Novidades

Compra de voos com mb net

Carla91

Membro
Boa noite
Alguém costuma usar o mb net para comprar voos online? Nomeadamente com a Emirates?
Li na net que por vezes acontece pedirem o cartão de crédito ao viajante para verificarem se os números coincidem com o cartão pelo qual foi feita a compra dos voos. E no caso do mb net?
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Nunca comprei nada com MB Net, mas já voei com a Emirates e não me pediram nem vi pedir cartão de crédito a ninguém.
 

Carla91

Membro
Obrigado. Nos termos e condições da Emirates confirma que é possível pedirem, não deve ser frequente mas pode acontecer e já li testemunhos de pessoas na internet que foram impedidas de embarcar por não terem o cartão com o qual foi feita a compra consigo / não serem titulares do próprio.
No caso do Mb net não sei como funciona, mas vou ligar amanhã para lá e publico o esclarecimento que me derem de modo a ser útil para outros viajantes.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Em 2014 a Emirates estava com uma promoção até 28/6 e na altura não consegui realizar a compra porque não aceitava o MBNET.
Tive sorte que depois desceu a 1/7 para um preço ainda mais baixo que aquele que estava a 28/6 senão podia ter perdido uma boa oportunidade...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Carla91 de facto esta situação acontece em algumas companhias aéreas, sendo que no caso do MBnet não existe cartão físico o que pode ser um problema na altura de embarcar.

Neste caso e como a companhia apresenta estas condições nos termos de venda é melhor não arriscar.
 

Carla91

Membro
Acabei de ligar para o serviço de apoio ao cliente da Emirates, pelo qual me informaram que neste momento já não fazem essa confirmação do cartão de credito em nenhum dos aeroportos. Segundo eles é possível comprar voos com o cartão de credito de 3os e usar o mb net sem qualquer problema.
O voo já está comprado e não poderia voltar a trás, de qualquer modo e como segurança adicional vou imprimir todos os registos provenientes desta compra no mb net, e levar um extracto detalhado da transacção bancária. A conta do mb net está associada á minha pessoal.
Acho que vou também ligar para lá mais algumas vezes de modo a reconfirmar esta informação com outros operadores. Não quero estar sujeita a erros.
 

Lady_R

Membro Conhecido
Realmente, isto de pedirem o cartão de crédito com que foi comprado o voo, é uma treta... Então e se o voo tiver sido comprado com o cartão de crédito de uma empresa, e o passageiro for um simples funcionário, sem acesso ao cartão? Fica em terra, como nesta história?
 

Carla91

Membro
Realmente, isto de pedirem o cartão de crédito com que foi comprado o voo, é uma treta... Então e se o voo tiver sido comprado com o cartão de crédito de uma empresa, e o passageiro for um simples funcionário, sem acesso ao cartão? Fica em terra, como nesta história?

Sim, foi exatamente isso que aconteceu a um passageiro da Emirates, do qual eu li o relato na net -não sei se é possível colocar links que dirigem a blogs, portanto não o vou fazer.
Ele teve que comprar um novo voo no momento do check in, porque o voo tinha sido comprado com o cartão da empresa.
Pelos comentários que li ao respetivo post no blog, esta não foi uma situação isolada, existiam mais pessoas a queixar-se do mesmo problema. No entanto estas queixas remetiam aos anos de 2013/2014.
Talvez pelos sucessivos transtornos que isto causava aos clientes tenha entretanto sido retirado.
 

Nika

Membro Conhecido
Realmente, isto de pedirem o cartão de crédito com que foi comprado o voo, é uma treta... Então e se o voo tiver sido comprado com o cartão de crédito de uma empresa, e o passageiro for um simples funcionário, sem acesso ao cartão? Fica em terra, como nesta história?
@Lady_R um membro já relatou aqui uma história ainda mais estranha com outra companhia aérea: https://www.portaldasviagens.com/threads/fui-impedido-de-embarcar-turkish-airlines.10216/
 

Flecha

Membro Conhecido
Sabem que há CC, sem anuidades no mercado não sabem? Não compliquem o que é fácil.
Mesmo que seja de plafond baixo, dá para reforçar, é sempre uma segurança!
Não vejam o CC como um bicho de 7 cabeças, porque não é.
 
Última edição por um moderador:

Carla91

Membro
Eu disponho de cartão de crédito, no entanto o plafond do mesmo é de cerca de metade do que paguei pelos voos; portanto utilizei o mb net por ser um método fácil e prático.
De qualquer modo o erro não é meu.
A partir do momento que a companhia aérea aceita o pagamento por este método tem que ter uma solução para essas situações. Caso contrário avisariam no momento da compra para que não fosse utilizado o mb net, o que não acontece.

