Novidades

DICAS ESSÊNCIAIS ROMA

sarap

Membro Ativo
Eheh!
Também já me calhou e só foi pena o frio que se fazia sentir (estavamos em Fevereiro...), senão tinha sido bem mais agradável! ;)

Tati84, no caso de não fazer muita questão em passar a noite no aeroporto e visto que o alojamento já está pago, também há sempre a opção de ir de taxi para o aeroporto! Pede na recepção do seu hotel para chamarem um taxi para a hora pretendida e siga! (claro que terá os seus custos...!) Ou então, os recepcionistas também lhe poderão dar uma alternativa para chegar ao aeroporto às horas pretendidas! ;)
 
Ola boa tarde, tenho em mente viagem a roma do no inicio do proximo mes de agosto, e como tal tenho andado a ver tudo o que seja promenor que me possa ajudar e aqui pelo forum tambem, reparei agora que falaram num "RomaPass" que julgo ser sinonimo do meu "RedPass" em que pago x e tenho acesso a todos os jogos do meu clube, neste caso devo pagar X e ter acesso gratuito aos monumentos, é assim que funciona?

podem dar uma umas dicas sobre esse cartão

Obrigado

cumprimentos
 

sarap

Membro Ativo
Olá Ricardo,

Tal como a Janica começou por escrever no primeiro post deste tópico, o Roma Pass é válido por três dias, dá direito às duas primeiras entradas desta lista e descontos nos restantes monumentos e transportes gratuitos durante os três dias, pelo preço de 30€.
Mais alguma dúvida é só dizeres! :)

Sarap
 
Olá Ricardo,

Tal como a Janica começou por escrever no primeiro post deste tópico, o Roma Pass é válido por três dias, dá direito às duas primeiras entradas desta lista e descontos nos restantes monumentos e transportes gratuitos durante os três dias, pelo preço de 30€.
Mais alguma dúvida é só dizeres! :)

Sarap
vou de 1 a 7 de agosto (quarta a quarta) deve compensar me bastante então!

onde o posso adquirir, é só lá?

cumprimentos e obrigado
 

Zed

Membro Novo
vou de 1 a 7 de agosto (quarta a quarta) deve compensar me bastante então!

onde o posso adquirir, é só lá?

cumprimentos e obrigado
Boas!

Se tu vais la estar 7 dias o Roma pass é te util claro, mas atenção que apenas tem a validade de 3 dias!
Todas as Informações sobre o RomaPass estão aqui. Inclusivé os locais onde podes comprar. Se vais de avião em qualquer um dos 3 aeroportos, tens pontos de venda.
Tambem podes adquirir pela net, mas tens que o levantar lá! Portanto o melhor talvez seja comprares mesmo no aeroporto. É o que eu vou fazer dia 1, logo que aterre :)
 

sarap

Membro Ativo
Vi agora o teu perfil, e reparei que tens menos de 25 anos, lol, que também é o meu caso, e quando eu fui a Roma o RomaPass não estava disponível, e em montes de sítios as entradas são mais baratas para quem tem menos de 25 anos e é cidadão da União Europeia. Tenho na minha assinatura o link directo para o report de Roma, e lá tenho escrito alguns dos descontos que tive por beneficiar dessa condição ;)

By the way, podes comprar o RomaPass nos Pontos de Informação Turística, já em terras italianas (segue aqui a lista, sendo que o PIT do aeroporto acaba por ser mais prático..) ou online!

De qualquer maneira, e tendo em conta que vais ficar uns bons dias em Roma, tens também a opção dos passes para os transportes:


BIT - Integrated Time Ticket = 1.00€
Bilhete individual válido durante 75 minutos após validação.

BIG - Integrated daily Ticket = 4.00€
Bilhete individual válido até ás 23h59m do dia da validação.

BTI - Integrated Tourit Ticket = 11.00€
Bilhete Individual válido por 3 dias

CIS - Integrated Weekly Ticket - 16.00€
Bilhete individual válido por 7 dias

Podes sempre consultar o site da ATAC - Site Oficial dos Transportes Públicos de Roma , para conferir se os preços continuam estes e mais info's! ;)
 
Vi agora o teu perfil, e reparei que tens menos de 25 anos, lol, que também é o meu caso, e quando eu fui a Roma o RomaPass não estava disponível, e em montes de sítios as entradas são mais baratas para quem tem menos de 25 anos e é cidadão da União Europeia. Tenho na minha assinatura o link directo para o report de Roma, e lá tenho escrito alguns dos descontos que tive por beneficiar dessa condição ;)

By the way, podes comprar o RomaPass nos Pontos de Informação Turística, já em terras italianas (segue aqui a lista, sendo que o PIT do aeroporto acaba por ser mais prático..) ou online!

De qualquer maneira, e tendo em conta que vais ficar uns bons dias em Roma, tens também a opção dos passes para os transportes:


BIT - Integrated Time Ticket = 1.00€
Bilhete individual válido durante 75 minutos após validação.

