Novidades

Cancelamento de voos

Kufrua

Membro Conhecido
Reservei uma viagem para Punta Cana via Madrid para a semana do Carnaval, entretanto reservei por minha conta a viagem Lisboa-Madrid, Madrid-Lisboa pela AirEuropa. Entretanto hoje recebo um email a informar-me do cancelamento dos dois voos e a informando-me da alteração para um outro horário os nossos voos. O problema é que no voo de Lisboa-Madrid temos pouco tempo de escala, o que torna quase impossível conseguirmos embarcar, isto sem pensar em atrasos. Gostava de saber se alguém sabe o que posso fazer pois neste momento nas outras companhias o valor das viagens já é bastante elevado (tento em conta ser na altura do Carnaval), pois mesmo que me devolvam o dinheiro que paguei vou ser prejudicada pois vou ter de comprar noutra companhia possivelmente ao dobro do preço.

Obrigada
 

NunoF

Membro Ativo
o melhor mesmo é pedir a restituição do valor do voo e ir de carro um dia antes e ficar a dormir em Madrid e no outro dia ir descansada.
 

Kufrua

Membro Conhecido
o melhor mesmo é pedir a restituição do valor do voo e ir de carro um dia antes e ficar a dormir em Madrid e no outro dia ir descansada.
Isso nem sequer será uma opção, visto já termos tirado as férias, iremos num sábado e chegamos a um domingo, e não vou fazer um voo tão longo e depois pegar no carro umas 5h.
Acho inacreditável uma pessoa andar a comprar as viagens com antecedência para serem a um valor minimamente decente e depois a companhia aérea faz isto, se a diferença do que paguei para os voos agora fosse parecido nem me preocupava.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
E ser alterado com antecedência não é muito mau, a mim já me cancelaram um voo previsto para as 12h50 na noite antes às 2h da manhã, e já estava a dormir só vi de manhã...

Se acham mesmo que é tempo insuficiente, eu preferia pagar mais um pouco e estar seguro... Sendo na semana do Carnaval - 5 Fevereiro ao fim do dia ou 6 Fevereiro de manhã -, há voos pela Iberia a 52 € por trajecto no site da Iberia desde Lisboa... Acho que estão a um preço normal...
 

Kufrua

Membro Conhecido
E ser alterado com antecedência não é muito mau, a mim já me cancelaram um voo previsto para as 12h50 na noite antes às 2h da manhã, e já estava a dormir só vi de manhã...

Se acham mesmo que é tempo insuficiente, eu preferia pagar mais um pouco e estar seguro... Sendo na semana do Carnaval - 5 Fevereiro ao fim do dia ou 6 Fevereiro de manhã -, há voos pela Iberia a 52 € por trajecto no site da Iberia desde Lisboa... Acho que estão a um preço normal...
O tempo não dá, e mais ou menos uma hora.
Aquilo que gostava de saber é se a companhia não terá de ser responsabilizada pelos gastos extra que vou ter? É que comprei a viagem com antecedência para o valor ser mais baixo e agora vou ter de gastar mais dinheiro.
 

MARTINHA

Membro
Reservei uma viagem para Punta Cana via Madrid para a semana do Carnaval, entretanto reservei por minha conta a viagem Lisboa-Madrid, Madrid-Lisboa pela AirEuropa. Entretanto hoje recebo um email a informar-me do cancelamento dos dois voos e a informando-me da alteração para um outro horário os nossos voos. O problema é que no voo de Lisboa-Madrid temos pouco tempo de escala, o que torna quase impossível conseguirmos embarcar, isto sem pensar em atrasos. Gostava de saber se alguém sabe o que posso fazer pois neste momento nas outras companhias o valor das viagens já é bastante elevado (tento em conta ser na altura do Carnaval), pois mesmo que me devolvam o dinheiro que paguei vou ser prejudicada pois vou ter de comprar noutra companhia possivelmente ao dobro do preço.

Obrigada
Não sei se fazendo check in on-line resolve alguma coisa, mas ganha mais tempo! E se só levar bagagem de mão, talvez tenha o problema resolvido ?! O voo internacional também é com a Air Europa? Parte pelas 15:00? E o que chega a Madrid é o das 11:35-13:40?
 

