Novidades

Dicas úteis para Roma, Florença e Veneza

luarte

Membro Novo
Antes de mais quero agradecer aos membros do portal pela preciosa ajuda que aqui dão com os seus testemunhos. Graças aos vários tópicos que fui lendo pude reunir informação muito útil para a organização da minha viagem.

Como forma de agradecimento deixo também aqui algumas dicas que poderão ser úteis a outros.

Dicas para Roma:

  • Os carros não param nas passadeiras onde não existem semáforos. São os peões que têm de se atirar à estrada e rezar para que os automobilistas não os passem a ferro.
  • Em Junho Roma estava sob um calor abrasador, por isso preparem-se nos meses quentes...
  • O Roma Pass custa atualmente 34 euros. Comprei no posto de turismo do aeroporto sem filas. No meu caso acabou por não compensar muito, porque não andei assim tanto de transportes (metro). Utilizei-o para a entrada nos museus capitolinos e no Coliseu + Fórum Romano (só dá acesso a duas entradas gratuitas em museus, ainda que se possam usufruir de descontos noutras entradas, e exclui os museus do Vaticano). O Roma PASS tem a validade de 3 dias, após ser ativo.
  • O preço atual de um bilhete de metro é de 1,50€
  • A quem possa interessar, fiquei hospedada a 200 metros do Coliseu e do metro (Hotel Ferraro). Sem luxos mas simpático, limpo e extremamente central.
  • Para chegar ao centro da cidade (estação de Termini), saímos para o exterior do aeroporto e seguimos pela direita até ao terminal 3, onde apanhámos um autocarro (parecia de turismo). Há várias empresas. Nós fomos pelas "T.A.M." e pagámos cada um 5 euros. O bilhete é comprado no autocarro. Em 40 e poucos minutos estavamos em Termini.
  • Quando chegámos a Roma, comprámos cada um a sua garrafa de água e depois de vazia era nas fontanas que se enchia. Só deitei essa garrafa de água fora quando regressei a Portugal.
  • Na estação de Termini comprámos o bilhete para o comboio rápido (Trenitalia) para Florença (Estação Central de Santa Maria Novella). Há muitos comboios ao longo do dia. A viagem em comboio rápido leva 1.30 min. e custa atualmente 43 euros/pessoa. Para evitar enormes filas de espera, aconselho optarem por comprar numa das inúmeras máquinas automáticas para venda destes bilhetes na estação. A compra é fácil de se fazer. Se forem com companhia não escolham os lugares, senão habilitam-se a ir em carruagens diferentes (é insólito, mas é verdade). Se não escolherem, a máquina por defeito põe-vos juntos, após indicarem o número de pessoas.
  • Soube a posteriori que comprando online os bilhetes de comboio com antecedência poderão usufruir de mais de 50% e desconto.
  • Na estação de Termini há sempre muita gente, por isso todo o cuidado deve ser redobrado porque não faltam tipos a oferecer ajuda para tirar bilhetes e ganhar uns trocos (isto na melhor das hipóteses)
  • Quem for visitar a Basílica de S. Pedro já sabe que não pode ir de calções curtos, ombros à mostra e decotes pronunciados. Os italianos são muito rigorosos com a roupa e podem ter de ficar à porta ou verem-se obrigados a comprar uns lenços para se taparem.
  • Aconselho a comprarem os bilhetes para os museus do Vaticano online. São mais 4 euros cada, mas compensam a fila de quase 3 horas que apanhei debaixo da torreira do sol.
  • Para quem quiser visitar os museus do Vaticano gratuitamente pode fazê-lo no último domingo de cada mês.
  • Para ver o Papa, normalmente só dá na missa ao domingo ou na audiência geral às quartas-feiras. Para mais informações podem consultar o calendário de cada mês no site do vaticano (http://www.vatican.va). Não esquecer que para a audiência geral é necessário convite, ainda que o mesmo seja gratuito. O convite pode ser pedido online no respetivo site ou no dia anterior lá, no posto da guarda suiça.
  • No Vaticano, depois da visita aos museus e antes da visita à Basílica de S. Pedro, almocei na Piazza del Resurgimento, nº 50 (Pizzeria Paradiso), na esplanada . Por 7 euros tive direito a cola e a um mix de pizzas.
  • Para o almoço, e porque fazer todas as refeições em restaurantes sai muito caro, optavamos por pizzas ao peso e paninis (sandwiches) há venda em todo o lado nas ruas. Já sabem que as bebidas podem sair bastante caras, por isso comprá-las no supermercado pode ser uma excelente opção para acompanhar uma refeição rápida.
  • Há que ter atenção que muitos restaurantes cobram taxa de serviço, o chamado coperto, que normalmente anda por volta dos 2,50 por pessoa. Analisem bem a ementa à porta para depois não haver surpresas desagradáveis na hora de pagar. E atenção que a maior parte dos menus turísticos não incluem sobremesa e alguns nem bebida.
  • Em termos de restaurantes nesta cidade, recomendo dois onde gostei de comer: 1) perto da Fontana di Trevi, Via dell' Archetto, nº 26, comi na Spaghtteria L'Archetto. Boa comida, esplanada simpática e preços razoáveis. 1 Bruchetta para dois, 2 Pastas, 1/2 l Vinho, 1 tiramisu para 2, mais taxa de serviço (coperto) não chegou a 40 euros. O tiramisu aqui é delicioso :) ; 2) Antica Birreria Peroni (via di San Marcello, nº 19): aqui também se come bem dentro da cozinha clássica romana e o preço é semelhante ao anterior.
  • Não deixem de ir à gelataria San Crispino para comer um dos melhores gelados de Roma (existe perto da Fontana di Trevi e perto do Panteão)
Dicas para Florença:

