Novidades

Orbest - Contacto Reclamação

valter_2014

Membro Conhecido
São situações desagradáveis, eu pensava que tinha passado mal com a TACV, mas pelos vistos parece existir companhias aéreas bem piores.
Podem usar o Reclamações Aéreas | reclamador.pt e terão direito a serem devidamente indemnizados pelo atraso do voo.
A Orbest tem de se responsabilizar pelo que aconteceu.
 

Lipe

Membro Conhecido
Esses são mais uns como o airhelp, que cobram um valor caso ganhes! Supostamente a razão estão 100% do nosso lado, tendo em conta as normais europeias, pelo que não será necessário intervenção de terceiros! Esperemos...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

é a minha opinião, mas se o provedor do cliente está a analisar.... ninguém vai responder a ninguém nem adianta ir por outros caminhos.... o que ele decidir está decido e nenhum operador/companhia aérea ou seja lá o que for... vai dar + ou menos do que ele decidir ....
 

ladym

Membro Conhecido
Olá
Tive recentenmente uma situação em que tive que reclamar (perderam-me a mala) e uma das coisas que tive em conta e que certamente despoletou respostas mais rápidas foi o seguinte: fui concisa no meu pedido, fui direta ao assunto, disse o que queria,quanto queria e quando queria já que nesta fase eles estão-se maribando para tudo o que não sejam factos; por outro lado apresentei bases legais para as minha solcitações, nomeadamente o contrato celebrado e as convenções aplicáveis. Não levem a mal, mas reclamar só em jeito de desabafo, eles recebem esse tipo de reclamações a toda a hora :(
Boa sorte para as vossas pretensões!
 

ladym

Membro Conhecido
Olá @ladym
A sua reclamação também é diferente é das malas, e é diferente do atraso do avião.
Claro que é a minha opinião;)

Vamos a ver.:)
Claro!
Mas quando se pede algo tem que se concretizar o que se pretende e fundamentar em termos legais, era mais esse ponto que eu estava a frisar ;) Como lido com reclamações e muitas vezes chego ao fim da reclamação e não percebo o que é que a pessoa queria ou com que fundamento o queria, dei esta achega :)
 

rsfgouveia

Membro Ativo
Penso que a melhor opção de todas é comprar um seguro de viagem bonzinho antes de viajar.
E assim sendo ficamos "cobertos" de eventuais imprevistos.
 

Tuxa

Membro Conhecido
Bom dia.
Eu também vinha neste voo e também apresentei reclamação. No transfer do hotel para o aeroporto (depois de termos sido avisados que teríamos que passar mais uma noite no México), foi-nos entregue pelo representante da Jolidey ainda no autocarro um formulário de reclamação, o qual eu preenchi e fiquei com uma cópia. Quando aterrámos em Lisboa fomos à Portway (uma vez que não existe nenhum balcão da Orbest no aeroporto de Lisboa) e foi-nos entregue um formulário que preenchemos e entreguei na agência onde fiz a compra da viagem (Top Atlântico). O Apoio ao Cliente da Top Atlântico entrou em contacto connosco e remeteu-nos para o Provedor ao Cliente (Provedor - Provedor do Cliente das Agencias de Viagens e Turismo) no qual fizemos a reclamação. Foi analisada e foi-nos dito que teríamos direito ao valor referente a um dia do pacote contratado, dia esse que permanecemos em Mérida. Ignoraram completamente o facto do voo de regresso ter tido um atraso de 20h e que por lei temos direito a 600€ de indemnização por passageiro. Ainda questionei o Apoio ao Cliente da Top Atlântico face a este "pequeno" pormenor, o qual me foi dito que ou tinha direito ao valor de um dia ou à indemnização por parte da companhia áerea (os dois em simultâneo não podia ser!), mas.... Que teria que reclamar directamente com a companhia aérea. Lá pedi os contactos da Orbest para onde devia encaminhar a reclamação (os mails constam nalguns comentários que já aqui vi!), mas até agora fui ignorada. Pelos vistos estou à espera que a Jolidey me reembolse o tal dia "perdido".

Existe mais alguma entidade a quem possamos reclamar o facto do voo ter sido atrasado 20h e daí terem resultado prejuízos pessoais/profissionais?
 

ladym

Membro Conhecido
Tuxa, é possível que isso aconteça porque algumas indemnizações não são cumulativas, têm que ver para que efeitos estão a ser indemnizados, se esse valor que a agencia vos dá de um dia é pelo atraso ou qual é o fundamento, já que o fundamento tem que ser diferente e ai é que vai ser a vossa "luta". Nós por exemplo no valor de indemnização pago pelo desparecimento da nossa mala, descontaram o valor das coisas que tivemos que comprar por estarmos sem mala, ou seja, não nos pagaram a indemnização+o valor das compras devido ao extravio da mala porque essa compras estavam materializadas em bens e era como se pagassem a indemnização duas vezes pelo mesmo motivo.Até mesmo a companhia de seguro apenas pagou o remanescente do que nós pedimos e que não foi pago pela companhia aérea. Eles vão sempre interpretar isto como um atraso e mais nada para além disso ...sim uma boa porcaria :( .Os danos colaterais terão que ser pedidos já em sede de tribunal, seja arbitral ou não, por isso se se sentem lesados não desistam! Boa sorte!Espero que tudo se resolva para vcs ;)