Kufrua

Membro Conhecido
Não sei se fazendo check in on-line resolve alguma coisa, mas ganha mais tempo! E se só levar bagagem de mão, talvez tenha o problema resolvido ?! O voo internacional também é com a Air Europa? Parte pelas 15:00? E o que chega a Madrid é o das 11:35-13:40?
O voo não é pela air Europa que já fui verificar, ou seja temos 1h e 20min para retirar as malas voltar a enviar. E não podemos ir apenas com as malas de mão pois temos o equipamento de mergulho.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Não tenho conhecimento se têm direito a alguma compensação, mas eles avisaram com a devida antecedência, penso que não há razões para haver direito a compensações, eles nada têm a ver se têm 1h ou 5h para apanhar o próximo voo, nós viajantes é que consideramos que tudo vai correr bem e por vezes não é assim, além disso a alteração de horários é frequente sobretudo em alturas em que há mais movimento nos aeroportos...

Acho que devem optar por uma opção segura que vos permita ter tempo suficiente em caso de atraso mesmo que para isso tenham de gastar mais uns trocos... Entrem em contacto com a apoio cliente e aleguem que o horário não é compatível convosco, de forma a devolverem o valor do voo ou encaixarem-vos num voo mais cedo se houver...

Há por aí uns quantos posts de perda das férias devido a situações de cancelamentos de voo no dia e acabaram por não chegar a tempo para apanhar o avião... Isto sim é que é de evitar!!!
 

Kufrua

Membro Conhecido
Não tenho conhecimento se têm direito a alguma compensação, mas eles avisaram com a devida antecedência, penso que não há razões para haver direito a compensações, eles nada têm a ver se têm 1h ou 5h para apanhar o próximo voo, nós viajantes é que consideramos que tudo vai correr bem e por vezes não é assim, além disso a alteração de horários é frequente sobretudo em alturas em que há mais movimento nos aeroportos...

Acho que devem optar por uma opção segura que vos permita ter tempo suficiente em caso de atraso mesmo que para isso tenham de gastar mais uns trocos... Entrem em contacto com a apoio cliente e aleguem que o horário não é compatível convosco, de forma a devolverem o valor do voo ou encaixarem-vos num voo mais cedo se houver...

Há por aí uns quantos posts de perda das férias devido a situações de cancelamentos de voo no dia e acabaram por não chegar a tempo para apanhar o avião... Isto sim é que é de evitar!!!
Claro que isso são situações que nem sequer se comparam à minha, fui avisada com mais de um mês de antecedência. Aquilo que tentei perceber foi se ninguém poderá ser responsabilizado pelos gastos extra que irei ter, porque como é obvio não vou arriscar-me a ter uma escala de apenas 1:20, ainda por cima sendo de ida.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Tendo a companhia avisado com antecedência não há direito a qualquer compensação. Ou aceitas o novo horário, ou como parece ser o caso, não sendo viável a companhia reembolsa-te e tens de encontrar outra alternativa.

O que costumo fazer nestes casos é reservar a viagem para Madrid por agência, estando na mesma sujeito a estes imprevistos, sendo por agência por norma conseguem encontrar alternativas mais facilmente.

Com 1:20 de escala e provavelmente com o segundo voo a sair de outro terminal eu não arriscaria e tentava encontrar outro voo suportando a diferença ou equacionar ir de carro.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Olá,

Tendo a companhia avisado com antecedência não há direito a qualquer compensação. Ou aceitas o novo horário, ou como parece ser o caso, não sendo viável a companhia reembolsa-te e tens de encontrar outra alternativa.

O que costumo fazer nestes casos é reservar a viagem para Madrid por agência, estando na mesma sujeito a estes imprevistos, sendo por agência por norma conseguem encontrar alternativas mais facilmente.

Com 1:20 de escala e provavelmente com o segundo voo a sair de outro terminal eu não arriscaria e tentava encontrar outro voo suportando a diferença ou equacionar ir de carro.
Normalmente também reservo logo tudo no mesmo pacote, mas como foi assim uma coisa meio "às pressas" deixamos a viagem para Madrid por nossa conta. Bem vou então tentar arranjar uma alternativa viável para a viagem Lisboa Madrid, pois é apenas essa que não é compatível, o problema é que em algumas companhia (Iberia por exemplo) o preço apresentado ainda acresce o valor das malas, e como vamos levar material de mergulho é uma chatice.

