Novidades

Deixam-se afectar pela crise na altura de viajar?

LadyP84

Membro Novo
Com tanto bombardeamento que a comunicaçao social faz, acho que andamos todos com medo do que este País nos reserva.
Tenho por habito viajar todos os anos 1 a 2 vezes por ano. Eu e o meu marido estamos de momento empregados e temos um orçamento organizado que nos permite pagar a casa e ainda gastar uns euritos para umas ferias.
Sei que para muitos isto nao é possivel, nem preciso de explicar o porquê, basta ligar a tv e seguir as taxas de desemprego sempre a aumentar...
a crise anda aí e o medo vai se apoderando das pessoas. Quem nao tem nao gasta... e quem tem tb nao gasta porque tem medo que pode faltar! :no:
É como o nosso caso...podemos e queremos muito ir de ferias, mas o estado actual das coisas pôe-nos a pensar se nao seria melhor guardar os trocos para alguma eventualidade...depois ha o outro lado que diz: 'trabalhas tantos meses pra que? se podes vai e desfruta, é das melhores coisas que podes fazer na vida e nao tas mal de finanças!!'
E agora opinioes?
Deixam-se afectar pela crise na altura de gozar umas ferias?
 

TeK

Membro Conhecido
Com crise ou sem ela, aprendi desde que comecei a pagar as minhas viagens, a esmiuçar operadores, é uma coisa que gosto de fazer, negociar, regatear, descobrir promoções, etc...

Hoje e sempre, o que procuro é ir pelo preço mais baixo possível, até posso mudar as datas, reduzir algumas opções, mas óbvio que a crise afecta quase toda a gente, mas quanto a mim o problema é só um, podemos ter que esperar mais um mês ou outro até arranjar os euros necessários.

Deixar de viajar é que não, é um vício saudável e nem que vá à boleia pra qualquer lado, deixar de o fazer não está nos meus planos nos próximos 100 ou 200 anos. :)
 

badbones

Membro Conhecido
Para este ano marquei 5 viagens para fora de Portugal (e ainda tenho uma em analise) e 3 fds por cá.
Se tens oportunidade aproveita. Durante quase 5 anos apenas fui de férias 2 semanas. Fartei-de de poupar trabalhar e investir.
Agora que este investimento deu resultado ia deixar de ir de férias só porque o pais está em crise? NEM PENSAR.

Vai mas é de férias antes que o governo se lembre de congelar as contas bancarias.
 

roller

Membro Conhecido
Tendo emprego e deixar de gastar €€ em algumas futilidades do dia a dia, se uma pessoa realmente tiver gosto pelas viagens arrnaja sempre uns trocos para passar os dias a fazer o que mais se gosta.

Com a grande oferta de viagens low-coast, platafromas online de viagens e alojamento que permitem planear ao pormenor as viagens. Hoje em dia so nao viaja quem nao quer.

Se há dinheiro para playstation, tvcabo, LCD's de 40", grande carros... so não ha €€ para viagens quem mete o prazer de viajar em último lugar...

Pelo menos esta é a minha opinião.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Eu face aos "conhecimentos" que tenho, se me pusesse aqui a falar acerca desta crise e do que ai vem, das duas uma: ou o pessoal ia todo viajar o mais rápido possível, ou então iam guardar todos os eurinhos possíveis debaixo do colchão.

Pessoalmente, a crise está a afectar-me, não só porque a minha companheira é enfermeira (logo perdeu um valor substancial que normalmente reservamos para férias), como também está a afectar os meus rendimentos porque o meu negócio só corre bem se o das outras pessoas também estiver saudável... e neste momento, saúde é o que não existe em quase nenhum negócio...

Mesmo assim estou com o Tek... viajar é o meu vicio... eu não fumo, não bebo e não vou a discos/cafés/bares etc... reservo todos os meus extras para férias e nem que seja a pé, em casa não fico... além disso, quando for velho, não quero ser um "ressabiado", frustrado com a vida e pensar nas coisas que devia ter feito em novo e que não fiz (obviamente que com consciência e sem prejudicar a minha vida "normal")...