BIG - Integrated daily Ticket = 4.00€
Bilhete individual válido até ás 23h59m do dia da validação.

BTI - Integrated Tourit Ticket = 11.00€
Bilhete Individual válido por 3 dias

CIS - Integrated Weekly Ticket - 16.00€
Bilhete individual válido por 7 dias

Podes sempre consultar o site da ATAC - Site Oficial dos Transportes Públicos de Roma , para conferir se os preços continuam estes e mais info's! ;)
Julgo que vou optar por esse da uma semana, ja que é o tempo que vou la estar, vou de 1 a 8 , enganei me e disse 1 a 7!

Obrigado pela ajuda cumprimentos
 

tati84

Membro Novo
Pois se já está paga é que é mais chato :X
O primeiro transfer por essa companhia é as 5h, chega as 5:50 ao aeroporto. Mas pode vir a ser muito apertado, em caso de atrasos ou imponderáveis...
Outra companhia de autocarros, a Terravision, a principal operadora nos aeroportos de Roma, tem um bus mais cedo. Aqui fica a timetable:
http://www.terravisi...o_timetable.pdf
Sai as 4:40 do centro de roma e chega as 5:28 ao aeroporto. Talvez esse já sirva os teus interesses :)
obrigadão...ainda estou um pouco indecisa sobre dormir no aeroporto ou apanhar este da terravision...mas também posso decidir lá,pelo menos agora já sei que existe este autocarro :D
obrigada pela sua ajuda,vou agora dia 16 e volto dia 20,se precisar de algumas informaçoes antes de ir é só dizer que ainda estará tudo fresquinho na minha memoria ;)
 

tati84

Membro Novo
Olá,

Eu tive esse mesmo dilema, mas tive a sorte das portas de check in abrirem as 6.55 e sempre tive mais "espaço de manobra", lol. Inicialmente tínhamos pensado em apanhar o comboio regional, mas depois como era necessário trocar do metro para o comboio e como a hora era demasiado matinal, e não tínhamos muitas certezas de que poderia correr bem ou não, acabámos por ir no comboio Leonard Express. Ainda assim, tivemos que apanhar o metro, que abre às 5.30 am para chegarmos até Termini e só depois o Leonard Express. Aquitem os horários dos comboios Termini - Fiumicino! (no caso de não dar mesmo, dormir no aerporto é sempre uma boa opção, eheh! :D)

P.S. No caso do link para os horários dos comboios Termini-Fiumicino não estar a funcionar, faça uma pesquisa no google por " termini fiumicino orari " e depois é o primeiro resultado que aparecer, site: trenitalia ;)

Mais alguma dúvida, é só dizer!
olá,agora pelo menos já sei que tenho mais opçoes do que a de dormir no aeroporto :) acho que até tenho sorte em estar perto de termini,assim estou perto destes transportes todos...obrigada pela dica dos horários e se tiver que dormir no aeroporto não há-de ser grave,sempre é uma experiencia nova :D
 

Zed

Membro Novo
obrigadão...ainda estou um pouco indecisa sobre dormir no aeroporto ou apanhar este da terravision...mas também posso decidir lá,pelo menos agora já sei que existe este autocarro :D
obrigada pela sua ajuda,vou agora dia 16 e volto dia 20,se precisar de algumas informaçoes antes de ir é só dizer que ainda estará tudo fresquinho na minha memoria ;)
Obrigado!

Como vai brevemente, com certeza poderá dar conselhos "fresquinhos".
Um report talvez até :)

Boa viagem
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Li o tópico completo bem como vários reports e continuo com algumas duvidas.

O meu voo será para o aeroporto de ciampino, já vi que existe um autocarro para o centro, alguem já o usou e pode dar feedback?

Em relação à localização do hotel estou bastante indeciso, qual é a melhor localização? já vi alguns porreiros mas ficam perto da zona de Termini que pelos vistos não é a melhor, podem sugerir um hotel bem localizado e com boa relação qualidade - preço?

Obrigado
 

Zed

Membro Novo
Olá,

Li o tópico completo bem como vários reports e continuo com algumas duvidas.

O meu voo será para o aeroporto de ciampino, já vi que existe um autocarro para o centro, alguem já o usou e pode dar feedback?

Em relação à localização do hotel estou bastante indeciso, qual é a melhor localização? já vi alguns porreiros mas ficam perto da zona de Termini que pelos vistos não é a melhor, podem sugerir um hotel bem localizado e com boa relação qualidade - preço?

Obrigado
Boas!

Estive em Roma este mes e utilizei um desses autocarros. Não tem nada que saber. Sais do voo, e tens logo milhoes de bancas e publicidade a oferecer viagens de bus para o centro de Roma (Estação Termini). Custam 4€, é só comprares e entrares num dos autocarros que estão no parque de estacionamento à saida do aeroporto (aquilo é muito pequeno, sais do aeroporto e tas no parque e ves logo os autocarros ;))

Em Roma: eu fiquei na zona da estação. O nosso hotel era muito porreiro e a cerca de 400m da estação.
Sim o ambiente na estação é "esquesito", mas se fores a ver é "ambiente de estação de comboios/bus" igual a qualquer outra parte do mundo! Não saimos muito à noite, por estarmos estafados, e porque o ambiente em torno da estação não era o melhor, mas sempre que saimos, fomos por Termini e nunca tivemos qualquer problema...