Direitos dos passageiros aéreos
 

ladym

Membro Conhecido
Não concordam que a melhor solução de todas (como já referi), é fazer um bom seguro privado de viagem!!!???
Eu fiz (para outra situação) :) E a indemnização só foi o remanescente do que pedi. Por curiosidade analisei vários e nesse ponto era tudo igual, não cumulavam indemnizações ;)
 

rsfgouveia

Membro Ativo
A vantagem de ter um seguro privado de viagem (corrigia me se estiver enganado), é que se algo corre mal, informo a seguradora e procedem à respectiva indemnização de imediato, certo? O objectivo é solucionar o problema e não cumular indemnizações.
 

Lipe

Membro Conhecido
Não concordam que a melhor solução de todas (como já referi), é fazer um bom seguro privado de viagem!!!???
Fazer um bom seguro privado de viagem poderá sempre trazer os seus benefícios, no entanto, não vejo vantagem no que diz respeito ao cumprimento da lei europeia de protecção dos direitos dos passageiros aéreos, no que diz respeito aos "atrasos consideráveis". É "só" seguir os trâmites legais.
 

ladym

Membro Conhecido
A vantagem de ter um seguro privado de viagem (corrigia me se estiver enganado), é que se algo corre mal, informo a seguradora e procedem à respectiva indemnização de imediato, certo? O objectivo é solucionar o problema e não cumular indemnizações.
Na maioria dos seguros que estudei, primeiro tinhamos que esgotar as possibilidades indemnizatórias e só depois é que nos indemnizavam do remanescente que não nos fosse pago se a esse tivessemos direito. Ou seja, se por qualquer motivo a companhia transportadora não nos desse razão eles não pagavam. Mas foi os seguros que analizei, outros podem pagar logo á partida, não sei ;)
 

rsfgouveia

Membro Ativo
Não fiz nenhum reclamação, porque nunca precisei de tal. Mas em breve vou para Punta Cana e quero fazer um bom seguro de viagem de forma a salvaguardar situações menos agradáveis. E julgo eu, que ao fazer um seguro de viagem e no caso que me sinta lesado por alguma situação, a seguradora resolve de imediato. É esta a minha perspectiva de um seguro de viagem.
Por exemplo, tenho seguro de acidentes pessoais e sempre que faço uma entorse (por exemplo) vou de imediato consultar serviços médicos profissionais e a situação fica de imediato resolvida. Não tenho de ir para filas de urgências hospitalares nem centros de saúde.
Dito isto, quando falo em fazer um seguro de viagem, se por exemplo a viagem atrasar 24 horas e ser de grande distância quero ser indemnizado pela seguradora de imediato sem perder mais tempo, afinal de contas foi para isso que subscrevi um seguro de viagem.
 

ladym

Membro Conhecido
Assim sendo, não faz sentido subscrever um seguro privado.
Faz porque nem sempre existem "culpados" em situações...uma situação de saúde por exemplo...Além disso eles pagam o remanescente que não nos for pago ;)

Por exemplo, tenho seguro de acidentes pessoais e sempre que faço uma entorse (por exemplo) vou de imediato consultar serviços médicos profissionais e a situação fica de imediato resolvida. Não tenho de ir para filas de urgências hospitalares nem centros de saúde.
Já tive que usar o seguro em termos de saúde e de todas as xx o mesmo tem que ser accionado antes, ou seja, tem que se pedir autorização antes para se usar e receber essa autorização, a não ser que seja uma urgência "mesmo". Mas isso encontras nas cláusulas do seguro, convém dar uma vista de olhos para depois não haver surpresas :)
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
A vantagem de ter um seguro privado de viagem (corrigia me se estiver enganado), é que se algo corre mal, informo a seguradora e procedem à respectiva indemnização de imediato, certo? O objectivo é solucionar o problema e não cumular indemnizações.
Nada como ler as claúsulas TODAS, como deve ser feito com qualquer contrato, antes de subscrever um seguro, seja de viagem ou outro qualquer. Já perdi a conta ao número de vezes que leio/oiço "ah, mas eu pensava que era assim ou assado...", relativamente às claúsulas de um contrato ou seguro; as pessoas só descobrem o que realmente subscreveram, quando a coisa corre mal.
 
Última edição:
Top