Novidades

CUBA, qual a sua opinião?

Cuba, qual o seu sentimento por este país após viagem?

  • Sentimento inexplicável!

  • Gostei muito!

  • Normal, apenas mais um destino igual a tantos outros nas Caraíbas!

  • Sem saudades!

  • Horrível!


Os resultados só são visíveis após a votação.

João Portela_7486

Membro Novo
Olá viajantes, após ler muitos comentários aqui no fórum sobre Cuba, gostaria de abrir aqui um pequeno tópico de partilha de opiniões sobre este país, e gostaria que falássemos um pouco deste destino!
Para começar gostaria que votassem, e depois partilhassem em poucas palavras o que ficou de Cuba após a vossa visita, o que mais e menos gostaram!
 

MLAA

Membro Novo
Boa tarde. Quanto a Cuba gostei imenso especialmente de Cayo Guilhermo como praia, uma das mais bonitas que vi, já o hotel onde fiquei, Meliá Cayo Guilermo é muito antigo, quartos velhos, restaurante principal com muitas deficiências, como falta de reposição de alguns alimentos, os funcionários simpáticos e prestáveis quando estavam sob o efeito da propina. Havana uma cidade muito bonita.
Cuba apesar de tudo um bom destino que voltarei a repetir.
Boas viagens.:)
 

Renato

Membro
Boa tarde, Cuba é um destino obrigatório de aproveitar, preferencialmente no imediato.
Cuba é um país cheio de cultura muito diferente da nossa. Destino ideal para a combinação conhecer/relaxar. Boas praias e um mar como não encontra em qualquer lado.
Relativamente ao hotel penso que o estereótipo é transversal. Não espere um 5* como os que estamos habituados, basta ler o comentário acima.
Conselhos: visitar Havana com guia (no meu caso fui com o Boris, aproveitar excursões fora de Varadero e aproveitar alguns dias de mar e piscina).
Existem muitos reports detalhados aqui no portal, com informação muito útil.

É uma escolha acertada. Boas viagens!
 

Ddanielanogueira

Membro Novo
Cuba.....
É um sentimento completamente inexplicável, fiquei completamente apaixonada e espero regressar muito em breve!
Não tentem comparar os resorts cubanos aos restantes das Caraíbas...não podem, eles não têm acesso ao mesmo que os outros têm, no entanto vivem tão bem e tão felizes dessa forma! Como um cubano nos disse, lá com uma garrafa de rum e uma casa cheia de amigos a festa está garantida!
As praias?! Ahhhh as praias deixam uma saudade...do melhor mesmo!
Para terminar basta dizer que a filhota de 6 anos pedia para ficar para SEMPRE o_O e quer muitoooo regressar :)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Cuba foi uma boa surpresa sem dúvida e fica a vontade de regressar.
Excelentes praias com água muito quente.
Quanto aos hotéis fiquei em dois do mesmo grupo, num deles posso dizer que não fica a dever nada a outros hotéis nas Caraíbas, num segundo, julgo que irá mais ao encontro do que é o padrão da oferta hoteleira em Cuba, o peso da idade já se fazia sentir, em dimensão não é grande, mas a praia compensa tudo.
 

Barras

Membro
Vale muito a pena até porque com a abertura aos EUA parte do que conhecemos de Cuba, a questão dos carros e politica ira desaparecer, pelo que agora é a melhor altura para lá ir
 
Última edição por um moderador:

TREPADOR

Membro Conhecido
Não será tanto assim...
A questão do embargo apenas se verifica por parte dos EUA, Cuba mantém relações comerciais com muitos outros países e o regime politico não irá ser alterado em função do dito fim do embargo americano que ainda não se sabe se vai ser levantado e quando, pois tem se ser votado no senado.
Os caros clássicos que estamos habituados a ver vão continuar a existir, pois na sua maioria são usados para táxis, em especial para os turistas, pois eles têm acesso a tudo o que são marcas Europeias, Chinesas e outras.
Vi um Audi A6 como táxi, Mercedes classe C particular, o novo A4, e muitos Peugueots recentes, esta parece-me a marca Europeia mais usada por aqueles lados.
Quando o embargo for levantado, poderemos assistir a trocas comerciais entre estes dois países, desde que Cuba entenda que são mais vantajosas em relação aos actuais parceiros comerciais actuais, iremos ainda presenciar, e quanto a mim aí poderá haver mudanças de relevo para o turismo, uma maior procura, talvez maior que a oferta, pois o mercado Americano é muito grande e numa fase inicial irá haver certamente uma grande curiosidade dos norte-americanos em visitar Cuba, o que levará à massificação e respectivo aumentos dos preços, isto apesar de ter assistido à construção de vários hotéis nos Cayos que estão a decorrer neste momento.
Quanto aos carros antigos eles continuarão lá, pois os Cubanos sabem perfeitamente que são um símbolo turístico com enorme procura.
Seja como for, quem puder visitar Cuba que o faça e que se lembrem que Cuba não é só Havana e Varadero, existe uma Cuba real e rural que vai para além destes locais.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Não vou dar a minha opinião sobre o país, primeiro porque senão não saía daqui e segundo porque iria gerar alguma "fricção" de ideias entre outros membros e não vale a pena.