Cumprimentos
 

André Almeida

Membro Novo
Olá pessoal, amanha lá vou para Roma e tive o dia de ontem a planear +- o itenerário e gostaria que me dessem o vosso feedback ;)

https://docs.google....J4b2pMQ3c#gid=0

Há algo que vocês mudassem? Há algo imperdível que não está no itinerário, alguma coisa que achem que não vale a pena? E a nível de tempo, acham que dará para visitar tudo no dia indicado?

No primeiro dia, devo chegar ao hotel as 14h e estou a fazer conta de lá para mais tarde 17h chegar ao panteão, acham que 1h30 é tempo mais que suficiente para ver o que o panteão tem para nos oferecer?

Uma outra dúvida, como são os italianos face ao inglês? Inglês pode-se dizer que sei desenrascar-me bastante bem, italiano sempre me pareceu algo confuso, são eles recepctivos a comunicar em inglês?

Outra questão, há alguma rede wi-fi gratuita pela cidade (pode ser útil para consultar informações para novos locais a visitar se sobrar tempo)
 

jotaele

Membro Novo
André, não precisa de tanto tempo para o Panteão.

Recomendo ir primeiro ao Fórum por causa do calor. Não há sombras pelo que convém apanhar a frescura da manhã. No Palatino já há árvores, por isso pode entrar pelo Fórum, ver e depois continuar. Depois de tarde o Coliseu. Eu recomendo também as visitas guiadas (em espanhol, porque não há em português) ao Fórum e ao Coliseu porque ajuda a compreender melhor as ruínas.

Poder ir ao Castel Sant'Angelo de noite, há uma abertura especial de verão. É mais cara (€10), mas abre zonas normalmente não disponíveis durante o dia.

Catacumbas há várias, cuidado porque algumas fecham às terça, outras às quartas...

Em relação à comunicação: fale espanhol ou portunhol, eles entendem! Aliás, são os próprios italianos que nos abordam em espanhol, falam bem a língua. São todas línguas latinas, na minha opinião não faz sentido ir para línguas do Norte da Europa.

O Museu do Vaticano demora uma manhã ou tarde... A Basílica se quiser subir à Cúpula, idem.

Há várias redes wi-fi gratuitas, mas eles pedem para se registar... acabei por não usar.
 

André Almeida

Membro Novo
Ok obrigado pela ajuda...

Mas só mais uma questão... se for ao castello sant'Angelo há noite fico com uma manhã livre (tenho marcado vaticano Às 14h), o que recomendas para essa manhã?
 

jotaele

Membro Novo
Nessa manhã, pode ser a Basílica de São Pedro, por exemplo. É o que está mais perto na zona. Convém ir bem cedo. Subir à Cúpula vale pela experiência, há vistas melhores.

Outra coisa: os Museus Capitolinos levam uma manhã ou tarde, duvido que consigas fazer tudo no mesmo dia do Fórum+Coliseu+Palatino.

E aproveita também para incluir algumas igrejas no percurso.

Ainda em relação à comunicação, não esperes muita simpatia dos romanos. Achei as pessoas que trabalham no setor do turismo da cidade bruscas e antipáticas, isto na sua generalidade.
 

Zed

Membro Novo
Ainda em relação à comunicação, não esperes muita simpatia dos romanos. Achei as pessoas que trabalham no setor do turismo da cidade bruscas e antipáticas, isto na sua generalidade.
Totalmente! Já me tinham dito e eu não tinha acreditado...mas provou-se totalmente. Por exemplo, nos autocarros tens papeis, escritos à mão, a dizer "no informations"! A pior coisa de Roma definitivamente :\
 
Eu não tive razão de queixa...pior foi mesmo em Milão... em Roma até o senhor do autocarro nos disse qual a nossa saída...não generalizem e tentem compreender, uma das cidades do mundo com mais visitantes, imaginem terem de dar informações todos os dias, enquanto estão preocupados com a vossa vida...
Para quem quiser entrar no coliseu e afins, aconselho que façam o download dos guias audio (gratuitos) que se encontram pela net, vale bem a pena e sempre poupam uns trocos...
 

JeJe

Membro Novo
Boa tarde,
Antes de mais parabens por este autentico serviço público de informacoes e partilha.
Estou a pensar ir a Roma, proximamente.
Estive a pesquisar hotéis na net, e apareceu um que me agradou. Fica na zona do Coliseu e Fórum.
Acham a zona segura ? E para visitar Roma a pé? Pela informação que o site disponibiliza parece que fica a cerca de 10/15 minutos de quase todas as atracções.
Preocupa-me a zona, para saber se será seguro passear à noite, tipo ir jantar e regressar a pé ao hotel.
Obrigado pela atenção que possam dispensar.
 
Top