Novidades

White - Charter com saída de Samaná (República Dominicana) pega fogo motor após descolar

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Que cena horrorosa!!!
Detesto andar de avião e se lá estivesse dentro, acho que tão cedo não voltava a voar!!
Em 2013 viajei com esta companhia para Punta Cana, penso que seja o mesmo avião! Na altura apanhei uma seca de 6h no aeroporto de Lisboa porque o avião estava com problemas!! Sabe-se lá o que era...
Agora eu odeio andar de avião e saber que esteve a ser reparado durante tanto tempo e depois ter que fazer uma viagem de 8h nele, foi pavoroso!!
E agora isto...
 

Dsanto

Membro Conhecido
Seja como for mesmo sendo necessário apenas um motor acredito que com aquelas chamas rapidamente o segundo motor ao lado seria atingido também em pouco tempo. Digo eu que nada sei do assunto. Apenas presumo. Quanto à inspecção reforçada em aviões mais antigos, bem isso é o que queremos acreditar sendo o mais lógico, na realidade será mesmo assim? Só quem trabalha lá ou na área conhecerá a realidade.
Pode acreditar que sim, embora não seja a minha área, estou convicta que tal como no ramo automóvel, aumenta-se a inspeção aos aparelhos mais antigos, por exemplo num carro regular só se iniciam inspeções depois de 4 anos de rodagem...ora nos aviões imagino que sejam estabelecidos também patamares por "idades", inspecionando aquilo que com o passar dos anos se considere que pode ir ficando comprometido. Por exemplo o motor que ardeu pode até ser novinho... Portanto não se preocupe com o facto de ser um avião assim para o idoso, como digo, acredito meeesmo que isso não quer dizer nada.

Quanto aquelas situações de o avião não levantar e ter que se esperar por uma reparação, para mim não faz sentido recear isso, então, não estava bem, detetou-se e só levanta depois de estar OK...é sinal que não levantou estando mal... já me aconteceu e acho que temos que olhar a coisa pela outra perspetiva. É de louvar detetar-se algo ainda em terra...

Mas apesar de tudo, é como disse anteriormente, somos da terra e estar no ar causa-nos aquele frenesim abalado por qualquer coisinha...
 

roller

Membro Conhecido
As vezes basta um wc ter o autoclismo entupido para atrasar a saída do avião...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Seja como for mesmo sendo necessário apenas um motor acredito que com aquelas chamas rapidamente o segundo motor ao lado seria atingido também em pouco tempo. Digo eu que nada sei do assunto. Apenas presumo. Quanto à inspecção reforçada em aviões mais antigos, bem isso é o que queremos acreditar sendo o mais lógico, na realidade será mesmo assim? Só quem trabalha lá ou na área conhecerá a realidade.
Sim novos ou velhos, há um plano de manutenção obrigatório e o avião só tem licença para voar se as cumprir.
 

RuiRocha

Membro
Pode acreditar que sim, embora não seja a minha área, estou convicta que tal como no ramo automóvel, aumenta-se a inspeção aos aparelhos mais antigos, por exemplo num carro regular só se iniciam inspeções depois de 4 anos de rodagem...ora nos aviões imagino que sejam estabelecidos também patamares por "idades", inspecionando aquilo que com o passar dos anos se considere que pode ir ficando comprometido. Por exemplo o motor que ardeu pode até ser novinho... Portanto não se preocupe com o facto de ser um avião assim para o idoso, como digo, acredito meeesmo que isso não quer dizer nada.

Quanto aquelas situações de o avião não levantar e ter que se esperar por uma reparação, para mim não faz sentido recear isso, então, não estava bem, detetou-se e só levanta depois de estar OK...é sinal que não levantou estando mal... já me aconteceu e acho que temos que olhar a coisa pela outra perspetiva. É de louvar detetar-se algo ainda em terra...

Mas apesar de tudo, é como disse anteriormente, somos da terra e estar no ar causa-nos aquele frenesim abalado por qualquer coisinha...
Concordo com o que está tentar dizer mas honestamente a comparação com a inspecção periódica dos veículos mais antigos poderá não ser a melhor já que todos sabemos que algumas viaturas que circulam com a devida inspecção para receber o papel "mágico" basta ir o mecânico "Xpto" falar com o "padrinho" do local e voila carro aprovadissimo com distinção
Mas sim tem toda razão quando demonstra que devemos encarar este tipo situações com positivismo o que as vezes é mais fácil dizer que fazer. Pelo menos no meu caso

Sim novos ou velhos, há um plano de manutenção obrigatório e o avião só tem licença para voar se as cumprir.
Sim pode acontecer em qualquer avião eu é que ja estou meio desconfiado com a White desde o inicio. E esta história não abonou a favor deles, visto que vou viajar com esta companhia pela primeira vez.
 
