conhecido
Existem pessoas que não tem direito a propina, a começar no representante da operadora. Agora um empregado do hotel, que nos presta um serviço deve ter , até porque vamos ser muito melhor servidos.
Nos hotéis de luxo, mas luxo mesmo o serviço é sempre 5* e os empregados irão sempre fazer o seu melhor quer as pessoas dêem gorjeta ou não. Mas a maiorias dos resorts não são de luxo apesar de terem as 5* (lembro por ex. no Riu Cancun até ser passada a folha de avaliação , que acho que era quinta , tínhamos um serviço excelente, depois disso o staff desaparecia, em especial o da praia) , logo dar uma gorjeta a quem nos serve no bar , a mesa ao almoço e ao jantar é uma garantia que vamos ter sempre um serviço de qualidade, rápido e de bebidas com melhor qualidade (a primeira vez que fui ao México fiquei no ME Cancun , de excelente qualidade e serviço , mas como conhecemos um grupo de Americanos e Canadianos estávamos todos a beber no bar até que no fim da noite eles resolveram dar a gorjeta , rapidamente um grupo de 10 ou 12 reuniu ali $150 a $200 dollars , a empregada ficou tão emocionada que quase chorava , portanto a partir dai sempre que nos sentávamos a uma mesa a bebida chegava mesmo ser a ter pedido )
Fora do resort a propina já vem incluída na conta e é entre 10 ou 15% do valor da mesma . Não me lembro de dar propina a não ser num restaurante e no Mandala , mas porque nos deram uma mesa.
Reparem que sempre que se vai a uma restaurante bar ou café e-nos "atribuído" um empregado que vai sempre tomar nota dos nossos pedidos , ou seja uma espécie de serviço personalizado, ora se esse serviço é bom vale a pena recompensar se for mau nem pensar. Pensem nisso na próxima vez que por aqui em Portugal estiverem meia hora a espera que nos tragam um café ou uma bebida e por um empregado com cara de poucos amigos.
 
Top