Novidades

Cuba - O Regime vs Qualidade Hoteleira

kareca

Membro Ativo
Já agora, porque é que a hotelaria em Cuba é tão pobre?
Tem que ver com as questões políticas da ilha ou os hotéis não têm grande interesse (talvez impostos)?
 
Última edição por um moderador:

AG123

Membro Ativo
Já agora, porque é que a hotelaria em Cuba é tão pobre?
Tem que ver com as questões políticas da ilha ou os hotéis não têm grande interesse (talvez impostos)?
Boa noite kareca, no meu hotel notava-se descuido e falta de manutenção em certas coisas, falta de pintura,candeeiros...em termos de alimentação, um dos chefes de sala durante o buffet disse-nos que só recebem os alimentos uma vez por semana. Nesse dia fizeram um jantar com tudo mas depois teem que ir gerindo para o resto dos dias
 

rum

Membro Conhecido
Já agora, porque é que a hotelaria em Cuba é tão pobre?
Tem que ver com as questões políticas da ilha ou os hotéis não têm grande interesse (talvez impostos)?
Não é só a hotelaria que é pobre, tudo é pobre em Cuba. Obviamente que isto acontece por causa do embargo imposto pelos EUA. O país parou há 50 anos. Não há muitos países a negociar com Cuba e por isso muitos dos bens são escassos e tudo é racionado. Apesar disto, é um país fantástico.
 

hydra

Membro Conhecido
Mas tb depende dos hotéis, eu estive no Iberostar Varadero e havia muita fartura e variedade, todos os dias. Já estive na mesma cadeia de hotéis noutros destinos e não notei diferença. Mas no geral os hotéis são inferiores
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não é só a hotelaria que é pobre, tudo é pobre em Cuba. Obviamente que isto acontece por causa do embargo imposto pelos EUA. O país parou há 50 anos. Não há muitos países a negociar com Cuba e por isso muitos dos bens são escassos e tudo é racionado. Apesar disto, é um país fantástico.
Cuba é pobre por causa do embargo americano?

Há poucos países a negociar com Cuba?

Segundo diziam os cubanos (neste caso em 2008) têm relações comerciais com mais de 170 países Cuba mantiene relaciones comerciales con más de 170 países, asegura ministro de Comercio Exterior.

Já agora, os EUA são um dos principais parceiros comerciais de Cuba, e provavelmente o maior no que respeita à venda de alimentos a Cuba...

O embargo parece-me um anacronismo completo mas daí a ser causa da pobreza em Cuba vai um mundo;).
 

rum

Membro Conhecido
@Pedro Maia não tenhas dúvidas de que é...

Isto não é discussão para aqui mas acho que posso dissertar um pouco sobre ela.
O grande problema de Cuba é não a entrada de divisas, e um dos grandes meios para que isso aconteça são as exportações. Esse link que tu colocas é o que diz o ministro mas não diz que exporta alguma coisa. São muito poucos os que comprar alguma coisa a Cuba que permita movimentar a engrenagem da economia.

Para teres noção se tu produzires qualquer produto e se esse produto tenha uma matéria prima com origem em Cuba nunca vais conseguir exportar para os EUA, um exemplo gritante é o açúcar todos os produtos com açúcar originário de Cuba não entram nos EUA. Qual é a empresa que não quer exportar para os EUA? Todas querem e por isso abstêm-se de comprar em Cuba.

Qualquer navio que faça um paragem em Cuba tem uma proibição de 6 meses de aportar nos EUA.

Se tu fores a Cuba, não sei se já foste, se tiveres o azar de ter o passaporte carimbado tens tudo menos a vida facilitada para entrar no EUA. Tenho um grande amigo com dupla nacionalidade Portuguesa/Angolana e que viveu 10 anos em Cuba... para ir aos EUA é o fim do mundo.

Os EUA aplicam sanções às suas empresas que operem no estrangeiro e que a partir dessas filiais estabeleçam relações comerciais com Cuba.

Os EUA enviam sim alimentos para Cuba, mas nada sai sem antes estar pago, e sim enviam alimentos e outros bens por razões humanitárias. Aliás só os EUA apesar do embargo imposto por eles ajudam mais do que toda a Comunidade Europeia e Rússia juntos.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Como dizes este não é o sítio adequado para esta conversa, não me convences de maneira nenhuma, o que estás a dizer ao fim e ao cabo é que Cuba é pobre porque não pode vender nem directa nem indirectamente para os EUA, isso não faz sentido, Cuba é pobre porque não consegue produzir aquilo que precisa, esse é que é o problema.

O grande erro do embargo, que me parece uma estupidez, é dar uma boa desculpa ao regime cubano para desfarçar as suas próprias incapacidades.
 

rum

Membro Conhecido
Pedro, é exatamente o que dizes no final do primeiro paragrafo, Cuba é pobre porque não consegue produzir o que precisa. O problema é que não consegue negociar com quase ninguém, porque quem negoceia com Cuba fica impedido de negociar com o os EUA ou sofre sansões.

E sim, o próprio regime Cuba usa o embargo como justificação para tudo e para disfarçar as suas próprias incapacidades.
Numa pesquisa muito rápida no Google encontrei isto. Li rapidamente e na diagonal mas acho que o que eu argumento está mais ou menos aqui http://resistir.info/cuba/herrera_embargo_portugues.HTML
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Rum, desculpa mas continuamos no mesmo e daqui a pouco os moderadores dão-nos um cartão amarelo e com toda a razão:D.

Cuba negoceia com todos os países, esse é um facto indesmentível, outra coisa é ter algumas limitações por causa do embargo.

O embargo com certeza que não ajuda mas o problema está na estrutura da economia, não no embargo;).
 
Top