A situação foi facilmente resolvida da seguinte forma: pelos vistos a Emirates já não confirma o cartão com o qual foi efectuada a compra no momento do check in (o método era tão bom, que deixaram de o utilizar). E mesmo que confirmasse para quem utiliza o serviço mb net o ideal é fazer-se acompanhar de uma cópia do cartão de crédito virtual gerado para a respectiva compra.
Quando não utilizamos um cartão de crédito, nem sempre significa que não temos ou que não sabemos como funciona, ás vezes preferimos outros métodos por razões alheias.
Segundo indicações do banco os meus cartões serão todos substuidos até ao final do ano, de Banif passarão a Santander, de que me adiantava estar a fazer um reforço se na altura do voo terei outro cartão? Teria que levar um cartão caducado? E nesta situação? Será que não iriam implicar pela validade do mesmo já ter terminado?
Pois é, há que pensar em todos os detalhes.
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
Carla... tu podes reforçar o cartão para pagamentos maior do que ele te permite.
vamos a um exemplo que é melhor:
Eu tenho CC da CGD, o Classic com 2500€ máximo. Paguei 6600€ de uma vez só com ele, a Emirates e o Hotel das Maldivas.
Como? fiz as contas da diferença, fiz um pagamento de serviços à conta do cartão com 4100€. O cartão passa de 2500€ disponíveis para +4100 de credito, perfazendo 6600€.
Todos os cartões te permitem fazer isto creio. Pelo menos o Life da Unibanco também permite.
MBnet já nem se usa quase. Paypal é outra boa solução, que também uso e abuso em compras na net e ebay.

Teria que levar um cartão caducado? E nesta situação?
Mesmo mudando, tenho quase a certeza que o nº do cartão vai ser igual. só muda o CCV e a data de validade.
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Lady_R um membro já relatou aqui uma história ainda mais estranha com outra companhia aérea: https://www.portaldasviagens.com/threads/fui-impedido-de-embarcar-turkish-airlines.10216/
@Nika, até nem acho esta história assim tãaaao estranha; SEIS bilhetes, comprados com um cartão, que está cancelado à data do voo, por motivos de segurança? Honestamente, seria estranho era se não pedissem o cartão. Só acho é que a situação foi mal gerida, e que deveriam ter solicitado a apresentação do cartão, logo no check-in, o que teria dado tempo para resolver a situação junto do banco, talvez.
De qualquer modo, fica mais uma vez a lição: termos e condições são para ser lidos, como qualquer contrato; não estão lá só para enfeitar.
 

ploferreira

Administrador
Staff
A partir do momento que a companhia aérea aceita o pagamento por este método tem que ter uma solução para essas situacões. Caso contrário avisariam no momento da compra para que não fosse utilizado o mb net, o que não acontece.
Era bom que funcionasse assim, mas desde que a companhia coloque essa questão nas condições de compra cabe ao passageiro cumprir as normas que aceitou ao comprar o bilhete e portanto fazer prova do cartão.

Segundo indicações do banco os meus cartões serão todos subsistidos até ao final do ano, de Banif passarão a Santander, de que me adiantava estar a fazer um reforço se na altura do voo terei outro cartão? Teria que levar um cartão caducado? E nesta situação? Será que não iriam implicar pela validade do mesmo já ter terminado?
Pois é, há que pensar em todos os detalhes.
Sim neste caso nunca será aconselhável comprar com esse cartão, por isso é que para compras de viagens com maior antecedência prefiro sempre recorrer a agência.

Mesmo mudando, tenho quase a certeza que o nº do cartão vai ser igual. só muda o CCV e a data de validade.
Olha que não, o número é diferente.
 

Aranha

Membro Ativo
Boa tarde,

Compro sempre os voos e o hoteis com o Mb net e nunca tive problemas, mas fico sempre com uma cópia do cartão virtual.
Nunca me pediram o cartão para confirmar, se aceitaram a compra dos mesmos e o dinheiro foi retirado da conta...está pago.

Boas viagens.
 

Lady_R

Membro Conhecido
A Turkish Airlines, pelo menos, já tem esta situação "coberta":
Turkish Airlines - Payment - turkishairlines.com
  • Presentation of Credit Card: If our system detects risks regarding the transaction, you will need to present your credit card for the tickets purchased via our web site and mobil application before the flight. The system asks for your approval concerning the presentation of your credit card if risks are detected regarding the transaction. (“You will be requested to present your credit card before the flight. Do you approve of this request?”).
  • If you approve this prompt, you will be requested to present your credit card and a valid identification card (passport, personal identification card, driving license or marriage certificate) to Turkish Airlines Sales Offices or check-in counters, before the flight. You will also be requested to present your credit card if you want to modify, cancel or return your ticket.
  • If you do not approve this prompt, your transaction will not be completed and you will be requested to use another credit card for your payment.
Ou seja, cuidado com aquilo com que concordam, durante o processo de compra...
 

rum

Membro Conhecido
Não li o tópico todo com atenção, mas vou opinar. Eu quando viajei na Jet Blue nos EUA pediram-me o CC com que fiz a compra e apresentei e perguntei o que aconteceria se não o tivesse e foi me dito que não poderia embarcar. Quanto à Emirates, viajei com eles no ano passado e não me pediram. Há um viajante profissional da nossa praça que uma vez ficou em terra, a caminho do Irão, porque o bilhete tinha sido comprado com o cartão de crédito da empresa e como não o tinha com ele ficou em terra, se não me engano era da Nomad... a historieta está contada no blog dele. Quanto ao MB Net a globalização de cartões virtuais ainda não é uma realidade... para nós é uma prática comum mas para muito mais de meio mundo não é.
 
Top