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White - Charter com saída de Samaná (República Dominicana) pega fogo motor após descolar

Nuno Breia

Membro Conhecido
Isto é que deve ser um verdadeiro susto!!! Ainda bem que correu tudo bem e aterraram em segurança...!
 

açoriano6750

Membro Ativo
Bem já viajei nesse avião no ano passado em setembro. O avião é um pouco velho no ano passado caia peças do interior do avião em pleno voo sejam elas porta etc. Bem acho a white deve pensar em trocar o avião por um A330.
 

RuiRocha

Membro
Irei viajar neste avião, ja não estava muito convencido com o mesmo lendo os comentários mas agora piorou
 

açoriano6750

Membro Ativo
Irei viajar neste avião, ja não estava muito convencido com o mesmo lendo os comentários mas agora piorou
É preciso é ter calma o avião não volta a voar se não tiver em condições de certeza que antes de voar terá de ter nova certificação por isso é ter calma. Mas que é velho isso é.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Que susto que deve ter sido. Certamente iremos ter por aqui alguém no portal que iria nesse avião e talvez possa dar mais detalhes, mas certamente o avião não voa se as condições não existirem ;)
 

RuiRocha

Membro
Sim mas o avião é bastante antigo. Felizmente aconteceu mal levantou voo e tudo correu bem mas se viesse a meio da viagem não há aterragem de emergência possível.
Alguém sabe qual o ano de produção do avião? No site indica 1989 mas julgo que essa será a data de produção daquele modelo ou estarei errado e será mesmo o ano do avião?
 

açoriano6750

Membro Ativo
Sim mas o avião é bastante antigo. Felizmente aconteceu mal levantou voo e tudo correu bem mas se viesse a meio da viagem não há aterragem de emergência possível.
Alguém sabe qual o ano de produção do avião? No site indica 1989 mas julgo que essa será a data de produção daquele modelo ou estarei errado e será mesmo o ano do avião?
È mesmo essa data 1989. é a idade do avião.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Calma! Os Fokker 100 da Portugália por ex.têm todos cerca de 25 anos, e os A340 da TAP vão nos 20 anos...

A maior parte das transportadoras troca de aviões regularmente para poupar em custos de manutenção (e ter menos desvalorização) enquanto outras, principalmente charter optam por comprar aviões usados com mais anos.

Se o avião está a voar é porque cumpre todas as inspecções obrigatórias e está dentro das especificações do fabricante, portanto não há que ter receios.

Salvo erro a Airbus previa uma vida útil de 35 anos para os A300/310 portanto é provável que depois de se reformar da white ainda seja convertido em cargueiro noutra companhia antes de ser desmantelado.

Problemas num motor podem acontecer em aviões novos e convêm lembrar que um avião com dois motores é capaz de voar apenas com um funcional por isso nada de stressar,

Boa viagem e boas férias :)
 

Golfinha

Membro Ativo
Bom dia,

Alguém sabe se este é o avião que traria de volta quem foi para Samaná e Jamaica no dia 22/Junho (com partida de Lisboa), e que portanto, ainda iria passar na Jamaica para deixar ficar passageiros bem como trazer aqueles que também tinham ido no dia 22/Junho?

Coloco esta questão pelo seguinte: Os voos Samaná - Jamaica - Lisboa saem de Samaná às Segundas feiras chegando a Lisboa na terça de manhã.
Mas pelo que vi na noticia (datada de 30/Junho - terça feira), este avião estava a sair de Samaná na terça feira (dia 30/Junho) e não na segunda (dia 29/Junho) tal como estaria previsto e é habitual acontecer.

Alguém sabe se terá acontecido alguma outra coisa para que o regresso (saída de Samaná) tenha sido adiado 1 dia e por isso tenha sido só na terça feira (30/Junho) e não na segunda feira (29/Junho)?
 