  • Perto da estação central de Santa Maria Novella há um grande supermercado (Conak). É impecável para comprar algumas coisas e para quem quiser pode comprar comida a peso na zona da charcutaria, mandar aquecer e levar ou comer lá (à saída das caixas registadoras existem umas três mesinhas e bancos). Duas pastas e 2 coca-colas ficaram por 8 euros :); Neste supermercado comprei a original cafeteira italiana Bialetti para 6 chávenas por 22,90 euros, quando noutros locais o mesmo tamanho andava pelos 50 e 60 euros. Aqui comprei pacotes de massa para levar de recordação a preços muito mais simpáticos do que em locais mais turísticos.
  • Nesta cidade voltámos a comprar os bilhetes pela Trinitália para Veneza nas máquinas automáticas. A viagem leva 2 horas e custa por pessoa 45 euros.
  • Nesta cidade fiquei no B&B Via Larga. Apesar de ficar num 3º andar sem elevador, adorei a hospitalidade, o pequeno almoço, as comodidades. Senti-me em casa. Fica muito pertinho da Catedral ou Duomo.
  • Para ter uma visão panorâmica da cidade é obrigatório ir à Piazalle de Michelangelo.
  • Nesta cidade optámos por fruir simplesmente as ruas e não fomos a museus. A cidade já por si, é um museu a céu aberto.
  • Florença faz-se toda a pé. Não se justifica andar de transportes.
  • Fomos comer aquele que é considerado o melhor gelado de Florença, na gelataria Vivoli (via isola delle Stinche), mas o melhor gelado que comi foi na gelataria Santa Trinita, mesmo à saída da Ponte Trinita.
  • A melhor trattoria onde comi foi na Buzzino, na via Leoni. os donos são velhotes tipamente italianos e a comida é muito boa. Pagámos 30 e tal euros por 2 pessoas.
  • É imperdivel ver o pôr do sol nesta cidade, sobretudo a ponte vecchio do lado da ponte trinita.
  • Cuidado novamente com as roupa com que se entra na Duomo
Dicas para Veneza:

  • Aconselho a arranjar um mapa detalhado antes de irem. Se em Roma e Florença arranjámos mapas gratuitos nos postos de turismo, aqui tudo se paga. No posto de turismo da estação ferroviária de Santa Lucia cobram por um mapa ranhoso e sem detalhe 0,50 cêntimos (que não nos vai servir de nada se o nosso hotel estiver metido mais para dentro do Grande Canal) e por um detalhado 2,50 euros.
  • O mapa é obrigatório porque a cidade é um labirinto.
  • Nós ficámos hospedados a poucos minutos da praça de São Marcos, no hotel Serenissima.
  • O vaporetto apanha-se à saída da estação ferroviária. No posto de turismo através da morada do hotel indicam-vos logo qual é o que devem apanhar e a estação onde devem sair. O bilhete compra-se no posto junto aos barcos ou então se quiserem evitar fila, optem pelas caixas automáticas que lá estão. É fácil e o preço da viagem é o mesmo, 7 euros/pessoa. Não se esqueçam de obliterar o bilhete. As multas são caras.
  • Em termos de hotelaria e restauração, nesta cidade ainda é tudo muito mais inflacionado. As pizzas e paninis foram os nossos melhores aliados. Nesta cidade só há 1 único McDonald's para quem interessar a informação (na Ca' D'or)
  • Não deixem de ir à Ponte d' Accademia. É muito bonita.
  • Mais uma vez atenção à roupinha com que tentam entrar na Basílica de S. Marcos.
  • Para quem quiser visitar as ilhas de Burano, Murano e Torcello a viagem custa 20 euros/pessoa e podem apanhar o vaporetto no cais de S. Marcos
  • A viagem numa gôndola pode variar entre os 50 a 80 euros por 20 minutos. Se forem a Veneza até 24 de Novembro não deixem de visitar e andar no cacilheiro da Joana Vasconcelos. É totalmente gratuito e é lindo!!!!
  • Para quem sai de Veneza para o aeroporto tem de apanhar o barco alilaguna, ao pé da ponte de Rialto. O preço atual é de 15 euros /pessoa e leva cerca de 1 hora. O bilhete compra-se no posto junto à paragem.
Foram 11 dias por Itália: 5 noites em Roma + 3 Florença + 2 Veneza