Em ultima análise, a crise afecta e MUITO, mas prefiro não pensar muito nisso senão fujo de Portugal e faço umas férias permanentes (e já faltou mais)...
 

Androide

Membro Novo
Estou na Suiça e aqui dá para viver relativamente bem. No ano passado fui para o México por 920e pessoa marquei tudo em Portugal. Agora tento jogar um pouco com os dias e não ligar tanto ao destino mas ao valor que apresentam, tipo preços ult. hora.

Tenho férias a partir do dia 28 e ainda não marquei nada... quando chegar aproximadamente uma semana antes irei marcar :)

Claro que a crise afecta todos.
 

Flecha

Membro Conhecido
viajar é o meu vicio... e tb não fumo, não bebo e não vou a discos/cafés/bares

se afecta? claro..para quem tem um rendimento conjugal total de 1200€/mes e não pago casa ainda!
1200€ foi quanto me pediram para Saídia este ano...optei por gastar metade e vou para o sul de espanha de carro....

Pode-se fazer férias, mas mais poupadas.
 

Androide

Membro Novo
não me queres como teu vizinho???

Por acaso Suiça é uma boa hipótese para férias permanentes, se bem que ando mais de olho na Austria...
Sendo a tua companheira enfermeira julgo haver enormes saídas aqui na Suiça, eu estou na parte Alemã mas sei de muita gente que está super bem na parte Francesa em enfermagem!

Duas pessoas dá para se viver bem, uma sozinha já é bem mais complicado.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Sendo a tua companheira enfermeira julgo haver enormes saídas aqui na Suiça, eu estou na parte Alemã mas sei de muita gente que está super bem na parte Francesa em enfermagem!

Duas pessoas dá para se viver bem, uma sozinha já é bem mais complicado.
Pois... isto na Europa anda tudo à "caça" do enfermeiro e é isso que nos tem aliciado... o pior é largar a "vida" cá em PT. Não que estejamos desesperados, nada disso, mas estamos fartos de viver para trabalhar e ter pouco retorno, além disso eu "trabalho" com este pessimismo todo, o que acaba por me contagiar e ao fim de tanto tempo preciso de uma pausa de más noticias :angel: :angel:
 

NJBC

Membro Ativo
Na minha opinião a crise afeta quase todos. Deixar de viajar ou fazer férias só quando o nosso governo em vez de nos tirar os subsídios e os feriados, tirar-nos os dias de férias,
Eu tive que fazer uma redução no que diz respeito aos gastos com férias mesmo estando os dois empregados. Antes escolhia um destino fora de Portugal que nunca tivesse ido e estivesse dentro do orçamento que eu queria e pegava na mulher e filha e ia, durante o resto do ano fazia vários fins de semana pelo nosso País.
Este ano com os cortes que me fizeram tive que optar por um destino mais barato e comprando separadamente a estadia e a viagem, não me dirigi as agências comprei pela net.
Fins de semanas se aparecer boas promoções e poder aproveitar.
Agora eu infelizmente penso que o pior ainda deve estar para vir.
 

dias

Membro Ativo
A crise assusta e felizmente até ao momento ninguêm está desempregado lá em casa... no entanto não se sabe o que pode acontecer de um momento para o outro. Eu gosto de ser muito cautelouso nestas situações e não gosto de arriscar, no entanto o gostinho de viajar está cá e como tenho viajado todos os anos em família... este ano não é excepção.

No entanto com a crise há grandes oportunidades e eu vou tentar ao máximo aproveitar esse facto este ano.
Só como exemplo o ano passado paguei 2078€ por 1 semana em Punta Cana (2 adultos + 1 criança)... este ano para a mesma altura se quiser marcar hoje consigo o mesmo por cerca de 1620€. No entanto acho que ainda vou esperar... pois Last Minutes estão a surgir por volta dos 1400€.