@TREPADOR, Os carros clássicos não são usados apenas para os turistas, a maioria dos carros são clássicos.
Em relação a futuramente haver mais carros modernos, não creio porque a questão não está em haver stands, mas sim dinheiro para os comprar. Com 600 CUP(25€) por mês não dá nem para as rodas.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
É verdade que a maioria dos Cubanos não ganham para um carro, mas não diria que os clássicos são uma maioria, pelo menos nas zonas que visitei, são uma boa parte é verdade e a maioria dos seus proprietários usam-nos para o turismo.
Diria que a maioria do parque automóvel das zonas que visitei é de origem Chinesa, em particular da gigante Geely, aliás o mercado dos autocarros de turismo é dominado pelos Chineses.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Estive em Havana e Cayo Guillermo(que não interessa para o caso) em 2012.
Carros clássicos, entenda-se, carros americanos dos anos 50 e Ladas(do mesmo género) são 70 a 80% da frota.
20 a 30% são carros relativamente recentes e do Estado. Táxis modernos são do Estado e usados para turistas porque são para a carteira deles.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Normal, apenas mais um destino igual a tantos outros nas Caraíbas!: 1 voto
Dentro do resort não varia muito, lá isso é verdade. :D
 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
Cuba!!!!!!!!!!!!!!!
Maravilhoso país de gentes fantásticas. Cuba não é pobre...tem riqueza, está é mal distribuída, mas pronto! Assunto para discussão prolongada.
Quem vai a Cuba pela primeira vez, como eu costumo dizer, tem de ir de mente aberta. Infraestruturas degradadas, acesso as coisas materiais difícil ( medicamentos, comida....) em que os cubanos têm racionamento por cadernetas...
Os carros são clássicos porque, pelo que me explicaram, não podem comprar carros novos, salvo algumas excepções - em cuba não há sistema bancário como o nosso - não fazem empréstimos de dinheiro no banco e como têm de comprar com dinheiro vivo nem todos o conseguem fazer por causa dos míseros salários. Então é mais fácil pegar peças de outros carros "abatidos" e ir recuperando os carros que têm ( além de que agora com o turismo aperceberam-se que é uma forma de atracção, né).
Vim triste de lá...pelos cubanos, pelo facto da repressão que sentem, pela dificuldade de viver que sentem... mas no entanto não deixamos de ouvir um son cubano, uma salsa, uma bachata em cada esquina, em cada bar... gentes de sorriso fácil e de palavra amiga ( fui sozinha na minha viagem e a minha guia transmitiu-me sempre segurança, calor humano, partilhou comigo tanta coisa da sua vida ...).
Infelizmente não conheci Cuba na sua essência por ir sozinha e não me querer aventurar fora do circuitos mais turísticos...mas ficou essa magoa e hei de voltar para desbravar este pais lindo!
A hotelaria não é excelente, mas tudo compensa... as praias o sol, a dança, os sorrisos... esqueçam comparações com o resto das caraíbas e sintam Cuba, vão amar de certo :)
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Cuba!!!!!!!!!!!!!!!
Maravilhoso país de gentes fantásticas. Cuba não é pobre...tem riqueza, está é mal distribuída, mas pronto! Assunto para discussão prolongada.
Eu sabia que viria algum comentário assim :)
Cuba é pobre e está BEM distribuido ! Mal está no Brasil que vês favelas ao lado de grandes mansões. Contas bancárias com milhões de reais e outras com dezenas. Um punhado de pessoas super ricas e a maioria pobre. Em Cuba não vês isso. Não encontras ninguém a passar fome(ao contrário de...Portugal), não vês diferenças significativas entre 2 cubanos.

susy4 disse:
em que os cubanos têm racionamento por cadernetas...
Não é racionamento. As cadernetas são para garantir a alimentação básica em que o Estado paga 88%. Vão às lojas próprias e trazem os produtos mensais(é certo que não chega para todo o mês) e pagam 12% do preço dos produtos. Se quiserem mais, usam do seu salário.

susy4 disse:
Vim triste de lá...pelos cubanos, pelo facto da repressão que sentem
Não há qualquer repressão. Falei abertamente com o sr. que me alugou a casa, um médico. Ele falava do que queria, pela rua fora. Agora, se fizeres uma barricada a causar disturbios, como em qualquer parte do mundo, as autoridades actuam em conformidade, como é óbvio. Não vi lá pessoas com medo ! Bem pelo contrário.
Vários cubanos abordaram-me. São "manhosos"... Uma sra. meteu conversa connosco eram 10h da manhã e ía para o trabalho...que rica hora de pegar ao trabalho. Trabalhava numa creche. Depois de uma longa conversa pediu-nos dinheiro para "o leite para o meu filho". É treta, leite faz parte da caderneta, portanto, não tem falta dele. Por volta das 16h voltei a vê-la...em direcção a casa.

Há muitos países caribenhos. Haiti, Rep. Dominicana, etc. Aí sim, temos medo de andar na rua porque a pobreza é extrema e os assaltos frequentes.
 

susy4

Membro Conhecido
Ok ... por isso dizia que ia haver discussão... são pontos de vista... aquilo que senti e que me foi transmitido nao foi bem o que te transmitiram a ti...
sim são manhosos... a necessidade aguça o engenho, né...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Ok ... por isso dizia que ia haver discussão... são pontos de vista... aquilo que senti e que me foi transmitido nao foi bem o que te transmitiram a ti...
sim são manhosos... a necessidade aguça o engenho, né...
Factos são factos, não são opiniões.
Um dos factos é a caderneta ser alimentos a que o cubano paga 12%.
Outro facto é que há muito maior distribuição de riqueza produzida do que outro país. Não há salários de 600 CUP e outros de 6000.
São manhosos porque sabem que 1 CUC para eles é 1 dia de trabalho e para nós não é nada, logo, pedem.
 
Top