Obrigada a todos
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Normalmente também reservo logo tudo no mesmo pacote, mas como foi assim uma coisa meio "às pressas" deixamos a viagem para Madrid por nossa conta. Bem vou então tentar arranjar uma alternativa viável para a viagem Lisboa Madrid, pois é apenas essa que não é compatível, o problema é que em algumas companhia (Iberia por exemplo) o preço apresentado ainda acresce o valor das malas, e como vamos levar material de mergulho é uma chatice.

Obrigada a todos
Tens várias tarifas, por acaso quando simulei também pensei que só poderia adicionar depois... Mas se seleccionares para ver mais horários dá a opção de escolher tarifa com mala de porão por mais 15€.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Tens várias tarifas, por acaso quando simulei também pensei que só poderia adicionar depois... Mas se seleccionares para ver mais horários dá a opção de escolher tarifa com mala de porão por mais 15€.
Lá vou ter eu de gastar mais dinheiro, já estive a ver as tarifas da Iberia. Vamos é arranjar mais um problemas :mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad: temos uma mala especifica com material de fotografia, que não deve passar pela Iberia, mas que passava pela Air Europa :confused::confused::confused:. Bem quando decidir o que vou fazer eu conto o_O desde que a viagem corra bem é que importa
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
O tempo não dá, e mais ou menos uma hora.
Aquilo que gostava de saber é se a companhia não terá de ser responsabilizada pelos gastos extra que vou ter? É que comprei a viagem com antecedência para o valor ser mais baixo e agora vou ter de gastar mais dinheiro.
Bom dia Kufrua,
Por aquilo que entendi comprou em separado o Lisboa/Madrid/Lisboa..

Lamento mas a companhia não é responsável por nada nem tem de direito a nenhuma indemnização. Mesmo que avisasse na véspera de partida.

Para eles a sua reserva acaba "em" Madrid.

Este infelizmente é um dos riscos que corremos ao marcar por nós os voos de "ligação" :(

Boa sorte na resolução do problema.
 

rum

Membro Conhecido
Se o problema é só na ligação Lisboa - Madrid, o Comboio não é uma solução?
 

Carla I.

Membro Novo
Olá:

Já viajei algumas vezes a partir de Madrid e garanto-lhe que 1h 20 mn para tirar as malas e voltar a embarcar é praticamente impossível, o aeroporto é enorme e só de um terminal para o outro chegamos a levar 20 mn a pé. Vamos viajar já em Janeiro novamente para Punta Cana e desta vez optamos em ir de carro até Madrid e saímos do Algarve! Conseguimos parque de estacionamento coberto e vigiado por 60 euros os 8 dias.

Boas viagens para todos!
 

Kufrua

Membro Conhecido
Antes de mais bom ano a todos.

Já tratamos de tudo. Acabamos por decidir ir de carro para Madrid, com os valores dos voos neste momento, conseguimos ir de carro para Madrid e deixar lá o carro, pelo valor da viagem de uma pessoa de avião de Lisboa Madrid.
Até estamos a pensar sair na Sexta-Feira, dia 5 de Fevereiro, dormir em Madrid, e assim vamos com calma sem stress e sem preocupações.

Muito Obrigada a todos que me ajudaram a esclarecer as minhas duvidas.
 

rum

Membro Conhecido
Dormir em Madrid é sempre a melhor opção, evitam-se stress e preocupações de última hora.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Dormir em Madrid é sempre a melhor opção, evitam-se stress e preocupações de última hora.
Sim iremos dormir em Madrid na noite antes da viagem para Punta Cana, teremos é de vir directos depois do voo de Punta Cana, mas como chegamos a Madrid às 10 e pouco da manhã temos tempo para vir nas calmas para casa.

Agora só falta começar a planear a viagem :D:D:D:D:D
 

rum

Membro Conhecido
De regresso é nas calmas. Indo no próprio dia seja de avião seja de carro é sempre um risco. O normal é correr tudo bem, mas se não corre? Uma dor de barriga no piloto do avião, uma greve de controladores aéreos em França, um vulcão na Islândia e outros pequenos pormenores condicionam todo o espaço aéreo da Europa. Já nos carros, uma avaria, um furo, um acidente, uma estrada cortada também provocam atrasos... e tudo isto é suficiente para se perder um avião.
 
Top