Última edição por um moderador:

Golfinha

Membro Ativo

Olá Rui, pois é, gostava de saber o porquê de o avião só estar a sair de Samaná na terça e não na segunda como é habitual........ou será que a noticia só foi dada na terça feira (em Portugal) por causa da diferença horária?!
Se o avião saiu de Samaná na segunda por volta das 17 horas, cá já eram mais ou menos 22 horas.....e a noticia só saiu já na terça (dia 30).....pode ter sido por esta razão.

Não fiquei com receio. Até ao nosso dia de partida ainda há mais 3 idas e 3 regressos por isso o "bichinho" (avião) tem de funcionar em condições neste espaço de tempo ou então terão de tomar outras medidas
 

RuiRocha

Membro
Pois tem razão.
Eu e que tenho pavor a voar então em viagens relativamente longas pior.
 
Última edição por um moderador:

Dfer

Membro Ativo
Regressei de Samana neste avião há 1 semana...na altura questionei a hospedeira porque o meu banco não dava som...nem o meu nem o de muitos! A resposta foi "este avião está parado muito pouco tempo, só se faz a manutenção mecânica". Na viagem de regresso metade do avião estava um "gelo" e a outra um "forno". Felizmente nada de grave aconteceu.
 

RuiRocha

Membro
Pelo menos foi honesta a hospedeira. Se fazem a manutenção mecânica é o mais importante. O luxo da viagem nestes casos considero como segundo plano.
Obrigado pela partilha da sua experiência.
 
Última edição por um moderador:

Dfer

Membro Ativo
Claro que o mais importante é a manutenção mecânica. Pessoalmente, não tenho qualquer problema em voar com a White porque considero o pessoal muito profissional, pelo menos o que tenho encontrado até agora. Mas infelizmente o problema agora não era falta de som, era mesmo mecânico.
 

RuiRocha

Membro
Dos comentários mais ridículos que eu já vi em toda a minha vida
Penso que ele estava a referir ao facto de não reparar o interior do avião por falta de alegado tempo disponível. E se assim for concordo com o só "querem" facturar uma vez que não estão a dar atenção à comodidade dos passageiros em viagens de longo curso (ouvir música, ver filmes etc)
Ou seja o avião por dentro pode estar todo partido com tudo a cair que não há problema pois o que interessa é que de mecânica está bom? É importante dar importância a todos os aspectos. Estas pequenas reparações que não dão grande importância dão um impacto tremendo na imagem da companhia porque para os passageiros deixa sempre um pouco a desejar quando passam o seu testemunho em fóruns, amigos etc. Não se percebe como uma empresa não vê isso. Se parassem o avião para reparar este tipo questões no interior, concordo que poderia dar algum prejuízo mas no futuro e em termos de satisfação do cliente e bom nome da companhia ganhariam muito mais.

Esta é a minha humilde opinião.
Não é necessário ser totalmente luxuoso mas no mínimo funcional.
O que vocês preferem uma casa aparentemente nova por fora e completamente antiquada e velha por dentro ou, algo que aparentemente por fora parece velho e depois por dentro temos uma agradável surpresa? Como é óbvio como passageiro se vejo que não dão importância ao interior do avião e pequenas funcionalidades irei me questionar se não terão o mesmo procedimento com a mecânica. É óbvio! Certamente estas companhias aéreas têm gestores a ganhar milhares que "sabem" o que estão a fazer :)
 