No total, somando todas as despesas inerentes à viagem, estas férias por Itália ficaram por cerca de 1000 euros/pessoa.

Qualquer dúvida, e no que eu possa ajudar, é só perguntar :)
 

Believer

Membro Ativo
Só tenho uma palavra para ti: OBRIGADO!

Mas tenho um conselho: comprando os bilhetes de comboio online no site da Trenitalia, com antecedência, consegue-se preços mais simpáticos: por exemplo, Roma Termini - Florença SM Novella fica em 19€ por pessoa, para o final de Setembro.
 

luarte

Membro Novo
Para mim já não servirá o conselho, mas certamente será muito útil para futuros viajantes :) Na altura da compra dos bilhetes de comboio havia soluções mais baratas, mas tais comboios levavam muito mais tempo e não existem a todas as horas. Mas se estás a falar numa viagem de comboio rápido a menos de metade do preço, vale muito a pena a compra online :D
 

Bé O.

Membro Ativo
Comprando online com antecedência consegues viagens bastante mais baratas de comboio entre as cidades de Itália, com descontos superiores a 50%.

As tuas dicas são preciosas a quem planeia uma viagem a Itália. E muitas delas não se encontram nos guias. :)
 
Boas, ainda estou em Roma e para quem ainda não veio cá usem o tripadvisor. O mapa que nos dão nos pontos turisticos não tem a informação muito completa do que visitar.
 

luarte

Membro Novo
Marco Cipriano disse:
Boas, ainda estou em Roma e para quem ainda não veio cá usem o tripadvisor. O mapa que nos dão nos pontos turisticos não tem a informação muito completa do que visitar.
Eu já levava o mapa do guia, mas em Roma pedi outro. Não senti muito esse problema, porque já ia com a ideia do que queria visitar. Mas o tripadvisor pode ser uma ajuda se a puderem usar.
 

luarte

Membro Novo
Bé O. disse:
Comprando online com antecedência consegues viagens bastante mais baratas de comboio entre as cidades de Itália, com descontos superiores a 50%.

As tuas dicas são preciosas a quem planeia uma viagem a Itália. E muitas delas não se encontram nos guias. :)
Pois o Believer também já chamou a atenção para essa situação. Vou acrescentar às dicas esse vosso conselho. Obrigada.
 

1nov3

Membro Novo
Boas,

Luarte muito obrigado pelas dicas, irão ajudar muito na viagem a Itália em Agosto.

Gostaria de fazer-te uma pergunta relativamente aos comboios da Trenitalia é paga alguma taxa extra sobre o transporte de bagagem? Tem locais onde colocar as mesmas?

Obrigado
 

luarte

Membro Novo
1nov3 disse:
Boas,

Luarte muito obrigado pelas dicas, irão ajudar muito na viagem a Itália em Agosto.

Gostaria de fazer-te uma pergunta relativamente aos comboios da Trenitalia é paga alguma taxa extra sobre o transporte de bagagem? Tem locais onde colocar as mesmas?

Obrigado
Boas :)
Não é paga nenhuma sobretaxa para o transporte de bagagem. Existe por cima dos lugares sentados e nas pontas da carruagem espaço. Aconselho a que se vá com tempo para a estação, sobretudo para quem leva bagagens grandes, convém ser dos primeiros a entrar na carruagem, para evitar problema na arrumação das mesmas.
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Luarte

Excelentes dicas que serão muito uteis, já que estou a planear Veneza/Florença e talvez Siena para Setembro.

Em Veneza comprou algum passe de transportes? E passe para Museus? Será vantajoso comprar ou Veneza "faz-se a pé"?

Em Florença, o Firenza Card pareceu-me boa opção, porém achei muito caro!
E é verdade que as filas para os principais Museus são intermináveis?


Ana
 

luarte

Membro Novo
AnaMariaViajante disse:
Luarte

Excelentes dicas que serão muito uteis, já que estou a planear Veneza/Florença e talvez Siena para Setembro.