Em tempos de crise temos de tentar poupar ao máximo... embora exista sempre o risco de quando queremos já não haver lugares disponíveis o que já me aconteceu antes.
 

Nin

Membro Conhecido
Para quem vive numa ilha é bem pior! Por cá, na Madeira as "coisas" não estão nada fáceis e nós somos ambos professores embora pense que já temos uma carreira estável. Será?... De há 10 anos para cá temos feito férias fora do país, preferindo destinos de sol e de águas "calientes". O ano passado fazia planos de este verão ir a Porto Seguro/Arraial da Ajuda mas o Brasil está cada vez mais longe... por isso estou a pensar novamente no México ou na República Dominicana, destinos muito mais em conta... Ainda não compri nem reservei nada, sempre à espera que os preços baixem...e ainda tenho de comprar as viagens para Lisboa. Quase todos os dias pesquiso nas agências on-line mas fico sempre a aguardar... Se calhar ainda vou para Palma de Maiorca, se bem que não era isso que eu queria...
Boa sorte para vocês!
Nin
 

LadyP84

Membro Novo
Pois, de facto as viagens Funchal-Lisboa ainda dificultam mais pra quem planeia fazer umas ferias mais longe. São logo 2 voos...
Eu e o meu marido também tentamos arranjar sempre algum dinheirito pra podermos desfrutar uns dias fora daqui. Fazemos sempre um orçamento e tentamos reservar alguma coisa que nao fuja muito ao planeado.
Dá outro gozo à vida saber que podemos quebrar a rotina com umas férias fora do nosso 'habitat natural'. Com ou sem crise sempre tentarei guardar uns trocos para este lazer e crise? sempre haverá! enquanto nao se mudarem mentalidades e certos estilos de vida
 

Catia Simoes

Membro Novo
No meu caso concretamente só vou começar a viajar este ano. Todos os anos é sempre a mesma história "sobrou-nos uns trocos mas devíamos guardar não vá acontecer alguma coisa e ficarmos "descalços"". Todos os anos tive azares e esse dinheiro a bem dizer desenrascou-me em muitas situações. Este ano decidimos finalmente tirar umas férias PORQUE MERECEMOS mas já se fala cá em casa que o que vamos pagar pela viagem dava para muita coisa...

Moral da história: esta maldita crise que afecta a todos não deveria afectar nas férias! Se não se pode ter férias de sonho, reduz-se ou pela quantidade de dias ou pelo destino, e como já foi dito, procurando muito bem fazem-se férias muito boas!
 

Bee

Membro Conhecido
Já foi dito e bem que é impossível passar por esta fase sem fazer ainda mais contas à vida e ponderar no futuro que é muito incerto.
Hoje ter emprego (temos os 2) infelizmente já não é garantia de nada.
Eu também me incluo no grupo dos que não fumam, não bebem, não vão a bares/discos.

Ainda em conversa com uns conhecidos, cujas férias são passadas em parques de campismo (e atenção que não tenho nada contra, durante muitos anos fiz campismo com os meus pais), disseram-nos que somos muito ricos para irmos de férias. Depois de uma breve análise o que gastam mensalmente em tabaco + saídas todos os fins-de-semana e o que gastam nas próprias férias, concluíram que são muito mais ricos que nós. Vai das prioridades! Já eu prefiro poupar para férias.

E sejamos sinceros há muita gente mal informada. E muitos outros invejosos!

Este ano as coisas estão mais complicadas já que o carro está a dar alguns problemas, mas aqui não tenho por onde fugir. Tenho mesmo investir nele. Mas ainda não perdi a esperança de ir a algum lado. Está mais que comprovado que se ficar em casa gasto muito mais, já que vou tentar compensar as minhas férias com outras coisas.
 
Top