Última edição:
Ora então boa tarde a todos. Sou um viajante recem chegado do incidente de voo com o avião da White.
Antes de mais a White: Excelente companhia aérea portuguesa que rápidamente solucionou o problema a todos os passageiros. Nota Maxima para a companhia e tripulação. Viajava com eles já amanhã no mesmo avião.
Fiz a viagem a 22/6 para Samana, e depois o avião seguiu para Jamaica e regressou a Lisboa.
Regresso : segunda dia 29/6, as 16h00 chegada a Samana vindo de Lisboa. Ás 17h30 (locais) o avião faz-se á pista 07 em Samana com destino a Jamaica para depois regressar a Lisboa já com todos. , acelera, levanta, recolhe o trem e passados 20 segundos BANG, BANG, BAng, BAng, BAng, Compressor Stall. são uma especie de "más queimas de combustivel originadas por fraca entrada de ar no motor. Esqueçam o fogo, este não passa de vapores em excesso de combustível nao queimado que saiem pelo escape e ardem no ar em decimas de segundos. Perigo =0. Quem nunca viu motos fazer isto ??? O que assustou mais foi o barulho. foram 4 ou 5 pancadas e depois o motor foi para idle ( ralenti) e tudo voltou ao normal. a voar só com um motor o cmdte avisa: " devido a um problema tecnico vamos regresssar, lamentamos". Aterragem perfeitamente normal em menos de 5 min.
Foi isto, nada mais que isto. normal na aviação, falha de um motor á descolagem.
regressamos ao hotel e no dia seguinte a White colocou um 767 Americano ( muito bom) para nos trazer de volta para Lisboa e 2 avioes ligeiros para trazer cerca de 40 pessoas que estavam na Jamaica para SAMANA e se juntarem a nós. Parabéns á White mais uma vez e á Soltour que estiveram sempre muito próximos de todos nós.
A reportagem da RTP é exagerada, não houve incendio de motor nem nada que se pareça, mas assim, desinformando, se vendem mais "estórias".
Mais uma vez afirmo o avião apesar de antigo ( A310 ex -TAP ) e de não ter grande entretenimento a bordo que agora se vê já em muitos aviões de longo curso), está em perfeito estado para voar, a tripulação super simpatica, divertida e profissional, e por mim voava já amanhã.

Nota: o Avião ficou em SAMANA a aguardar uma inspeção da própria Airbus, pelo que confiança total para quem ainda vai viajar nele. Pena que eu já não vá.

Abraço a todos e boas férias
 

RuiRocha

Membro
Ora então boa tarde a todos. Sou um viajante recem chegado do incidente de voo com o avião da White.
Antes de mais a White: Excelente companhia aérea portuguesa que rápidamente solucionou o problema a todos os passageiros. Nota Maxima para a companhia e tripulação. Viajava com eles já amanhã no mesmo avião.
Fiz a viagem a 22/6 para Samana, e depois o avião seguiu para Jamaica e regressou a Lisboa.
Regresso : segunda dia 29/6, as 16h00 chegada a Samana vindo de Lisboa. Ás 17h30 (locais) o avião faz-se á pista 07 em Samana com destino a Jamaica para depois regressar a Lisboa já com todos. , acelera, levanta, recolhe o trem e passados 20 segundos BANG, BANG, BAng, BAng, BAng, Compressor Stall. são uma especie de "más queimas de combustivel originadas por fraca entrada de ar no motor. Esqueçam o fogo, este não passa de vapores em excesso de combustível nao queimado que saiem pelo escape e ardem no ar em decimas de segundos. Perigo =0. Quem nunca viu motos fazer isto ??? O que assustou mais foi o barulho. foram 4 ou 5 pancadas e depois o motor foi para idle ( ralenti) e tudo voltou ao normal. a voar só com um motor o cmdte avisa: " devido a um problema tecnico vamos regresssar, lamentamos". Aterragem perfeitamente normal em menos de 5 min.
Foi isto, nada mais que isto. normal na aviação, falha de um motor á descolagem.
regressamos ao hotel e no dia seguinte a White colocou um 767 Americano ( muito bom) para nos trazer de volta para Lisboa e 2 avioes ligeiros para trazer cerca de 40 pessoas que estavam na Jamaica para SAMANA e se juntarem a nós. Parabéns á White mais uma vez e á Soltour que estiveram sempre muito próximos de todos nós.
A reportagem da RTP é exagerada, não houve incendio de motor nem nada que se pareça, mas assim, desinformando, se vendem mais "estórias".
Mais uma vez afirmo o avião apesar de antigo ( A310 ex -TAP ) e de não ter grande entretenimento a bordo que agora se vê já em muitos aviões de longo curso), está em perfeito estado para voar, a tripulação super simpatica, divertida e profissional, e por mim voava já amanhã.

Nota: o Avião ficou em SAMANA a aguardar uma inspeção da própria Airbus, pelo que confiança total para quem ainda vai viajar nele. Pena que eu já não vá.

Abraço a todos e boas férias
Obrigado pelo seu feedback, que claro tem todo o valor porque melhor que todos nós, estava presente no mesmo.
Sim irei viajar neste mesmo avião no final do mês e fiquei bastante reticente. A sua descrição dos acontecimentos em nada tem a ver com o que os media nos " vendem". É por estas e por outras que este fórum tem a importância que tem, permitindo a troca de info verdadeira entre os viajantes e não o que nos tentam impingir.
Ainda bem que este facto não estragou em nada as suas férias e tanto a companhia como a Soltour cuidaram de forma profissional dos seus clientes.
 
Top