Em Veneza comprou algum passe de transportes? E passe para Museus? Será vantajoso comprar ou Veneza "faz-se a pé"?

Em Florença, o Firenza Card pareceu-me boa opção, porém achei muito caro!
E é verdade que as filas para os principais Museus são intermináveis?


Ana
Olá, Ana
Tanto Veneza como Florença fazem-se muito bem a pé. A meu ver, não se justifica de maneira nenhuma comprar passe. O encanto destas cidades é descobrir as suas ruas e os pequenos pormenores e detalhes.
Em Florença decidi não ir a museus porque perdi-me pelas ruas, mas se quiser visitar a Galeria dell' Accademia e a Galeria degli Uffizi aconselho a comprar com antecedência o bilhete nos postos de turismo ou então comprar online para evitar filas. Em Veneza não vai encontrar grandes filas porque os turistas aproveitam a cidade ao ar livre. Para entrar na Basílica de S. Marcos não é necessário bilhete.
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Luarte

Obrigada pela resposta. Realmente também acho que o encanto das cidades é andar a pé e perdermo-nos pelas ruas.
Em Florença gostava de ir à Accademia e ao Uffizi, vou ver como comprar os bilhetes com antecedência. O Firenza Card custa 72€ por pessoa, mas provavelmente nem vamos ter tempo para visitar a maioria dos museus incuidos, por isso pareceu-me excessivo.
Se se lembrar de mais dicas, são muito bem vindas.

Ana
 

Bé O.

Membro Ativo
Ana Maria,

Permita-me apenas uma observação em relação a Veneza. É uma cidade para explorar a pé, porque há recantos longe da confusão que são um encanto.

Tendo esta ideia eu não fazia questão de comprar os bilheres de transportes, que aliás são carissímos, mas chegando lá apercebi-me que não se pode sair de Veneza sem passear no grande canal. São Giorgio Maggiore tem uma vista fantástica para a Praça de São Marcos pelo que vale apena atravessar a laguna para lá ir. Eu usei igualmente os transportes para conhecer o Lido, Murano, Torcello e Burano que aconselho vivamente, a quem tenha tempo perder parte de um dia para a conhecer, é um encanto passear naquela ilha.

No entanto, pode ponderar estas questões e lá decide o que fazer em relação aos bilhetes depois de estar na cidade.

Outra forma de poupar é usar os Traghetos (gondolas usadas pelos locais para atravessar os canais com horários e locais especificos). O ano passado custava 0,50€ pessoa uma travessia.

Para a Basílica de S. Marcos, o acesso é gratuíto, no entanto e em especial no verão as filas para entrar são longas, pois o acesso é limitado a x número de pessoas, existe uma alternativa que é adquirir online um bilhete de acesso que custa 1,50€ por pessoa e lhe garante entrada prioritária, sem qualquer espera. Eu usei o ano passado e não me arrependo (na altura custava apenas 1€)

http://www.venetoinside.com/en/saint_mark_s_basilica/
 

1nov3

Membro Novo
Boas,
Estou com alguma dificuldade em comprar os bilhetes online para o comboio no site www.trenitalia.com corre tudo bem, quando ponho os dados do cartão e faço comprar ocorre sempre erro. Os bilhetes dá para comprar noutro site?

Obrigado
 

Nika

Membro Conhecido
1nov3 disse:
Boas,
Estou com alguma dificuldade em comprar os bilhetes online para o comboio no site www.trenitalia.com corre tudo bem, quando ponho os dados do cartão e faço comprar ocorre sempre erro. Os bilhetes dá para comprar noutro site?

Obrigado
Olá :)
Por acaso os pop-ups estão bloqueados?
E está a usar o Internet explorer ou outro?
A mim agora corre sempre bem e já reservei vários, a 1ª vez deu um erro e julgo que tinha a ver com os pop-ups ...


Dizem que este site também dá: http://www.raildude.com/en/
Mas atenção que eu não sei se é fiável, nunca reservei com eles, por isso não tenho feed-back ..

Cumprimentos
 

1nov3

Membro Novo
Nika. disse:
Olá :)
Por acaso os pop-ups estão bloqueados?
E está a usar o Internet explorer ou outro?
A mim agora corre sempre bem e já reservei vários, a 1ª vez deu um erro e julgo que tinha a ver com os pop-ups ...


Dizem que este site também dá: http://www.raildude.com/en/
Mas atenção que eu não sei se é fiável, nunca reservei com eles, por isso não tenho feed-back ..

Cumprimentos
Olá :)
Estou a utilizar o Chrome. Já tentei várias vezes e diz que não foi possível autorizar a operação. Que browser utiliza? Internet Explorer?

Cumprimentos
 
Top