Dsanto

Membro Conhecido
:) Também vou viajar nesta companhia, e acho que não temos que ficar alarmados. O que aconteceu só vem reforçar a inspeção a estes aviões e portanto assegurar ainda mais as próximas viagens. O facto de a aeronave ser "antiga" só lhe confere mais inspeção e revisão. E às vezes a idade do equipamento não faz jus aos componentes novos que já foram alvo de substituição... e nem sempre o que é novo é isento de defeito, pelo contrário, há uma desconfiança involuntária em relação ao que é velho que nos conduz às vezes a um excesso de vigilância, e por outro lado, pecamos por excesso de confiança em relação ao que é novo.
Relembro que as probabilidades de perder a vida num carro são de 1 em 112 de avião é efetivamente mais seguro - apenas 1 em cada 8000 pessoas. Então se calhar quando pensamos que estamos safos por termos aterrado e já vamos de transfer para o hotel, é aqui que reside o perigo! E curiosamente nunca nos interessamos por saber se o veículo que nos transporta em terra tem sequer as inspeções em dia. Acho que por mais anos que passem seremos inevitavelmente assim faz parte da nossa natureza de animais terrestres... o mais sensato é mesmo nem pensar nisto!
 

roller

Membro Conhecido
Este aviao vai ser trocado não pensem que vai voar muitos mais anos... mas sim é velhote mas tem as manutenção todas em dia...

E um avião apenas precisa de um motor para levantar e aterrar, o segundo so existe por questões de fiabilidade.
 
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Lipe

Membro Conhecido
Tudo o que foi dito tem a sua lógica... ainda assim me sinto mais seguro num carro em chamas do que num avião em chamas. Nem que seja um carro com 40 anos a cair de podre.
Face aos recentes desastres aéreos, a minha tranquilidade em voo já diminui um pouco e eu que até sou um gajo pacifico e tal!

Não imagino o stress de quem fosse no avião e começasse a ver chamas...
 

boss

Membro
São coisas que acontecem...
Alguém sabe se o problema foi resolvido?
 
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RuiRocha

Membro
Seja como for mesmo sendo necessário apenas um motor acredito que com aquelas chamas rapidamente o segundo motor ao lado seria atingido também em pouco tempo. Digo eu que nada sei do assunto. Apenas presumo. Quanto à inspecção reforçada em aviões mais antigos, bem isso é o que queremos acreditar sendo o mais lógico, na realidade será mesmo assim? Só quem trabalha lá ou na área conhecerá a realidade.
 

roller

Membro Conhecido
Sim ha sempre essa possibilidade mas o segundo motor esta na outra asa... logo teria que arder primeiro o resto do avião para o fogo chegar ao outro motor ;)
 
Última edição por um moderador:

RuiRocha

Membro
Bom dia,

Alguém sabe se este é o avião que traria de volta quem foi para Samaná e Jamaica no dia 22/Junho (com partida de Lisboa), e que portanto, ainda iria passar na Jamaica para deixar ficar passageiros bem como trazer aqueles que também tinham ido no dia 22/Junho?

Coloco esta questão pelo seguinte: Os voos Samaná - Jamaica - Lisboa saem de Samaná às Segundas feiras chegando a Lisboa na terça de manhã.
Mas pelo que vi na noticia (datada de 30/Junho - terça feira), este avião estava a sair de Samaná na terça feira (dia 30/Junho) e não na segunda (dia 29/Junho) tal como estaria previsto e é habitual acontecer.

Alguém sabe se terá acontecido alguma outra coisa para que o regresso (saída de Samaná) tenha sido adiado 1 dia e por isso tenha sido só na terça feira (30/Junho) e não na segunda feira (29/Junho)?
Olá Golfinha,
também fiquei a pensar no mesmo quando vi a notícia. A coisa não está promissora para quem vai voar neste avião este mês.

Sim ha sempre essa possibilidade mas o segundo motor esta na outra asa... logo teria que arder primeiro o resto do avião para o fogo chegar ao outro motor
;)
Sim é bem visto mas estava pensar em detritos que vão saindo e podem ser aspirados pelo outro motor. Secalhar até é pouco provável ou não.
 
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